A História Secreta de Dante

A História Secreta de Dante Jonathan Black

Resenhas - A história secreta de Dante

Eduardo Heldt Urban 28/08/2021

O pior livro que já li na minha vida!
Um livro completamente cheio de achismos, teorias da conspiração e que de história secreta de Dante não tem nada!
O autor se propõem a falar em iniciações templárias e maçônicas e tenta encher linguiça com histórias de pessoas que em nada tiveram a ver com Dante!
O livro é recheado de conclusões iniciadas de ?é muito provável que?? e ?podemos supor que?? alegando a falta de propriedade do autor sobre o que ele está falando é se propôs a falar nesse livro.
Há um trecho do livro em que eu simplesmente toquei o livro pra longe de raiva, em que é dito o seguinte (pra vocês terem ideia da fanfarronice do autor):
?Alguns críticos postulam que Dante tinha o texto de Owen a sua frente quando escreveu a Comédia. Mas isso seria supor que estamos lidando com uma cadeia de influências literárias, e não com uma cadeia de iniciações. Em outras palavras, seria supor que a obra de Dante é uma ficção literária, e não uma narrativa do que realmente lhe aconteceu.?
Cara, é óbvio que é uma ficção literária, a maior já escrita (na minha opinião).
E esse parágrafo supracitado vem do nada. Ele tá explicando a história desse Owen e vem isso só pra ter algum tipo de ?relação? com Dante.
Se você nunca leu A Divina Comédia ou algo relacionado a Dante Alighieri NÃO LEIA ESSE LIVRO! Ele é perigoso e vai omitir muitas informações verdadeiras pra tentar explicar um ponto em que o autor não consegue explicar kkkkkkkkkkk
Leia uma biografia de Dante Alighieri (das quais esse tal de Jonathan Black menospreza em algumas passagens do livro).
Após a leitura eu procurei sobre o autor e descobri que ele escreve somente livros de teoria da conspiração com esse ?A história secreta? no título.
Esse livro poderia muito bem ser A História Secreta de Qualquer Outra coisa, pois pouco fala de Dante.
Sério, passem longe dessa bomba.
A não ser que você já conheça Dante e suas obras, aí você pode pegar esse livro pra dar risada dos absurdos que estão nele escritos!

Glau 02/06/2016

à conferir
Essa obra estabelece algumas correlações "esotéricas" na obra de Dante que me parecem bastante questionáveis.
Recomendo leitura crítica da mesma.
leandro 19/11/2018minha estante
Recomendo "Dante, O Grande Iniciado - Uma Mensagem para os Tempos Futuros".