Os Adoráveis

Os Adoráveis Sarra Manning

Resenhas - Os Adoráveis

Helana O'hara 15/10/2013

Os Adoráveis (Nem tanto), Sarra Manning
A capa do livro Os Adoráveis, mostra uma menina de cabelo laranja, Jeane e um rapaz com traços orientais, Michael. Que nos deixa bem claro que os jovens tem alguma relação. É uma capa bem divertida com desenhos na frente e um rabisco de corações.
A diagramação é simples, não existe nada no livro que chame atenção. Os capítulos são divididos por números, com um detalhe sútil de rabiscos, nada mais.

Em Os Adoráveis, somos apresentados à Jeane, uma garota de 17 anos famosa na internet pelo seu blog Adorkable, onde ela fala do seu estilo de vida. Tornou-se tão importante que sempre é convidada para reuniões, palestrar… Porém a vida de Jeane não é um mar de rosas, fora do mundo online, ela é uma adolescente como qualquer outra. Estuda, sofre com seu estilo único de ser, tem problemas.
Mas o problema maior é que Jeane não é bem vista na escola, as pessoas a tacham de antipática e ela ainda parece fazer questão de ter esse título.
Os adoráveis_03
Seu único amigo Barney parece que está com os dias contados com ela, depois que começou a se interessar pela namorada do boa pinta e popular da escola Michael, já ele por sua vez se vê obrigado a falar com Jeane e saber o que rola entre Barney e sua namorada Scarlett.
Desde que se aproximaram Jeane e Michael não conseguem mais largar um ao outro.
Bem, é difícil escrever uma resenha de um livro que você não curtiu muito. Confesso para vocês que o primeiro dia da leitura foi difícil passar da página 50 e com muito, muito esforço segui em frente.
Os Adoráveis era para ser um livro divertido, mas em meus olhos ele foi maçante, cansativo a cada página que virava.
Creio que autora enrolou muito em vários aspectos do livro.

Um dos fatos que me cansou foi a falta de personagens secundários. Cada capítulo era contado do ponto de vista de Jeane ou Michael e o leitor apenas lê o que aconteceu com eles o tempo todo.
Barney e Scarlett que foram o estopim da aproximação dos protagonistas simplesmente somem na história. E isso acontece já bem no começo do livro.
Uma pena, uma pena mesmo – penso que um livro se faz de boa história, bons protagonistas e personagens secundários bons e isso faltou.
Jeane também não me conquistou nenhum pouco. Uma protagonista que tinha tudo para ser super, me decepcionou.
Os adoráveis_04
No geral, Os Adoráveis, é um livro meio sem graça. Admiro muito aqueles que curtiram o livro e espero que as cinco estrelas que muitos deram para ele, realmente foi porque curtiram.
O livro leva três estrelas pelo final, apenas!
Não vou deixar indicação dele, apenas quero que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.

Tribo do Livro 23/11/2013

Resenha de Paloma Oliveira

“Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.”

Posso ser sucinta? Resume-se em amor!

Estou adorando escrever minha coluna porque todo mês tenho surpresas incríveis! Eu achei que Os adoráveis seria mais um livro adolescente de mimimi, mas Jeane é tão inteligente e sarcástica – tão eu... rs – que mudei de ideia na página 15. Ela consegue ter a personalidade inconstante que só adolescentes possuem e o Michael é a representação generalizada da adolescência: querer a perfeição. Sério, ele é um príncipe...
Jeane e Michael são a grande definição de yin yang e essa questão também me surpreendeu porque geralmente, romances adolescentes tendem a descrever o casal com aquela complementação transcendental, indescritível e inexplicável, onde ela é o sonho dele e ele é o sonho dela. Aquela baboseira de príncipes e princesas. Só que a vida não é assim. E é na adolescência que descobrimos que nem tudo é do jeito que a gente sonha.
O que é um dos grandes problemas da geração a qual pertenço. Estamos tão acostumados a termos tudo em nossas mãos em questão de segundos e bem, nossos pais costumam dar tudo à nossa mão para que não haja sofrimento, que acabamos não tendo nenhum tipo de segurança emocional. Com qualquer tombinho, desabamos.
Eu acho que nunca tiveram na história da humanidade, tantos jovens divididos em grupos tão diferentes como agora. Têm os swagers, hipsters, alguns restos de emos e coloridos, nerds e geeks que, surpreendentemente, são a mesma coisa, só que não. E apesar da juventude estar mais dividida em tribos do que o território africano, ainda assim, somos todos iguais e temos os mesmos problemas.
Eu fiquei com um pouco de medo lendo Os adoráveis porque realmente achei que Sarra Manning estava me espionando. E quando eu digo que Jeane possui toda minha personalidade, não estou falando só de suas respostas ácidas e seu mau-humor constante, mas também da sua magnífica opinião sobre a geração y, aquela cuja qual – infelizmente ou não – pertenço.
E foi incrível porque eu vivo confinada em uma sala da minha escola, em meu bairro, nesse país com problemas políticos críticos. E uma autora londrina conseguiu apresentar todos os jovens da minha sala, do meu bairro, da minha cidade, em escala mundial!
“Mas você é apenas um grande peixe mudo nadando na porcaria de uma piscininha, mas a piscininha vai ficar maior e maior, e você vai ficar menor e menor, até que você será apenas um peixinho de aquário, e enquanto você estiver estabelecendo na mediocridade de sua vidinha miserável e confinada, eu serei senhora de mim mesma. Você pode pensar que sou uma solitária aberração esquisita, mas pelo menos não tenho medo de quem sou.”
O Casal Jeane e Michael não é nada normal. Não tem nada de ficarem juntos o tempo todo, de se tornarem uma dependência ambulante que faz com que esqueçam da própria vida. Não tem nada de declarações avassaladoras e intensas que apresentaram nos livros anteriores. Porque os livros anteriores são antigos e não sabem como é o relacionamento adolescente atualmente.
E apesar de todos esses conflitos que tinham tudo para terminar sendo um livro enjoativo de drama adolescente, ou um simples manifesto contra e à favor da minha geração, é um livro super gostoso de ler. Por vezes, eu me peguei irritada por interromperem minha leitura, mesmo que o livro não estivesse tão bom. Mas o livro é todo bom, até mesmo nas aulas de banco de dados dele e economia e negócios dela. Foi um dos poucos livros em que eu gostaria de me trancar em um quarto para terminar de lê-lo em menos de 24 horas.
Cinco estrelas.
Eu dei quatro estrelas por um romance adolescente inconstante, mas apaixonante e dei cinco pela definição política mais extraordinária que já li. Em alguns momentos, acho que Sarra usou o romance jovem para chamar atenção porque esse livro é para tapear a cara de qualquer jovenzinho besta enfornado no quarto chorando pelo seu ídolo medíocre. Ao mesmo tempo em que ela critica, ela dá esperança, porque querendo ou não, ainda podemos mudar o mundo.

site: http://www.tribodolivro.com/2013/11/coluna-da-paloma-os-adoraveis.html#more

Potterish 21/11/2013

Viva seu lado dork.
Os adoráveis, de Sarra Mannig

Jeane Smith não é uma pessoa fácil. Mas quem disse que ser contra uma sociedade careta, consumista e sem estilo seria moleza? Foi por isso que ela criou a Adorkable, mais que uma marca, é um estilo de vida. Apenas aquelas pessoas independentes, com pensamento próprio, que não tem medo de serem quem realmente são e que ainda adoram vídeos de filhotes fazendo coisas engraças, são consideradas dorks. Os outros são darks.
Mas, para infelicidade de Jeane, os darks são a maioria em qualquer lugar, exceto no seu twitter com milhares de seguidores. Na escola não seria diferente, ainda mais quando ela é frequentada por um garoto como Michael Lee. Michael é do tipo que agrada as garotas (principalmente), aos nerds, aos esportistas, aos punks e a todos os outros grupos sociais que você conseguir imaginar, usa roupas de lojas caras, anda de carro, vive com os pais e namora uma patricinha. Jeane é o oposto, com seus cabelos cinza, suas roupas espalhafatosas de brechó, seu jeito briguenta e viciada em doces Haribo, ela não agrada a absolutamente ninguém, muito menos seu namorado, Barney, que se engraçou por Scarlett, namorada de Michael.

“Você pode pensar que eu sou uma solitária aberração esquisita, mas pelo menos não tenho medo de ser quem sou.”

Agora sim, o descolado e a estranha teriam algo em comum: entraram para o grupo dos “ex”. Se bem que, no fundo, ambos não estavam satisfeitos com seus parceiros. Barney era tão “travado” que não avançava além do selinho. Scarlett era muito igual às outras garotas. Eles queriam algo diferente e, antes mesmo de procurarem, se encontraram entre os insultos e discussões afiadas que Jeane sempre iniciava em qualquer conversa. E o clichê acontece, mais uma vez a teoria da atração entre os opostos é confirmada. Michael e Jeane embarcam numa relação maluca que envolve divergências de opiniões, um pouquinho de ódio, muitos beijos e algo mais.

“O primeiro beijo foi um acaso. O segundo beijo foi, obviamente, só para ver se o primeiro beijo realmente tinha sido um acaso. Mas não havia desculpas para os beijos que vieram depois disso.”

Mas eles sabiam que tudo isso não duraria muito tempo, estava destinado a acabar desde o início. Na verdade, não devia nem ter começado. E era melhor que tivesse logo um fim, antes que toda a escola soubesse que Michael Lee e Jeane Smith estavam juntos. E, sobretudo, era melhor acabar antes que um sentimento mais forte surgisse entre as diferenças.

“Nós não correspondíamos, não éramos adequados e não andávamos juntos.”

“Os adoráveis” não é um romance meloso, mesmo que de início pareça. O humor sarcástico e a personalidade forte da protagonista são a grande sacada da trama. Jeane é a representação em exagero daqueles que se recusam a consumir os estereótipos impostos pela sociedade, que prefere expor seu verdadeiro eu, mesmo diante dos preconceitos, e percebe que ser como os outros desejam não é a melhor saída. Nesse livro, assim como em muitos outros que já li, os capítulos são alternados entre os dois protagonistas, nesse caso Jeane e Michael, o que é um ponto bastante positivo, pois uma mesma cena é interpretada de maneiras diferentes. É ai que eu percebo a genialidade da autora de, num só livro, retratar o universo interior de dois personagens tão distintos. Realmente, é um ótimo livro.

Resenhado por [Rafael Duarte]

384 páginas, Editora Novo Conceito, publicado em 2013.
*Título Original: Adorkable.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/11/resenha-viva-seu-lado-dork/

Geeh 15/11/2013

Nem sei bem o que falar sobre este livro, sabe aquele tipo de livro que você adora, do inicio ao fim? ou melhor, sabe aquele personagem que você se identifica logo nas primeiras paginas? Pois então, esse foi o caso de "Os adoráveis".
Primeiro de tudo, você sabe o que é um Dork? Eu não sabia; conhecia os geeks,os nerds, mas dos Dorks eu nunca tinha ouvido falar até ler este livro, e como o significado não é explicitamente explicado eu resolvi dar um procurada para saber a definição.

Segundo o google:
" Os Dorks não tendem a criar novas relações sociais, por simplesmente não ter interesse, suas piadas geralmente são sobre temas técnicos, fictícios e do tipo tradicional, tendem a falar formalmente. Dorks geralmente são fanáticos em games e em sua estrutura e história, então tendem a formar comunidades entre seus companheiros, muitas vezes baseadas em uma estrutura fictícia, tipicamente com temas Medievais ou Sci-Fi. Sendo que nessas comunidades não existe inclusão dos "não Dorks". Dork descreve alguém que é estranho, peculiar ou se veste muito estranhamente. "

Tendo essa definição em mente, você pode ter ideia de como Jeane Smith é, uma adolescente de 17 anos, peculiar, mandona, sarcástica e extremamente inteligente.
No mundo real, Jeane não tem amigos, apenas Barney, que é também seu namorado. Ela compra suas roupas em brechós e usa todas as cores possíveis (de preferencia todas elas juntas) e também adora pintar o cabelo de cores extravagantes. Ela também não possui calças jeans em seu guarda-roupa, e abomina todas as marcas de grife, e qualquer grande cadeia de lojas que segundo ela, "utilizem mão de obra escrava".
Ela é uma Dork assumida, e passa a maior parte de seu tempo conectada a internet, atualizando o "Adorkable", um blog sobre estilo de vida que Jeane criou para compartilhar o seu gosto peculiar. Só que o que era para ser apenas diversão e uma forma de desabafo, acabou por se tornar a fonte de renda de Jeane, que agora é uma blogueira conhecida, que já ganhou até prêmios por isso, e que frequentemente é convidada a ser palestrante em conferencias sobre o assunto. Ela também é viciada no twitter, possui mais de 1 milhão de seguidores e não consegue passar muito tempo sem tuitar.

"Mordi a minha lingua e não disse nada que fosse realmente duro. Geralmente eu falava primeiro, tuitava depois e pensava por ultimo."

Apesar da pouca idade, Jeane mora sozinha, e não tem um bom relacionamento com os pais, que são separados. Já sua irmã, com quem dividia o apartamento, conseguiu uma bolsa de estudos e foi obrigada a mudar de cidade. Mas isso não é um problema para Jeane, que praticamente sobrevive apenas a base de balas de goma e pizza.
Na escola, Jeane é totalmente antissocial, e não perde a oportunidade de uma boa discussão com os professores, ou de entrar em debate acalorado com seus colegas de classe, debates em que ela sempre consegue dar a ultima palavra e fazer valer o seu ponto de vista.
Mas as coisas fogem um pouco do seu controle quando ela começa a desconfiar de que seu melhor amigo/ namorado esta interessado em Scarlett, uma patricinha sem cérebro que ele é monitor de matemática e que namora o garoto mais cobiçado da escola, Michael Lee.

Michael Lee é o tipo de garoto perfeito. Excelente aluno, esportista, faz parte de todos os tipo de clubes possíveis e faz todas as garotas da escola suspirarem por ele quando passa pelos corredores da escola com suas roupas de marca e seu cabelo moicano. Nem preciso dizer que Jeane o abomina e não somente pelo fato de ele sem um anti-dork "brega".
Quando o caso de Scarlett e Barney vem átona, com um empurrãozinho da própria Jeane, que a aconselha a buscar sua felicidade. Michael fica indignado com Jeane por ter se intrometido em sua vida, e induzido a garota a terminar o namoro, e em uma discussão acalorada, ele acidentalmente acaba a derrubando de sua bicicleta, e ela torce o tornozelo.
E é depois desse incidente, e por mais improvável que possa parecer, que eles começam a passar algum tempo juntos. E o que era antipatia, se torna amassos e beijos escondidos durante os intervalos das aulas. Mas apenas escondido, pois ambos têm vergonha de assumir o envolvimento para os seus amigos.

"Você estourou seu tornozelo, e onde estavam todos os seus seguidores do twitter, então? Será que eles correram atrás de cachos de uvas e ibuoprofeno? E eles saem com você quando você esta na escola ou você tem que se esconder sozinha em um pequeno esconderijo onde possa fazer tricô e agir como uma solitária aberração esquisita?"

Gente, eu simplesmente amei este livro!! Ele é fantástico, a historia é envolvente e a narrativa super leve, com termos bem atuais, incluindo cultura pop. Mas o que realmente me fez gostar da historia é o fato de que eu super me identifiquei com a Jeane a sua Dorkiedade, me vi em meus tempos de ensino médio ,quando eu adorava garimpar minhas roupas em brechós, me vestia super estranha e quase não tinha amigos, a unica diferença é que naquela época eu ainda não era blogueira e minhas cores eram o preto e o branco mesmo. O mais incrível é que eu passei até mesmo pela situação que ela passa com o Michael, quando ele assume que sente vergonha dela. Mas devaneios de uma Dork recém descoberta aparte, este livro é uma leitura indispensável, pois é repleto de diálogos inteligentes e bem humorados, apesar do humor negro da Jeane.
Jeane Smith é uma personagem super complexa, e com uma bagagem emocional imensa, coisa que a autora trabalhou de forma impecável, trazendo temas do cotidiano adolescente e os abordando com maestria.
Outro ponto fantástico deste livro é a forma como a autora desenvolveu a vida sexual dos personagens, sem tentar esconder ou ignorar este assunto, já que adolescente de 17,18 anos, hoje em dia, já tem sim uma vida sexual ativa. Ela introduziu este tema de forma simples, sem neuras, exatamente como ele deveria ser abordado por todos.
Os capítulos são narrados alternando o ponto de vista de Jeane e Michael, o que inicialmente é bem confuso, já que não é especificado e normalmente é uma outra visão da mesma cena.
Olha, sinceramente, eu achei a Jeane incrível, ela é engraçada, inteligente, sarcástica, animada, confiante... Nossa, ela é fantástica, fim. Já Michael, ele é o tipo de personagem que te faz ter vontade de entrar no livro, só para dar uns tapas na cara dele e mandar crescer. Eles formam o casal mais improvável e desajustado da historia da literatura, mas quando estão juntos, é impossível não torcer.

"- Eles bebem. Confundem sexo com intimidade. Definitivamente, não poderiam dizer as capitais de mais de cinco países. E realmente acreditam que Justin Bieber é o Segundo Messias.-Apenas 50 % da Geração Y possui mais de dois livros e, sim, eles ouvem música, mais baixam da internet porque o conteúdo é gratuito, claro. Querer, tomar, ter, esse é o seu grito de guerra.-Senhoras e senhores, esta é a minha geração, e a minha geração esta totalmente estragada.-Minha geração foi construída não por seus verdadeiros pais, mas por Sex and the City e por Big Brother."

Este é um livro que aborda temas do cotidiano da vida de um adolescente, provavelmente vai agradar mais aos leitores de 15 a 18 anos, mas eu tenho 22 e fiquei apaixonada, é uma leitura garantida para dar boas gargalhadas, já que os personagens são extremamente reais, principalmente em seus defeitos, e super bem construidos, e a trama não se desenvolve apenas em torno do casal de protagonistas, vários outros personagens são incluídos.
O trabalho da editora também foi fantástico e contribuiu para que este livro se tornasse a perfeição que é, a capa é super fofa, a diagramação é simples e com uma revisão impecável, a única coisa que eu não gostei foi a mudança no titulo, a editora poderia ter deixado o original, "Adorkable".
Enfim, nem preciso dizer que super recomendo o livro, para todos, seja adolescente, adulto, velhinho, nerd, dork ... o que for. Uma leitura prazerosa, rápida e leve. Sarra Manning encontrou a formula perfeita para prender o leitor.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2013/11/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

dani 14/11/2013

Os Adoráveis – Sarra Manning
Minha trajetória de leitura com Os Adoráveis foi um pouco tumultuada, com momentos de altos e baixos, algumas crispadas de nariz, resmungos e passagens que me prenderam e percebi que na verdade minha grande dificuldade foi gerada pela falta de empatia com a história e os personagens não tanto pela narrativa.
Em Os Adoráveis conhecemos a vida de Jeane, uma adolescente de 17 anos que possui um estilo próprio de vida, de roupas e de atitude e que possui um blog chamado Adorkable que propaga suas crenças e seu estilo de vida além de vários seguidores no twitter. Michael é a representação do adolescente perfeitos das histórias de adolescentes, capitão do time de futebol, presidente de agremiação, bonzinho e mais um bando de qualidades, porém nenhuma que realmente agradasse a Jeane, mas devido a um infortúnio que ocorre com os ex dos dois eles vêm suas vidas se cruzarem mais do que gostariam ou aceitariam.
Assumo que minhas caras feias se deram logo no início do livro por não conseguir me conectar com Jeane, entendi seu estilo de vida e seus protestos mas simplesmente não consegui me conectar com ela. Jeane se veste de forma chamativa e aleatória a qualquer estipulação da moda, usa roupas extravagantes de brechó e que combinem com seu cabelo (que ela muda de cor ocasionalmente) ela é anti-capitalismo, solitária e de ideais próprios que defende com ardor. Mas tudo isso mostra o quanto Jeane talvez tenha mais falhas em sua vida pessoal que poderia admitir. A postura toda “menino-certinho” de Michael também não me conquistou, na verdade, assim como Jeane, essa postura me irritou.
Apesar dos comentários anteriores tenho que dizer que a história entre os dois foi bem construída pela autora, eles ainda possuem a confusão adolescente e toda a gama de emoções e sentimentos, os dois não são excessivamente maduros para suas idades (o que é bem mais realista) e ainda estão entre a adolescência e o início da fase adulta, então a autora trabalhou bem com esses aspectos, intercalando momentos de confusão, discussão e interação enquanto ambos tentam conhecer um ao outro e acima disso, se conhecer.
As partes que mais me prenderam e que me diverti muito foram as interações pela internet, a autora transcreve os twetts e as postagens do blog e isso realmente me ganhou por ficar bem real e a narrativa ficar mais ágil e introduzir o leitor no ambiente virtual descrito.
Não vou dizer que o livro é ruim ou fazer uma critica negativa, simplesmente percebi que esse não é um livro para mim (nem seria um livro para minha versão adolescente) mas entendo que muitas pessoas irão se identificar e adorar o livro.

site: http://olhosderessaca25.blogspot.com.br/2013/11/livro-os-adoraveis-sarra-manning.html

Paloma Viricio 09/11/2013

Como podemos ser adoráveis?
Por Paloma Viricio

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito bom)

Visão Geral
“Jeane Smith veio em minha direção com outra roupa de fazer os olhos doerem, vestindo coisas que não combinavam e meia-calça alaranjada. Por que alguém pensaria que é uma boa ideia criar e vender meias alaranjadas, e por que Jeane achou que seria uma boa ideia comprá-las?” P.83. Essa é a descrição de Michael Lee sobre Jeane. Uma menina nada simples, nada normal, louca por balas Haribo, mas que busca crescer, descobrir quais os verdadeiros caminhos de sua identidade pessoal e estilo de vida que melhor possa lhe representar.
(...)
Os adoráveis é um livro que inicialmente pode parecer apenas uma trama envolvendo adolescentes e problemas corriqueiros dessa faixa etária, mas com o desenrolar da estória o leitor é presenteado com personagens envolventes, não conseguindo parar de ler um só minuto. Os personagens são tão humanos, mas tão humanos que muitas vezes o receptor da estória pode sentir-se um intruso na vida destes. Sarra Manning conseguiu criar pessoas, vidas e lições inesperadas, por isso, os adoráveis torna-se um livro surpreendente, inovador, diferente de tudo o que você já leu por ai. “Michael mal tinha me tocado durante toda a noite, mas assim que vestiu sua jaqueta de couro, ele pegou minha mão e ela se encaixou na sua como se pertencesse àquele lugar. Mais uma vez, muito bizarro, mas meio legal. Minhas mãos estavam frias, mas as dele estavam quentes, e eu havia esquecido minhas luvas, de modo que aquilo funcionou muito bem”p.175.

Confira resenha completa em:

site: http://palomaviricio.blogspot.com.br/2013/11/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

PseudoEstante 09/11/2013

Você sabe o que é ser um Dork?? Bom, eu também não sabia até ler "Os Adoráveis" e sair procurando sobre isso na internet. Aqui vai uma curta definição sobre isso (fonte):

"Os Dorks são pessoas que exercem atividade intelectual em excesso, isto é, pessoas que gostam muito de estudar e de se informar sobre tudo. Fazem o que gostam, da maneira como gostam e se vestem de um jeito bem diferente do convencional.
Um grupo de pessoas que não tende a buscar novas relações sociais, mas que também não se importa com o que os outros pensam sobre isso."

Jeane Smith é isso tudo e muuito mais! Ela tem 17 anos e é uma Dork totalmente assumida, que veste roupas extravagantes compradas em brechós, que troca a cor do cabelo como quem troca de sapato e tem até um blog sobre o seu estilo de vida. Sim, a nossa protagonista é uma blogueira famosa, que tem milhões de seguidores no Twitter e que fez do seu site uma marca, a Adorkable!

Só que a Jeane é muito mais excêntrica (leia-se esquisita) do que isso. Além de parecer que ela é ligada na tomada de 220V, ela é sarcástica o tempo inteiro, adora uma discussão acalorada sobre assuntos polêmicos, é totalmente anti social na escola, é independente e se alimenta de balas no almoço. Isso tudo a configura como uma pessoa totalmente oposta ao seu namorado Barney, que é um nerdzão meio banana que, na verdade, já está de olho em outra menina...

Esta menina é Scarlett, uma patricinha meio sem sal (e sem cérebro, aliás) que namora o garoto super popular do colégio, Michael Lee. Ele é bem gatinho e inteligente, mas é certinho e mauricinho demais! E adivinhe só o que está rolando aqui? Scarlett anda trocando olhares com Barney... Na CARA de Michael. Aí ele resolve procurar Jeane, a pessoa que ele sempre ignorou por completo, para que ela dê um jeito de segurar o próprio namorado. Mas é claro que ela não liga para toda essa besteira e finge que nada está acontecendo.

Só que, depois de um tempo nesse "A ama B que ama C", Jeane resolve finalmente que vai dar um jeito nessa situação. Até porque Michael ~chato~ Lee não para de pegar no pé dela, cobrando uma solução! Apesar disso, por trás da fachada de se fazer de inimigo, Michael começou a seguir Jeane no Twitter anonimamente e anda batendo bastante papo com ela... #estranho

Agora vem a melhor parte deste rolo: Jeane, cansada de estar com uma pessoa que nitidamente não gosta dela, resolve dar uma forcinha para Barney e Scarlett (que também já não gosta de Michael). Só que ela faz com que Scar dê um belo pé na bunda de Michael e deixa o cara completamente descontrolado! Ele fica tão louco que vai discutir com ela e acaba derrubando-a de sua bicicleta, de uma forma meio sem querer querendo sabe? É depois disso que eles se aproximam cada vez mais até que um dia... rola um beijo. E depois rola mais outro, e outro, e muitos outros!

Ai gente, eu simplesmente AMEI este livro! Ele é tão cheio de quotes e diálogos inteligentes, bem humorados e sarcásticos, tipo, o tempo todo! E esse "tipo" que eu usei é o clima da escrita. A autora escreve muito bem, de uma forma voltada para os adolescentes e com uma linguagem muito apropriada para leitores numa faixa de 15 a 18 anos. Mas pense que eu tenho 21 e mesmo assim curti muito a história!

Devo admitir que mesmo a Jeane sendo maluca de vez em quando, ela é sensacional e merece um post só para ela! E ela faz um casal tãão adverso com o Michael que se torna engraçado! O livro é baseado em capítulos alternados contados em primeira pessoa, ora por Jeane, ora por Michael. Isso nos permite ver os dois pontos de vista de uma mesma situação, e eu AMO ter esse controle!

Os temas abordados e as situações vividas pelos protagonistas são muito bem escolhidos e explorados, de forma que nada fica mal explicado ou pela metade. O livro tem começo, meio e fim muito bem estruturados. Falando em fim, juro que fiquei triste quando terminei a última folha! :( Já tinha me acostumado a rir horrores com as maluquices da Jeane, que acabava carregando o Michael e causando uma calamidade algumas vezes.

Se você quiser se divertir bastante com um romance meio às avessas, eu te indico "Os Adoráveis". Tenho certeza que você vai se apaixonar por Jeane, Michael, pelo casal, suas discussões constantes e seus perrengues pessoais /familiares. Só cuidado para não ser influenciado a ir para o lado Dork da força... :)

site: http://pseudoestante.blogspot.com.br/2013/10/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

Nica 06/11/2013

Extremamente ADORKABLE
Só por ter uma blogueira como personagem principal, Os Adoráveis já havia conquistado a minha atenção. Imaginem a minha felicidade quando, apesar das quase 400 páginas, eu o li super rapidinho, me divertindo com Jeane e cia ilimitada? Aliás, eu cheguei até a desejar que essa personagem fosse real. Eu adoraria tê-la como amiga! hehe

Jeane é uma menina excêntrica, que foge dos paradigmas impostos pela sociedade e que, por conta disso, não é muito aceita em sua escola. Ela é única. Ela não liga para o que os outros pensam a respeito dela, tem a boca grande, ou seja, fala o que vem à sua cabeça, sem medir suas palavras e a repercussão das mesmas. O que pode causar com que algumas pessoas não gostem dela, que a achem metida ou cheia de si. Mas eu a achei demais. Uma personagem como há tempos não via, com caráter e personalidade bem fortes e bem definidos.Uma personagem extremamente interessante de acompanhar e de ver crescer ao longo da história.

Como eu disse no começo da resenha, Jeane é uma blogueira super famosa na internet. Seguida por muitos em seu Twitter e blog, aparentemente, ela tem tudo: amigos e sucesso. A jovem adolescente está longe de ser como os da sua idade, parece mais adulta que muito adulto por aí. Porém, há algo escondido por detrás dessa figura confiante e colorida que a mesma mostra ser para os outros.

Morando sozinha, com a supervisão à distância de sua irmã mais velha e seus pais, Jeane parece ter a vida que todo adolescente na idade dela sonhou... Mas, nem tudo são flores e a menina percebe que tem algo faltando em sua vida...

Para completar e complementar esse romance, Sarra Manning não poderia unir duas pessoas mais improváveis: Jeane, a dork da escola e da internet, e Michael Lee, o Deus grego adolescente e a antítese perfeita para a menina. Sabe aquelas pessoas que, à primeira vista, não têm nada em comum? São esses dois. Completamente diferentes, eles acabam tendo seus caminhos cruzados ao terem seus relacionamentos rompidos.

- Precisamos conversar - Michael Lee me disse de um jeito firme quando saí do provador improvisado no bazar de usados da St. Jude, que era feito de quatro cortinas de trilhos dispostas em um quadrado, diante de um espelho embaçado.
Eu não disse nada. Só olhei para seu reflexo, porque ele era Michael Lee. Michael Lee!

A tensão está no ar, uma vez que Michael foi trocado por Barney, então namorado sem química nenhuma de Jeane; e Jeane foi trocada por Scarlett, então namorada sem cérebro ou conteúdo de Lee. Em uma de suas discussões, ambos tentando entender como puderam ser trocados, as coisas chegam a um nível inesperado e, até então, improvável: eles se beijam em uma explosão que nenhum dos dois esperava poder sentir.

Agora, Michael e Jeane têm que tentar entender seus sentimentos, mas ainda se escondendo, sem admitir o magnetismo, a faísca que rola entre eles na frente dos outros – muitas vezes negando a si mesmos essa química toda, fingindo que nada está, de fato, acontecendo. Eles implicam um com o outro, se beijam, brigam, depois se amassam. O caminho para a descoberta do amor é lindo e, ao mesmo tempo, doloroso. Eles precisam assumir quem são, deixar as máscaras que vestem para trás, deixar o sentimento fluir.

Jeane e Michael são personagens opostas e por isso mesmo eu achei a fórmula perfeita: ele, um jovem ambicioso, popular, e com uma família que demanda que ele seja “perfeitinho” e exemplar; ela, uma menina mandona e muito sarcástica. O amor entre eles é assustadoramente bonito e sexy.

Eles não têm medo de ser quem são...

O livro é narrado a partir de suas perspectivas alternadas, o que nos dá a chance de conhecer e se apaixonar por Michael Lee, assim como por Jeane. Ambos estão no Twitter e têm conversas maravilhosas, sem saber quem eles realmente são e acrescentando um fator de entretenimento adicional à história.

Os Adoráveis tem uma coleção de personagens notáveis ​​e coloridas para alegrar o seu dia. Muitos componentes compõe a história, tornando-a dinâmica e multifacetada . Os Adoráveis é muito fofo, super agradável e exatamente a mistura perfeita de tudo que um livro excelente deve ter.

Resenha postada no blog Drafts da Nica - PROIBIDA a cópia parcial ou integral

site: http://www.nicasdrafts.com.br/2013/11/resenha-os-adoraveis-sarra-manning.html

Dose Literária 04/11/2013

Os entedi... ops! Adoráveis...
Quando vi a sinopse desse lançamento da Ed. Novo Conceito, aliada a esses cabelos coloridos da capa, confesso que minha curiosidade ficou aguçada. A premissa me pareceu interessante e Eni enviou o livro para que eu lesse. Mas, [in]felizmente a leitura [que apesar de tudo foi feita em duas noites apenas] NÃO me agradou. Talvez pela personagem, que eu acreditei ser uma coisa, e se revelou outra completamente diferente do que eu supunha, ou se eu esperava que a história fosse mais 'adulta' e ela é tipicamente para adolescentes, mas a verdade seja dita e eu não gostei, de modo geral. Não é que a escrita da autora seja ruim; para o público-alvo ela se sai bem. Mas a história não me prendeu a atenção como eu gostaria, o casal protagonista não tinha uma química que me agradasse, e só no final do livro percebi uma leve mudança em Jeanne, que me salvou a leitura. Mas não foi o suficiente para que eu apreciasse o livro.

A história é a seguinte: Jeanne é uma blogueira popular, que se veste de forma extravagante e não tem muitas amizades na escola. Seus "amigos" são milhares de seguidores nas redes sociais, onde ela passa a maior parte de seu dia conectada. Ela mora sozinha, tem um namorado [que logo a troca por outra, namorada de Michael, com que Jeanne acaba se envolvendo]. Eles tem personalidades muito distintas, e apesar disso, depois que se beijam, não conseguem mais se desgrudar. Mas eles escondem o 'relacionamento' de outras pessoas.
continue lendo em http://www.doseliteraria.com.br/2013/11/os-entedi-ops-adoraveis.html

Meus Livros, Meu Mundo 04/11/2013

Resenha do Blog Meu Livro, Meu Mundo.
Jeane é uma adolescente de 17 anos, estudante do ensino médio, mas que nada tem a ver com as garotas da sua idade. Ela tem um estilo de vida próprio, onde seu visual é todo excêntrico, seus cabelos são brancos (ou de qualquer outra cor que ela queira) e suas roupas são compradas em brechós e combinadas de maneiras bizarras, ela vive sozinha e quer distancia de seus pais relapsos, a única pessoa por quem tem admiração e respeito é sua irmã mais velha, que também vive longe, cursando medicina.

Michael é um jovem de 18 anos, também estudante do ensino médio, mas ao contrário de Jeane, ele é exatamente o estereótipo de garoto perfeito e popular da escola, bonito, atlético e com uma namorada bonita a tira colo. Mas ele não faz o estilo, playboy marrento e sem conteúdo com Jeane imagina (e a princípio eu também imaginei). Na verdade ele é bem família e bem estudioso, dono de vários outros adjetivos que a garota (e eu) descobre bem depois.

A questão é que, Jeane tem uma personalidade forte – põe forte nisso – e isso a torna a estranha, a aberração do local. Em decorrência disso, Jeane se isola do mundo e vive na defensiva, o que garantiu a ela a fama de louca, grossa e desequilibrada.

Quando Barney seu até então namorado, se interessa por Scarllet a namorada de Michael, as coisas começam a ficar estranhas e os caminhos de Jeane e Michael se entrelaçam.

Michael procura Jeane a fim de conversar e dar um toque nela, sobre o que vem acontecendo bem debaixo do nariz deles. Porém, a garota o trata de maneira grosseira, e a princípio não acredita muito no que ele diz. Quando ela cai na real e admite que seu relacionamento com Barney realmente é uma droga, e que ele realmente está totalmente em outra, ela cria um alvoroço a fim de por um ponto final em seu namoro com ele. E o mais surpreendente, ela incentiva Barney e Scarllet a ficarem juntos (pasmem), pra completar ela exige ser amiga dele. O que no fim das contas até que dá certo.

Já Michael, com o término do namoro, fica com sua imagem um pouco chamuscada pelos acontecimentos. Mas o garoto pira mesmo é com Jeane, a grande culpada por tudo estar de pernas para o ar em sua vida. Pronto para confrontá-la e dizer boas verdades a Jeane, ele acaba provocando um pequeno acidente, que acaba por aproxima-los de maneira involuntária. Os dois se recusam a permanecer a menos de 1 metro do outro, no entanto, os astros parecem conspirar para que aconteça ao contrário, e sem saber como chegaram a isso, eles se veem vivendo um romance e se gostando cada vez mais. Mesmo com tantas diferenças, e tantas brigas, eles vivem um sentimento puro, transparente e que os consome sem que eles percebam. Até que quando se dão conta, já não conseguem mais viver um sem o outro.

Eles enfrentam os olhares de reprovação e piadinhas da galera do colégio, que tanto detestam Jeane, ainda assim, eles não se deixam abater pelo preconceito das pessoas, e lutam pelo que sentem e principalmente pelo que são. Eles têm orgulho de ser quem são, e aprendem um com o outro a aceitar suas diferenças e respeita-las.

Jeane é na maior parte do tempo hilária, dei muitas risadas com seus pensamentos e divagações, mas em alguns momentos quis mata-la. Quando ela simplesmente surtava e descontava no Michael, e ele é um doce o tempo todo, sabe. E ás vezes ela é uma vaca máster. Mas ao longo do livro vamos entendendo o motivo pelo qual Jeane se tornou assim, e eu acho que também surtaria se me visse totalmente solitária como ela vivia.

A questão que o livro aborda como principal tema é a personalidade e a adolescência, que é uma fase complicada, onde os jovens começam a formar seu caráter e determinar que tipo de adulto vão se tornar. E ensina também o quanto é importante respeitar as diferenças, que ninguém precisa ser exatamente igual, para ser amado, respeitado e fazer amigos.

É um livro divertido, doce e que passa uma mensagem muito bacana pra essa juventude que vive seu pior e melhor momento, a adolescência. Eu recomendo a leitura, seria muito bom se alguns jovens tivessem a chance de ler este livro.

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Flavs Machado 03/11/2013

Confesso que quando estava nas primeiras páginas eu me arrependi um pouquinho. As primeiras páginas me pareceram um tanto chatas e eu já estava cogitando trocar o livro quando a história começou a me conquistar e terminei por me apaixonar por completo. Ri e chorei durante a leitura e quando terminei, fiquei chateada porque queria muito mais e não estava preparada para concluí-la.
Romance e drama se completam na medida certa e o toque de grande contato com a internet, blogs e Twitter, deixam um enredo bem moderno.

Os Adoráveis é narrado por Jeane e Michael. Jeane é quem começa e posso afirmar que assim como todos na história, eu a odiei nas primeiras páginas - o motivo de eu achar que nem conseguiria terminar a leitura -, mas conforme a história vai se aprofundando, aprendi não apenas a adora-la, como também entende-la e diversas vezes até a me identificar. É uma personagem difícil e que foi apresentada de modo que tive uma imersão completa junto a outros personagens da história. No começo, a estranheza e o desgosto e por fim, conquistada completamente. Michael é também um tanto chatinho e superficial no começo do livro, mas sua mudança assim como Jeane é gritante e da mesma forma que ocorreu com ela, fui completamente conquistada por ele.
Foi muito interessante terminar a leitura constatando que tive exatamente as mesmas reações dos dois em relação um ao outro assim que me foram apresentados. Posso dizer que meus sentimentos em relação a eles evoluiu exatamente como a própria história e talvez esse tenha sido o meu ápice da leitura.
Não espere muito dos personagens secundários. Eles parecem bem promissores em alguns momentos, mas com o tempo desaparecem e o foco acaba ocorrendo basicamente por completo em Michael e Jeane. Não de maneira negativa, pelo contrário, os dois personagens principais tem personalidades tão interessantes e complexas que acabam sendo suficientes.

Os Adoráveis, que parecia um tanto maçante e chatinho no começo, terminou por me conquistar por completo. Uma leitura que recomendo para quem gosta de livros YA inteligentes que equilibram drama, comédia e romance muito bem e de quebra lidam demais com o cotidiano da internet que estamos tão acostumados.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Nina 28/10/2013

Os Adoráveis - Sarra Manning
Quem aqui está procurando por um livro fofo, engraçado e que te levará a rever alguns conceitos? Se seu alvo for algo parecido com isso, eu recomento Os Adoráveis, de Sarra Manning, sem nenhum medo de errar e com a certeza de que você vai se encantar tanto quanto eu!

Aos dezessete anos, Jeane Smith definitivamente não se encaixa nos padrões considerados normais por outros adolescentes. Dork convicta e totalmente segura de sua dorkidade, ela se veste de maneira estranha, criando sua própria moda em brechós, pinta os cabelos sempre com cores estranhas (cinza, branco, pêssego…) e adora balas Haribo – tanto que tem feito delas sua principal fonte de alimento. Ela é blogueira e seu blog, o Adorkable, já ganhou vários prêmios e Jeane é uma espécie de celebridade na internet, com meio milhão de seguidores no Twitter, ainda que na escola todos se recusem a falar com ela. Isso porque Jeane sabe ser arrogante como ninguém e não hesita em destruir suas colegas de sala com suas palavras maldosas.

E justamente por ter essa personalidade única, é que Jeane jamais olharia para Michael Lee. Ele é o garoto mais popular da escola e tem trânsito livre em todas as tribos, já que parece saber agradar a todos. É lindo, capitão do time de futebol, presidente do clube de debates e inteligente o bastante para disputar com qualquer geek. Usa um falso moicano e All Star cuidadosamente desgastado, o típico garoto que namoraria a menina mais bonita da escola.

Ou seja, os dois são completamente diferentes e qualquer tipo de relacionamento entre eles é improvável. Mas a aproximação de seus namoradoros – Scalett e Barney – vai colocar os dois frente a frente, e eles não vão mais conseguir se separar depois de ficarem pela primeira vez.

* * * * *

Totalmente adorável! Eu simplesmente caí de amores por esse livro e adorei cada página. A narrativa é deliciosa, e por alternar entre os pontos de vista de Jeane e Michael (um capítulo para cada), fica ainda mais incrível. A gente consegue conhecer bem os dois personagens e fica difícil não se encantar por eles.

Jeane é egoísta, mandona, arrogante e muito, muito preconceituosa. Sei que parece estranho dizer que uma jovem tão moderninha e antenada seja preconceituosa, mas é o que acontece. Jeane não aceita quem é "normal", para ela é um absurdo alguém querer se vestir com roupas de marca e feitas em série e ouvir música eletrônica. E é isso que Michael vai melhorar nela, ele vai ser o contraponto que vai mostrar a Jeane que o equilíbrio é sempre melhor do que extremismo. Mas mesmo com todos esses defeitos, eu me encnatei com Jeane e adoraria conhecer alguém como ela, tão inteligente e espirituosa.

Já Michael é muito fofo: bom filho, bom aluno, bom moço. O namorado perfeito dos livros. Mas faltava a ele um pouco de personalidade, de se conhecer e se entender melhor. E conforme ele vai convivendo com Jeane, vai aprendender a se impor mais e a aproveitar a vida com mais liberdade.

O que eu considerei mais importante nesse livro foi a mensagem de aceitação que ele passa. Não importa se você é um nerd, geek, dork, dweeb, ou tudo isso e nada ao mesmo tempo. O que importa é ser quem nós somos e nos respeitarmos e amarmos acima de tudo. Não podemos fingir ser o que não somos ou tentar abafar nossa personalidade para agradar alguém. O livro também ensina a importância de aceitarmos o outro, sem julgamentos ou pré conceitos. Pessoas não devem ser separadas e etiquetadas em estilos e tribos como se fossem objetos. Pessoas devem ser conhecidas, respeitadas e amadas por quem são.

Tá na cara que o livro me conquistou né? E tenho certeza que vai conquistar você também, com seus diálogos inteligentes sobre preconceito, família, futuro, sexo na adolescência, moda e tudo o mais que ronda a cabeça dos jovens do mundo todo. Leiam! Vocês também também vão achar essa casal totalmente adorável!