O Mirante

O Mirante Michael Connelly

Resenhas - O Mirante

Antunes 10/04/2024

Um detetive Old School
Minha primeira experiência com o autor Michael Connelly.
Harry Bosch (Hieronymus Bosch, pseudônimo do pintor Jeroen van Aken) é seu personagem desde 1992 e tem montado uma linha narrativa bem coesa.

Mirante é sua 13ª obra e foi lançado em 2012, levando nosso detetive casca grossa a investigar um homicídio, seguido do roubo da substância perigosíssima chamada de césio 137. Bosch, juntamente com o FBI lutam para recuperar o material radioativo e resolver o assassinato.

Indo direto ao ponto, Connelly cria uma narrativa rápida, sem firulas e que remete aos excelente livros de ficção policial que eu lia quando era adolescente.

Apesar de não ser o primeiro da série, a trama roda muito bem e sem qualquer dificuldade para ambientação (que diga-se de passagem, mostra como o autor conhece o sistema policial).
Pra quem gosta, recomendo, tanto que eu iniciei a série do Amazon Prime, justamente por causa do livro.
Fabricio268 10/04/2024minha estante
Boa a série? Está na lista para ver.
Resolvi encarar essa semana Os anéis de poder, apesar de todas as críticas.

Antunes 10/04/2024minha estante
Assisti dois episódios e gostei muito!!!
Boa sorte com os aneis.. hahahahaa

Fred Zanitti 05/04/2024

"... sexo mais dinheiro é igual a assassinato!" - Bosh, Harry
Uau, essa história foi bem empolgante, começou um pouco lenta, mas antes do meio já virou adrenalina pura. Gostei demais do enredo e de como as coisas foram desenrolando. Já virou clichê falar da tal escrita fluida, mas Michael Connelly tem realmente esse dom, ele cria uma leitura dinâmica, com diálogos interessantes. Só não dei 5 estrelas porque acho que o desfecho foi muito rápido e no fim os culpados se safaram (não no sentido de estarem livres e vivendo tranquilamente, mas sim no sentido de que, vamos dizer, não pagaram justamente sofrendo com o mal que causaram).

Mas claro que recomendo de olhos fechados, virei fã do Connelly desde Lincoln Lawyer, é sinônimo de ótima leitura, na certa.

Cintia235 23/10/2023

Achei bem monótono no começo...muitas conspirações... Parecia que não ia dar para concluir o livro nas páginas que faltavam. Mas o final foi excelente. Teve uma reviravolta no caso e o detetive teve uma participação super importante nisso.
Excelente livro policial.

Vinicius39 11/04/2022

O Mirante
Um livro rápido, dinâmico, com uma estória bem contada e com um nível de suspense bem legal.

Deu vontade de que tivesse mais, mas foi suficiente.

Mila.Soraia 29/11/2020

Um típico romance policial, meu primeiro livro deste autor.
Achei o personagem principal, Bosch, um tanto caricato. E o desfecho da história também foi previsível.
Todavia, não é um livro ruim, e rendeu um entretenimento despretensioso por algumas horas.

Vinny Britto 14/06/2019

Mediano
Esse foi o que menos gostei até agora. Achei um pouco desinteressante, talvez aqui começaram os sinais de cansaço, pois é uma série longa e corre esse risco. Espero que os demais sejam melhores.

Virgílio César 23/04/2019

Demorei a ler este livro pois achava que devido ao fato de ter um número reduzido de páginas, não teria a mesma qualidade das outras obras do autor. Me enganei totalmente. O livro é excelente do início ao fim.

Monibams 23/05/2018

Melhor dedicatória
Esse livro tem uma das melhores dedicatórias que já vi: Para a bibliotecária que me deu "O Sol é para Todos".

Eder Ribeiro 28/09/2017

Trama superficial
No início empolguei-me bastante com a leitura do livro. No entanto, arrefecei a empolgação no decorrer da leitura. Pareceu-me muito artificial as relações das personagens e com isso não criou nenhuma empatia. A trama é demasiadamente fraca, chega a ser superficial e o fim é sofrível.

Claudia Cordeiro 18/07/2016

O livro me surpreendeu positivamente.
Fui lendo, esqueci, acho, quem era o autor; resultado, o final me pegou de surpresa! Gostei.
Leitura fácil e fluida.
Simone de Cássia 19/07/2016minha estante
Esse eu achei morninho... acho que eu é que tava com preguicinha.. rs rs

Claudia Cordeiro 19/07/2016minha estante
Eu acabei gostando!...............

Patrick 12/01/2016

O Dia-a-Dia das Investigações
A premissa do livro é relativamente simples: O Mirante, escrito por Michael Connolly, acompanha o detetive Harry Bosch que, apesar de experiente, deve encarar seu primeiro caso como membro da Delegacia Especial de Homicídios da cidade de Los Angeles. Porém, o que a princípio era um simples assassinato no mirante da cidade acaba se desenrolando em uma ameaça muito maior - envolvendo até mesmo material radioativo e suspeitas de planos terroristas.

Um dos pontos mais interessantes do livro está na satisfatória descrição dos procedimentos policiais, além de uma interessante demonstração a respeito da rivalidade envolvendo as diversas divisões investigativas, como o fato de uma organização não querer ser "jogada para escanteio" no meio do caso. Isso acarreta em contenção de informações relevantes, o que aflora os ânimos de todos os envolvidos na investigação.

Harry Bosch não é um típico herói americano, pois, durante o livro, apresenta-se como um personagem teimoso que não aceita ter o caso do mirante fugindo de suas mãos. Ademais, o detetive também apresenta sérias dificuldades de trabalhar com algum parceiro - algo obrigatório na Delegacia Especial de Homicídios. Felizmente, Bosch é perspicaz, e suas intuições acabam levando-o para o rumo certo na investigação.

O ritmo do livro é ágil, jamais caindo na monotonia. A história é concisa, e a grande quantidade de diálogos permitem maior dinamicidade na progressão do enredo. Além disso, o livro é curto, e a experiência traduz-se em uma leitura leve e descompromissada, a despeito da urgência do caso.

No entanto, o desfecho é, talvez, ágil demais, pois o livro termina sem que o leitor consiga absorver com eficácia a revelação final. Isso ocorre porque o encerramento do caso soa mais como especulação e dedução do que como prova concreta, e algumas descobertas por parte de Harry Bosch aparentam ser um tanto forçadas.

O Mirante é um livro curto, ágil, descompromissado e apresenta muito bem o dia-a-dia dos procedimentos policiais e investigativos. O final pode abusar um pouco de deduções sem fundamentos claros, mas, no fim das contas, a leitura compensa.

tenzo 20/09/2014

Hary bosch é fantastico
comprei esse livro junto com o nove dragões de connelly, comprei porque já havia lido outra obra do mesmo autor(echo park). Gostei bastante do enredo do livro, percebi que crimes,falcidade e enganação também pode estar presente no FBI. Nesse livro bosch tem que lidar com um inimigo incomum: O própio fbi querendo lhe tirar do caso.

Gostei bastante do fim, uma reviravolta que eu nunca imaginava, mas ficou forçado a forma que connelly escreveu a parte onde bosch e walling encontraram o césio, mas o resto foi show de bola.

indico lerem primeiro Echo park antes de ler o mirante e depois leiam Nove dragões e continuem acompanhando esse grande escritor.

HARRY BOSCH 26/07/2010

o Mirante
Dos livros do Michael Connelly que ja li,até o momento O Mirante é o mais fraco,apesar de apresentar um final muito inteligênte,que lembra até a serie C.S.I.Mas é sempre bom acompanhar as aventuras do grande Harry Bosch.

André Goeldner 07/01/2010

INTELIGENTE E BEM ESCRITO
Não conhecia o autor, mas gostei muito. Pretendo ler mais obras dele. Recomendo a leitura.

Normanda 19/04/2009

Achei "O Mirante" o mais fraco dos livros de Cornwell. Ainda mais por ele ser o autor de fenômenos como "O poeta", que acho ser o seu melhor livro - este esta muito devagar. Enredo chatinho de acompanhar, só quando se esta nas últimas páginas que dá pra se apegar. Outro com certeza já teria desistido de ler, sinceramente, só li ele todo porque achei que poderia vir mais coisa.