Se vivêssemos em um lugar normal

Se vivêssemos em um lugar normal Juan Pablo Villalobos

Resenhas - Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal

@admiravel_leitura 08/03/2024

“O pior não era ser pobre: o pior era não ter ideia das coisas que se pode fazer com o dinheiro.”
Com um humor ácido e criticas pertinentes à sociedade mexicana dos anos 80, essa é uma leitura interessante que nos surpreende em alguns instantes por apresentar uma história peculiar e que diverge da normalidade, afinal o autor, Juan Pablo Villalobos, opta por entregar uma narrativa com um pé no Realismo Mágico.

E embora esse seja o volume 2 de uma trilogia seu entendimento não é prejudicado, pois as histórias não são sequenciais e podem ser lidas separadamente.

Funcionando como uma espécie de denúncia social, a obra evidencia através de uma escrita ácida e um humor mordaz a discrepância entre os pobres e ricos apresentando críticas pertinentes capazes de expor a desigualdade social vivida no México durante os anos 80.

As críticas são muito bem alocadas no enredo e nos fazem refletir sobre um país minado pelos seus próprios governantes, que ao invés de proverem o ideal pro povo optaram por prover o necessário inflacionado para os pobres e o vantajoso para os ricos.

Para além, um ponto que chama a atenção na narrativa é a linguagem do narrador Orestes, um adolescente sem papas na língua e capaz de refletir de forma violenta, crua e intimista sobre a situação do país, sua família e ele próprio. Ou seja, aqui não temos um narrador heroico.

E a cultura mexicana é descrita de uma forma exemplar pelo autor, responsável por expor com eloquência o México dos anos 80, exibindo a cultura do país e seus pratos típicos. Tudo exprimido pelo olhar julgador do protagonista.

Essa é uma interessante jornada ao México dos anos 80. Um livro repleto de uma crítica ácida e mordaz a sociedade e política da época e que nos brinda com uma narrativa intimista repleta de humor e sarcasmo.

Se você deseja conhecer um pouco mais desse país da América Central, sem dúvida essa é a leitura perfeita pra você!

Decassiarita_sc 07/03/2024

A história traz fatos da realidade sobre a pobreza, posicao social, poder contanda por um menino de uma grande família. Até é interessante, mas a história em si não prende, é confusa e misturada, isso sem falar no final. Muitos amaram, mas eu não fui uma delas.

Carol 13/01/2024

Vontade de comer quesadilla
Eu fui descobrir que esse livro faz parte de uma trilogia só na metade da leitura e não apenas faz parte, mas é o segundo. Por isso eu estava achando muito confuso
Livro perfeito pra uma maratona, curto e cheio de diálogo
Todo mundo falava bem desse autor, mas eu acho que deveria ter começado pelo primeiro
Apesar de confuso, tem críticas certeiras e foi legal ver um pouquinho do México

Pedro3906 02/08/2023

? Mamãe, um dia vamos deixar de ser pobres?
Esta sendo a segunda obra que leio de Juan Pablo e já há tempos estou minimamente familiarizado com trecho ou outro por ter adiado a leitura, é perceptível a construção temática peculiar. Estamos acostumados aos infortúnios e aos dramas que ler tamanha tragédia ou desespero que seja rindo da própria desgraça soa delicioso e contemplativo e reafirma o poder da comédia em ferramenta de ação, de mensagem e entretenimento.

"Se vivêssemos em um lugar normal" foi bom o bastante para me deslocar até a cozinha unicamente para esquentar pão-folha com queijo muçarela de lombriga por quesadilla. Decerto não era uma quesadilla normal, pois o que há de normal na América Latina? O mais viável é colocá-la como quesadilla desvalorização, boa liberdade poética para a depressão crônica seja singular ou nacional. A erudição distorcida com palavrões, linguagem chula, humor ácido e passagens gostosas de ler: ri terrivelmente das fatias de frios fantasmagóricas e dos nomes gregos, Electra foi o cúmulo.

Desfecho melhor não haveria, uma loucura, um atentado à realidade tal qual o pobre que pensa ser classe média.

Dudu    27/06/2023

Não faltaram quesadillas
Foi o primeiro livro que li do autor, e, agora depois de ter lido fiquei sabendo que ele faz parte de uma trilogia (e também que é o segundo).

O livro é narrado do ponto de vista de um adolescente que relata além dos acontecimentos que envolvem a si e sua família relata também sobre o seu "desenvolvimento". E fala ainda dos problemas sociais e econômicos que essa família passa por ser pobre (ou da classe média, você escolhe kakakakk).
Algo que talvez possa incomodar algumas pessoas é a falta de censura, sinceramente, me surpreendeu. Os livros normalmente não possuem essa linguagem menos censurada. Tem também um humor ácido, e algo que certamente não faltou nesse livro foram as quesadillas.

Vitoria489 06/04/2023

Não gostei, achei bem confuso a história em si, pra ser sincera não recomendo, mas talvez você goste talvez.

Paulo.Vitor 29/08/2022

"A sua mãe está louca? - Não sei - respondi, porque não sabia com certeza absoluta, nunca tinha precisado refletir sobre isso."
Esta foi minha primeira experiência lendo no Kindle, e apesar de meu ritmo de leitura ser muito mais lento com este, gostei bastante da experiência.
O livro conta, de acordo com a perspectiva de um garoto, a vivência de uma família classe média (ou devo dizer, neste caso, classe baixa) e suas vivências no México durante a década de 1980.
O livro faz uma crítica direta e principalmente direcionada aos EUA, e toda sua maneira de viver pós guerra fria, no caso, aqui, são representados por poloneses.
Quanto ao ódio justificado aos políticos, vemos muitas semelhanças com o Brasil, onde temos que peneirar muito bem pra saber quais presidentes/governadores/prefeitos foram bons, benfeitores e não corruptos. Vemos inclusive, ao final do livro, uma breve explicação sobre cada um citado, onde cada um tem seus próprios crimes, ideologias retrógradas, imbecis e preconceituosas. (mais uma semelhança com o Brasil)
O Livro mostra também como as famílias tem suas disfunções e problemas, onde existem brigas, discussões, personalidades irritantes e até manias dos pais que acabam respigando nos filhos.
O livro acaba num devaneio mais cômico do que significativo, visto que o significado deste se encontra durante e não ao final.
Mais uma vez a leitura do Juan Pablo Villalobos se mostra muito boa, rápida, divertida e inteligente, mas devo dizer que gostei mais do primeiro, Festa no Covil.

SSandes 17/06/2022

Não foi tão bom assim ..
Eu não sei o que falar desse livro, eu li por causa do primeiro "volume" 'Festa no Covil', achei que fosse uma continuação, mas não é e vc não precisa ler se não quiser. Outro motivo foi a curiosidade pelo tema México, os personagens, a cultura, os lugares. E por último, por que a escrita do Juan é muito agradável.
Assim como o livro anterior, esse também é cheio de alfinetadas sobre assuntos sensíveis, como a fome, pobreza, política e educação, só que nesse tem um "mas", a coisa desandou, foi ficando confuso, enrolando tudo e terminou sem pé e nem cabeça.

Bela 07/02/2022

Surreal!
Conheci o autor pelo aclamado Festa no Covil e decidi continuar lendo a trilogia, que não decepcionou nesse segundo livro. Esse autor faz mágica com 160 páginas!!
Assim como o primeiro, a história de Se Vivêssemos em um Lugar Normal é engraçada, inteligente, encantadora, envolvente? E ainda te deixa querendo mais.
Esse livro não tem pontos altos ou baixos, é especial do começo ao fim, e você nunca sabe o que está por vir na narrativa. Amei e recomendo!

@buenos_livros 15/12/2021

Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal - Juan Pablo Villalobos
?A coincidência é prima-irmã da confusão, essas duas safadas se beneficiam da mesma condição: do caos, do bendito caos.?
. Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal (2012)
. Juan Pablo Villalobos ??
. Tradução: Andreia Moroni
. Romance | 160p.
. @companhiadasletras
. No segundo livro da sua trilogia mexicana, Villalobos cria uma fábula sobre a luta de classes, navega pelo cenário cultural e político do México dos anos 80 através da visão de um jovem protagonista engraçado com passagens quase surrealistas. Uma leitura interessante recheada com curiosidades sobre a política mexicana.
. ??????5??

Andros.Farias 14/12/2021

Quesadillas inflacionadas
É o meu segundo livro do Juan Pablo e só me encanto ainda mais com esse autor. A escrita e o humor presente em todo o livro são os pontos fortes pra mim. Quem tiver esse autor na lista pode ir fundo, vale a pena demais

Layla.Ribeiro 27/12/2020

Atenção, o livro contém um humor ácido, crítico , um pouco de surrealismo e bastante, mas bastante quesadillas. É o segundo livro do autor que leio seguindo a ordem da trilogia (as histórias são independentes) onde o autor no transporta para o México dos anos 80, marcado pela desigualdade social e a corrupção, sim, você vai notar muita semelhança com o Brasil. Diferente do primeiro livro, o protagonista é um adolescente da classe pobre que vai tentar entender o contexto que vive. Não sei porque este livro foi somente ok pra mim, a história não me conquistou, mas foi importante no meu ponto de vista pra conhecer esse lado mexicano que vai além de comidas, festas tradicionais e sombreros.
Inaiara.LAbo 28/12/2020minha estante
lembro de ter gostado mais do primeiro também