Os Adoráveis

Os Adoráveis Sarra Manning

Resenhas - Os Adoráveis

Fhany 26/02/2023

Que bixa chata viu. Protagonista insuportável, força muito pra ser "diferente das outras garotas" e reafirma isso o livro todo. Cruzes
Anny.Shelly 01/11/2023minha estante
KKKKKK

Núbia Esther 23/10/2013

“Nunca esconda sua esquisitice, mas use-a como um escudo.”

Jeane Smith, uma inglesa de 17 anos, segue a risca esta e mais outras dez “regras” que fazem parte do manifesto dos dorks. Um estilo de vida defendido por ela em seu blog, o Adorkable. Os dorks não têm medo de ser estranhos, na verdade vivem para serem os mais estranhos possíveis e Jeane com seus figurinos garimpados em brechós e suas experiências (nem sempre bem sucedidas) de coloração capilar é a abelha rainha desse grupo. O seu blog já ganhou prêmios pelo The Guardian, um Bloggie Award e ela vive contribuindo com colunas para revistas internacionais e viajando para ministrar palestras sobre estilo de vida e atitude.

Ela está acostumada a lançar tendências e por fazer tanto sucesso costuma se achar a última bolachinha do pacote. Não que ela seja popular ou faça questão de ser, pelo menos não com os outros jovens de sua idade, principalmente àqueles que vestem roupas produzidas em massa e vendidas em grandes lojas. E quando ela quer ser chata, sai de perto, que ela é insuportável. Esses seriam motivos mais do que válidos para não suportarmos Jeane, mas Sarra criou uma personagem tão cativante que a gente acaba até relevando sua chatice. Isso porque não é só da dorkidade que Jeane vive, ela também é uma garota de 17 anos que escolheu viver sozinha porque a vida com os pais era insuportável e que mesmo tão independente, transparece carência. Você pode até tentar não gostar dela, mas a tarefa será bastante difícil.

“Todo mundo disse que os amigos eram a nova família, eu mesma escrevi um post sobre isso, (…) eu sabia que estava muito enganada.

Amigos não deviam ser a nova família. Sua família deve ser a sua família e os amigos são costurados no tecido de sua vida familiar. Somente as pessoas que não têm família, ou que têm uma família de merda, precisam de amigos como substitutos. E ainda, há pessoas que não têm uma família e, realmente, quando você pensa sobre isso, não têm amigos também.”

Mas Os Adoráveis não é uma história só sobre um estilo de vida, tem muito romance. Um romance improvável, repleto de discussões, diálogos impagáveis e momentos hilários. E o outro protagonista dessa história é Michael Lee. Ele é o oposto de Jeane. O tipo de garoto que namoraria a garota mais bonita da escola, que se veste com roupas da Hollister e da Abercrombie, totalmente dependente dos pais, capitão do time de futebol e líder do conselho estudantil. O tipo de garoto que agrada gregos e troianos e por esse motivo, para Jeane, a pessoa menos interessante da escola. Mas, quando os namorados de ambos decidem que são mais felizes juntos do que com eles, uma discussão que acaba em acidente acaba aproximando esses dois e mesmo que ambos só enxerguem as diferenças e o que não gostam um no outro, também não conseguem ficar longe um do outro.

Peguei o livro da Sarra Manning para ler só porque a protagonista era blogueira (sim, rolou uma identificação – ainda que eu nem sonhe em atingir o ibope todo de Jeane). Não esperava mais do que um romance água com açúcar, mas acabei cativada pela garota que usa suas diferenças como defesa perante o mundo, pelo garoto sempre disposto a ajudar e com as duas irmãzinhas mais fofas e revolucionárias do universo e pela história de Manning: um romance sobre aceitar as diferenças, sobre autoestima, amizade e família. Os Adoráveis é daqueles livros que você lê rapidamente e nem percebe o tempo passar, daqueles que te arrancam sorrisos e até mesmo umas gargalhadas. Uma história divertida e leve, mas com uma pegada mais consciente também. Em tempos de bullying, traz alento e motivação para não se deixar abater por insultos e apelidos preconceituosos. Mais do que usar a esquisitice como escudo, Manning deixa a sugestão de usá-la como cartão de visitas para novos relacionamentos.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/10/23/os-adoraveis-sarra-manning/

Luiza.Said 07/08/2022

Personagem principal muito chata, se acha muito a "garota diferente das outras", o cara que faz par com ela muito chata tbm, narcisista os dois, mas li pq é enemies to lovers

Ester.Thety 07/07/2023

Capa de fanfic, conteúdo de milhões
Quando vi esse livro na loja, com essa capa mau feita na hora eu pensei que seria horrível. Porém dei uma chance, li a sinopse e comprei. Foi a melhor decisão da minha vida.
Esse é um dos meus livros preferidos, aquele que eu tenho mais carinho. Esse livro me apresentou a luta feminista, trás um protagonismo bissexual e gordo que é maravilhoso, muito bom ler um livro com uma personagem tão fora dos padrões como é a Jenne. SÓ LEIAM.

Jess_ 16/12/2020

Não sei dizer
Eu curti mas ao mesmo tempo não, a historia é boa, mas a autora enrola muito meu Deus, tava pedindo socorro com a demora que eu tive pra ler, fiz uma leitura dinâmica ali no final do livro kkkk mas fora isso foi legal.

Samara 18/01/2021

Aquece o coração
Ahhh que livro mais amorzinho. Eu tinha começado um livro mais pesado e parei no meio do caminho porque senti uma tristeza terrível, mas Os Adoráveis realmente aqueceu meu coração.

Ailinda 26/06/2019

Um dos melhores livros do mundo
A capa é péssima. Sejamos honestos. Se a decisão de comprar ou não esse livro fosse baseada meramente na capa eu nunca teria comprado. Mas a história é simplesmente incrível. Você acha que já sabe o que vai acontecer, presume que é só mais uma garoto conhece garota história mas não, é muito mais que isso. Serra mannings consegue te envolver na história de uma forma que eu não me sentia envolvida a muito tempo, e os diálogos são inteligentes e cheios de tiradas sarcaticas, sem serem previsíveis. Por mais que a vida da Jeane seja completamente fora da realidade da maior parte da população, tenho certeza que muitas pessoas se identificam com ela e se encantam com seus pensamentos e sua personalidade forte e adorkable. Eu amo esse livro. Por favor se deem a oportunidade de ama-lo tambem

books7 09/01/2020

Dá série "Livros horríveis q eu amo"
Eu ganhei esse livro de presente faz cinco anos, não botei muita fé, quando vi até q fui ler e achei a história meio pombo. Tem muita partes que me incomoda profundamente, principalmente as atitudes de alguns personagens e pelo fato de ter muitos momentos sem nada de emocionante acontecendo, na verdade o livro não é nem um pouco emocionante porém por ser um livro jovem adulto que se passa na Inglaterra e ter o clichê de um romance cão e gato, acabou me sugando. O enredo é chato e os personagem são irritantes contudo já é a quinta vez q eu tô lendo, fato q me faz questionar meu gosto pra leitura e me deixar incerta a qual nota colocar já que amei e odiei esse livro no mesmo nível

Tainara 21/08/2015

Jesus chorou.
Odeio dar nota baixa a um livro e considero 2 estrelas uma nota bem baixa, mas Os adoráveis não é tão adorável assim. A leitura flui fácil, é ótima para passar um tempo livre, mas não é uma história que encante tanto.
Eu sabia que o livro tinha essa pegada bem adolescente, mas não resisti à tentação de dar uma chance a ele e comprá-lo. Porém, não me conquistou de forma surpreendente como eu esperava. Apesar de uma leitura fácil, não é um enredo que te acrescente algo, que dê aquela sensação de ressaca literária.
Os adoráveis é, por fim, um livro para descansar a mente e se distrair, mas é preciso estar disposto a embarcar em um mundo adolescente que tenta, mas não escapa dos clichês da vida.
P.S. O livro me acrescentou algo, sim, diferente do que eu disse acima. "Jesus chorou" é uma expressão pra levar pra vida!

Natália 14/06/2020

Gostosinho de ler
História super despretensiosa, mas super atual. Os conflitos da garota desajustada no mundo real e aclamada no mundo virtual. Jeane tem um jeito super seu de se vestir e de se comportar sem ligar p padrões e odeia Michael e tudo que ele representa. No fundo ela é frágil e insegura, sua família é super desajustada e ela mora só desde os 15 anos.
Ela e Michael não tem praticamente nada em comum, mas após o primeiro beijo que trocam surge uma atração que nem mesmo eles conseguem explicar.

Comprei esse livro na Americanas porque estava em promoção, quem resiste a uma promoção? Li sem grandes expectativas, não conhecia e não achei a capa tão bonita. Acabei gostando bastante do livro, a leitura fluiu muito bem comigo, quando menos esperei já tinha acabado. Depois disso, emprestei esse livro para as minhas amigas que queriam começar a entrar no mundo de leitura. Eu sempre escolhia este, justamente pela leitura ser bem fluida e a história gostosinha de ler. derrubaram até sorvete nele (NUNCA MAIS EMPRESTEI PARA NINGUÉM). Hoje ele está bem, a marca de sorvete quase não aparece mais.

Anny 07/09/2015

Resenhei - Eles não têm medo de ser quem são.
O livro publicado por Sarra Manning, é repleto de variedades linguísticas, atingido pelo público jovem, Manning consegue expressar de maneira mais esplendida o estilo de vida de cada um.
A história contada por Jaene Smith, uma blogueira maluca, que passa sua vida tentando mostrar que cada um vive da maneira que quer. Um estilo que é desenvolvido por ela. Vive sozinha, poucos amigos, totalmente fora da lei, Jaene é feliz, até Michael Lee entrar em sua vida, e mudar todo seu conceito de estar apaixonada. Michael é o oposto de Jaene, super atlético, e cobiçado entre as garotas de sua escola, sustentado pelos pais, Michael não tem medo de ser quem ele é, assim como Jaene. São duas vidas com rumos oposto, que se encontram em apenas uma curva. Impossível não se apaixonar por essas duas figuras. E o melhor, são intelectuais até um certo ponto.
Eles são maravilhosos!

Leti 13/03/2020

Bem diferente da capa (que é horrível), a história é, de certa forma, muito boa. É, sim, bobinha, bem para adolescentes, mas é uma ótima leitura.

Nanda 08/04/2016

Jeane é blogueira e dona do site (e marca) Adorkable, que ela define como um estilo de vida. Muitas vezes conhecidos como os excluídos, estranhos, os dorks, se encontram no mundo de Jeane e podem ser quem eles sempre foram, sem restrições. Por outro lado temos Michael, que é o modelo de filho, aluno, amigo (e o que mais você imaginar, acredite, ele é), perfeito. Michael se dá bem com todos, porém é dependente dos pais. Tudo muda quando, por ordem do destino (ou seria outra coisa?), os caminhos de Jeane e Michael se encontram.
Não existem palavras para descrever esse livro, ele é (e por mais que isso soe como um pleonasmo) adorável. A história me encantou e eu me vi, por várias vezes, na personagem principal, afinal, sempre fui parte do, digamos, plano de fundo na escola.
Mas Jeane é determinada, divertida e, às vezes, insuportável e arrogante, mas ela é tão doce que supera qualquer coisa. Jeane é apaixonada por Haribos, não vive sem seu iPhone e sempre tem uma opinião sobre tudo. Gostei muito da personagem, da forma como ela foi construída e de quão divertida ela é. Michael é o garoto por quem todas as meninas suspiram na escola, e todos os garotos querem ser como ele, mas conforme a história avança, pode-se perceber que aparências enganam.
E é disso que a história se trata, aparências, num mundo cheio de aparências, Jeane não tem medo de ser quem ela é, se ela tem um objetivo, ela vai atrás, tem uma parte do livro, quase no final que foi emocionante e muito expressiva.
Conforme eu fui avançando da leitura, eu me encantei mais pelos personagens e pela história, quis entrar de verdade no livro, viver o mundo de Jeane, que é muitas vezes louco, mas na maior parte fashion, rolou até uma invejinha branca do sucesso de Jeane.
O livro, apesar de divertido, também tem partes tocantes. Apesar de todo o sucesso online, Jeane é solitária na vida fora das redes, e acontecem algumas coisas na história que mostram que, mesmo que ela leve uma vida de adulta, tem horas que ela tem de ser a adolescente que é.

A história é encantadora, arrebatadora e eu só tenho elogios em relação ao livro. A diagramação do livro é linda, achei que a capa tem tudo a ver com a história. Os Adoráveis é uma história leve, para ler e se divertir, e quem sabe sair de uma ressaca literária. Aconselho a todos a se jogarem no mundo dos dorks, eu já entrei e recomendo.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2013/10/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

Tracinhas 30/06/2015

por Raquel Santiago
Eu li esse livro três vezes seguidas e pensei “pera, acho que custa nada fazer uma resenha” hehe.

É raro um livro desse gênero me agradar, não sou muito chegada a “Chicklit”e muito menos livros adolescentes de nenhum tipo (ex: eu odiei a seleção, Lídia que me perdoe), porém com Os Adoráveis tudo foi diferente. Para começar com os personagens principais com os quais me identifiquei de imediato, principalmente o Michael Lee, eu tenho um pouco de Jeane em mim, mas ele nossa, sou eu em muitos níveis.
Eu ainda não tinha lido um livro em que os dois personagens principais fossem chatos, egoístas e egocêntricos em um nível em que eu tinha vontade de me teletransportar para dentro do livro e dar uma surra nos dois. Deixando claro que não de um jeito ruim, não afetou a minha dinâmica com o enredo em nenhum momento.

Jeane é inteligente e atrevida. Nada demais. Jeane Smith tem um milhão de seguidores no Twitter. Ela não é fofa e perfeitinha, e sim uma garota normal, meio gordinha com um metro e cinquenta, coxas grossas e como ela mesmo se refere, corpo robusto e atarracado “retangular como um tijolo” e TOTALMENTE BEM COM ISSO (o que é muito importante pessoal!). E o fato dela ser assim não afeta sua vida sexual nem um pouco, porque algumas pessoas com 17 anos tem sim vida sexual ativa, tá.

Michael Lee, por outro lado, não se importa. Quem se importa com a popularidade on-line quando você é popular na “vida real”, certo? Ele é o colírio da capricho com a aparência perfeita, atleta perfeito, família perfeita. Michael é engraçado tem um humor seco e é muito sarcástico (o nick dele no twitter é @dimsumsaboroso², pelo amor de Deus?!). Ele também é metade-asiático, o que me deixou muito feliz.
O que AMEI! (sim! E amei alguma coisa, socorro!) em Os Adoráveis:

1. Michael Lee;

2. Os diálogos maravilhosos e super divertidos;

3. Tem romance? Yep!;

4. Tem o clichê do garoto popular e a garota não-popular? No! (Jeane é popular sim!!);

5. A menina estranha fica bonita pelo playboyzinho? NO!!! AMÉM IRMÃOS!;

6. Michael Lee; (eu sei ¬¬)

7. Adolescentes de verdade;

8. Jeane é uma vadia;

9. Colapsos emocionais irracionais desencadeados por objetos inanimados que não cooperam;

E o mais importante:

10. Feminismo;

A maneira como Sarra Manning escreve é bem simples, e como ela retrata cada personagem é mais ainda o que deixou a leitura muito leve e dinâmica. Os capítulos são alternados entre os nossos personagens principais, Michael e Jeane são tão autênticos que não tem como confundi-los.

Ah, e essa autora! Ela conhece os adolescentes tão bem! Se a conhecesse hoje a encheria de beijos por escrever tão bem sobre esses seres muitas vezes tão incompreendidos!
Bom, Os Adoráveis é MARAVILHOSO, muito divertido e tem uma pegada feminista que deveria ser mais trabalhada nas literaturas da vida.

J'adork

site: http://jatracei.com/post/122480151877/resenha-47-os-adoraveis

Isabela Batistela 18/03/2024

Achei um livro bem leve, uma leitura gostosa, PORÉM esperava um pouco mais pelo final, parece que foi escrito na correria quando chegou no fim. Mas gostei, vale a pena.