Os Adoráveis

Os Adoráveis Sarra Manning

Resenhas - Os Adoráveis

Helana O'hara 15/10/2013

Os Adoráveis (Nem tanto), Sarra Manning
A capa do livro Os Adoráveis, mostra uma menina de cabelo laranja, Jeane e um rapaz com traços orientais, Michael. Que nos deixa bem claro que os jovens tem alguma relação. É uma capa bem divertida com desenhos na frente e um rabisco de corações.
A diagramação é simples, não existe nada no livro que chame atenção. Os capítulos são divididos por números, com um detalhe sútil de rabiscos, nada mais.

Em Os Adoráveis, somos apresentados à Jeane, uma garota de 17 anos famosa na internet pelo seu blog Adorkable, onde ela fala do seu estilo de vida. Tornou-se tão importante que sempre é convidada para reuniões, palestrar… Porém a vida de Jeane não é um mar de rosas, fora do mundo online, ela é uma adolescente como qualquer outra. Estuda, sofre com seu estilo único de ser, tem problemas.
Mas o problema maior é que Jeane não é bem vista na escola, as pessoas a tacham de antipática e ela ainda parece fazer questão de ter esse título.
Os adoráveis_03
Seu único amigo Barney parece que está com os dias contados com ela, depois que começou a se interessar pela namorada do boa pinta e popular da escola Michael, já ele por sua vez se vê obrigado a falar com Jeane e saber o que rola entre Barney e sua namorada Scarlett.
Desde que se aproximaram Jeane e Michael não conseguem mais largar um ao outro.
Bem, é difícil escrever uma resenha de um livro que você não curtiu muito. Confesso para vocês que o primeiro dia da leitura foi difícil passar da página 50 e com muito, muito esforço segui em frente.
Os Adoráveis era para ser um livro divertido, mas em meus olhos ele foi maçante, cansativo a cada página que virava.
Creio que autora enrolou muito em vários aspectos do livro.

Um dos fatos que me cansou foi a falta de personagens secundários. Cada capítulo era contado do ponto de vista de Jeane ou Michael e o leitor apenas lê o que aconteceu com eles o tempo todo.
Barney e Scarlett que foram o estopim da aproximação dos protagonistas simplesmente somem na história. E isso acontece já bem no começo do livro.
Uma pena, uma pena mesmo – penso que um livro se faz de boa história, bons protagonistas e personagens secundários bons e isso faltou.
Jeane também não me conquistou nenhum pouco. Uma protagonista que tinha tudo para ser super, me decepcionou.
Os adoráveis_04
No geral, Os Adoráveis, é um livro meio sem graça. Admiro muito aqueles que curtiram o livro e espero que as cinco estrelas que muitos deram para ele, realmente foi porque curtiram.
O livro leva três estrelas pelo final, apenas!
Não vou deixar indicação dele, apenas quero que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.

Bookaholic Girl 15/10/2013

Jeane é quase uma dessas garotas que tem “uma vida dupla”, enquanto na blogosfera ela é super famosa, seu blog Adorkable faz o maior sucesso, seu twitter tem muitos seguidores e ela faz moda na internet, na vida real Jeane faz mais o tipo de garota que fica excluída, com seu gênio forte e seu jeito de que sabe de tudo acaba passando uma imagem de arrogância que repele as outras pessoas. De fato a única pessoa que parece conversar com ela e suportar sua companhia é Barney, que calha de ser seu namorado.
Do outro lado – que vem a narrar a história, também! – está Michael, o garoto que todas na escola gostariam de namorar, o cara que é bom em tudo que tenta fazer e se dá bem com todo mundo, exceto com Jeane.
A repulsa entre eles é recíproca, um não suporta a companhia nem a presença do outro e sempre se evitavam, tanto que Jeane é a única garota no colégio com quem Michael não se dá ao trabalho de falar, até o dia em que resolve alertá-la: sua namorada, Scarlett e Barney, o namorado de Jeane, parecem estar se dando muito bem para duas pessoas que apenas estudam juntos. Michael tenta alertar Jeane quanto a isso, mas ela não quer ouvir.
Até que tudo fica claro, eles estavam mesmo tendo um caso!
Daí em diante é ladeira abaixo. Um dia Michael a derruba de sua bicicleta, e é quando tudo começa.
Primeiro um beijo, por puro acaso (cof cof!). Depois outro beijo, para confirmar se o primeiro foi só um acaso também.
Parece que a história finalmente se resolveu, certo? Eles começam a viver juntos e pronto, felizes para sempre. Mas não é assim! Quando os beijos ocorrem é que a história passa a se desenvolver de verdade, com ambos se acostumando a situação e a quem são, e, principalmente, passando a se conhecerem melhor.

Apesar da capa não ser nem um pouco animadora (é engraçadinha, mas está longe de ser bonita!), Os Adoráveis vem com uma premissa diferente para os livros juvenis, um ar renovador e com muitas partes engraçadas, foi uma história que faz qualquer um adorar!
Os protagonistas nem sempre cativam, tem partes que o mal humor de Jeane é tão irritante que dá vontade de mandá-la embora, mas logo essas partes são substituídas por algo mais leve ou pelas filosofias dela, que tem um pensamento forte a respeito da vida.
O que primeiro me chamou a atenção foi sobre ela ser uma blogueira e, na vida real, ser tão diferente. Acho que nunca uma personagem condisse tanto com a realidade, mas logo todo o enredo foi ganhando espaço e me divertindo e agradando.

Apesar das quase quatrocentas páginas, a história se desenvolve bem, a autora conseguiu criar um ambiente descontraído, mas com alguns segredos que te prendem a história até acabar!

site: http://www.bookaholicgirls.com/2013/10/os-adoraveis.html

Rose 15/10/2013

O livro "Os Adoráveis" é simplesmente adorável!
Temos a estória de Jeane, 17 anos, blogueira do Adorkable e dona de um estilo de vida próprio. Com língua afiada, é dona do próprio nariz. Vive de balas e jarras de café. Se veste com roupas compradas em brechós e frequenta as aulas do colégio apenas para cumprir sua parte no acordo com seus pais para que pudesse morar sozinha. Aliás, pais é forma de dizer, pois sua relação com eles é quase inexistente. Eles são apenas ligados geneticamente. Para Jeane, era apenas ela e sua irmã.

"Você pode pensar que eu sou uma solitária aberração esquisita, mas pelo menos não tenho medo de ser quem sou." (pág.109)

Do outro lado temos Michael, 18 anos, estudante. Filho perfeito, aluno exemplar, atleta aplicado, amigo de todos e o namorado que todas as meninas sonhavam.

"Michael Lee era o Sol, a Lua e as estrelas, talvez até mesmo a droga do sistema solar inteiro, no que dizia respeito à sua família - Não era de admirar que ele fosse tão arrogante." (pág. 98)

Sabem o que eles tinham em comum? Como podem ver, nada! Fora, claro, o fato de que era do mesmo colégio e que seus ex estavam melhor sem eles por perto.
Sempre que se encontravam era discussão na certa, até que um dia... Suas bocas se colidiram, e pelo menos enquanto elas confraternizando, não tinham tempo para se alfinetarem.

"Talvez eu tenha beijado Jeane porque isso a faria calar a boca. Ou aquela poderia ter sido a maneira mais fácil de lhe mostrar que eu não era quem ela pensava que eu era, que realmente podia haver algumas profundezas ocultas em mim, no final das contas. Mas tenho a terrível sensação de que a beijei porque queria." (pág. 110)

Mas estes "amassos" eram apenas deles. Eles viviam um mundo próprio, pois ambos tinham "vergonha" do outro em seu mundo real. Só que o mundo paralelo não pode ser vivido indefinidamente, e este relacionamento estava ficando mais sério do que podiam imaginar. Eles ainda não estavam prontos para este relacionamento, e o ventilador acabou jogando m* para todo lado.
É quando Jeane cai em si e percebe que ser autêntica e auto suficiente as vezes pode ser o caminho mais curto para a solidão. E Michael percebe que sua vida perfeita é muito mais feliz com as imperfeições de Jeane por perto.

" - Tudo o que estou dizendo é que você não pode fingir ser normal. Ou você é ou você não é, e você não é." (pág. 361)

Se, e como esta dupla tão diferente poderá ficar junta e superar seus próprios preconceitos, você só saberá lendo o livro. Mas uma coisa eu posso dizer, é uma leitura deliciosa e irresistível. Michael e Jeane se revezam para nos contar esta esta estória, e ambos são adoráveis!
Você não consegue se afastar desta dupla que conquistou meu coração logo nas primeiras páginas.

Meus Livros, Meu Mundo 04/11/2013

Resenha do Blog Meu Livro, Meu Mundo.
Jeane é uma adolescente de 17 anos, estudante do ensino médio, mas que nada tem a ver com as garotas da sua idade. Ela tem um estilo de vida próprio, onde seu visual é todo excêntrico, seus cabelos são brancos (ou de qualquer outra cor que ela queira) e suas roupas são compradas em brechós e combinadas de maneiras bizarras, ela vive sozinha e quer distancia de seus pais relapsos, a única pessoa por quem tem admiração e respeito é sua irmã mais velha, que também vive longe, cursando medicina.

Michael é um jovem de 18 anos, também estudante do ensino médio, mas ao contrário de Jeane, ele é exatamente o estereótipo de garoto perfeito e popular da escola, bonito, atlético e com uma namorada bonita a tira colo. Mas ele não faz o estilo, playboy marrento e sem conteúdo com Jeane imagina (e a princípio eu também imaginei). Na verdade ele é bem família e bem estudioso, dono de vários outros adjetivos que a garota (e eu) descobre bem depois.

A questão é que, Jeane tem uma personalidade forte – põe forte nisso – e isso a torna a estranha, a aberração do local. Em decorrência disso, Jeane se isola do mundo e vive na defensiva, o que garantiu a ela a fama de louca, grossa e desequilibrada.

Quando Barney seu até então namorado, se interessa por Scarllet a namorada de Michael, as coisas começam a ficar estranhas e os caminhos de Jeane e Michael se entrelaçam.

Michael procura Jeane a fim de conversar e dar um toque nela, sobre o que vem acontecendo bem debaixo do nariz deles. Porém, a garota o trata de maneira grosseira, e a princípio não acredita muito no que ele diz. Quando ela cai na real e admite que seu relacionamento com Barney realmente é uma droga, e que ele realmente está totalmente em outra, ela cria um alvoroço a fim de por um ponto final em seu namoro com ele. E o mais surpreendente, ela incentiva Barney e Scarllet a ficarem juntos (pasmem), pra completar ela exige ser amiga dele. O que no fim das contas até que dá certo.

Já Michael, com o término do namoro, fica com sua imagem um pouco chamuscada pelos acontecimentos. Mas o garoto pira mesmo é com Jeane, a grande culpada por tudo estar de pernas para o ar em sua vida. Pronto para confrontá-la e dizer boas verdades a Jeane, ele acaba provocando um pequeno acidente, que acaba por aproxima-los de maneira involuntária. Os dois se recusam a permanecer a menos de 1 metro do outro, no entanto, os astros parecem conspirar para que aconteça ao contrário, e sem saber como chegaram a isso, eles se veem vivendo um romance e se gostando cada vez mais. Mesmo com tantas diferenças, e tantas brigas, eles vivem um sentimento puro, transparente e que os consome sem que eles percebam. Até que quando se dão conta, já não conseguem mais viver um sem o outro.

Eles enfrentam os olhares de reprovação e piadinhas da galera do colégio, que tanto detestam Jeane, ainda assim, eles não se deixam abater pelo preconceito das pessoas, e lutam pelo que sentem e principalmente pelo que são. Eles têm orgulho de ser quem são, e aprendem um com o outro a aceitar suas diferenças e respeita-las.

Jeane é na maior parte do tempo hilária, dei muitas risadas com seus pensamentos e divagações, mas em alguns momentos quis mata-la. Quando ela simplesmente surtava e descontava no Michael, e ele é um doce o tempo todo, sabe. E ás vezes ela é uma vaca máster. Mas ao longo do livro vamos entendendo o motivo pelo qual Jeane se tornou assim, e eu acho que também surtaria se me visse totalmente solitária como ela vivia.

A questão que o livro aborda como principal tema é a personalidade e a adolescência, que é uma fase complicada, onde os jovens começam a formar seu caráter e determinar que tipo de adulto vão se tornar. E ensina também o quanto é importante respeitar as diferenças, que ninguém precisa ser exatamente igual, para ser amado, respeitado e fazer amigos.

É um livro divertido, doce e que passa uma mensagem muito bacana pra essa juventude que vive seu pior e melhor momento, a adolescência. Eu recomendo a leitura, seria muito bom se alguns jovens tivessem a chance de ler este livro.

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Dose Literária 04/11/2013

Os entedi... ops! Adoráveis...
Quando vi a sinopse desse lançamento da Ed. Novo Conceito, aliada a esses cabelos coloridos da capa, confesso que minha curiosidade ficou aguçada. A premissa me pareceu interessante e Eni enviou o livro para que eu lesse. Mas, [in]felizmente a leitura [que apesar de tudo foi feita em duas noites apenas] NÃO me agradou. Talvez pela personagem, que eu acreditei ser uma coisa, e se revelou outra completamente diferente do que eu supunha, ou se eu esperava que a história fosse mais 'adulta' e ela é tipicamente para adolescentes, mas a verdade seja dita e eu não gostei, de modo geral. Não é que a escrita da autora seja ruim; para o público-alvo ela se sai bem. Mas a história não me prendeu a atenção como eu gostaria, o casal protagonista não tinha uma química que me agradasse, e só no final do livro percebi uma leve mudança em Jeanne, que me salvou a leitura. Mas não foi o suficiente para que eu apreciasse o livro.

A história é a seguinte: Jeanne é uma blogueira popular, que se veste de forma extravagante e não tem muitas amizades na escola. Seus "amigos" são milhares de seguidores nas redes sociais, onde ela passa a maior parte de seu dia conectada. Ela mora sozinha, tem um namorado [que logo a troca por outra, namorada de Michael, com que Jeanne acaba se envolvendo]. Eles tem personalidades muito distintas, e apesar disso, depois que se beijam, não conseguem mais se desgrudar. Mas eles escondem o 'relacionamento' de outras pessoas.
continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/11/os-entedi-ops-adoraveis.html

Bia 14/10/2013

Desde o começo a temática do livro me chamou muito atenção, só pela sinopse imaginei que se tratava de uma história bem interessante e fiquei bastante curiosa para ler.

Os Adoráveis conta a história de Jeane, dona do super conhecido Adorkable, um blog de estilo de vida que já ganhou várias premiações. Por conta de seu blog, Jeane é convidada para várias palestras e entrevistas, mas ela só é famosa assim na internet. Sua personalidade forte e seu ar de sabe tudo, acaba afastando as pessoas (isso quando ela mesmo não afasta) e no seu dia a dia na escola, seu único amigo é o seu namorado, Barney.

Tudo vai bem até que seu mundo vira de cabeça para baixo a partir do momento que Michael Lee, um garoto popular e simpático, entra em sua vida. Ele vem alerta-la que sua namorada Scarlet e o namorado dela estavam interessados um no outro, como de costume ela o afasta e segue com a vida, até que descobre que era tudo verdade e o que parecia impossível acontece: eles, que tanto odiavam um ao outro, começam a conversar e até acabam se beijando, sem nunca, é claro, deixar de brigar.

Confesso que me surpreendi e muito com esse livro, comecei a lê-lo com altas expectativas e todas elas foram superadas. Os Adoráveis é o tipo de livro que vai te conquistando ao decorrer da história e que quando você termina, se vê encantada pelo o que acabou de ler.

Nunca havia lido nada da autora, mas gostei bastante da sua forma de narrar. A leitura se desenvolve de maneira leve e divertida, o começo foi meio cansativo e algumas partes desnecessárias, mas em um todo a leitura se desenvolveu super bem.

Em relação a diagramação, a editora fez um excelente trabalho, está simples, mas perfeita. A capa não me agradou muito, mas continua sendo bastante bonita.

Esse é o tipo de livro que todos deviam ler, pois não é mais uma história convencional de amor entre o popular e a mocinha indefesa, na verdade de convencional, essa história não tem nada. Super indico a leitura.

site: http://www.escrevendomundos.com/2013/10/resenha-os-adoraveis.html

Amanda Almeida 07/10/2013

Esperava um pouco mais, mas cumpriu seu seu propósito.
Sabe aquele livro que começa de uma forma que não te agrada tanto, e você fica até desencorajada em continuar, mas depois a estória deslancha e você acaba chegando a conclusão de que gostou? Foi exatamente assim que me senti ao ler Os Adoráveis.
Jeane Smith é uma adolescente diferente. Ela é uma Dork. É Blogueira(como nós!!!) Usa roupas diferentes, tinge o cabelo com cores diferentes (lê-se berrantes) e acima de tudo, ela pouco se importa com o que você possa pensar a respeito. Michael é aquele tipo de garoto que é considerado o “Cara” no ensino médio. Aquele que todas querem ser amiga-namorada-amante o que seja. Qualquer título relacionado é sempre bem vindo. Mas acontece que algumas coisas não seguem um padrão. E quem diria que duas pessoas tão distintas pudessem acabar tendo algo em comum?
Bem, iniciei a leitura de Os Adoráveis com expectativa, pois quem diria, enfim iria ler um livro cujo o personagem principal é um blogueiro. Contudo, não posso mentir dizendo que o livro me agradou desde o inicio, pois não foi isso o que aconteceu. A narrativa foi divida. Hora pela perspectiva da Jeane, hora pela de Miachel. Mas a principio me senti um tanto perdida na estória, não consegui captar de imediato quais as intenções da autora, e alguns elementos da mesma me incomodaram. Pra começar os personagens. Não gostei de Jeane a principio. E o motivo não foram suas roupas estranhas, seu cabelo diferente, mas sim sua arrogância. Não gosto de personagens com tal característica. E acredito que tenha sido proposital, mas mesmo tendo consciência desse fato e sabendo que esse aspecto era um traço forte na personalidade dela e que tinha uma fundamentação, isso não me fez gostar mais dela.
A narrativa de Michael também me incomodou e gostaria de deixar claro que é uma opinião exclusivamente minha. No inicio do livro a forma de escrita que caracterizava a narrativa dele não me parecia de acordo com a de um garoto. E este é um ponto de alerta ao se retratar na narrativa pontos de vista masculinos. E nesse aspecto a autora pecou um pouco, mas essa é a minha opinião, talvez enquanto você esteja lendo, não tenha a mesma sensação que eu tive.
Contudo, nem tudo foi de todo ruim. Depois de certo tempo a leitura engatou, e à medida que ia de fato conhecendo Jeane e Michael, fui me encantando aos poucos pelos dois. O que de fato é curioso, pois acredito que já tenha dito em outra resenha que nunca é bom julgar um personagem antes do fim de uma narrativa; é sempre bom descobrir o que há por trás de certas atitudes. E foi justamente o fato de descobrir a circunstância que fez com que Jeane fosse quem ela era, que me fez ter um olhar mais complacente a respeito dela.
Enfim, em Os Adoráveis Sarra nos apresenta alguns conflitos habituais da adolescência de forma bem divertida, mas também de forma séria ao fazer críticas a nossa sociedade capitalista e até a uma certa apatia dos jovens dessa geração no que se refere aceitação sem questionamentos de algumas coisas que são impostas. O livro em geral proporcionou uma boa leitura, mesmo com os pontos negativos que não me agradaram. Recomendo a leitura a todos.

PseudoEstante 09/11/2013

Você sabe o que é ser um Dork?? Bom, eu também não sabia até ler "Os Adoráveis" e sair procurando sobre isso na internet. Aqui vai uma curta definição sobre isso (fonte):

"Os Dorks são pessoas que exercem atividade intelectual em excesso, isto é, pessoas que gostam muito de estudar e de se informar sobre tudo. Fazem o que gostam, da maneira como gostam e se vestem de um jeito bem diferente do convencional.
Um grupo de pessoas que não tende a buscar novas relações sociais, mas que também não se importa com o que os outros pensam sobre isso."

Jeane Smith é isso tudo e muuito mais! Ela tem 17 anos e é uma Dork totalmente assumida, que veste roupas extravagantes compradas em brechós, que troca a cor do cabelo como quem troca de sapato e tem até um blog sobre o seu estilo de vida. Sim, a nossa protagonista é uma blogueira famosa, que tem milhões de seguidores no Twitter e que fez do seu site uma marca, a Adorkable!

Só que a Jeane é muito mais excêntrica (leia-se esquisita) do que isso. Além de parecer que ela é ligada na tomada de 220V, ela é sarcástica o tempo inteiro, adora uma discussão acalorada sobre assuntos polêmicos, é totalmente anti social na escola, é independente e se alimenta de balas no almoço. Isso tudo a configura como uma pessoa totalmente oposta ao seu namorado Barney, que é um nerdzão meio banana que, na verdade, já está de olho em outra menina...

Esta menina é Scarlett, uma patricinha meio sem sal (e sem cérebro, aliás) que namora o garoto super popular do colégio, Michael Lee. Ele é bem gatinho e inteligente, mas é certinho e mauricinho demais! E adivinhe só o que está rolando aqui? Scarlett anda trocando olhares com Barney... Na CARA de Michael. Aí ele resolve procurar Jeane, a pessoa que ele sempre ignorou por completo, para que ela dê um jeito de segurar o próprio namorado. Mas é claro que ela não liga para toda essa besteira e finge que nada está acontecendo.

Só que, depois de um tempo nesse "A ama B que ama C", Jeane resolve finalmente que vai dar um jeito nessa situação. Até porque Michael ~chato~ Lee não para de pegar no pé dela, cobrando uma solução! Apesar disso, por trás da fachada de se fazer de inimigo, Michael começou a seguir Jeane no Twitter anonimamente e anda batendo bastante papo com ela... #estranho

Agora vem a melhor parte deste rolo: Jeane, cansada de estar com uma pessoa que nitidamente não gosta dela, resolve dar uma forcinha para Barney e Scarlett (que também já não gosta de Michael). Só que ela faz com que Scar dê um belo pé na bunda de Michael e deixa o cara completamente descontrolado! Ele fica tão louco que vai discutir com ela e acaba derrubando-a de sua bicicleta, de uma forma meio sem querer querendo sabe? É depois disso que eles se aproximam cada vez mais até que um dia... rola um beijo. E depois rola mais outro, e outro, e muitos outros!

Ai gente, eu simplesmente AMEI este livro! Ele é tão cheio de quotes e diálogos inteligentes, bem humorados e sarcásticos, tipo, o tempo todo! E esse "tipo" que eu usei é o clima da escrita. A autora escreve muito bem, de uma forma voltada para os adolescentes e com uma linguagem muito apropriada para leitores numa faixa de 15 a 18 anos. Mas pense que eu tenho 21 e mesmo assim curti muito a história!

Devo admitir que mesmo a Jeane sendo maluca de vez em quando, ela é sensacional e merece um post só para ela! E ela faz um casal tãão adverso com o Michael que se torna engraçado! O livro é baseado em capítulos alternados contados em primeira pessoa, ora por Jeane, ora por Michael. Isso nos permite ver os dois pontos de vista de uma mesma situação, e eu AMO ter esse controle!

Os temas abordados e as situações vividas pelos protagonistas são muito bem escolhidos e explorados, de forma que nada fica mal explicado ou pela metade. O livro tem começo, meio e fim muito bem estruturados. Falando em fim, juro que fiquei triste quando terminei a última folha! :( Já tinha me acostumado a rir horrores com as maluquices da Jeane, que acabava carregando o Michael e causando uma calamidade algumas vezes.

Se você quiser se divertir bastante com um romance meio às avessas, eu te indico "Os Adoráveis". Tenho certeza que você vai se apaixonar por Jeane, Michael, pelo casal, suas discussões constantes e seus perrengues pessoais /familiares. Só cuidado para não ser influenciado a ir para o lado Dork da força... :)

site: http://pseudoestante.blogspot.com.br/2013/10/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

Paloma Viricio 09/11/2013

Como podemos ser adoráveis?
Por Paloma Viricio

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito bom)

Visão Geral
“Jeane Smith veio em minha direção com outra roupa de fazer os olhos doerem, vestindo coisas que não combinavam e meia-calça alaranjada. Por que alguém pensaria que é uma boa ideia criar e vender meias alaranjadas, e por que Jeane achou que seria uma boa ideia comprá-las?” P.83. Essa é a descrição de Michael Lee sobre Jeane. Uma menina nada simples, nada normal, louca por balas Haribo, mas que busca crescer, descobrir quais os verdadeiros caminhos de sua identidade pessoal e estilo de vida que melhor possa lhe representar.
(...)
Os adoráveis é um livro que inicialmente pode parecer apenas uma trama envolvendo adolescentes e problemas corriqueiros dessa faixa etária, mas com o desenrolar da estória o leitor é presenteado com personagens envolventes, não conseguindo parar de ler um só minuto. Os personagens são tão humanos, mas tão humanos que muitas vezes o receptor da estória pode sentir-se um intruso na vida destes. Sarra Manning conseguiu criar pessoas, vidas e lições inesperadas, por isso, os adoráveis torna-se um livro surpreendente, inovador, diferente de tudo o que você já leu por ai. “Michael mal tinha me tocado durante toda a noite, mas assim que vestiu sua jaqueta de couro, ele pegou minha mão e ela se encaixou na sua como se pertencesse àquele lugar. Mais uma vez, muito bizarro, mas meio legal. Minhas mãos estavam frias, mas as dele estavam quentes, e eu havia esquecido minhas luvas, de modo que aquilo funcionou muito bem”p.175.

Confira resenha completa em:

site: http://palomaviricio.blogspot.com.br/2013/11/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

dani 14/11/2013

Os Adoráveis – Sarra Manning
Minha trajetória de leitura com Os Adoráveis foi um pouco tumultuada, com momentos de altos e baixos, algumas crispadas de nariz, resmungos e passagens que me prenderam e percebi que na verdade minha grande dificuldade foi gerada pela falta de empatia com a história e os personagens não tanto pela narrativa.
Em Os Adoráveis conhecemos a vida de Jeane, uma adolescente de 17 anos que possui um estilo próprio de vida, de roupas e de atitude e que possui um blog chamado Adorkable que propaga suas crenças e seu estilo de vida além de vários seguidores no twitter. Michael é a representação do adolescente perfeitos das histórias de adolescentes, capitão do time de futebol, presidente de agremiação, bonzinho e mais um bando de qualidades, porém nenhuma que realmente agradasse a Jeane, mas devido a um infortúnio que ocorre com os ex dos dois eles vêm suas vidas se cruzarem mais do que gostariam ou aceitariam.
Assumo que minhas caras feias se deram logo no início do livro por não conseguir me conectar com Jeane, entendi seu estilo de vida e seus protestos mas simplesmente não consegui me conectar com ela. Jeane se veste de forma chamativa e aleatória a qualquer estipulação da moda, usa roupas extravagantes de brechó e que combinem com seu cabelo (que ela muda de cor ocasionalmente) ela é anti-capitalismo, solitária e de ideais próprios que defende com ardor. Mas tudo isso mostra o quanto Jeane talvez tenha mais falhas em sua vida pessoal que poderia admitir. A postura toda “menino-certinho” de Michael também não me conquistou, na verdade, assim como Jeane, essa postura me irritou.
Apesar dos comentários anteriores tenho que dizer que a história entre os dois foi bem construída pela autora, eles ainda possuem a confusão adolescente e toda a gama de emoções e sentimentos, os dois não são excessivamente maduros para suas idades (o que é bem mais realista) e ainda estão entre a adolescência e o início da fase adulta, então a autora trabalhou bem com esses aspectos, intercalando momentos de confusão, discussão e interação enquanto ambos tentam conhecer um ao outro e acima disso, se conhecer.
As partes que mais me prenderam e que me diverti muito foram as interações pela internet, a autora transcreve os twetts e as postagens do blog e isso realmente me ganhou por ficar bem real e a narrativa ficar mais ágil e introduzir o leitor no ambiente virtual descrito.
Não vou dizer que o livro é ruim ou fazer uma critica negativa, simplesmente percebi que esse não é um livro para mim (nem seria um livro para minha versão adolescente) mas entendo que muitas pessoas irão se identificar e adorar o livro.

site: http://olhosderessaca25.blogspot.com.br/2013/11/livro-os-adoraveis-sarra-manning.html

Geeh 15/11/2013

Nem sei bem o que falar sobre este livro, sabe aquele tipo de livro que você adora, do inicio ao fim? ou melhor, sabe aquele personagem que você se identifica logo nas primeiras paginas? Pois então, esse foi o caso de "Os adoráveis".
Primeiro de tudo, você sabe o que é um Dork? Eu não sabia; conhecia os geeks,os nerds, mas dos Dorks eu nunca tinha ouvido falar até ler este livro, e como o significado não é explicitamente explicado eu resolvi dar um procurada para saber a definição.

Segundo o google:
" Os Dorks não tendem a criar novas relações sociais, por simplesmente não ter interesse, suas piadas geralmente são sobre temas técnicos, fictícios e do tipo tradicional, tendem a falar formalmente. Dorks geralmente são fanáticos em games e em sua estrutura e história, então tendem a formar comunidades entre seus companheiros, muitas vezes baseadas em uma estrutura fictícia, tipicamente com temas Medievais ou Sci-Fi. Sendo que nessas comunidades não existe inclusão dos "não Dorks". Dork descreve alguém que é estranho, peculiar ou se veste muito estranhamente. "

Tendo essa definição em mente, você pode ter ideia de como Jeane Smith é, uma adolescente de 17 anos, peculiar, mandona, sarcástica e extremamente inteligente.
No mundo real, Jeane não tem amigos, apenas Barney, que é também seu namorado. Ela compra suas roupas em brechós e usa todas as cores possíveis (de preferencia todas elas juntas) e também adora pintar o cabelo de cores extravagantes. Ela também não possui calças jeans em seu guarda-roupa, e abomina todas as marcas de grife, e qualquer grande cadeia de lojas que segundo ela, "utilizem mão de obra escrava".
Ela é uma Dork assumida, e passa a maior parte de seu tempo conectada a internet, atualizando o "Adorkable", um blog sobre estilo de vida que Jeane criou para compartilhar o seu gosto peculiar. Só que o que era para ser apenas diversão e uma forma de desabafo, acabou por se tornar a fonte de renda de Jeane, que agora é uma blogueira conhecida, que já ganhou até prêmios por isso, e que frequentemente é convidada a ser palestrante em conferencias sobre o assunto. Ela também é viciada no twitter, possui mais de 1 milhão de seguidores e não consegue passar muito tempo sem tuitar.

"Mordi a minha lingua e não disse nada que fosse realmente duro. Geralmente eu falava primeiro, tuitava depois e pensava por ultimo."

Apesar da pouca idade, Jeane mora sozinha, e não tem um bom relacionamento com os pais, que são separados. Já sua irmã, com quem dividia o apartamento, conseguiu uma bolsa de estudos e foi obrigada a mudar de cidade. Mas isso não é um problema para Jeane, que praticamente sobrevive apenas a base de balas de goma e pizza.
Na escola, Jeane é totalmente antissocial, e não perde a oportunidade de uma boa discussão com os professores, ou de entrar em debate acalorado com seus colegas de classe, debates em que ela sempre consegue dar a ultima palavra e fazer valer o seu ponto de vista.
Mas as coisas fogem um pouco do seu controle quando ela começa a desconfiar de que seu melhor amigo/ namorado esta interessado em Scarlett, uma patricinha sem cérebro que ele é monitor de matemática e que namora o garoto mais cobiçado da escola, Michael Lee.

Michael Lee é o tipo de garoto perfeito. Excelente aluno, esportista, faz parte de todos os tipo de clubes possíveis e faz todas as garotas da escola suspirarem por ele quando passa pelos corredores da escola com suas roupas de marca e seu cabelo moicano. Nem preciso dizer que Jeane o abomina e não somente pelo fato de ele sem um anti-dork "brega".
Quando o caso de Scarlett e Barney vem átona, com um empurrãozinho da própria Jeane, que a aconselha a buscar sua felicidade. Michael fica indignado com Jeane por ter se intrometido em sua vida, e induzido a garota a terminar o namoro, e em uma discussão acalorada, ele acidentalmente acaba a derrubando de sua bicicleta, e ela torce o tornozelo.
E é depois desse incidente, e por mais improvável que possa parecer, que eles começam a passar algum tempo juntos. E o que era antipatia, se torna amassos e beijos escondidos durante os intervalos das aulas. Mas apenas escondido, pois ambos têm vergonha de assumir o envolvimento para os seus amigos.

"Você estourou seu tornozelo, e onde estavam todos os seus seguidores do twitter, então? Será que eles correram atrás de cachos de uvas e ibuoprofeno? E eles saem com você quando você esta na escola ou você tem que se esconder sozinha em um pequeno esconderijo onde possa fazer tricô e agir como uma solitária aberração esquisita?"

Gente, eu simplesmente amei este livro!! Ele é fantástico, a historia é envolvente e a narrativa super leve, com termos bem atuais, incluindo cultura pop. Mas o que realmente me fez gostar da historia é o fato de que eu super me identifiquei com a Jeane a sua Dorkiedade, me vi em meus tempos de ensino médio ,quando eu adorava garimpar minhas roupas em brechós, me vestia super estranha e quase não tinha amigos, a unica diferença é que naquela época eu ainda não era blogueira e minhas cores eram o preto e o branco mesmo. O mais incrível é que eu passei até mesmo pela situação que ela passa com o Michael, quando ele assume que sente vergonha dela. Mas devaneios de uma Dork recém descoberta aparte, este livro é uma leitura indispensável, pois é repleto de diálogos inteligentes e bem humorados, apesar do humor negro da Jeane.
Jeane Smith é uma personagem super complexa, e com uma bagagem emocional imensa, coisa que a autora trabalhou de forma impecável, trazendo temas do cotidiano adolescente e os abordando com maestria.
Outro ponto fantástico deste livro é a forma como a autora desenvolveu a vida sexual dos personagens, sem tentar esconder ou ignorar este assunto, já que adolescente de 17,18 anos, hoje em dia, já tem sim uma vida sexual ativa. Ela introduziu este tema de forma simples, sem neuras, exatamente como ele deveria ser abordado por todos.
Os capítulos são narrados alternando o ponto de vista de Jeane e Michael, o que inicialmente é bem confuso, já que não é especificado e normalmente é uma outra visão da mesma cena.
Olha, sinceramente, eu achei a Jeane incrível, ela é engraçada, inteligente, sarcástica, animada, confiante... Nossa, ela é fantástica, fim. Já Michael, ele é o tipo de personagem que te faz ter vontade de entrar no livro, só para dar uns tapas na cara dele e mandar crescer. Eles formam o casal mais improvável e desajustado da historia da literatura, mas quando estão juntos, é impossível não torcer.

"- Eles bebem. Confundem sexo com intimidade. Definitivamente, não poderiam dizer as capitais de mais de cinco países. E realmente acreditam que Justin Bieber é o Segundo Messias.-Apenas 50 % da Geração Y possui mais de dois livros e, sim, eles ouvem música, mais baixam da internet porque o conteúdo é gratuito, claro. Querer, tomar, ter, esse é o seu grito de guerra.-Senhoras e senhores, esta é a minha geração, e a minha geração esta totalmente estragada.-Minha geração foi construída não por seus verdadeiros pais, mas por Sex and the City e por Big Brother."

Este é um livro que aborda temas do cotidiano da vida de um adolescente, provavelmente vai agradar mais aos leitores de 15 a 18 anos, mas eu tenho 22 e fiquei apaixonada, é uma leitura garantida para dar boas gargalhadas, já que os personagens são extremamente reais, principalmente em seus defeitos, e super bem construidos, e a trama não se desenvolve apenas em torno do casal de protagonistas, vários outros personagens são incluídos.
O trabalho da editora também foi fantástico e contribuiu para que este livro se tornasse a perfeição que é, a capa é super fofa, a diagramação é simples e com uma revisão impecável, a única coisa que eu não gostei foi a mudança no titulo, a editora poderia ter deixado o original, "Adorkable".
Enfim, nem preciso dizer que super recomendo o livro, para todos, seja adolescente, adulto, velhinho, nerd, dork ... o que for. Uma leitura prazerosa, rápida e leve. Sarra Manning encontrou a formula perfeita para prender o leitor.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2013/11/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

Potterish 21/11/2013

Viva seu lado dork.
Os adoráveis, de Sarra Mannig

Jeane Smith não é uma pessoa fácil. Mas quem disse que ser contra uma sociedade careta, consumista e sem estilo seria moleza? Foi por isso que ela criou a Adorkable, mais que uma marca, é um estilo de vida. Apenas aquelas pessoas independentes, com pensamento próprio, que não tem medo de serem quem realmente são e que ainda adoram vídeos de filhotes fazendo coisas engraças, são consideradas dorks. Os outros são darks.
Mas, para infelicidade de Jeane, os darks são a maioria em qualquer lugar, exceto no seu twitter com milhares de seguidores. Na escola não seria diferente, ainda mais quando ela é frequentada por um garoto como Michael Lee. Michael é do tipo que agrada as garotas (principalmente), aos nerds, aos esportistas, aos punks e a todos os outros grupos sociais que você conseguir imaginar, usa roupas de lojas caras, anda de carro, vive com os pais e namora uma patricinha. Jeane é o oposto, com seus cabelos cinza, suas roupas espalhafatosas de brechó, seu jeito briguenta e viciada em doces Haribo, ela não agrada a absolutamente ninguém, muito menos seu namorado, Barney, que se engraçou por Scarlett, namorada de Michael.

“Você pode pensar que eu sou uma solitária aberração esquisita, mas pelo menos não tenho medo de ser quem sou.”

Agora sim, o descolado e a estranha teriam algo em comum: entraram para o grupo dos “ex”. Se bem que, no fundo, ambos não estavam satisfeitos com seus parceiros. Barney era tão “travado” que não avançava além do selinho. Scarlett era muito igual às outras garotas. Eles queriam algo diferente e, antes mesmo de procurarem, se encontraram entre os insultos e discussões afiadas que Jeane sempre iniciava em qualquer conversa. E o clichê acontece, mais uma vez a teoria da atração entre os opostos é confirmada. Michael e Jeane embarcam numa relação maluca que envolve divergências de opiniões, um pouquinho de ódio, muitos beijos e algo mais.

“O primeiro beijo foi um acaso. O segundo beijo foi, obviamente, só para ver se o primeiro beijo realmente tinha sido um acaso. Mas não havia desculpas para os beijos que vieram depois disso.”

Mas eles sabiam que tudo isso não duraria muito tempo, estava destinado a acabar desde o início. Na verdade, não devia nem ter começado. E era melhor que tivesse logo um fim, antes que toda a escola soubesse que Michael Lee e Jeane Smith estavam juntos. E, sobretudo, era melhor acabar antes que um sentimento mais forte surgisse entre as diferenças.

“Nós não correspondíamos, não éramos adequados e não andávamos juntos.”

“Os adoráveis” não é um romance meloso, mesmo que de início pareça. O humor sarcástico e a personalidade forte da protagonista são a grande sacada da trama. Jeane é a representação em exagero daqueles que se recusam a consumir os estereótipos impostos pela sociedade, que prefere expor seu verdadeiro eu, mesmo diante dos preconceitos, e percebe que ser como os outros desejam não é a melhor saída. Nesse livro, assim como em muitos outros que já li, os capítulos são alternados entre os dois protagonistas, nesse caso Jeane e Michael, o que é um ponto bastante positivo, pois uma mesma cena é interpretada de maneiras diferentes. É ai que eu percebo a genialidade da autora de, num só livro, retratar o universo interior de dois personagens tão distintos. Realmente, é um ótimo livro.

Resenhado por [Rafael Duarte]

384 páginas, Editora Novo Conceito, publicado em 2013.
*Título Original: Adorkable.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/11/resenha-viva-seu-lado-dork/

Faby Dallas 04/10/2013

Lançamento da Novo Conceito no blog Adoro Romances de Aracaju
"Nota Pessoal"

Eu ganhei esse livro em um evento da Novo Conceito na bienal do livro do Rio, e lá mesmo comecei a ler, demorei pra terminar, pois acabei pegando outro que era de leitura urgente e assim vai, mas quando me empolguei com a história fui longe e em apenas dois dias terminei o livro.

No geral eu gostei, a autora nos apresenta uma mocinha totalmente fora dos nossos “padrões” e tenho certeza que o intuito era justamente esse, unir os opostos, por quê? Simples a Jeane é totalmente ELA... Não se importa com as opiniões sobre seu jeito de se vestir, seu cabelo, seus hábitos, ela é a criadora do jeito Adorkable de ser, seu blog é muito famoso, bem como ela mesma, que é convidada para palestrar sobre o jeito jovem de ser que tem e como ele mudará o mundo (srsrs) confesso que ela me surpreendeu com seu jeito maduro de ser apensar de ter apenas 17 anos, morar sozinha e ser muito só, pois não tem a presença dos pais (ela na verdade quer passar o mais longe possível deles e com toda a razão).

E o mocinho (uau!!!) Michael Lee (amei o nome dele) é o garoto mais popular da escola, mas lindo, capitão do time de futebol e super inteligente e super, mas super certinho (também amo os certinhos) ele é muito centrado e não entende o jeito “louco” de a Jeane viver e se comportar com as pessoas, afinal apenas um olhar faz muitas pessoas na escola em que é praticamente odiada por todos, chorar e o poder de oratória da garota é incrível gente, ela tem o “dom” da palavra.

Michael e Jeane agora tem algo em comum (difícil de acreditar, mas é verdade) seus respectivos namorados estão apaixonados, imagine o choque e ambos não sabem bem com tratar essa situação, até que Jeane com seu jeito “não tenho tempo pra esse monte de besteiras” coloca tudo em seu devido lugar o que acarreta em deixar Michael Lee sem sua namorada o que ele toma com ofensa pessoal e daí eles começam um relacionamento todo conturbado com a intrépida Jeane e o garoto mega popular, Michael passa a tentar entender porquê a Jane é assim e o por que dela ser tão famosa, afinal ele acha tudo o que ela acredita uma grande besteira, mas aos irem se relacionando (e acontece tipo aquelas atrações fatais *kkkk*) ambos acabam descobrindo no outro algo que estavam procurando há muito tempo.

A Jeane é muito descolada para algumas coisas e muito boba em outras, a forma como ela exclui todos é uma delas, afinal uma pessoa não precisa deixar de ter amigos reais – amigos do twitter que ela é viciada não conta – para ter a sua própria identidade, já Michael Lee (perceberam que amo escrever o nome dele completo) é certinho demais, estava precisando de uma Jeane para dar um UP! Em sua vida regrada e dominada por seus pais.

No caminho do descobrir um ao outro eles acabam tendo um namoro secreto, já que eles não queriam que todos na escola soubessem que estavam juntos (ainda não entendo o porquê, além da loucura da Jeane e a vergonha do Michael em ser visto com uma garota de cabelos “pêssego”) e a relação só esquenta até que acontece o inevitável... (não vou contar o que é, mas sei que vocês sabem... kkkk)...

Leia o post completo no Blog Adoro Romances de Aracaju

site: http://adororomancesdearacaju.blogspot.com/2013/10/os-adoraveis-sarra-manning-novo-conceito.html