Longe da Árvore

Longe da Árvore Andrew Solomon

Resenhas - Longe da Árvore

Rodrigo 09/02/2024

Longe da árvore

"Longe da Árvore" é uma obra densa e poderosa que mergulha nas complexidades das relações familiares e nas experiências de indivíduos que são diferentes de seus pais em aspectos fundamentais. Solomon explora com sensibilidade e profundidade as dinâmicas familiares de pessoas que têm diferenças marcantes em relação aos seus familiares, seja por deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, doença mental ou talento excepcional.

Uma das críticas que pode ser feita ao livro é a sua extensão e profundidade. Por ser uma obra abrangente, abordando uma ampla gama de experiências e perspectivas, algumas partes podem parecer densas ou prolongadas demais para alguns leitores. Além disso, embora Solomon ofereça insights valiosos e empáticos, alguns críticos argumentam que sua abordagem pode ser excessivamente focada nos aspectos individuais das histórias, às vezes negligenciando questões estruturais e sociais mais amplas que também moldam as experiências das pessoas retratadas no livro.

No entanto, essas críticas não diminuem o impacto e a importância do trabalho de Solomon. "Longe da Árvore" continua sendo uma leitura fundamental para quem busca compreender as complexidades das relações familiares e as experiências de indivíduos que desafiam as normas sociais e culturais. É um convite à reflexão profunda sobre o que significa ser diferente em um mundo que muitas vezes valoriza a conformidade.

carolmc_ 15/10/2023

Como lidar com o ?diferente?
Esse livro trata de várias condições humanas vistas como difíceis de lidar (muitas vezes são mesmo) de vários ângulos.

Renata @paraquemgostadelivros 11/05/2023

Esse livro fala sobre filhos diferentes. Após longos estudos, inúmeras famílias entrevistadas e 10 anos para concluir o livro, Andrew Solomon mostra as angústias, frustrações, dores, desafios, cuidados, aprendizados, amor e superação que envolvem essas famílias, dentre tantos outros sentimentos.
O autor diferencia a identidade vertical - características dos filhos herdadas e semelhantes a de seus familiares, como raça, por exemplo - da identidade horizontal - quando os filhos apresentam características que os diferencia dos pais, como, por exemplo, homossexualidade ou alguma deficiência.
A partir daí, o autor discorre com profundidade sobre várias identidades horizontais, dedicando um capítulo para cada uma: surdez, nanismo, autismo, esquizofrenia, Síndrome de Down, deficiências, transgêneros, prodígios, criminosos e filhos gerados por estupro.
Leitura riquíssima!!!

Yas 06/05/2023

Muito interessante! Recomendo a leitura!

Porém é uma leitura pesada, demorei mais de 1 ano para ler o livro inteiro.

kitsune1977 24/01/2023

excelente livro.
mais um q deveria ter leitura obrigatória principalmente pra quem pensa em ter filhos(apesar de ser muito bom pra quem sequer pensa nesse tipo de coisa tb, como eu)...
recomendadissimo.

Marco Antônio 13/11/2022

Vale a pena
Nunca vi argumentos tão sólidos e convincentes para mudar nossas crenças e acreditar que podemos ter um mundo mais inclusivo

Maria.Batagin 31/10/2022

Leiam!!!
Um livro de auto conhecimento, sobre a identidade tanto vertical ( vem da família como religião, cor dos olhos ? genéticos ) e a identidade horizontal ( vem do convívio, ideais, personalidade )
Quando se pensa em ter um filho, pensa em tudo o ? que ? vc não pode ser? porém cada pessoa que nasce constrói o seu futuro e mesmo quando esse filho chega da ? forma de como não estaria nos SEUS padrões ? desmitifica tudo o que vc sonhou e os desafios de ser pais se transforma.
Leiam?. Só leiam ?.
Resumo em livro assim:
?QUANDO A MINHA IGNORÂNCIA É DEVIDO A FALTA DE CONHECIMENTO ?

Alice 07/09/2022

Perfeito
Um excelente livro!!! Perfeito para pensarmos a respeito das mais diversas e complexas relações familiares!!!

Ellen Rayane 16/03/2022

Sabe aquele livro que expande o cérebro?
Àquele livro que te faz pensar sobre a vida através de outro viés!!
Gostei muito! E me fez refletir muito... Um livro necessário pra ser discutido nas escolas e pela sociedade!

Dênis 09/01/2022

Pesado e necessário
Comecei a ler este livros poucos dias após o nascimento da minha filha. E ao longo da leitura fui pensando nas inúmeras possibilidades de preconceito e discriminação a que ela pode ser submetida simplesmente pelo fato de ser quem ela é. Os capítulos trazem situações antagônicas, possibilidades de tratamento que para alguns restituem a dignidade e para outros a estirpam. Mais do que buscar certezas, o livro aponta possibilidades de vida que muitas vezes são incompreendidas, marginalizadas e até apagadas.

Alexandra 11/09/2021

Prestigiar o que temos
Sensível à todos os pais com filhos com alguma dificuldade em viver socialmente em normalidade. Mostra dentro da comunidade seus sentimentos e comportamentos. E para as demais pessoas respeitarem e aproveitar as diversidades, no sentido geral, dos seres humanos. Só não dei 5 estrelas porque nas mais de 1000 páginas, a escrita as vezes fica repetitiva, mas apesar disso o livro é extremamente enriquecedor.

Ellie 05/09/2021

Todos deveriam ler antes da maternidade / paternidade para entender como se posicionar em questões tão sérias e abrangentes.

Gabi 27/05/2021

Em busca de uma explicação
É um ótimo livro,nos traz uma visão dos pais a respeito de seus filhos não serem como eles,em diversos momento eu pensei " como uma mãe fala isso sobre o seu filho?" E muitas vezes também pensei " que linda essa atitude"; Ou seja, é um livro onde o seu nível de pensamento vai se alternando.
Muito legal também por ele ter diversos conteúdos para ser citados na redação,pois retirada sobre filhos que nascem com autismo,nanismo e até opiniões dos pais sobre o filho ser homossexual.