A vida de C. S. Lewis

A vida de C. S. Lewis Alister McGrath

Resenhas - A vida de C.S. Lewis

oswaldocavalcante 29/01/2015

Foi a primeira biografia que li, depois dos evangelhos, e comecei muito bem por sinal. Não sei à partir de quando ser leitor de C. S. Lewis se tornou um elogio, mas isso me ocorrou recentemente. Perguntaram-me se eu gostava de C. S. Lewis - na verdade, eu gosto muito do mais do que ele escreveu, mas também gosto dele, ou de quem ele foi - e eu perguntei como sabia que eu gostava, e a resposta foi que quem lê C. S. Lewis pensa de uma forma diferente (no bom sentido).

Nessa obra de muita acurácia, McGrath fez uma varredura acadêmica de precisão analítica, e me levou a conhecer a vida desse personagem que tem me tido muita influência nos últimos tempos.

A proposta é levar o leitor a conhecer C. S. Lewis não tanto por uma abordagem subjetiva, opiniosa do seu caráter, mas pela análise dos temas abordados em suas obras, pelos livros que o influenciaram (muito interessante esse aspecto) e principalmente, pela minuciosa investigação das correspondências de Lewis a seus amigos e parentes.

O autor se propõe a expor C. S. Lewis de uma maneira crua, sem heroísmos, como ele mesmo se expunha em partes de seus livros. Destaque especial para a análise de As Crônicas de Nárnia, especificamente O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa, as relações familiares e influências pessoais de Lewis, e a maneira como se deu sua educação formal.

É possível acompanhar todo o crescimento intelectual de Lewis, e onde possível, são dedicadas sugestões que esclareçam pontos críticos de sua vida.

Não recomendo para quem não tenha lido algumas de suas obras principais como Cristianismo Puro e Simples, Cartas de um diabo a seu aprendiz, e especialmente As Crônicas de Nárnia; Mas para quem já as tenha lido, será uma aventura elucidativa e equilibrada.

Recomendo com louvor.

site: http://peregrinocristao.blogspot.com.br/2015/01/resenha-vida-de-c-s-lewis-do-ateismo-as.html
Davilis 12/03/2024minha estante
Me apaixonei pelos livros dele, quando li as crônicas de Nárnia, li cristianismo simples e puro já faz um tempo, os outros estão na lista, realmente brilhante.

almeidalewis 02/05/2020

Uma obra quase impar
Uma das biografias mais completas e ricas em detalhes para quem seja conhecer mais dele

Victor Portela 14/01/2022

Jack
Acho que não dá pra acrescentar muito do que já foi dito sobre esse livro, mas vou tentar, pelo menos um pouco.

Essa é provavelmente a melhor biografia que li. Não sei se pela grande admiração que tenho por Lewis, ou se pela escrita sensacional do McGrath mas, de fato, a melhor.

Construindo a narrativa desde a infância de C.S.Lewis na Irlanda, passando pelos seus anos de formação e ascenção nacional, e internacional, a leitura prende você a cada momento.

E como se não bastasse a história da vida de Lewis, Alister McGrath consegue transmitir de uma forma fluida e apaixonada, deixando transparecer o quanto ele, juntamente conosco, respeita e admira o testemunho da vida de um dos principais pensadores do século XX.

Deeh 07/12/2023

Uma vida muito interessante.
Pode parecer simples dizer somente isso, "uma vida muito interessante", mas não é ficção, essa foi a vida do Lewis.

Posso julgar o livro e dizer que a abordagem do McGrath foi boa ou não, mas quanto à vida do Lewis eu só posso conhecer sua história e por meio dela tentar entender o homem por trás dos livros que tanto me fazem bem.

Uma conclusão é que vale a pena conhecer a história dos autores dos livros que gostamos. Uma adaptação do ditado: diga com quem andas e direi quem és.

Diga que autor gostas e direi quem és. ?

Beca 24/03/2023

C.S Lewis
Amo C.S Lewis e amo biografias, uma combinação perfeita, adorei conhecer mais sobre Lewis e a escrita de Allister McGrath é muito boa e sincera, adorei os capítulos sobre Nárnia, fiquei com vontade de ler novamente, já que me lembro de pouquíssimas coisa, tbm fiquei com vontade de ler a triologia cósmica, enfim, recomendo muito a leitura se você gosta do Lewis.

Leandro 22/03/2015

A Vida de C. S. Lewis
A primeira coisa que percebemos com o livro é que Alister McGrath, seu autor, é extremamente fã de C. S. Lewis. De fato, depois pesquisando vim a descobrir que Alister escreveu mais seis livros inspirados em Lewis - até mesmo uma trilogia de fantasia inspirada em Narnia. Bem, isso dá certo grau de credibilidade e compromisso do autor com o biografado, já que logo nos primeiros capítulos o autor faz um paralelo muito bacana entre sua vida e a vida que propõe biografar, que por sinal são bem parecidas, algo que trás segurança ao leitor quanto compromisso de McGrath com os fatos.

O livro em si é muito bem escrito, igualmente bem documentado e inclui várias fotos de Lewis, sua família e pessoas próximas à ele, e traz informações novas em detrimento de outras biografias anteriores à esta. Inclusive McGrath chegou a ler e pontuar toda a obra de C. S. Lewis, até mesmo suas mais de 3000 cartas, em ordem cronológica a fim de escrever este volume.

Confesso que não achei a vida de C. S. Lewis muito dinâmica ou inspiradora (diferentemente de seus escritos, pelos quais sou imensamente apaixonado), sendo sua conversão e a morte de Joy Davidman (sua esposa) os clímax do livro, visto que a maior parte dela se passa dentro de um quarto da Universidade de Oxford ou em sua casa, que dividia com seu irmão e algumas outras pessoas. Seu relacionamento com J. R. R. Tolkien, muito bem explorado pelo autor por sinal, também merece destaque.

Um ponto negativo da obra é seu caráter de "apologética pró-Lewis" em vários trechos que o autor faz análise dos fatos e, parece-me que por ser fã, chega a defender alguns erros cometidos por Lewis ao longo de sua vida, e tenta atenuar o impacto negativo que estes possam causar na impressão do leitor.

No mais, indico a leitura por seu caráter sério, direto e rico.
Júnior 10/08/2017minha estante
undefined

Bruna Laessa 28/05/2022

Uma biografia completa. Eu que conhecia bem pouco sobre a vida desse autor, aprendi bastante sobre ele, desde o seu nascimento até a sua morte. Algumas obras famosas do Lewis garanham destaque e foi bom para entender mais sobre os seus escritos.
Recomendo a leitura para quem quer uma vista geral e profunda do C S Lewis.
ps: fiquei chocada quando descobri que ele nasceu na Irlanda.

Leituras e Reflexões 23/01/2017

Elucidador!
Muito elucidador!
Li-o no momento exato: antes de me lançar sobre suas obras de apologia cristã, tão conhecidas e brilhantemente escritas.
Um homem que, apesar de não ter um testemunho pessoal impecável (nem exemplar), foi um intelectual incrível e um escritor ímpar.
Professor de Oxford, palestrante, amante da literatura e ateu empedernido é "surpreendido" pela Fonte de toda a Alegria, capturado por Deus de modo assombroso rsrsrs...
Nascido na Irlanda, morou praticamente toda a sua vida na Inglaterra, dedicado quase que exclusivamente à vida acadêmica. O que eu disser além disso, com certeza, será spoiler... rsrs...
São 400 páginas de elucidação e maravilhamento. Indispensável para todos que aprenderam a amar as obras de arte deste homem. Infelizmente os grandes artistas também são mortais, como a erva do campo, seus dias são breves.

Ingrid 15/11/2021

Lindo
Apesar de deixar algumas coisas de fora, como importantes eventos históricos da época, é bastante completa, e aborda uma parte da vida dele que a maioria tende a deixar de fora.

Jean375 09/10/2021

A VIDA DE C. S. LEWIS
O autor escreveu muito bem sobre a vida desse grande homem, uma vida ?pura e simples?.
Traz fatos que não constam em outras biografias de C. S. Lewis.

vanessamf 28/03/2020

Mais do que Nárnia
Biografia muito bem escrita e embasada. Acaba-se percebendo que Lewis era mais um propagador intelectual cristão do que um autor de fantasia como Tolkien.

Pedro Leitor 21/07/2022

Alister McGrath mesmo não sendo contemporâneo de Lewis relata de forma minuciosa a vida dele. Um obra muito interessante que nos levará a entender um pouco esse gênio que foi C. S. Lewis.

Paty 23/12/2020

Maravilhoso
Admito que as 150 primeiras páginas foram difíceis de serem lidas. Demorou um pouquinho para a leitura fluir, mas a partir da página 190 eu devorei. Lewis é famoso não só pelas crônicas de Narnia, mas celebridade no meio cristão. Eu sou cristã, então, oi. Inclusive acho aquele livro "cartas do diabo a seu aprendiz" genial e super moderno. O que me levou a querer saber mais de seu autor e dar de cara com essa biografia. Mal sabia eu que um dia ele teria sido ateu ou que foi grande amigo do Tolkien e tanto recebeu quanto foi uma influência a esse. Ironicamente o livro diz que Lewis recebeu muitos leitores por causa de Tolkien, mas eu que não li o clássico Hobbit e Senhor dos anéis fiquei instigada após saber disso. Rsrs Inclusive acredito que tomei uma boa decisão lendo esse biografia antes de partir para outros livros de Lewis. Creio que vai dar um entendimento e credibilidade maior. Fiquei curiosa para ler na sequência "Anatômia de uma dor" entre outros. O autor Alister McGrath faz uma pesquisa extensa sobre Lewis antes de escrever o livro e o faz em ordem cronológica, considerando cartas escritas por ele, opiniões de pessoas próximas, outras biografias, etc. Só pelo tal feito já merece respeito. Eu adoraria ter participado de uma reunião dos Inkings e é impossível não notas a semelhança com o filme "A sociedade dos poetas mortos" ??

Jéssica 04/01/2021

Excelente!
E pensar que Lewis disse que após cinco anos ninguém se lembraria mais dele, rs.

Essa foi a primeira biografia que li e comecei bem. McGrait fez um extenso e habilidoso trabalho ao escrever essa obra tão detalhada e completa. Amei conhecer mais de C. S. Lewis, assim como a história por trás de algumas de suas obras. Termino a leitura ainda mais admirada e inspirada por ele.

P.s.: Amei o capítulo em que McGrait analisa os sete livros das Crônicas de Nárnia, me deixou ainda mais encantada pela história.

Nice 24/08/2014

O livro é muito rico de detalhes, o que pode, em algumas passagens, torna-lo um pouco cansativo. No entanto, de um modo geral, é muito bom para que, além de acompanharmos a trajetória de Lewis, possamos entender como pensavam os homens daquela época, frente aos dilemas históricos vividos. De fato, foi um trabalho de pesquisa primoroso.