Os Adoráveis

Os Adoráveis Sarra Manning

Resenhas - Os Adoráveis

Isabela Batistela 18/03/2024

Achei um livro bem leve, uma leitura gostosa, PORÉM esperava um pouco mais pelo final, parece que foi escrito na correria quando chegou no fim. Mas gostei, vale a pena.

Caroline990 12/03/2024

Uma fantic, mas não uma boa fanfic
A história é sobre Jeane que é considerada uma dork excluída e Michel que é uma pessoa normal e popular. O namorado de Jeane se apaixona pela namorada de Michael e isso faz com que eles se aproximem da forma "enemies to lovers".
O início do romance é fofo, mas depois vai se tornando muito chato. Jeane briga por qualquer coisinha, se acha melhor que todo mundo só por não seguir o "padrão" da sociedade, e Michael é o típico não fede nem cheira.

Minha opinião sobre o livro:
A leitura no início é bem chatinha, mas depois de algumas páginas você vai engajando e a partir da metade desengaja de novo. A sensação que o livro me passou foi que a autora queria ter escrito um livro adolescente, de problemas adolescentes para adolescentes, mas escreveu da forma mais superficial que qualquer adulto vê um adolescente. Ela tenta passar a história de que "ser diferente é normal", e de verdade, realmente é, mas a forma que ela passa é como se só a Jeane estivesse certa por ser diferente.

Para dar mais história, a autora inclui várias brigas desnecessárias, como por exemplo o Michel ter Twitter, não ter contato para a Jeane que já tinha conversado com ela pelo APP (foram umas 3× que ele conversou com ela e depois só ficou olhando o que ela postava) e por conta disso ela chama ele de Stalker (???)

O livro poderia ter terminado na metade, a escrita é bem fraca e da pra pular várias narrações que são descartáveis. Não gostei desde livro, sinto muito autora, talvez ele estivesse no hipe há 5 anos atrás (quando comprei o livro) ou talvez minha leitura tenha se tornado mais madura, mas ele nao me pegou nem um pouco

vintagelibrarie 12/10/2023

Nunca esconda sua esquisitice, mas use-a como um escudo.
Sem dúvidas, "Os adoráveis" é um livro bem "Sessão da Tarde", oferece à risca uma linha de diálogos e situações problemáticas, mas que te fazem continuar a ler por uma curiosidade petulante. Isso se dá ao fato da história ser bem desenvolvida, talvez levemente enrolada, mas que não se torna extremamente chata, é interessante, e carregada com diálogos afinados e realistas.

Gostei, principalmente, da protagonista ser excêntrica e usar isso como uma forma de expressão, ela é cheia de personalidade, discursiva e legal ? mesmo nos momentos em que se transforma numa chata total, consegue parecer bacana e conquista diversas oportunidades surpreendentes (me identifiquei com ela, às vezes, e achei isso assustador.)

O romance foi cuidadoso, lento, um relacionamento 'enemies to lovers' engraçadinho, onde o rapaz não têm nada a ver com a garota mas que se tornam compatíveis, querendo ou não.

É um livro que não tenho interesse em me aprofundar para fazer uma resenha completa, mas ele vale a leitura, sim, é um livro diligente para a data de sua publicação e destaca coisas impressionantes.

Rafaela1550 01/10/2023

Ótimo livro!!!
Recomendo muito para quem gosta de um Enemies to lovers ou um livro para sair da ressaca literária.

Ester.Thety 07/07/2023

Capa de fanfic, conteúdo de milhões
Quando vi esse livro na loja, com essa capa mau feita na hora eu pensei que seria horrível. Porém dei uma chance, li a sinopse e comprei. Foi a melhor decisão da minha vida.
Esse é um dos meus livros preferidos, aquele que eu tenho mais carinho. Esse livro me apresentou a luta feminista, trás um protagonismo bissexual e gordo que é maravilhoso, muito bom ler um livro com uma personagem tão fora dos padrões como é a Jenne. SÓ LEIAM.

Fernanda631 05/07/2023

Os Adoráveis
Os Adoráveis foi escrito por Sarra Manning e foi publicado em 2013.
Pelos pontos de vista bem diferenciados de Jeane e Michael, acompanhamos a vida desses dois opostos durante seu último ano de Ensino Médio lá na Inglaterra. Logo no começo do livro estamos num bazar e conhecemos a excentricidade e bizarrice de Jeane, que adora ser excêntrica e bizarra. É o estilo de vida dela, porque ela é uma dork. Diferente desde a maneira absurda de se vestir com roupas velhas, cheias de brilhos e paetês, até os cabelos coloridos - no começo do livro, cinzas para combinar com suas roupas antigas.
Além disso tudo, ela é famosa. Blogueira do Adorkable, um site que se tornou fenômeno pela blogsfera, ela passa seu tempo escrevendo textos que questionam coisas desde o patriarcado até o porquê de as pessoas usarem calças jeans. Seu blog, o Adorkable, é conhecido e premiado, é a fuga da garota do mundinho sem graça e ordinário de seus colegas de escola.
Enquanto para Jeane a escola é uma obrigação, para Michael, é o grande momento de sua vida. Esportista, popular e bonito, ele é o retrato típico de garoto perfeito que usa roupas de marcas e namora a garota mais bonita da escola.
Michael, por outro lado, é tudo o que se pode esperar de um garoto prodígio exemplar. Ele tem amigos populares, é capitão do time e representante estudantil, tem um currículo maravilhoso, é gato e sabe disso, usa roupas de marca e tem uma família incrível. Onde, no mundo, ele e Jeane formaram um par ideal? Pois é, eles nunca formam, é isso que torna o livro tão legal.
Jeane é cheia de personalidade, atitude e com cabelo grisalho. Jeane é arisca, não tem medo de debater e de gritar com as pessoas, defende seus ideais até o fim e aceitou esse lado esquisito e transformou-o numa arma contra as normalidades da vida. Ela é uma dork por escolha, porque, conforme conhecemos sua história, nunca teve exatamente o tipo de vida normal. Jeane é, na verdade, cheia de ressentimentos, e esses ressentimentos culminaram na fortificação da personagem. Por ter vivido tão sozinha e por estar tão sozinha, ela foi procurar companhia na internet.
Michael, por outro lado, é mais aceitação e indignação. Ele não gosta da Jeane, não gosta das suas atitudes - vistas como rudes, até porque ela é bem rude - e não gosta de como ela é esquisita. Quando o namorado dela e a namorada dele começam a se aproximar, no entanto, eis que Jeane e Michael encontram um motivo em comum para tecer uma aproximação também. E isso culmina em um romance adorável.
Jeane e Michael descobrem que seus respectivos namorados estavam gostando um do outro e não sabiam muito bem o que fazer. Até que Jeane termina com Barney e convence Scarlett a terminar com Michael para os dois ficarem juntos. Por esse motivo, Michael acaba se aproximando de Jeane, mesmo que ele a deteste. Primeiro para tirar satisfações, depois porque ele destruiu a bicicleta dela e, por último, porque do nada começaram os beijos.
A narrativa da Sarra é muito gostosa de se ler. Quando estamos no ponto de vista da Jeane, tudo é sarcasmo e comentários perspicazes. Ela tem um humor peculiar porque a Jeane é peculiar, e a Sarra soube traduzir isso direitinho no jeito como narrava a visão da nossa blogueira famosa. O Michael, por outro lado, é bem mais pé no chão e sensatez, ainda que aja como um adolescente mimado em alguns momentos. Ele é carismático e nota-se que o carinho pela Jeane cresce com o tempo, mas a autora equilibra isso com os momentos explosivos entre eles porque diabos, eles se odeiam também. É muita personalidade oposta pra pouco espaço de compreensão. Ainda que eles se deem bem juntos, eles também se dão muito mal.
Alguns dos traumas e medos da Jeane são muito identificáveis, assim como alguns do Michael. O medo de se impor, de se sentir sozinho, de se sentir estranho e não se encaixar em lugar algum, coisas que adolescentes enfrentam e creio eu que muitos adolescentes e jovens, e até mesmo adultos passaram e passam e enfrentam até hoje.
A Sarra soube guiar seus personagens para um crescimento a respeito disso. A leitura foi uma agradável surpresa.

Fhany 26/02/2023

Que bixa chata viu. Protagonista insuportável, força muito pra ser "diferente das outras garotas" e reafirma isso o livro todo. Cruzes
Anny.Shelly 01/11/2023minha estante
KKKKKK

Manu 21/02/2023

Gostei do livro, ele tem aquela vibe "Sessão da Tarde com um filme levemente problemático, mas que dá pra passar pano para metade dele"... era algo que eu precisava depois de livros de drama ou de fantasia que sempre te fazem pensar....
O problema foram os protagonistas... o jeito como um estava sempre pensando realmente mal do outro e o tanto que eles demoraram para perceber que se gostavam foi super chato! A Jeane era tão rainha da razão que eu queria gritar com ela!! OK, ela era meio admirável, de certa forma, mas também era tão insuportável que AAAA... Mesmo que depois você entenda os motivos... Já o Michael... molequinho mimadinho e estúpido, as vezes meio machista e que liga muito para a aparência, mas também era fofo... Poxa, queria ficar mais frustrada com ele, porém ele é um adolescente sendo o próprio estereótipo! É difícil ficar brava com o normal, já que é o normal!

Llavinya 03/01/2023

Terrível
Os Adoráveis conta a história de dois adolescentes, na pegada enemies to lovers, dois adolescentes que são completamente diferentes em vários aspectos mas que acabam ficando juntos afinal. A história é até bem contada mas, a personagem principal é terrível, num nível tão grande de arrogância e grosseria que somente de ler já se torna insuportável.

Vitoria293 27/12/2022

Este livro é divertido e bom demais!
Foi um livro que me atraiu muita atenção por descrever o mundo adolescente de uma forma mais realista e simples e por mais que algumas cenas e coisas foram corridas, eu simplesmente amei este livro e já li três vezes.

Luiza.Said 07/08/2022

Personagem principal muito chata, se acha muito a "garota diferente das outras", o cara que faz par com ela muito chata tbm, narcisista os dois, mas li pq é enemies to lovers

Laís 19/07/2022

É bom, mas não leria novamente
Eu amo reler livros, mas esse não dá kkkk É legal, a história é basicamente de filme de sessão da tarde, porém a autora enrola muito é isso me irritou um pouco e tornou a leitura bem cansativa. Cheguei a abandonar o livro 2 vezes, mas eu não consigo deixar pra lá então voltei a ler para terminar. Enfim? é isso
Mesmo eu amando clichês, esse foi clichê até de mais!

eve. 07/06/2022

os detestáveis
ha, ha, ha, olha ela fazendo uma brincadeirinha com o nome do livro...
eu posso ter lido essa história numa época errada da minha vida, mas não me vale a pena nem fazer a releitura, porque eu sei que nada vai mudar no meu julgamento, infelizmente.
ganhei os adoráveis de presente do meu pai e estava super empolgada pra leitura por conta do carinho e tal, mas foi simplesmente uma das piores experiências literárias da minha vida :(
a começar que os dois personagens principais são insuportáveis: enquanto o garoto é sem sal e sem personalidade, a menina é uma chata, egoísta, rude, ignorante. eu acho que a autora quis tentar uma personagem feminina de gênio e personalidade forte e acabou cagando na hora de misturar os ingredientes. sem contar que é uma história completamente chata, indigerível e marcada por cenas de pegação e preliminares extremamente nojentas, eca. eu lembro até de ter grifado essa parte e ter colocado vários pontos de exclamação de tão indignada que eu fiquei.
não sobe, desce, vira, não vai pra LUGAR NENHUM esse livro, juro. eu poderia ter ficado sem essa, mas agora é tarde e eu ganhei um trauma kkkj 👍👍