Clio0 17/01/2023
Disciplina Positiva é uma apresentação mais didática da atual proposta metodológica vigente. Não que seja particularmente inovador, muitos dos pontos básicos como não-punir, não-criticar, oferecer-alternativas, entendimento causa-consequência, já eram aplicados há mais de cem anos atrás, mas nesse trabalho tomaram um corpo mais formal.
O livro tem a intenção de viabilizar a proposta para pais e professores de uma forma não muito acadêmica, então para cara capítulo, há uma explicação seguida de dois ou três exemplos e um questionário. Em algumas partes, há até mesmo tabelas digitalizadas.
Não pretendo criticar ou elogiar aqui a proposta, eu precisaria de bem mais que o espaço dessa resenha. Mas, posso criticar a forma como a argumentação foi apresentada.
Nelsen utiliza a experiência pessoal num texto formal o que traz vários problemas por si só. Todos os outros estudos de caso seguem a mesma linha e, o pior dos males, generalizam um determinado tipo de criação estadunidense como base para o modelo. Alguns são tão dolorosamente ficcionais que denigrem mais do que ajudam a justificativa - crianças com dois ou três anos de idade demonstrando compreensão de assuntos abstratos e soluções que implicam em mais do que alguns minutos de atenção.
É um tanto assustador ver como essa proposta é baseada em teorias do século retrasado e cujos resultados não se restringem apenas ao espetacularmente bom... hoje sabemos que esse tipo de abordagem também está causando o que hoje se denomina "incapacidade sócioemocional."
Está se tornando leitura obrigatória, mas assim como outros velhos conhecidos do campo pedagógico, o texto teórico não pode se firmar em cima de uma falácia.