Disciplina Positiva

Disciplina Positiva Jane Nelsen
Jane Nelsen

Resenhas - Disciplina Positiva

Fran 03/04/2023

Todos os pais, professores, cuidadores deveriam ler
A autora nos ensina técnicas da disciplina positiva de forma muito clara e objetiva. Um livro cheio de exemplos práticos e reflexões pertinentes. Perfeito para todas as pessoas que convivem com crianças e querem um forma mais eficaz de educar!

Roberth 22/03/2023

Conhecer os pressupostos é fundamental antes da aplicação...
Jane Nelsen é a principal autora no que se refere à disciplina positiva. Conhecer seus pressupostos e suas referências, em sua maioria advindas de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, é condição necessária e anterior para que não haja a aplicação vazia ou irresponsável de técnicas e posturas.

Foi um exercício importante reconhecer os pontos de divergência entre essas premissas e os valores e pressupostos que assumo, assim como também foi enriquecedor enxergar todo este conteúdo como um desafio e possibilidades, pois há muita coisa boa ali. Foram diversos os momentos de insight, de convocações à autoavaliação, que geraram belas conversas com minha esposa, ótimas oportunidades de mudanças em casa, etc. Contudo, tudo demandou uma análise prévia bem sincera, à luz de outra base.

Fica então esse alerta. Pesquisem sobre esses autores. E tenham a disposição de entrar num exercício trabalhoso de análise, para então colher sim bons frutos da leitura.

Clio0 17/01/2023

Disciplina Positiva é uma apresentação mais didática da atual proposta metodológica vigente. Não que seja particularmente inovador, muitos dos pontos básicos como não-punir, não-criticar, oferecer-alternativas, entendimento causa-consequência, já eram aplicados há mais de cem anos atrás, mas nesse trabalho tomaram um corpo mais formal.

O livro tem a intenção de viabilizar a proposta para pais e professores de uma forma não muito acadêmica, então para cara capítulo, há uma explicação seguida de dois ou três exemplos e um questionário. Em algumas partes, há até mesmo tabelas digitalizadas.

Não pretendo criticar ou elogiar aqui a proposta, eu precisaria de bem mais que o espaço dessa resenha. Mas, posso criticar a forma como a argumentação foi apresentada.

Nelsen utiliza a experiência pessoal num texto formal o que traz vários problemas por si só. Todos os outros estudos de caso seguem a mesma linha e, o pior dos males, generalizam um determinado tipo de criação estadunidense como base para o modelo. Alguns são tão dolorosamente ficcionais que denigrem mais do que ajudam a justificativa - crianças com dois ou três anos de idade demonstrando compreensão de assuntos abstratos e soluções que implicam em mais do que alguns minutos de atenção.

É um tanto assustador ver como essa proposta é baseada em teorias do século retrasado e cujos resultados não se restringem apenas ao espetacularmente bom... hoje sabemos que esse tipo de abordagem também está causando o que hoje se denomina "incapacidade sócioemocional."

Está se tornando leitura obrigatória, mas assim como outros velhos conhecidos do campo pedagógico, o texto teórico não pode se firmar em cima de uma falácia.

E 11/10/2022

Ideias Úteis em Alguns aspectos
O livro mostra princípios da psicologia positiva e como pode ser aplicada na prática, apresenta vários exemplos, concordo com vários aspectos, principalmente o de ensinar, conversar, dar amor, gosto da ideia de reunião de família também, acredito que eles podem ser utilizados em conjunto com outras formar mais ?firmes? de educar, para os pais/professores não se tornarem ?bananas? sem o devido respeito dos filhos/ alunos, e estes não se tornarem seres humanos ?fracos? que não aguentam a vida como ela é.

rycaelle 18/06/2022

Leitura essencial para pais e mães
Existe uma maneira de educar nossos filhos com respeito e dignidade, gentileza e firmeza, sem castigos ou punições. Jane Nelson me apresentou a Disciplina Positiva e eu me apaixonei por essa abordagem, desde então, me tornei aprendiz, sempre buscando utilizar as ferramentas apresentadas no livro com meus filhos. Desejo que mais pais e mães descubram a Disciplina Positiva e adotem como caminho para educar suas crianças.

Emi 16/04/2022

Comecei a ler aos pouquinhos no carro, por isso a demora,mas a leitura é bem tranquila. Muitas coisas repetitivas tornaram um pouco maçante a leitura, mas mesmo assim, trouxe sempre várias reflexões. Senti necessidade de algo mais voltado para adolescentes.
monyarareeis 19/09/2022minha estante
Tem o por faixa etária, incluindo o de adolescentes.

Emi 25/09/2022minha estante
Não sabia, valeu!

Juliana 15/12/2021

Mudanças de paradigmas
Este é daquelivros que depois de ler, vc passa a ver a vida com outros olhos; mundo muda, tudo muda. Acredito q sou um ser humano melhor e uma mãe melhor depois deste livro. Ou tento ser, pelo menos enxergo muitas coisas q não enxergava antes. Recomendo a todos os pais!

Patricia 26/09/2021

Gosto bastante de ler sobre maternidade e educação. Nunca sigo 100% do proposto pelo livro, mas sempre tiro lições dele. Com esse livro não foi diferente. Aprendi muito! Com certeza foi bem enriquecedor.

Carol B. 21/10/2020

Como profissional e mãe em espera o livro foi uma experiência bastante interessante, tanto por me fazer refletir minhas práticas no acompanhamento de crianças, quanto para me colocar no lugar dos pais e refletir sobre minha construção de parentalidade e futura maternagem.

Baconzitas 09/10/2020

Quase um dicionário!
Livro que com certeza vai me acompanhar e vou consultar em diversos momentos da minha carreira, conteúdo muito bom e bem explicado!

Igor.Silva 05/06/2020

Muito bom , vai valer a pena ler e reler.
A disciplina positiva se baseia na dignidade e respeito para com todas as pessoas.

Nelise 28/05/2020

Excelente
Essencial para pais e educadores que pretendem dar uma educação baseada no afeto e respeito aos filhos e alunos

Bel 12/04/2020

Maravilhoso! Todos deveriam ler, serve para a vida!!!!

Carol 18/02/2020

Conceitos importantes, mas cansativo
Livro esclarecedor sobre a disciplina Positiva, mas Achei um pouco repetitivo e cansativo para se ler do início ao fim. Talvez sirva melhor como um livro para consulta, de acordo com a necessidade.

Vanessa.Louis 20/08/2019

Fundamental para quem deseja aprofundamento sobre disciplina positiva.
Realmente tive muitos momentos de impacto durante a leitura do livro. Foi um livro usado para estudo e me vi em muitos momentos, achando um capítulo inteiro tão bem escrito que precisava conter o impulso de passar marca texto e flags em tudo rsrsrs. Como essa leitura foi a primeira que fiz em um formato mais estruturado sobre esse tema,, percebi que pude desenvolver uma base consolidada sobre Disciplina positiva, o que ajudou bastante quando posteriormente fiz leituras de outros livros nesse tema, já que os conceitos apresentados pela Jane Nelsen são discutidos com a maestria de quem possui uma carreira dedicada ao desenvolvimento dessa metodologia. É notória a dedicação na produção desse livro, por isso sempre o indico para quem quer iniciar o estudo sobre disciplina positiva.