O Histórico infame de Frankie Landau-Banks

O Histórico infame de Frankie Landau-Banks E. Lockhart

Resenhas - O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

luu 10/01/2023

livro horrível
que livro ruim meu deus a personagem principal é insuportável o livro é uma bosta odiei, a única coisa que salva é a escrita da autora que não é cansativa e é fluida mas não tem autor que faça eu reler esse livro com essa história fraca e essa personagem chata e mimada

Raffafust 25/12/2013

Quando todo mundo curte um livro e você não, como você se sente? Bom, eu me sinto um peixe fora d ´água mas mesmo assim não posso mentir, então a verdade é que não amei esse livro.
Apesar de ter lido inúmeras resenhas positivas e ter ouvido da Diana que faz parte do time da editora Seguinte que o livro era fantástico, eu comecei a lê-lo com muito entusiasmo e no final não terminei com o mesmo.
O enredo é de uma menina de nome Francis, seu pai queria muito ter um menino que se chamaria Frank, como veio menina ( e ela era a segunda filha) eles colocaram um nome parecido , o que não fez com que os pais a apelidassem de Frankie no qual acaba sendo o jeito em que ela é chamada o livro todo. A menina começa o livro com 14 anos, é magricela sem curvas e sem peitos. Vive a sombra da irmã mais velha que claro é a rainha da popularidade da escola - porque todo livro americano tem que ter a popular, a que sofre bullying e o gostosão - até que um belo dia ao completar 15 anos a sem graça ganha curvas nos lugares certos e começa a chamar a atenção de todos.
Consegue inclusive ganhar o coração - se é que podemos chamar assim - do gato da escola que mal lembrava de sua existência , Matthew Livingston.
O problema do livro - a meu ver, ok? - é que a mudança externa da menina a faz mudar por dentro e ela faz como toda menina metida, vira uma delas e não admite receber não como resposta.
Isso quer dizer que ela fica revoltada quando não pode fazer parte de uma Sociedade na qual seu namorado faz parte.
O que era para ser engraçado para mim ficou forçado, ela quer ser mais esperta que eles então arma pegadinhas na escola para provar isso e para completar suas atitudes são extremamente imaturas - ok, o que eu posso esperar de alguém que tenha 15 anos? acho que estou velha para esses livros teens - e não me ganharam.
Não tinha lido nada da autora ainda, esse livro apesar dos personagens serem bem descritos e terem personalidade fortes não me ganhou.
Mas como sempre digo, cada um tem sua opinião e um livro que eu não gostei muito você pode amar, por isso é sempre importante ler e tirar suas próprias conclusões. Infelizmente comigo no final o saldo não foi positivo.
Bloody Roses 26/07/2021minha estante
"Gostosão". "Gato da escola". KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mds que pura irônia. Pra mim tá mais para o super babaca e embuste da escola + o seu clã imundo. Muito pior mesmo é quando Frankie era doce e simples (como todos queriam que ela fosse) e os machos lixos misóginos desse livro!! Pessoas tão machistas escrotas e hipócritas (nojo total) se incomodam mais com uma garota como a Frankie do que com homens terrivelmente estúpidos e ridiculos que se acham "superiores" só por serem "homens"! É como se fosse: tudo bem ser machista de merda, mas mulheres não podem ser elas mesmas e só deve ser coisas que agradem principalmente o público masculino. Afff.. Eu não sei como pessoas machistas conseguem ser tão idiotas e piores do que qualquer outra porcaria! Frankie mudou pq sentiu que realmente precisava mudar. Não aguentava mais ser vista como uma princesinha (embora ela não deveria ligar pro que os outros pensam. Foda-se o que pensam!). Só achei isso de não aceitar um não como resposta um pouco exagerado. A seriedade dela é muito firme. Eu esperava uma personagem mais divertida. Não amei esse livro, mas foi bom ter entendido o sentido da evolução interna da menina. As mudanças são super necessárias, creio eu.

Sarah 08/06/2021

O histórico infame de Frankie Landau-Banks
Um livro fácil e gostosinho de ler mas nada incrível, eu com certeza esperava mais, principalmente depois de ter lido ?Mentirosos?, que é maravilhoso!
Acho que poderia ter gostado mais se tivesse lido quando era mais nova, ele até traz alguns temas interessantes e pode nos fazer pensar um pouco sobre algumas coisas mas acho que de maneira rasa, muitas vezes exagerada e de um ponto de vista muito privilegiado, o que tira, pra mim, um pouco da sua legitimidade.
Em alguns momentos os personagens masculinos são de fato bem machistas e sem noção, mas em outros achei que a indignação das personagens femininas (Frankie e Zada) era um pouco exagerada e descabida. Elas tinham uma necessidade muito grande de se indignar com qualquer coisa. No final das contas, todos eram extremamente privilegiados e pareciam vazios e sem propósitos. Ela sequer consegue explicar de fato porque precisava tanto fazer tudo o que fez, que até foram coisas inteligentes e bem boladas, mas definitivamente não mereciam todo aquele alarde.
Gostei bastante de algumas partes e temas, mas não amei.
O que mais me incomodou foi a ênfase constante na aparência e na beleza da protagonista, não só por parte dos personagens machistas, mas até mesmo pela autora ao descrever a transformação dela no início do livro e em várias outras partes da história. Parecia que enquanto ela escrevia uma denúncia ao machismo e às diferenças de gênero, ela mesma estava agindo de maneira duvidosa com relação a isso.
Bloody Roses 27/07/2021minha estante
Eu tbm me incomodei pela autora dar muita ênfase na aparência da personagem. Esse é o ponto mais fraco dela! Se quer realmente criticar o machismo e misóginia, ela deveria ser mais coerente! Primeiro que é totalmente ridículo, futil e desnecessário e nojento tbm essa demasiada ênfase na aparência da garota. Segundo que o intelecto dela tem muito mais importância do que a aparência da mesma, e nenhuma mulher (independentemente da idade) NEM precisa ter curvas, pernas grossas, peitos, bunda, ser sensual e etc pra ser realmente linda, atraente e essas coisas!! É tão mais do que óbvio mesmo! A maiora dos homens são exigentes pra caralh* com a aparência das mulheres, mas eles não tem condição nenhuma, já que eles mesmos são os sósias do capeta! ECA, lixoos!

Vit 18/04/2021

nem acredito que a mesma autora de mentirosos (um dos meus livros favoritos da vida) escreveu esse livro aqui, decaiu ein

baianinha 15/04/2022

Reli meu livro preferido da minha adolescência. Não acho mais ele perfeito e nem meu favorito, mas continua sendo muuuuito bom!

Mystical 26/03/2021

Uma boa leitura se você tem 14 anos
Foi uma boa leitura.
A personagem é instigante, ela faz escolher e tem uma mentalidade inteligente. Diferente de outros personagens em outros livros, ela parece ter um cérebro mesmo.

Milena - @milenayasmim_ 28/03/2021

“– Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem (…). Conte a eles um pedacinho do seu segredo, mas mantenha o resto bem guardado.”
Dentro de uns motivos e de outros, eu cheguei a conclusão que o livro é bem mais ao menos, não é bom, e nem ruim, só acho que não mereceu ter tido o caminho que foi tomando.
Muitas coisas não se concluíram , o final é sem explicações, quero saber como ta a vida da Frankie, certo, contou um pouco, mas não falou sobre a relação que eu mais gostei, me deixou desapontada.
Frankie, chata, mimada e egoísta, me vi em alguns pontos em questão de comparações, onde ela tem esse problema excessivo, muito forte aliás; ela sempre deixando claro suas coisas bonitas em questão física me incomodou um pouco também, a família dela é perfeita e ela só reclama, certo tem infantilidade (fala na sinopse), mas poxa, você ta tendo ‘’maturidade’’ agora. Outro ponto, faz tudo no impulso, sem pensar no amanhã, fala tudo na cara, quando ser acha que ela vai fazer uma coisa, ela faz outra.
Sobre a diagramação, boa, amei o formato das páginas e letras, folhas amareladas, perfeito mas, é em terceira pessoa... Enfim, nota 3.
Bloody Roses 27/07/2021minha estante
Na verdade a família dela não tem absolutamente nada, naderríma de perfeita mesmo. Até pq família perfeita NÃO EXISTE, NEM na ficção e NEM na vida real! Aceite que nada é perfeito que vai doer menos. Se eu tivesse uma família dessa que me visse como a porra de uma "princesinha" ao invés de me ver como eu realmente sou, eu com toda certeza fugiria de casa em busca de uma família melhor e mais justa! Detesto conservadorismo. Essa desgraça mais desnecessária e inutil é a maior doença e é pior do que lixo mesmo - ECA! Frankie tá coberta de razão quando reclama tbm. Quem vive a própria vida dela é apenas ela mesma e não os outros. Sensatamente, ela daria ZERO pra esse seu comentário sua completa idiota sem noção. E vc tá certa quando vc disse que se identifica com a chatice e o egoísmo dela !

Robson 01/10/2013

Fascinante e afiado como somente Frankie Landau-Banks pode ser!
Prepare-se para um livro do qual você jamais esquecerá. Um livro repleto de humor, ironias, regras quebradas e o melhor de tudo: Uma protagonista simplesmente fantástica! As expectativas estavam altíssimas com os inúmeros elogios da Diana (MKT da Cia das Letras) e no fim, tudo aquilo valeu muito a pena.

Desde o principio fui presenteado por uma narrativa um tanto quanto diferente, animada e muito, mas muito irônica. E. Lockhart soube como colocar no papel todo o humor ácido e diferente de Frankie, que ao mesmo tempo em que soa irônica, também soa com uma seriedade surpreendente com suas criticas e pensamentos.

Um desenvolvimento que te carrega com tamanho conforto, que acaba tornando impossível interromper a leitura. Isso resume todo o belo desenvolvimento feito pela autora, nada de enrolação, nada de acontecimentos desnecessários. Tudo que foi inserido durante a narrativa, foi de grande proveito para entender o porquê de Frankie aprontar o que aprontou e principalmente para entender a personagem em si.

Em “O Histórico Infame de Frankie-Landau Banks” acompanhamos todo o amadurecimento de uma adolescente e o que essa transição realmente trás para quem a está vivendo. E. Lockhart soube abordar de maneira extremamente inteligente esse assunto, de uma maneira muito natural e de encher os olhos de qualquer leitor. Além de trazer uma temática importante como essa, a autora também nos trás outra de uma importância igual, senão maior, que é a separação de atividades (e outras coisas) de acordo com o gênero do individuo. Frankie acaba levantando questões relacionadas a isso com uma boa dose de humor, mostrando cada vez mais o quão ridícula é a existência dessa “estereotipagem”. Afinal, atire o primeiro marcador quem nunca foi cortado de alguma atividade por ser coisa de menininha, ou então deixou de escutar tal musica, porque é musica de homem.

Os personagens de E. Lockhart são totalmente naturais, nada de personagens perfeitos e impossíveis de existir no mundo real. Eles se encaixam perfeitamente bem dentro da trama e cada qual tem seu lugar nela. Esses personagens nos levam a refletir muito sobre os temas acima citados e isso acaba sendo passado com uma intensidade digna de pauta. Mas vamos para o que interessa, Frankie é simplesmente magnifica! A moça se desenvolve de uma maneira esplendorosa, aprendendo com seus erros e questionando tudo que lhe diz direito (e o que não diz). Por momentos ri sem parar com as travessuras que a garota aprontava, refleti quando ela refletia e me emocionava quando ela se emocionava. Ela não é uma daquelas mocinhas bobas, sem diferenciais e com aquela dose de chatice que todos nós conhecemos de outros carnavais. Ela realmente sabe o que fazer na hora certa e como fazer.

O titulo do livro tem um significado muito forte sobre o que é passado durante toda a história e com certeza é um titulo que chama a atenção de qualquer um que gosta de coisas “infames”. No final (não menos emocionante do que todo o livro) somos submetidos à explicações que precisávamos e uma conclusão de deixar qualquer um satisfeito por ter se deixado levar pela obra de arte que é este livro.

A editora seguinte está de parabéns pelo projeto gráfico do livro. A capa não poderia ter sido melhor do que é e ter uma ligação tão forte com o livro. Uma coisa que me animou muito durante a leitura foi que a Diana montou alguns itens importantes para o desenvolvimento do enredo e nos entregou junto com a prova. Durante a leitura tudo que eu ansiava era saber aonde eles iriam aparecer e na hora que apareciam, eu tinha uma imagem totalmente detalhada e perfeita do que eles eram.

Esse livro com certeza entrou para a lista dos favoritos e acabei aprendendo muito com ele.

Agora se vocês ainda se perguntam se devem ler, eu realmente não sei o que estão esperando!

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/10/resenha-o-historico-infame-de-frankie.html
Lari Azevedo 07/11/2013minha estante
vai entrar para a minha meta de leitura de 2014... cereza

Queria Estar Lendo 15/09/2018

Resenha: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é o segundo YA da E. Lockhart que eu leio - e nos foi cedido em parceria com a editora Seguinte. É uma história sobre o desejo inato de Frankie de mudar as coisas a sua volta e a instituição ultrapassada que constitui sua comunidade.

Frankie Landau-Banks cresceu muito no verão e de uma primeiranista desajeita transformou-se em uma linda segundanista da Alabaster, um prestigiado colégio interno. E, agora que está de volta a escola, ela finalmente chama a atenção de Matthew Livingston, o quartanista mais cobiçado do colégio.

Em pouco tempo Frankie se torna a namorada de Matthew e é acolhida no circulo pessoal dele, com seus amigos ricos e descolados, suas festas no campo de golfe no meio da noite e a sensação de pertencer a algo muito maior do que ela.

"É melhor ficar sozinha do que com alguém que não te enxerga. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar, do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas."

Porém, junto a tudo isso, vem os segredos e a estranha relação de Matthew com Alfa, o aluno bolsista que carrega uma longa e misteriosa reputação como o mais descolado dos garotos legais. Frankie é curiosa e quando finalmente decide descobrir o que está acontecendo, acaba deparando-se com a Leal Ordem dos Bassês, uma sociedade secreta da qual Matthew e Alfa fazem parte, e a responsável por diversas brincadeiras e pegadinhas no campus.

Frankie quer ardentemente fazer parte da sociedade, mas sabe que ela é exclusivamente masculina e que nunca seria convidada a fazer parte dela. Ela também sabe que é vista apenas como a namorada bonitinha de Matthew e, por isso, constantemente subestimada por todos eles. Mas isso não diminui seu desejo de ser uma bassê, e o que Frankie quer, ela faz acontecer.

A escrita de E. Lockhart continua excelente. A forma como ela discorre sobre as informações necessárias e um tanto quanto didáticas para formar toda a história - como as explicações sobre o pan-óptico e as intervenções urbanas - se mesclam com uma facilidade muito grande dentro da narrativa da história, o que não torna as coisas chatas ou tediosas.

O senso de humor da história também dá um tom leve e descontraído, fazendo com que a gente passe as páginas sem perceber realmente. E ela conseguiu muito bem capturar aquela essência do desejo de ser "um dos garotos" aqui em O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks.

"Ela não será simples e doce. Ela não será o que as pessoas lhe dizem para ser."

Além disso, ela construiu Frankie de uma forma muito bem pensada, com todas as pessoas a sua volta subestimando suas capacidades e tratando-a de forma infantilizada, o que contribuiu para a sensação dela de ter que se provar digna de algo.

Meu grande problema, no entanto, é exatamente esse: a necessidade de Frankie de se provar digna da aprovação dos garotos - e como tudo isso veio carregado de uma "mensagem feminista". Frankie quer ser um dos garotos, ela está com Matthew, mas na verdade está apaixonada pela ideia de rebeldia que ele traz, agregado aos bassês.

"Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem."

Todo o motivo que leva Frankie a fazer o que faz, é provar que as garotas são tão capazes quanto os rapazes, que eles a subestimam, que ela conseguiria fazer tudo melhor do que eles - e de fato faz. Mas tudo isso vem acompanhado da mensagem "as mulheres podem ser iguais aos homens" ao mesmo tempo em que se apropria de estereótipos femininos para reforçar as qualidades de Frankie.

Ela é melhor que as outras garotas, ela é diferente de todas as outras. Ela constantemente fica zangada com Matthew e os amigos por pensarem nela como inofensiva, mas ela mesma subestima todas as outras garotas da história - com exceção de sua irmã mais velha, Zada. A história também reforça muito a ideia de que se garotas não querem ser exatamente como os garotos, então estão conformadas com o lugar que o patriarcado lhes deu, o que é uma noção absurda de igualdade.

Uma coisa que eu percebi, e me deixou muito desconfortável na história, é que ela - mesmo sem usar as palavras exatas - age como se um matriarcado fosse o exato oposto do patriarcado. Que o sonho não é deixar de ser oprimida, mas passar a ser o opressor. Algo que fica claro quando Frankie rechaça a ideia de que mulheres precisam se apoiar dizendo que isso nos impede de sermos competitivas umas com as outras - como se a ideia de que mulheres se apoiando fosse um obstáculo para alcançarmos nossos objetivos ou um impedimento a ambição, mesmo que o "clube do bolinha" seja real e frequentemente beneficie os homens.

"Então ela não respondeu, mas foi uma estrategista. Ela tinha mais poder ao não responder."

E o pior de tudo é essas busca incessante pela aprovação masculina. Eu realmente achei que no final iríamos chegar a conclusão de que tudo que Frankie fez não valeu realmente a pena, especialmente porque a mensagem principal é "as mulheres vão abrir as portas que forem necessárias, mesmo quando o patriarcado as fecha com firmeza". Mas não foi isso que tivemos. No fim, todas as mensagens ditorcidas sobre feminismo, empoderamento, e autodescoberta permaneceram reforçadas, o que transformou a história em algo completamente diferente do que eu esperava.

No fim, para mim, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks é bom e ruim em partes iguais. Ele fala sobre a exclusão sistemática feminina, sobre opressão, sobre a visão deturpada de que somos um sexo frágil e inferior. Mas ele também reforça estereótipos sexistas para sustentar uma visão "feminista". Em vez de falar - e mostrar - mulheres sendo tão boas quanto homens, ele reforça a ideia de que só podemos provar isso se entrarmos para o clube dos garotos e recebermos sua aprovação.

"Não importava que em seu coração Frankie soubesse que era inteligente e charmosa. Importava aquele sentimento de ser dispensável."

Honestamente, eu teria preferido ver a Frankie formar sua própria sociedade secreta e mostrar para os garotos que ela conseguiria deixar uma marca mais profunda, do que vê-la tomando o controle da sociedade masculina e trazendo glória para eles - mas isso é uma opinião completamente pessoal.

Não vou indicar O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, mas também não vou deixar de indicar. É uma história inteligente, perspicaz, bem humorada - porém apresenta valores distorcidos sobre um movimento que já é bem massacrado hoje em dia. Então prefiro deixar que vocês tirem suas próprias conclusões a partir da resenha.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/09/resenha-o-historico-infame-de-frankie.html
Nycolly 03/05/2019minha estante
Amei sua resenha! Compartilhamos da mesma opinião sobre o livro!

Valéria 11/06/2020

Livro com uma premissa simples, mas muito bem elaborado, trás questionamentos interessantes, processo de empoderamento feminino, e muita diversão.

CooltureNews 13/10/2013

Coolture News
Quando recebi essa obra em minha casa não imaginava que seria uma das melhores leituras do ano. Usando do principio que livros são para todas as idades, me recuso a afirmar que não faço parte do publico alvo desta obra e sim, esse livro deve fazer parte de sua estante e você precisa ler o quanto antes.

Não se trata de uma história efetivamente marcante e seus ápices nem são tão elevados assim, entretanto seus personagens são marcantes, destaque óbvio para Frankie, que não só dita as regras durante a história mas simplesmente é dotada de alma, e essa alma é compartilhada conosco durante a leitura. A trama realmente não é marcante, mas é repleta de humor e ironia o que torna esse livro quase que perfeito.

Frankie é uma garota comum que vivia a sombra da irmã mais velha no que diz respeito a amizades e popularidades, entretanto em um único verão acabou se desenvolvendo para o estilo de garota que chama atenção onde passa, despertando inclusive o desejo do cara mais lindo da escola, mas Frankie também é tremendamente esperta, não aceita ser convencional e viver a sombra de mais ninguém. Quando descobre que seu namorado faz parte de um clube secreto, o mesmo de seu pai na época de colégio, e que não é permitida a entrada de meninas, Frankie não aceita e decide fazer parte deste grupo, nem que seja a força (da mente).

Confesso que as atitudes de Frankie não são muito maduras, também pudera, ela só tem 15 anos. Mas o que está por trás dessas atitudes, suas motivações e sua forma de pensar, nos leva a crer que Frankie certamente será uma mulher que fará valer suas opiniões. Um personagem que adoraria ver em outro livro com uma temática mais madura e voltada para um publico mais velho.

Após essa leitura, entendo o posicionamento da Diana (Companhia das Letras) em trazer esse livro e fazer com que a maior quantidade possível de pessoas o leiam, pois é exatamente isso que estou sentindo agora, não só entrou para a lista de meus livros favoritos, como para aquela que uso para sugerir novas leituras aos amigos e conhecidos. Leitura envolvente e indispensável.

site: www.coolturenews.com.br

livs 07/12/2021

Faltou algo..
O livro livro si é muito bom, um livro bem inteligente e com informações bem interessantes de se saber, o ruim era que se vc não prestasse atenção em um capítulo em específico, algumas páginas depois ficaria perdidinho, eu mesma tive que reler alguns parágrafos 3 vezes. Não curto muito a escrita dessa autora desde os mentirosos, porém o livro é envolvente, deu 3,5 porque achei que faltou algo na história, talvez um final melhor ou um meio mais elaborado, talvez até mesmo um livro maior. Sei que a Frankie irritou muita gente, mas poxa ela é uma adolescente, adolescentes são assim, querem dominar o mundo mesmo sendo impossível. Talvez um desenvolvimento melhor da família ajudaria no enredo da história. Como disse, a história é tão envolvente que terminei o livro com vontade de participar de um clubinho secreto deve ser tão legal. Enfim, primeiro livro da maratona maratona desespero concluído com sucesso.

Mands | @mands.couto 07/05/2020

Um dos melhores do ano
Conheci a escrita da E. Lockhart com Mentirosos, que apesar de ter me agradado, eu não tinha achado nada demais.
Não posso dizer o mesmo desse livro aqui. Acho que minha principal opinião é que se trata de um livro muito inteligente. Ele tem uma narrativa inteligente, uma trama que tem desenvolvimentos bons e na maioria das vezes que não são previsíveis, o que te instiga a continuar lendo. A Frankie, nossa protagonista, já se tornou uma das minhas personagens favoritas da vida e achei que ficou tudo muito bem amarrado no fim das contas.

Maíra Marques 18/02/2020

O enredo é interessante, uma adolescente, um clube secreto apenas para rapazes, o querer ser notada e reconhecida... Mas, por tudo o que as pessoas falam desse livro, esperava um pouco mais. Recomendo para quem quer se divertir um pouco e lembrar de seus tempos de escola, embora a pegada do livro seja infanto-juvenil, na minha análise.