Corações Feridos

Corações Feridos Louisa Reid

Resenhas - Corações Feridos

Gabriel Aleksander 28/08/2016

Análogo a uma montanha-russa desgovernada, só que com menos emoção...
A Sinopse

Rebecca e Hephzibah são gêmeas, porém as duas possuem muitas coisas opostas que vão além das diferenças físicas, já que a primeira é portadora de uma doença genética que modificou sua aparência, colocando-a em um lugar de alvo para a crueldade de seus pais e das demais pessoas, enquanto sua irmã é dotada de uma beleza admirada por todos.

Inseridas em um contexto de dominação e opressão onde seu pai, um líder religioso, as mantém afastadas de todo o restante do mundo e submersas em uma realidade repleta de punições e sofrimento, tudo muda na vida das garotas quando finalmente elas conseguem encontrar uma brecha na tirania de seu pai, que pressionado por uma vizinha e membro de sua igreja, se vê obrigado a permitir que as irmãs frequentem a escola…

Bom, pelo menos isso é sobre o passado das gêmeas, pois, agora Hephzibah encontra-se morta e Rebecca precisa descobrir como sobreviver em um ambiente tão venenoso sem sua preciosa irmã e guardar todos os segredos e dores as quais carrega consigo, incluindo as reais circunstâncias da morte de Hephzibah, e talvez encontrar forças para gritá-las ao mundo e mostrar o que realmente aconteceu entre as paredes de sua casa.

Narrativas intercaladas

Um dos pontos principais desse livro, sem dúvidas, foi a autora ter subdividido a história entre a narrativa das duas irmãs, dando voz para as mesmas e permitindo a definição de dois diferentes tons para a mesma história, assim, estabelecendo um certo nível de profundidade para o contexto no qual ela estava trabalhando e suas polêmicas temáticas.

Confesso que sem esse artifício utilizado pela autora provavelmente eu teria desistido do livro logo nas suas primeiras páginas, pois, aquilo que me motivou a seguir com a leitura certamente foram os capítulos narrados por Hephzibah, que se caracterizaram como os mais dinâmicos e que trouxeram elementos mais atrativos para a história, levando-me a perspectiva de que a autora na maior parte do enredo focou-se muito mais na construção desses capítulos do que naqueles narrados no presente por Rebecca.

Evolução da narrativa

Se eu tivesse que fazer uma analogia com este livro seria a de uma montanha-russa desgovernada, cheia de altos e baixos, só que com menos emoção. “Corações Feridos” apresenta ao leitor um início completamente insosso, um miolo repleto de mistério e sofrimento, no qual as lágrimas se derramarão e os socos no estômago serão incontáveis, porém, decaindo em um final equivalente aos primeiros capítulos em termos de falta de emoção e impacto.

Opinião Final

Em meio aos seus erros e alguns acertos, a obra de Louisa Reid caracteriza-se para mim como uma criação inexpressiva, dotada de temáticas polêmicas e pouco discutidas em sociedade, como abuso sexual, machismo, pedofilia, maus tratos infantis, fanatismo religioso, preconceito e bullying. Contudo, em meio a tantos elementos com os quais lidar durante a narrativa, a autora em algum momento se perde dentro de sua construção da história ao procurar soluções para os problemas apresentados como temáticos no livro, resultando em um arco mal desenvolvido e um final nada memorável.

site: fatalityliterario.wordpress.com/

Viviane 09/05/2016

Emocionante!
Prepare-se para chorar, se emocionar, entender o amor de irmãos. Aprender o que é perdão e se surpreender com cada virada de página!
Super recomendo.

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 29/01/2016

siga @sabrinamercierr
Não sei se estou mais impressionada com a rapidez da leitura (menos de 24 horas) ou com esse p*ta livro em minhas mãos.
Corações feridos relata um assunto que jamais ousei ler, abuso familiar. Não li nenhuma resenha e não sabia nada desse maravilhoso livro, então foi um baita choque, chorei e rezei para que no final não tivesse o "baseado em fatos reais".
O livro começa com Rebecca falando sobre o enterro de sua irmã gêmea, Hephzibah. Hephzibah, a linda, extrovertida e com um desejo de ser uma adolescente normal e Rebecca, a nerd, fechada e com deformação facial devido a uma síndrome. E com isso o livro é narrado pelas duas (Hephzibah o que ocorreu antes de sua triste morte e Rebecca, após a morte de sua amada irmã).
A parte mais comovente é a de Rebecca, que é agredida tanto física quanto psicologicamente pelos pais e algumas das vezes protegendo sua irmã. A parte da Hephzi me tirava do sério, com certos dramas adolescente e clichês, mas por fim entendi o porque dela ser daquele jeito - se eu falar mais coisas darei um baita de um spoiler.
Por mais que o assunto abordado seja pesado a leitura é fácil, capítulos são pequenos e te prende pois você quer saber do porque Hephzibah morreu e qual vai ser o fim de Rebecca.
Sinceramente daria um ótimo filme.

SMiletic 03/02/2017

Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas não muito parecidas. Além das diferenças de personalidade, Rebecca nasceu com a Síndrome de Treacher Collins, que tornou seu rosto bastante deformado.

Mas as duas dividem a mesma imensa tristeza de viver em uma casa em que são verdadeiras prisioneiras.

A ida para a escola, já adolescentes, parece oferecer uma chance de fuga do pai fanático religioso e opressor, mas talvez essa fuga não venha da forma que nenhuma das duas espera.

O livro é imensamente triste, uma tristeza que pesa na gente, mas é difícil de largar. Na verdade meus sentimentos pelo livro são os mais conflitantes neste instante (terminei hoje no começo da tarde).

Você se emociona pelo drama das duas irmãs que narram a história, cada capítulo com a voz de uma delas. Isso conta pontos a favor do livro, já que ao olharmos a história apenas pelos olhos de Rebecca poderíamos desistir da leitura (são os capítulos mais pesados). Mas você também se revolta com a passividade das pessoas que convivem com elas.

Uma certeza é que você não conseguirá passar por ele ileso. #livros2017 #livros #kindle
Raquel 19/04/2019minha estante
Excente resenha.

Erica 10/11/2017

ALTAS EMOÇÕES! +5 estrelas...
A narrativa desse livro é incrível, não conseguia parar de ler, tanto que devorei o livro em 2 dias.(Como que trabalha desse jeito?)

Os personagens são bem marcantes, já imaginei a historia adaptada para o cinema e levando vários oscars na categoria de drama porque apesar de considerar o livro lindo, foi um dos mais tristes que eu li, me tocou a alma o sofrimentos das duas irmãs, me vi torcendo diversas vezes por um final feliz, é um livro que te desperta muitas emoções.

Um ponto que eu achei muito legal é o livro ser contado no passado e presente, achei super interessante porque deixou a historia dinâmica, despertando curiosidade e tornando viciante a leitura, em nenhum momento me bateu tédio pois as poucas páginas deram conta do recado. (ou seja, sem inchação de linguiça sabe rs)

Nesse livro tem romance, vilões odiáveis (que Pais FDP), personagens incríveis (Craig, Danny), escrita boa, mocinhas fortes enfim, só elogios, super recomendadíssimo!

Vera Sabino 07/11/2015

Uma história que fere o coração do leitor.

"Corações Feridos" é um relato chocante sobre fanatismo religioso, alcoolismo e violência doméstica.
A história é narrada pelas irmãs Hephzibah e Rebecca em capítulos alternados e em períodos de tempo diferentes (antes e depois da morte de Hephzibah). A morte de Hephzi é mencionada por Rebecca logo nas primeiras páginas do livro.

As meninas são gêmeas, mas completamente diferentes uma da outra, tanto na aparência quanto no temperamento. Hephzibah é linda e voluntariosa, enquanto Rebecca, por ter seu rosto enormemente deformado pela "Síndrome de Treacher Collins", é tímida e mais cautelosa.

As irmãs viviam enclausuradas, portanto não conviviam com outras crianças e não tinham amigos. Não tinham permissão para ir à escola e estudavam em casa com a mãe. Tudo lhes era proibido e não tinham direito sequer a uma aspirina quando sentiam dor ou a um banho quente; sua higiene era feita numa bacia com água fria. Não tinham roupas novas, as roupas que usavam eram resgatadas das doações para caridade na igreja onde o pai era pastor.

Por essa razão, as visitas à casa da avó materna, a única a lhes dar amor e carinho, era uma alegria para as meninas. Lá elas podiam rir alto, comer chocolates, assistir TV, ler livros até depois da hora de dormir e ir ao cinema. Mas até isso lhes foi tirado pelos pais quando elas completaram 10 anos.

O pai, pastor da igreja do bairro, era visto como um homem de Deus, um modelo de virtude, muito gentil e sempre com um sorriso no rosto. Mas na casa paroquial onde a família vivia, ele não escondia o monstro que realmente era: fanático religioso, alcoólatra violento e pedófilo. Quando bebia e se irritava, gritava, derrubava mesas, atirava garrafas nas paredes e surrava as meninas de maneira tão brutal que algumas vezes, depois de uma surra, elas não conseguiam se levantar no dia seguinte. A mãe, totalmente conivente com as atrocidades cometidas pelo marido, parecia odiar as filhas tanto quanto ele.

Qual seria a razão de tamanho ódio contra as gêmeas?

Rebecca certa ocasião foi hospitalizada com uma fratura séria e embora os médicos e enfermeiras insistissem, querendo saber dela o que tinha acontecido, ela não abriu a boca com medo, um medo enorme de contar para as pessoas o que realmente tinha acontecido com ela na casa paroquial. O pastor, que ficou ao lado da cama dela no hospital se fazendo passar por bom pai, a ameaçou dizendo que ninguém jamais acreditaria no que ela dissesse contra ele. Diriam, isso sim, que ela deveria estar dominada por forças maléficas.

A pobre Rebecca era quem mais sofria as agressões porque o pai via sua deformação como uma "marca do mal".

Aos 16 anos, Hephzibah e Rebecca conseguiram, finalmente, sair de casa para cursar o segundo grau numa escola normal. Isso aconteceu porque Hephzi ameaçou fazer da vida da mãe um inferno se ela não convencesse o marido a deixá-las ir estudar numa escola normal. Ao chegar à escola, Hephzi se sentiu livre, finalmente, e se encantou com todos aqueles jovens de sua idade rindo e conversando naturalmente. Logo fez amizade com duas meninas que a convidaram para ir à casa delas e também para ir a um "pub" no final de semana.

Ao contrário da irmã, Rebecca não se socializou com os outros alunos, complexada por causa de sua deformidade. Se refugiava na biblioteca do colégio na hora do almoço e em seus horários livres de aula, aproveitando para ler tudo que podia, já que não lhes era permitido ter livros em casa.

Hephzibah, depois de ir à casa das amigas e ver que elas tinham seu próprio quarto, sua própria TV e computador, que podiam ouvir música, pintar as unhas, usar maquiagem e ter roupas novas e bonitas, decidiu que viver em uma casa normal e ter toda essa liberdade era tudo o que ela queria para si.

Não demorou muito para que Hephzi arranjasse um namorado, Craig, e para se encontrar com ele ou ir a alguma festinha, ela pulava a janela do quarto que dividia com a irmã e descia por uma árvore próxima à janela. Rebecca, embora morrendo de medo pelo que poderia acontecer com a irmã caso ela fosse descoberta, sempre a acobertava nessas suas escapadas.

Hephzibah conheceu a mãe de seu namorado, de quem gostou muito, e passou a frequentar a casa deles. No entanto, como ela nunca lhes contou sobre o horror que era sua vida na casa paroquial, Craig não entendia porque ela não queria que ele a acompanhasse até a porta de casa e não o apresentava a seus pais. Vivia ameaçando aparecer a qualquer hora na igreja, o que deixava Hephzi apavorada.

Ela via nesse relacionamento a oportunidade de finalmente se libertar da prisão em que vivia, pois acreditava que Craig a amava. Era uma questão de tempo até ele se declarar e a pedir em casamento.

Hephzibah sonhou em escapar de uma vida de tanta privação e sofrimento. E sua ousadia causou seu trágico fim. Só Rebecca conhecia a verdadeira causa da morte de sua irmã e sofria muito se culpando por não tê-la socorrido a tempo e, com isto, salvado sua vida.
Mas a morte da irmã também a fez ver com bastante clareza que, se ela não tentasse escapar, seria a próxima vítima de um pai sádico e cruel.

Conseguirá Rebecca a tão sonhada liberdade que sua irmã não conseguiu? Será que para Rebecca haverá um final feliz?

Gostei muito do livro!!
A história, embora chocante e tristérrima, é muito boa. E a autora a escreveu de uma maneira que torna a leitura bastante agradável e fluida, com seus capítulos curtos e alternados. Eu, particularmente, gosto muito dessa maneira de se narrar uma história.

A diagramação do livro também está muito boa, com uma fonte de tamanho ideal, bom espaçamento e sem nenhum erro gritante de português.
Achei muito bacana o detalhe dos galhos no canto superior direito de cada capítulo, remetendo à árvore próxima à janela do quarto das irmãs (e que teve sua importância na história).

Estão de parabéns autora e editora!

leaoliterario 31/03/2021

?A vida pode recomeçar se você tiver sorte o suficiente, e eu decidi ter sorte.?

Lilian.Ladeira 16/10/2020

Li por indicação e confesso que esperava mais sobre o livro. A história realmente é muito sensível, mas o final deixa a desejar. Esperava uma reviravolta na história, o que não houve, deixando muitas pontas soltas.

Ana Cis Gestal 12/02/2020

Corações feridos
Corações feridos
Autora:Louisa Reid
Tradução: Thiago Mlaker
Editora: @novo_conceito
Páginas: 255

"Hoje eles tentaram me fazer ir a funeral de minha irmã. E eu, por fim, tive de ceder...Ela sempre foi maior. Nasceu primeiro, mais forte, mais bonita, a gêmea popular. Eu vivi à sombra dela por 16 anos e gostei do frio e da escuridão; era um lugar seguro para esconder-me...Era o primeiro dia do ano novo, é minha irmã estava morta havia uma semana."

Esse trecho é parte do primeiro parágrafo, o primeiro capítulo. Mas, as camadas dessa história envolta em mistério e drama familiar são mais obscuras do que imaginamos.
Contada através de Hephzibah, a irmã falecida, obviamente, no passado e Rebecca, no presente. Com capítulos alternados, somos inseridos em um ambiente com um pai extremamente abusivo e uma mãe omissa e conivente.

"Meus pais tinham sua definição particular do que era o bem e o mal. Na igreja, nosso pai é um homem de Deus; na cidade, ele é um modelo de virtude; e na casa paroquial, eu era o mal, porque fora marcada. Foi o que me disseram assim que eu tive idade suficiente para entender."

Me surpreendi muito com a escrita simples da autora, e toda a criação do "lar" abusivo. Em alguns momentos detestei até mesmo Hephzi, por conta de seu comportamento com Rebecca, mas aos poucos percebemos que ela é apenas mais uma vítima. Rebecca é uma personagem incrível, forte e protetora, aguentou mais do que devia por sua irmã.
O final não é totalmente surpreendente, pois a autora vai nos deixando pistas entre um capítulo e outro. Mas, não creio que ela queria causar com um grande plot, inesperado. E sim, com as consequências dos abusos físicos e psicológicos.

"O mundo era um mar de perigo e eu poderia facilmente me afogar."

Rê Lopes 22/01/2022

Um bom livro, apesar de bem triste. Gostei dos assuntos q ele tocou, alguns pontos achei meio clichê e esperava mais sobre os mistérios da família. Mas fora isso, gostei como Rebecca se saiu

Maria Izabel 15/03/2014

Acabei de ler e como diz na capa , é um livro emocionante, chocante, comovente.
Uma parte chocante quando ela diz- peguei as cinzas e joguei na lata de lixo, como é triste você passar pela vida e não deixar um pinguinho de amor no coração de outro pessoa .
O livro nos faz refletir , será que deixamos amor ,indiferença, saudades ou as vezes até ódio.

Tati 17/03/2014

Um livro triste emocionante e perfeito!!!!
Impossível parar de lê-lo
Zoraide 20/03/2014minha estante