O Histórico infame de Frankie Landau-Banks

O Histórico infame de Frankie Landau-Banks E. Lockhart

Resenhas - O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Samantha 27/11/2020

Gosto muito da narrativa dessa autora, bem dinâmica e fácil, o que me deu vontade de continuar lendo. O livro tem alguns pontos bem interessantes, algumas reflexões da protagonista me fizeram pensar, inclusive marquei umas partes, mas em diversos momentos senti que a história não estava chegando a lugar algum.

Me apeguei bastante a personagem principal, mesmo com todos os defeitos, achei a Frankie bem interessante.

Ainda prefiro "Mentirosos", outro livro dessa autora que me fez chorar e favoritar, mas a experiência de "O Histórico Infame" foi super positiva, mesmo que não tão inesquecível.

bela! 11/05/2022

o histórico infame de Frankie Landau-Banks.
amei esse livro, desenvolvimento muito bom como a e.lockhart promete. mas como sempre, final que deixa a desejar. você vai lendo cada vez mais, fica preso na história e em tudo o que tá acontecendo durante a passagem de um capítulo para o outro, mas quando chega no final vc fica decepcionado. lendo cada vez mais livros dela só pra ver o final. trago updates!

Hellen @Sobreumlivro 15/11/2017

Lute como uma garota, Frankie!
"- Você tem mesmo uma mentezinha perversa, sabia? (...) Estou falando sério. Aposto que você é pura encrenca dentro dessa embalagem bonita."
Vocês conhecem esse hino? Esse livro de título imenso e capa linda é da mesma autora de Mentirosos, super hypado por aí.

Infelizmente, "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" não é tão conhecido assim, mas se engana quem pensa que a leitura é "menor" - é melhor, na minha opinião.

Trata-se de um livro repleto de rebeldia! Uma narrativa irônica e divertida, super girl power. A personagem não poderia ser melhor. Frankie é cativante, determinada e muito ousada - no melhor sentido da palavra.❤ Eu adorei a personagem porque ela não é a típica heroína, sabe? Ela tem rebeldia e às vezes passa dos limites (amém!), e o melhor é que a autora também desenvolveu essas atitudes com clareza e objetividade para mostrar que ela não sairá impune pelas coisas erradas que fez, ainda que tenha boas intenções.
E. Lockhart escreve sobre sociedades secretas, esteriótipos, amadurecimento e nos faz refletir sobre a cultura do machismo e a padronização dos gêneros. É um livro repleto de surpresas e a autora tem um jeito único de desenvolver, que nos deixa com os olhos grudados afim de saber qual será a próxima traquinagem dessa menina (me senti representada, rs).
Li esse livro há um bom tempo, por isso não farei resenha detalhada, mas deixo aqui alguns quotes para deixá-los curiosos. 😏
"É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio."
"Aqueles caras estavam tão seguros do seu lugar no mundo - profundamente confiantes nos seus méritos e no seu futuro - que não precisavam usar qualquer tipo de máscara."
"Então eu fui um monstro, ela pensou. Mas pelo menos não fui a irmãzinha de alguém, a namorada de alguém, uma aluna qualquer do segundo ano, uma garota qualquer – alguém cuja as opiniões não importavam."

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

Max 02/07/2021

O histórico não tão infame mas com bons posicionamentos
Leitura rápida! Direta! Romance não tão meloso, personagem principal com boas características e final satisfatório

Marcela Pires 15/10/2013

Recomendo!
"Mas conforme ela ficou vendo Matthew rir junto com Callum, Dean e Alfa, Frankie lembrou como ele a tinha chamado de "embalagem bonita", como ele tinha insinuado que sua mente era pequena, como ele tinha dito a ela para não mudar - como se ele tivesse algum poder sobre ela. Uma parte minúscula dela queria ir até ele e gritar: "Eu posso me sentir horrorosa de vez enquando se quiser! E posso falar para todo mundo o quanto sou insegura, se eu quiser! Ou posso estar bonita e fingir que acho que estou horrorosa, por falsa modéstia - também posso fazer isso se eu quiser. Porque você, Livingston, não manda em mim e nem me diz que tipo de garota eu devo me tornar".

p.81

Frankie é a filha mais nova do casal Ruth e Sênior, sempre foi a princesinha da casa, mas tinha dentro de si o germem do debate, não é a toa que quando foi para o colégio interno Alabaster, ela logo entrou para o Clube de Debates.

Frankie é o tipo de garota que não se deixa levar, que pensa e tem um discurso de igualdade de gênero forte, mas mesmo assim era uma garota comum, como todas as outras, uma menina que gosta de música, roupas, e é apaixonada por Matthew Livingston, o cara mais popular e lindo da escola.

Depois das férias de verão, sem mesmo perceber, mudanças físicas acontecem com a garota, ela se torna uma moça bonita e com corpo de mulher, o que faz com que os garotos do último ano olhem para ela, coisa que não fizeram até então. Muitos nem se lembravam dela.

Mas para Frankie não basta ser um rostinho bonito, ela quer ser lembrada pelo o que é, pelo o que pensa. Quando ela descobre a Leal Ordem dos Bassês, um clube secreto de garotos ricos e veteranos, e ela não pode participar por ser menina, Frankie consegue fazer uma revolução na escola, com conhecimentos adquiridos na aula de "Cidades, Arte e Protesto" , através de suas leituras e vivencias pessoais. Ela quer mostrar que não precisa ser menino para ser genial.

Frankie mostra do que é capaz e faz pegadinhas na escola mas como crítica social. No entanto, será que as pessoas entenderão as sua proposta? Será que as pessoas estão preparadas? O que acontecerá com Frankie?

É notável a transformação de Frankie no decorrer do livro e como a escritora conseguiu montar um quebra cabeças tão bem articulado, que todos os fatos narrados tem envolvimento com a trajetória da garota: desde o passeio na praia, o conceito de pan-óptico, o fato de Matthew sempre querer ajuda-la, os livros de Wodehouse e o fato de Dean não se lembrar dela.

A leitura é interessantíssima, instigante e apesar de ser um livro com personagens adolescentes 15-18 anos, eu recomendo a todas as idades, é um livro para se levar pela vida toda, um livro que faz o leitor pensar.

Frankie é genial! É uma personagem forte e doce. Matthew é tão fofo, mas é tão encantador ver que por mais que ela goste dele, ela consegue ver o quanto ele é individualista, clubista, parcial. Essa consciência é importante principalmente porque ela não se ilude e tem decisões claras, ela fica com ele porque quer, sem ilusões.

Os personagens secundários como Trish e Alfa são importantissimos para o enredo, bem construídos e divertidos. Trish é a consciência de Frankie, é a "psicóloga" da protagonista.

Eu senti que gostinho de John Green na narrativa. Achei a narrativa bem parecida com a dele.

"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" é daqueles livros onde se tem personagens adolescentes mas que se "encaixa" em todas as idades, a evolução de Frankie e os seus relacionamentos sociais, sempre nos trazem lições de vida e aprendizado. Fora o humor sempre muito bem colocado e uma ironia fina maravilhosa!

Eu realmente não sei se esta resenha esta tão boa quanto deveria ser, porque o livro é ótimo e parece que por mais que eu fale, sempre estou pecando porque tem tantas coisas boa para se falar! Só lendo mesmo!

Sobre o título:

"O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" tem esse título porque a Leal Ordem dos Bassês tem um livro onde eram registrados todas as suas ações, cujo nome era "O Histórico Infame da Leal Ordem dos Bassês".

site: www.mulhericesecialtda.com

Juliana Leite 08/07/2020

Eu diria que é meu tipo de livro no sentido de que os personagens tem um caráter específico, eu sinto que é crível. Não conhecia a sinopse, mas de começo eu esperava romancinho. Gostei da história, gostei de todos os toques feministas. Valeu a pena.

Bia 08/01/2015

O historico infame de Frankie
Bom q vou falar do livro....não gostei , achei cansativo....Conta a Historia de Frankie uma garota certinha , princesinha q aos 15 anos se transforma numa bela adolecente cheia de curvas e faz seu amor ate então platonico Matthew ficar caido por ela.....mas ai começando a fazer parte do mundo dele, dos amigos dele , começa a historia das ordem dos basses tipo irmandade so homem entra e ela quer provar q pode ser tão esperta qto eles....ai td muda....
Fer Kaczynski 31/01/2015minha estante
Dá para perceber que não gostou mesmo da leitura, pela sua escrita!
Ruim quando não gostamos, desanima para continuar, mas vamos em frente que temos todo um desafio para continuar rsrs

Renata 03/03/2016

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart
Antes das férias de verão Frankie, de 14 anos, era apenas uma garota comum. Gostava de ler, participava do clube de debates na Alabaster — escola onde estuda — e era paparicada pela família. No entanto, algo mudou durante o verão e, ao voltar para a escola todos se deparam com uma pessoa diferente. As mudanças não foram apenas físicas, junto com as curvas e um corpo capaz de atrair muitos olhares interessados dos garotos, surge também em Frankie uma inquietação em relação a algumas práticas, envolvendo uma sociedade secreta na sua escola, que acontecem desde quando seu pai estudava naquela instituição.

Após as mudanças durante o verão, Frankie, inicia o seu segundo ano na Alabaster e acaba chamando a atenção de Matthew, um dos garotos mais populares do colégio — se não o mais popular — e eles começam a namorar. A sociedade secreta existente na escola é conhecida como Leal Ordem dos Bassês e, tal sociedade, que existe há anos, é responsável por pregar peças, que deixam a administração, por vezes, preocupada e os alunos, instigados. E não devo me esquecer de mencionar que: a sociedade não admite garotas.

Com o tempo Frankie passa a fazer parte do círculo de amigos de Matthew e, de certa forma, fica fascinada com a amizade dos meninos, com as piadas entre eles e com a descontração com que parecem levar a vida. Eventualmente — ou melhor, propositalmente — ela descobre que ele faz parte da Leal Ordem dos Bassês. E aqui tem início certa obsessão por parte dela pela sociedade secreta e tudo que ela abarca.

Frankie acaba se sentindo inferior por ser privada de integrar algo que parece fazer tão bem a quem faz parte. Ela é incapaz de aceitar o fato de não poder ser uma integrante daquilo. Essa inquietação não acontece por ciúmes de seu namorado ou nada parecido. O sentimento que a move é no sentido de buscar uma igualdade de direitos, mesmo que, a princípio nem ela saiba muito bem o que a motiva a praticar determinados atos.

Ela tem um turbilhão de ideias e acaba as colocando em prática de uma maneira um tanto peculiar. E, tudo que ela pretendia com tais atitudes era mostrar sua perspicácia e inteligência. Ela vai mostrando, com seu jeito meio equivocado, que ela também é capaz de realizar atos que, antes eram feitos somente pelos membros da Leal Ordem dos Bassês.

A motivação da Frankie era válida, mas não gostei da forma como ela exteriorizou isso. Suas atitudes eram um pouco infantis — o que é compreensível por ela ser apenas uma adolescente — e um tanto egoístas. Seus motivos eram admiráveis pelo fato de ela pensar diferente da maioria das garotas de sua idade. De não pensar que tinha a vida perfeita por chamar atenção dos garotos e ter um namorado bonito e popular. Ela pensava além, ela queria mais e isso é, sem dúvidas, louvável.

É um livro que, acredito ser capaz de inspirar e mostrar novas perspectivas para o leitor, sobretudo para aqueles que se encontram na mesma faixa etária da personagem, mas pode sim, agregar também para aqueles leitores um pouco mais velhos. Gostei da Frankie e de sua personalidade, penso que não só adolescentes, mas todos nós deveríamos nos inspirar com o espírito independente e corajoso da personagem. Só acredito que ela poderia ter sido mais cuidadosa e cautelosa em suas escolhas. Pensar em si, mas sem deixar de pensar nos outros e em como suas atitudes afetam diretamente outras pessoas. Não estou dizendo que ela não deveria ter agido, mas sim que poderia ter sido menos impulsiva e pensado um pouco mais antes de agir. De tal modo que ela mesma e as pessoas a seu redor pudessem tirar mais coisas positivas de suas atitudes.

gio 26/09/2020

eu não sei dizer o que eu achei, é um livro bom, porém não entendi o objetivo

Lane @juntodoslivros 24/12/2015

Infame ou psicótica?
Frankie era uma menina feia que se transforma em uma bela garota. No verão, antes de entrar no seu segundo ano no colégio, Frankie sofre uma transformação mais que bem-vinda na aparência: ganha dez centímetros de altura e nove quilos que deixa-a com curvas. Com 15 anos, Frankie tem o corpo de uma garota de 17 anos. Antes ela não era notada. Magra demais para a idade, mãos grandes, cabelo crespo estando sempre armado, além de ter um queixo muito pontudo. Sendo a irmã mais nova de Zara, Frankie era inclusa na roda de amigos da irmã no colégio apenas por conta dela, e desse modo ela conhece Matthew Livingston e se apaixona por ele. Agora tudo mudou e esse novo corpo acaba por trazer algumas complicações.

Em seu segundo dia de aula, Matthew, que está no último ano agora, finalmente nota a presença de Frankie. Ela fica decepcionada por ele não lembrar dela em seu primeiro ano no colégio, mas nada como a atenção de Matthew agora para desviar da decepção. Ela é introduzida no cotidiano dele e de seus amigos. Em algumas refeições, Frankie senta-se à mesa do refeitório com os amigos bacanas dele.

Frankie tem uma cabeça bem aberta. Podemos perceber que ela está sempre analisando as coisas. Além de seu lado feminista surgir com certa regularidade em suas falas e atos. Antes não era notada, agora ela está cada vez mais se impondo. Já ouviram aquela frase: Com grandes poderes vem grandes reponsabilidades? Acredito que isso se encaixe bem com Frankie e sua nova atitude.

Quando Frankie descobre um clube formado só por garotos, a Leal Ordem dos Bassês, ela não consegue se segurar. Quer fazer parte de qualquer jeito, mas sabe que ser convidada por um deles não é opção. Principalmente quando um deles é seu namorado e que ele a vê como uma garota bonita delicada.

“[...] Frankie lembrou como ele a tinha chamado de “embalagem bonita”, como ele tinha insinuado que sua mente era pequena – como se ele tivesse algum tipo de poder sobre ela.” Página 81

Então ela faz isso a força, de uma maneira misteriosa, manipuladora e calculista.

“No intervalo entre as aulas, Frankie abriu o laptop, entrou na internet e criou uma conta no Gmail. Usuário: OMACHOALFA.” Página 224

Quanto mais fui lendo, mais fui percebendo o quanto Frankie é obsessiva. Antes ela não tinha atenção alguma, quando seu novo corpo atrai a atenção tão desejada, é por motivos nada satisfatórios. Ela não está satisfeita em ser uma “embalagem bonita” ou o bichinho de estimação do namorado.

O livro é escrito em 3ª pessoa. O narrador narra aquilo que sabe sobre Frankie e suas atitudes, mas ao mesmo tempo senti que nem ele sabia tudo sobre a mente brilhante dela.
Interessei-me por esse livro por conta do livro Mentirosos da mesma autora. Resenha aqui. Quando tive a oportunidade de vir a ler outro livro dela, fiz com todo o gosto. Mas devo admitir que não estava insegura se eu iria gostar desse. Surpresa! Gostei muito! No entanto, confesso que o final me deu um pouquinho de medo, nada de terror ou algo assim. Apenas a pura realidade de cada ser. Curioso? Leia e descubra. ;)

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/12/o-historico-infame-de-frankie-landau.html

viviansv 17/11/2020

TUDO PRA MIM <3
Um livro bem elaborado, cheio de questões interessantes e com bastante empoderamento feminino nesse final!

*julia tu vai amar*