A vida de C. S. Lewis

A vida de C. S. Lewis Alister McGrath

Resenhas - A vida de C.S. Lewis

Jonathas16 01/04/2024

Que biografia!!
Uma biografia Excepcional! E que vida de C. S. Lewis! Essa biografia nos ajuda a entender aspectos muito importantes da vida e das suas obras de Lewis como escritor. Muitos aspectos interessantes que nos dão o contexto necessário para nós aprofundarmos nos seus livros. Recomendo muito! E com certeza voltarei em algumas partes para ler de novo!

Renata1004 07/01/2024

Uma Jornada Fascinante através da Vida de C.S. Lewis
Esse minha meta ler todos livros apologético de Lewis.
Mas iniciei com biografia da sua pessoa antes!
"A vida de C.S. Lewis: do ateísmo às terras de Nárnia" promete uma imersão profunda na vida de um dos autores mais reverenciados do século XX. A obra promete levar os leitores por uma jornada desde os períodos de ateísmo de Lewis até as mágicas Terras de Nárnia, proporcionando uma compreensão mais rica da complexidade deste notável pensador.

O autor do livro realiza uma meticulosa pesquisa, fornecendo uma visão detalhada dos primeiros anos de Lewis, marcados por sua postura ateísta. Explorando sua evolução intelectual e espiritual, o livro joga luz sobre os eventos que moldaram suas ideias e crenças. Isso cria uma narrativa envolvente que capta a atenção do leitor desde o início.

Contudo a obra poderia se beneficiar de uma análise mais crítica das influências de Lewis sobre Nárnia, indo além da simples descrição do processo criativo.

Deeh 07/12/2023

Uma vida muito interessante.
Pode parecer simples dizer somente isso, "uma vida muito interessante", mas não é ficção, essa foi a vida do Lewis.

Posso julgar o livro e dizer que a abordagem do McGrath foi boa ou não, mas quanto à vida do Lewis eu só posso conhecer sua história e por meio dela tentar entender o homem por trás dos livros que tanto me fazem bem.

Uma conclusão é que vale a pena conhecer a história dos autores dos livros que gostamos. Uma adaptação do ditado: diga com quem andas e direi quem és.

Diga que autor gostas e direi quem és. ?

Wal 15/07/2023

Que biografia meus amigos, que biografia.
A literatura tem um potencial para comunicar e recomendar o evangelho, enriquecer a fé sem diluí-la..."

C. S. Lewis, um grande pensador, criativo, um verdadeiro intelectual, ainda assim tinha seus defeitos, nada diferente de mim e você. Ele também teve obras que fracassaram, precisou recalcular a rota mais de uma vez. Enfrentou os obscuros momentos da sua época, bem como enfrentamos da nossa.

Beca 24/03/2023

C.S Lewis
Amo C.S Lewis e amo biografias, uma combinação perfeita, adorei conhecer mais sobre Lewis e a escrita de Allister McGrath é muito boa e sincera, adorei os capítulos sobre Nárnia, fiquei com vontade de ler novamente, já que me lembro de pouquíssimas coisa, tbm fiquei com vontade de ler a triologia cósmica, enfim, recomendo muito a leitura se você gosta do Lewis.

Gabriel685 13/02/2023

A vida de C. S. Lewis: do ateísmo às terras de Nárnia, por Alister McGrath.
Resumo.

O livro inicia mostrando os problemas religiosos da Irlanda do Norte e seu anticatolicismo — é um ponto bem interessante porque alguns católicos dizem que Lewis não se converteu à igreja de roma por conta disso. Voltando: assa por sua infância com muito cuidado, sobretudo quando fala da morte da mãe e da dura realidade com o pai enlutado e distante, mas também apresenta como Lewis e seu irmão já eram fascinados pela leitura e pela criação de histórias desde criança.

Trata do ateísmo de Lewis na adolescência e na faculdade, de sua luta na primeira guerra e seu ferimento. Depois, como se deu o processo gradual de conversão e das influências de autores como Tolkien, Chesterton e McaDonald. Então, acompanhamos um Lewis professor universitário e escritor, que cada vez mais fica conhecido e requisitado (sendo capa da revista Times). O livro termina com seu casamento (nada ortodoxo) com Joy e sua recepção pós morte.

Vale a pena?

Estamos falando de uma biografia de fôlego, mais de quatrocentas páginas. O autor é muito erudito e bem conhecido no meio cristão, já Lewis então nem se fala.

McGrath se propõe a escrever uma biografia definitiva. Ele leu tudo de Lewis e leu tudo sobre Lewis. Lógico que isso é uma tarefa homérica, mas o sujeito se saiu muito bem — muito bem mesmo. Chega até ser meio chato às vezes porque ele quer explicar tudo, praticamente tudo mesmo. Em todos os livros mais famosos de Lewis, o sujeito faz questão de destrinchar detalhe por detalhe. Há uma parte inteira do livro dedicada só às Cronicas de Narnia para você ter uma noção. Então, acredito que ele peca um pouco nisso, porque acaba saindo hora ou hora da vida de Lewis e mergulha de cabeça nos seus livros e pensamento.

Mas vale a pena sim, pois ele revisa todas as outras biografias do autor e atualiza todos os pontos. Uma parte bem importante nesse sentido é a data de conversão de Lewis. Alister questiona até o próprio autor e mostra (de maneira exaustiva) o porquê todo mundo errou nesse ponto. Ou seja: é um livro muito atualizado.

Gostou da dica?

Criei um link que está lá nos comentários. Se você comprar esse, ou qualquer outro livro por lá, estará ajudando no meu trabalho de divulgação e não paga nada a mais por isso!

Vale avisar que o livro está na promoção!

Link: https://amzn.to/3IhwphZ

site: https://amzn.to/3IhwphZ

Hadassa.Santana 26/07/2022

C.S LEWIS- do ateísmo as terras de Nárnia
Clive Staples Lewis, foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e teólogo, cuja as obras fazem sucesso até hoje.
Esse livro é uma biografia da vida de C.S LEWIS, que conta sua origem, sua vida acadêmica, suas inspirações literárias até chegar em sua conversão ao cristianismo, que acaba se tornando o tema central das suas obras.
Diferente do que muitos acham, Lewis é irlandês e não inglês, e baseia suas obras, inclusive uma de suas mais famosas (Nárnia), nas paisagens de sua terra natal.
A biografia C.S LEWIS, do ateísmo as terras de Nárnia, traz diversas curiosidades e mergulha na história dessa pessoa tão importante pra literatura, mostrando não somente a figura de Lewis como escritor e romancista, mas também de filho, esposo e amigo.
Uma pessoa muito citado nessa obra é Tolkien, um dos melhores amigos de Lewis, sendo considerado o "parteiro" de Senhor dos anéis.
Enfim, a leitura é muito válida, principalmente pra quem ama esse autor como eu, e quen não ama, com certeza ao ler essa obra, conhecerá mais dessa pessoa tão genial que foi Clive Staples Lewis.

Nota ??????????

Pedro Leitor 21/07/2022

Alister McGrath mesmo não sendo contemporâneo de Lewis relata de forma minuciosa a vida dele. Um obra muito interessante que nos levará a entender um pouco esse gênio que foi C. S. Lewis.

Bruna Laessa 28/05/2022

Uma biografia completa. Eu que conhecia bem pouco sobre a vida desse autor, aprendi bastante sobre ele, desde o seu nascimento até a sua morte. Algumas obras famosas do Lewis garanham destaque e foi bom para entender mais sobre os seus escritos.
Recomendo a leitura para quem quer uma vista geral e profunda do C S Lewis.
ps: fiquei chocada quando descobri que ele nasceu na Irlanda.

Victor Portela 14/01/2022

Jack
Acho que não dá pra acrescentar muito do que já foi dito sobre esse livro, mas vou tentar, pelo menos um pouco.

Essa é provavelmente a melhor biografia que li. Não sei se pela grande admiração que tenho por Lewis, ou se pela escrita sensacional do McGrath mas, de fato, a melhor.

Construindo a narrativa desde a infância de C.S.Lewis na Irlanda, passando pelos seus anos de formação e ascenção nacional, e internacional, a leitura prende você a cada momento.

E como se não bastasse a história da vida de Lewis, Alister McGrath consegue transmitir de uma forma fluida e apaixonada, deixando transparecer o quanto ele, juntamente conosco, respeita e admira o testemunho da vida de um dos principais pensadores do século XX.

Euriano 09/12/2021

A melhor biografia de C.S. Lewis
Alister McGraph é um excelente biográfo, e por ser fã de Lewis, consegue trazer com muitos detalhes a história desse homem que foi um "apóstolo" dos tempos modernos.
Esse livro conta com detalhes da infância à sua morte, relatando os dramas que sofreu com a morte da mãe e da esposa, o distanciamento do pai, a amizade com Tolkien que o levou a deixar o ateísmo e se converter, a construção de Nárnia, enfim, são muitos detalhes, vale a pena a leitura.

Ingrid 15/11/2021

Lindo
Apesar de deixar algumas coisas de fora, como importantes eventos históricos da época, é bastante completa, e aborda uma parte da vida dele que a maioria tende a deixar de fora.

Jean375 09/10/2021

A VIDA DE C. S. LEWIS
O autor escreveu muito bem sobre a vida desse grande homem, uma vida ?pura e simples?.
Traz fatos que não constam em outras biografias de C. S. Lewis.

João Vitor 20/06/2021

Uma excelente biografia acadêmica!
Ler sobre os detalhes da vida de Lewis me emociona. Esse mestre tem sido meu principal tutor há alguns anos, e poder ter um vislumbre dos detalhes de sua vida através de diários, cartas e biografias não tem preço.

O diferencial dessa biografia, a meu ver, é o seu caráter acadêmico rigoroso, que não perde a paixão e o drama da narração da vida de um autor tão importante. McGrath é um perito na pesquisa aprofundada, e ele não fez diferente quando decidiu escrever uma biografia, supostamente ?leve e sem muitas exigências.?

McGrath aprofunda em muito detalhes que parecem irrelevantes para dar sua contribuição em favor da verdade sobre o grande homem que foi C. S. Lewis. Ele contesta desde os críticos mais superficiais até fatos supostamente já estabelecidos pelos biógrafos mais famosos do autor irlandês, sempre se valendo de fontes primárias e secundárias de qualidade. É um exemplo de respeito a uma personagem importante e de como é possível costurar rigor acadêmico com estilo.

Pegue esse livro um dia e deleite-se na companhia de sua bebida favorita e de uma das pessoas mais sábias que caminharam deste lado da ressurreição, C. S. Lewis.

Tiffany 26/02/2021

Sensacional
Um livro que, além de introduzir a vida de um dos literatos mais importantes do século XX, também traz um desenvolvimento do seu jardim pessoal: Nárnia.
É um livro para qualquer idade e para qualquer interessado no grande C. S. Lewis.
Nessa obra, Alister McGrath mostra coisas maravilhosas que aconteceram na vida de Lewis, como também não deixa de mostrar os erros e defeitos que ele cometeu durante a vida.