Brasil - mito fundador e sociedade autoritária

Brasil - mito fundador e sociedade autoritária Marilena Chaui

Resenhas - Brasil - mito fundador e sociedade autoritária

Jhé 10/05/2023

Importantes reflexões culturais, sociais e econômicas
Na faculdade, os textos de Marilena Chauí eram frequentemente citados, demonstrando a relevância da autora quando se trata de ciências sociais. Agora, depois de formada, finalmente tive a oportunidade de ler uma obra completa e entender a importância da autora.
As informações e análises histórico-sociais de Chauí são extremamente atuais, o que, devo admitir, em alguns momentos traz o sentimento de impotência. Será que as coisas não mudarão nunca?
Não sei se sim, mas sei que as relações da autora nos apontam as origens do problema e nos cabe enquanto sociedade buscar pelas soluções.
Leitura indispensável a qualquer cientista social ou qualquer apaixonado pelo Brasil, porque quem ama cuida e se faz necessário cuidar de nosso país.

anaclaraleitegomes 25/08/2022

Excelente.
Um ótimo livro para entendermos alguns mitos que perpetuam o imaginário brasileiro, por exemplo: "um povo acolhedor, gentil" "uma terra abençoada por Deus"
Recomendo muito a leitura, sua "linguagem" é fácil, a Marilena Chauí escreve muito bem, espero ler mais livros dela.

Hanna154 12/08/2022

Li alguns dos textos na faculdade, a ironia dela no começo é muito boa, faz abrir bem a mente de como o Brasil surgiu como Brasil

MAJU 17/06/2020

Bem didático
Este livro foi o primeiro livro que fala, diretamente ou indiretamente, sobre política que lee, o que possibilitou a criação do meu interesse por outros livros que possuem está mesma característica. Escrita de fácil assimilação, bem didático.
A autora Marilena Chaui expõe a opinião dos outros países em relação ao Brasil, além de expôr a nossa opinião sobre nós mesmos. Também que, explica a formação da nossa "pátria" e o neoliberalismo em relação a mesma.

regifreitas 19/08/2010

O mito Brasil
Uma pequena obra-prima que procura desmistificar o nosso tão alardeado orderismo enquanto povo. Em breves páginas a autora nos mostra que a sociedade brasileira é, infelizmente, o produto de anos de abafamento e ocultamento, por parte das classes dirigentes, dos verdadeiros conflitos e contradições sociais,culturais e políticas que infestam essa terra. Uma "forma dissimulada de apartheid social", nada semelhante ao paraíso terrestre vislumbrado e falsamente alardeado pelos ufanistas de platão.