O Histórico infame de Frankie Landau-Banks

O Histórico infame de Frankie Landau-Banks E. Lockhart

Resenhas - O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Micha 22/02/2014

Bobinho
Não sei se por não ser para minha faixa etária, mas achei esse livro bobo demais. Frankie é uma pseudo-feminista louca para conquistar seu espaço entre os meninos. Por isso, faz de tudo para entrar na sociedade secreta dos Bassês, do qual seu namorado faz parte. Mas achei os argumentos e falas dela um pouco forçados, faltou um pouco mais de ação e romance, não sei, faltou algo mais. A única coisa legal foi a questão do "positivo negligenciado" (ex: infeliz - desinfeliz). Leitura divertidinha, mas mediana, não mudou minha vida em nada.

Ari 06/03/2014

Um dos livros com o enredo mais deliciosos e polemicos que já li!
Eu nunca unha lido um livro da autora E. Lockhart, aliás comprei o livro porque a sinopse me parecia um livro bem polêmico sobre o machismo que vive até hoje porém que não é só encontrado no "mundo adulto" e sim também nas escolas, com as adolescentes.
Frankie com 14 anos(esqueci a idade exata dela) ao voltar para o colégio, chega muito mais com cara de mulher, com peitos maiores e isso chama atenção de Matthew um cara lindo e popular do último ano.
Eles começam a namorar e com o tempo e com mais convívio, ela vem percebendo que ele quase não a ouve, que ele podia ama-la porém não era de corpo e alma esse amor, e sim apenas de corpo(aparência).
E além disso, ele a trocava para ir nas reuniões secretas da Leal Ordem do Bassês, um clube secreto masculino que era apenas de garotos do último ano. Ela então fica intrigada com isso e começa o seguir e descobre seu segredo.
E ai começa a história toda, bem, eu não irei contar tudo porque se não perde toda a graça!
Por mais que o livro seja escrito em 3ª pessoa, a história prende sua atenção e se parar para pensar, se fosse em 1ª pessoa, não teria graça alguma e o livro não seria o que ele é.
Enfim, recomendaria a todos que gostam desse assunto do tipo feminismo vs machismo e vice versa e etc.

Gramatura Alta 05/08/2017

Frankie Landau-Banks é uma garota que acabou de completar seus 15 anos e, como toda garota dessa idade, muda completamente. Seu corpo sofre várias modificações, ela fica bem mais bonita e as curvas aparecem. Junto com isso, Frankie também muda suas atitudes, ela não aceita ser tratada de uma forma diferente por ser garota e decide provar para si, e para todos os outros, que é capaz de fazer o que quiser.

Em casa, ela é conhecida como a princesinha da família, onde todos a veem como uma criatura sensível e incapaz de fazer qualquer coisa que fosse fora do padrão. Mas este ano, Frankie decide mudar a opinião de todos eles.

A garota começa a estudar num colégio bem tradicional, onde seu pai estudou, e sua irmã saiu de lá pouco antes de Frankie entrar. Ela não é muito popular, tem poucos amigos, mas acaba sendo “notada” por Matthew, o rapaz mais bonito do lugar.

Pouco tempo depois disso, Frankie e Matthew começam a namorar, e ela descobre que ele participa de uma sociedade secreta, a mesma que seu pai participou quando estudava no colégio. Só que ela sabe que essa sociedade é exclusiva para garotos e não acha isso justo, sendo assim, sente que precisa mudar isso.

A tal sociedade se chama A Leal Ordem dos Bassês e não faz grandes coisas, só causam algum tipo de desordem no colégio de vez em quando. Mas ainda assim, Frankie quer participar e mostrar que garotas também merecem um lugar no grupo.

Neste livro, encontramos a história de como Frankie fez pra mudar isso. O livro apresenta o tema feminismo de uma forma bem divertida, a garota tem uma mente brilhante e, com ajuda de um diário há muito tempo perdido, ousou muito nas travessuras. Seus planos eram bem mais interessantes que qualquer um outro já bolado pela Leal Ordem.

Frankie é uma garota que não quer passar pela vida sem ser vista, quer mostrar que não é só mais um rostinho bonito em meio a tantos outros. Mesmo com pouca idade, ela se mostra bem consciente sobre os fatos, sobre como é a sociedade. Ela quer que todos vejam o que ela pode ser, o que pode fazer. Não aceita ser diminuída pelo seu gênero e quer provar que pode ser tão boa quanto qualquer outra pessoa. No colégio, todos os presidentes foram homens. Frankie se incomoda muito com isso, ela sente que a mulher tem um papel muito inferior na sociedade e não quer que isso permaneça assim.

Com relação aos personagens secundários, não tenho muito o que dizer. Matthew é muito chato, sem graça e, ainda por cima, se acha superior a todos ao redor. Ele parece ser totalmente manipulado por Alfa, o líder da Leal Ordem dos Bassês, que é outro personagem insuportável! Alguns outros amigos desse grupo também são bobos, aquele tipo de gente bem sem noção mesmo. Os únicos que gostaria de saber um pouco mais, é sobre Trish, a melhor amiga de Frankie, e Artie, seu namorado. Os dois parecem ter uma relação bem bacana, mas ficou bem escondida no meio da história, por não ser o foco do livro, claro.

O livro é narrado em tom de confissão, relatando tudo o que Frankie havia aprontado na escola. O enredo é bem adolescente e possui um toque de humor, mas a autora conseguiu passar sua mensagem de uma forma muito clara. A escrita é simples e fluida, os capítulos são curtinhos, o que parece tornar a leitura bem rápida. Achei a capa muito bonita e chamativa. Em cada começo de capítulo, havia um Bassê, o que deixou o livro super fofo! Mesmo sendo uma leitura infanto-juvenil, recomendo a todos que desejam conhecer um pouco sobre feminismo de uma forma leve e divertida.

RESENHA ESCRITA PELA THUANNE PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/07/o-historico-infame-de-frankie-landau.html

Mila 26/03/2018

"É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio."
Frankie Landau-Banks é uma garota de 15 anos do segundo ano da escola interna e conservadora Alabaster. É filha de Ruth e Franklin, apelidado por ela e sua irmã Zada de Sênior. O seu pai esperava receber um filho homem a quem queria dar o seu nome, mas teve uma menina e pôs o nome de Frances.
Frankie é uma garota bastante empoderada, embora eu tenha me decepcionado com algumas atitudes dela, e faz parte do Clube de Debates da escola.
O pai de Frankie sempre contou sobre uma sociedade secreta que participou, a Leal Ordem dos Bassês. Ela inicia um relacionamento com Mattew, que depois ela descobre fazer parte desta sociedade. Um ponto importante sobre esse grupo é que não aceitam mulheres e que aceitam apenas um certo perfil de garotos, com famílias de prestígio e que são herdeiros, ou seja, seu pai um dia também fez parte desta sociedade.
Frankie começa a se interessar pelas atividades deste grupo e a querer participar. Porém, encontra o problema de que nunca seria aceita por ser mulher. E então ela bola uma série de planos para poder participar e, futuramente, ganhar prestígio e conseguir fazer parte.

Um ponto muito importante e triste que é relatado é o sentimento que Frankie desenvolve a medida em que percebe o quanto é subestimada, inferiorizada, o quanto seu potencial é ignorado pelo simples fato de ser mulher. Uma angústia, tristeza.

"Mattew tinha dito que ela era inofensiva. Inofensiva. E estar com ele fazia Frankie se sentir como se estivesse esmagada dentro de uma caixa - uma caixa que ela deveria ser encantadora e sensível (mas não sensível demais); uma caixa para garotas jovens e bonitas que não eram tão brilhantes ou poderosas quanto seus namorados. Uma caixa para pessoas cuja força não merecia ser levada em conta."

Ao perceber que seu namorado prefere uma companheira frágil, incapaz de proteger-se, obediente a limites definidos, quiz surpreender a todos, mostrar que também era capaz.
A forma que Frankie tenta provar isso ao mundo, para mim, foi o ponto negativo do livro. Acho que ela fica obcecada e se perde no caminho.

"Eu queria provar o meu valor. Eu queria fazer as coisas acontecerem, queria mostrar que sou tão esperta quanto qualquer um de vocês, ou até mais, quando tudo que vocês sempre pensam a meu respeito é que sou linda."

E encerra...
"É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é. É melhor liderar do que seguir. É melhor falar do que ficar em silêncio. É melhor abrir portas do que fechá-las na cara das pessoas."

Sabryna @booksabry 02/04/2018

O histórico infame de Frankie Landau-Banks
Frankie Landau-Banks é uma garota que quer fazer a diferença no meio das outras garotas, apesar de reconhecer que faz parte de um grupo privilegiado delas por estudar em conceituada escola particular e ter a referência como beleza. Mas quando descobre que seu namorado Matthew é membro de uma sociedade secreta exclusivamente masculina, ela quer aparecer e mostrar que também merece estar lá.

Por essa breve sinopse dá pra notar que O histórico infame de Frankie Landau-Banks é sobre como uma adolescente vive o feminismo. Frankie não quer ser vista como uma "princesinha", mas como uma menina inteligente, esperta, e muito mais que um rostinho bonito. Embora sua paixão pelo garoto popular da escola seja um pouco clichê no meio dessa temática.

A Leal Ordem dos Bassês, da qual o próprio pai de Frankie foi membro, existe na escola Alabaster há mais de 50 anos e tem como propósito promover travessuras dentro do campus com algum significado político ou ideológico. Acontece que nem todos podem participar, apenas os herdeiros, e dentro dos herdeiros, os escolhidos; todos homens que devem jurar lealdade e fidelidade à ordem. Entre eles Matthew.

As saídas repentinas e misteriosas do namorado despertam a curiosidade de Frankie e a fazem segui-lo até descobrir do que se trata. A partir daí ela resolve tomar o papel do líder, por trás dos panos, e articular os feitos que deveriam mostrar à escola que ali existe um grupo de alunos dispostos a instigar reflexões sobre vários temas, como religião e alimentação.

A ideia da sociedade secreta é fértil para muitas aventuras, mas os feitos dos garotos são fracos, ainda que possa estar protegida pela justificativa de que são apenas adolescentes. Depois que Frankie assume o controle, seus planos são mais elaborados - significando que as mulheres são melhores estrategistas e pensadoras -, mas a narrativa não deixa o leitor aproveitar a "genialidade" dela, apresentando capítulos corridos.

O romance entre Matthew e Frankie também poderia ser mais forte e arrasador de corações, ou a pequena atração que Frankie sente pelo Alfa melhor explorada, pois um triângulo amoroso deixaria a história bem interessante também.

Fora isso o livro cumpre seu papel em discutir o empoderamento feminino e em apresentar a teoria de que a forma como a mulher se vê interfere no seu relacionamento amoroso. Frankie não aceita a namorada que acompanha seu par em todos os eventos, mesmo que ache eles chatos, pelo simples fato de ser a namorada, a acompanhante. Em vez disso vai para seus próprios eventos com sua própria turma. Ao mesmo tempo que tenta pensar fora da caixinha que suas amigas da mesma idade estão inseridas. Coragem, determinação e uma ponta de sensibilidade também são características da pequena feminista que protagoniza esta obra.

Maressa 03/09/2014

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Frankie Landau-Banks era a princesinha da família até que o verão começou a transformar seu corpo. Frankie passou de desengonçada para um linda garota, atraindo, assim, vários olhares. Mas ela não é somente um rostinho bonito e está disposta a provar isso.

Depois das férias de verão, Frankie retorna ao colégio interno Alabaster e atrai a atenção de Matthew, um aluno do quarto ano por quem sempre teve uma paixonite. Eles obviamente se gostam, mas Frankie percebe que Matthew esconde algo dela, além de subestimá-la.

Assim, Frankie resolve seguir o namorado numa determinada noite e descobre que ele faz parte de uma tradicional sociedade secreta da Alabaster - A Leal Ordem dos Bassês. Frankie deseja muito fazer parte do grupo, mas eles só aceitam garotos. Porém, com um disfarce, Frankie começa a comandar as traquinagens dos Bassês.

Estranhei um pouco quando me deparei com uma narração em terceira pessoa, mas posteriormente constatei que essa foi uma decisão acertada para O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, pois o narrador demonstra conhecer muito bem a protagonista.

Frankie é do tipo de personagem que adoro. A garota é inteligente, esperta e, algumas vezes, sarcástica. Ela é bad ass e sabe disso.

A atitude de Frankie querer provar que garotos e garotas não devem sofrer distinções pelo sexo é aceitável, mas a maneira que Frankie escolheu para fazer isso foi muito extrema. O envolvimento de Frankie com os Bassês poderia até ser uma brincadeira no início, mas se tornou obsessão no final. A garota não media mais a consequência de seus atos. Ela gostava muito da sensação de poder.

Gostei bastante de O Histórico Infame de Frakie Landau-Banks, pois ele é um livro inteligente. As personagens são adolescentes e o ambiente é uma escola, mas ele foge do lugar-comum dos YA e os clichês que aparecem são bem trabalhados.

site: http://maressaaaspirante.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-historico-infame-de-frankie.html

Milla 28/05/2018

Nas primeiras 14 páginas eu já estava gostando do livro. Quando cheguei na 40°, já estava amando. Me indentifiquei muito com a protagonista. Com o jeito que ela vê e pensa nas coisas. Ela me cativou desde o início.
Não consigo nem descrever o quanto esse livro é sensacional. Maravilhoso. A personalidade da protagonista é muito bem construída. Ela tem certeza de quem ela é e do que ela quer ser. Gostei muito dela.
Aconselho a todos que leiam esse livro, ele é fantástico. Eu li em um dia de tão rápida que é a leitura e de como o livro de prende do começoao fim.

julia5317 01/08/2017

Isso nao é uma resenha.
Entao. Frankie poderia ter sido uma personagem incrível, mas o autor não soube usar isso ao seu favor. Ela é brilhante, inteligente e forte, o que faz com que parte do final tão banal quase anule isso. Ela tem um feminismo solto, como se ela e o movimento fosse partes iguais de um átomo que se repelem, nunca sendo um só, mesmo as vezes isso acontecendo. O autor fez com que quase tudo o que acontece no decorrer do livro tenha sido em vão, sugerindo uma personagem egoísta e ambiciosa a ponto de ser possessiva. O final te deixa indeciso sobre sua relação com a personagem e a historia dela, o que pode ser bom, ou talvez não. Enfim, é uma personagem com um potencial que nao foi muito bem explorado, e uma história que poderia ser mais aprofundada. É isso.

Bruna 12/11/2014

Maravilhoso.
A história tem como personagem principal Frankie, uma garota que nas férias de verão consegue uma mudança bastante significativa em seu corpo, fazendo que todos quais a mal notavam dessem uma atenção especial para a personagem, isso no inicio de seu segundo ano letivo no colégio interno Alabaster.

Frankie tem uma mente ambiciosa e extremamente feminista, o que faz com que os atos e os pensamentos da parte masculina de seu colégio a revoltassem, mas só quando a personagem descobre sobre A Leal Ordem dos Bassês, uma sociedade secreta só para garotos, que começa a planejar situações para mudar essa realidade.

O livro, que aborda um dos meus temas favoritos, conseguiu me surpreender bastante com as atitudes e estratégias de Frankie. Uma leitura bastante interessante e que consegue te deixar de boca aberta em certas partes. Entretanto, acredito que Frankie se deixou levar por suas ambições e tomou parte de algumas coisas que não apoio. Ainda assim o livro não perdeu uma estrela comigo, pois a personagem mostrou que se arrepende e no final assumiu suas ações, o que foi uma atitude bastante nobre considerando o grau de seriedade do que ela fez.

site: http://readerstuff.wordpress.com/2014/11/12/resenha-o-historico-infame-de-frankie-landau-banks-e-lockhart/

PorEssasPáginas 23/12/2014

Eu tinha muita expectativa quando adquiri esse livro, apesar de estar lendo bem depois de tê-lo adquirido. Sinceramente, eu achei a história muito dinâmica e inteligente. Mas, infelizmente para mim, faltou alguma coisa ali.

Frankie é aquela jovem adolescente tipicamente subestimada por sua família e ignorada pelos populares da escola, até começar a namorar Matthew Livingston e ser incluída em seu grupo de amigos. Mesmo assim, ela ainda se sente excluída, principalmente quando seu namorado tem compromissos que não pode contar a ela. Cansada disso, ela o segue e descobre seu envolvimento com a Leal Ordem dos Bassês e a existência de um Histórico Infame dessa ordem, perdido desde a época de seu pai, um ex-membro. A partir daí, ela pretende mostrar que não é apenas um rostinho bonito.

Eu gostei muito da história desse livro, mostra bem aquela fase de crescimento e descoberta típica da adolescência. Frankie demonstra ser muito determinada, uma vez que mesmo se incomodando com algumas particularidades de seu namoro e seu novo meio, decide tentar se adequar para o bem de ambos.

Até perto da metade do livro, no entanto, eu achei que a história ficaria focada apenas na interação de Frankie com seu namorado e o universo dos dois, mostrando também como ela se sentia mais e mais incomodada quando Matthew tinha compromissos que não podia contar a ela e como ele a subestimava, só fazendo com que ela fosse parte dela quando lhe convinha.

Então veio a parte mais legal: Quando Frankie finalmente descobre a ligação de Matthew com a Ordem dos Bassês, ela começa suas pesquisas também com base no seu trabalho de pan-óptico (a sensação de que alguém está te vigiando quando na maioria das vezes não está) e acaba bolando um meio de interagir e, por que não dizer, manipular a Ordem sem que eles soubessem que era ela (afinal, o grupo é formado exclusivamente por homens).

Adorei a personagem principal. Embora um pouco imatura no início, Frankie demonstra um alto-astral e carisma que pouco vi em personagens femininas por aí desde Hermione Granger. Não admite ser descartada e depois posar de boa namorada e odeia quando Matthew corrige seu “positivo negligenciado” de alguma palavras (saiba mais sobre isso nesse texto do Nanie’s World). Apesar disso, ela gosta do namorado e gostaria de fazer parte do seu mundo.

“De certa forma, podemos enxergar Frankie Landau-Banks como um positivo negligenciado. Uma palavra enterrada.”

Claro, participar indiretamente da Ordem dos Bassês não teve apenas o intuito de aplacar sua carência, ela queria provar que também era capaz de pensar e agir de forma lógica e independente e ser reconhecida por isso, não apenas uma garota bonita.

Matthew pode ser o cara que toda garota quer, mas é daqueles que você vê a embalagem, mas depois que abre… Não é bem assim. Não que ele seja mau ou uma péssima pessoa… mas era muito superficial. O que ele – e todos os seus amigos machistas – queria era uma namorada bonita para enfeite, que não precisasse falar ou pensar muito. Ou talvez ainda daquelas que falam besteiras e que o garoto não se sente na obrigação de prestar atenção a tudo o que ela fala, por achar que ela não tem argumentos. Grande erro de Matthew pensar que Frankie era assim, ainda mais por ela ser do grupo de debates.

“É melhor ficar sozinha, ela pensa, do que ficar com alguém que não te enxerga como você é.”

Quando eu peguei esse livro para ler, achei que ele apontava para uma direção certeira e um pouco clichê (que me agradaria, aliás), uma verdadeira sessão da tarde teen. Mas não foi bem assim, o desenvolvimento da história, que inicialmente eu achei que não ia andar, foi muito melhor.

O livro é narrado em terceira pessoa e a escrita da autora é leve, fluida e divertida, você consegue ler rapidamente. Ela também pesquisou sobre as pegadinhas que se passam em escolas e, mais comum, em faculdades. Sabem aqueles filmes americanos que mostram as fraternidades das universidades? Pois é, quando eu li esse livro, apesar de ser uma Ordem secreta, eu meio que senti que tinha algo relacionado e não estava errada.

O final também não foi clichê, mas justamente eu achei que ficou faltando alguma coisa. Tanto que quando eu percebi que não tinha mais nada, eu fiquei caçando no kindle se era isso mesmo. O final ficou em aberto, não necessariamente para uma continuação, mas deu expectativa para “o que será que ela vai tramar agora” e eu fiquei frustrada porque agora só mesmo com a minha imaginação (ou uma pouco provável continuação).

Isso não tira o mérito de um livro bem escrito e desenvolvido, recomendo muito a leitura. Tenho certeza de que as meninas e mesmo os garotos tem algo a aprender com a Frankie.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-historico-infame-de-frankie-landau-banks

Katelin 10/03/2017

Me surpreendi!!
No início achava que seria apenas mais uma história estilo intriga entre alunas populares no colegial.
No entanto é incrível o desenrolar do livro, eu adorei e sem dúvidas lerei novamente.

Gramatura Alta 05/08/2017

RESENHA ESCRITA PELA THUANNE PARA O GETTUB!