Dona Casmurra e seu Tigrão

Dona Casmurra e seu Tigrão Ivan Jaf

Resenhas - Dona Casmurra e seu Tigrão

Victoria 09/04/2021

Não sei descrever
Esse livro é ruim, péssimo!
Gente, que diálogos horríveis! Personagens super caricatos e rasos
Eu sei, eu sei, não é pra ser uma história fantástico, e sim um livros explicativo sobre a obra "Dom Casmurro". Mas mesmo assim, dava para fazer personagens melhorzinhos.
O tigrão é insuportável, com atitudes caricatas e inexplicáveis.
Vick 22/03/2022minha estante
Não é a toa q eu abandonei

sabrina 18/03/2023minha estante
Sim!!!

Antonio566 09/12/2023

"O ciúme é um inferno".
É assim que se inicia a obra de Ivan Jaf, autor que faz parte da minha vida literária desde a infância.
Nestes últimos meses eu estava inquieto querendo reler o grande clássico brasileiro "Dom Casmurro", podendo retornar aos olhos de ressaca com o conhecimento de mundo que conquistei desde a minha primeira leitura lá pelos anos de 2016.
"Dona Casmurra e seu tigrão" vai tratar da história de Barrão que, ao ouvir dois colegas chamando sua namorada (Pâmela) de Capitu, passar a despertar uma avalanche de ciúmes, gerando as mais diversas confusões, projetando teorias sem fundamentos e sempre partindo do ponto de que ele está com a Razão.
Barrão decide ler "Dom Casmurro" tanto pela prova de Língua portuguesa quanto pela busca de conhecer a tão famosa Capitu, a qual dia namorada foi chamada.
Com a ajuda de Lu, Barrão irá se descontruindo ao longo dos dias, entendendo um pouco mais das problemáticas dos ciúmes, observando que há sempre mais de um lado em toda história e entendendo também que violência nunca é uma boa solução.

Super recomendo este livro. Ivan Jaf tem uma escrita fluída, com poucas descrições, muitos diálogos e personagens bem marcantes.

rachtvss 08/12/2022

odiei esse kct, barrao precisa de terapia grave, talvez até ser internado num manicômio e ainda é homofóbico, minha professora de português só passa livro bom ein

jubs 30/09/2019

Dona Casmurra e seu Tigrão
Eu li esse livro pra escola faz uns 3 anos e como estou relendo vários dos meus livros resolvi lê-lo novamente. Barrão me intriga muito, e confesso que não me agrada. Sei que ele foi construído desse jeito pra fazer uma conexão com Dom Casmurro e dar jus a história, mas esse jeito machão dele não me desce, especialmente a maneira como ele trata as mulheres. Considerando que esse livro foi escrito em 2005, Lu é uma mulher muito à frente do seu tempo e gosto dela, de como busca defender o que acredita e não tem medo de expressar suas opiniões. Fico feliz que Barrão tenha evoluído, o pouquinho que seja, e que tente olhar o mundo e a si próprio de uma maneira diferente, uma maneira mais correta. O autor mescla várias ideias ultrapassadas com ideias mais coerentes, o que traz um constrate legal, na minha opinião. E, é claro, Capitu NÃO traiu Bentinho!!!!!!!

Mafê Morais 05/04/2021

Uma ótima história
Aqui acompanhamos além da história de Barrão, a história de Bentinho e Capitu.
Gostei bastante de tudo que esse livro traz, principalmente como o protagonista se identifica com o que está lendo e como um livro escrito a mais de um século pode tratar de assuntos tão atuais.

Emanuela 11/11/2022

Se não fosse uma releitura o livro seria bom
Esse tipo de releitura geralmente é para quem já leu o livro, nesse caso "Dom casmurro", pois nessas releituras é aprofundado o entendimento sobre o livro. Portanto nesse contexto para entender melhor o clássico, esse livro é bom, além de trazer alguns ensinamentos.
A história é boa, mas seria melhor se não fosse uma releitura. Portanto indico o livro para quem já leu Dom Casmurro e deseja aprofundar mais na leitura e endê-lo melhor

Ao longo da história Lu ajuda Barrão a ler Dom Casmurro e explica o livro para ele. Junto é apresentado seus problemas pessoas relacionados ao ciúmes, tema principal do clássico Dom Casmurro. Assim como o clássico deixa a dúvida se houve ou não traição, no caso por parte de Pâmela e do ex da Lu.
Barrão se identifica muito com Dom Casmurro ao longo da leitura, ele porém era musculoso, lutava jiu-jitso, queria resolver tudo na violência e é percepitivel sua evolução ao longo da história.

futuraleitora 26/10/2023

Gostei!!!
Um livro de leitura rápida. Gostei bastante dos personagens e do casal final. No começo não dava nada por ele mas depois me encantei, super recomendo!!!

sabrina 18/03/2023

PIOR LIVRO QUE JÁ LI EM TODA MINHA VIDA!

Os diálogos são horríveis extremamente informais que chega a ser ridículo, o protagonista é insuportável além de ser super machista e homofóbico. A proposta do livro é interessante mas, isso não muda o fato dos personagens serem mal construídos e insuportáveis.

Luis.Gustavo 24/02/2017

Um livro dentro de outro
Esse livro é muito bom,eu confesso que não gostava muito de romances,mas esse livro mudou a minha visão sobre romances.Também gosto do jeito que as personagens tratam o assunto preconceito e machismo,acho que esse assunto deveria ser mais explorado por outros autores.
Mas também não gostei de algumas coisas, como o jeito que o protagonista tem os olhos fechados para a vida,ele tenta mostrar que todas as pessoas têm que passar pelo oque ele passou,mas no geral é um bom livro

little trouble 11/11/2021

surpreendentemente bom
quando eu comecei a ler pensava que seria uma leitura muito chata, lenta e irritante, mas foi muito pelo contrário gostei bastante da leitura e foi bem fluida

Atriaz 04/01/2024

Clássico
A única forma de eu me interessar mais por clássicos foi por causa desse livro, me apaixonei de primeira e o desenvolvimento desses dois foi muito muito bom

rackel. 03/04/2022

descobrindo os clássicos.
Sempre quis ler ?Dom Casmurro? mas como é um clássico com uma linguagem mais difícil, fui procrastinando. Até que um dia, colocaram na minha grade escolar esse livro (Dona Casmurra e Seu Tigrão). Comprei e não li ele no ano em que tinha que ter lido e vim ler só dois anos depois. Eu adorei a forma como as duas histórias se completam, como Ivan fez as palavras escritas por Machado de Assis serem fáceis de se entender, de se se sentir também. Machado realmente era um escritor profundo e agora tenho mais vontade ainda de ler ?Dom Casmurro?. Ler a história e ir descobrindo Machado de Assis junto com o Barrão foi uma experiência incrível, eu amei demais a personagem Lu e me identifiquei MUITO com ela. E o final do livro me deixou completamente satisfeita. Me apaixonei pela Dona Casmurra e o Seu Tigrão. (me apaixonei pela Capitu também e mesmo sem ainda nem ter lido a obra original tenho pra mim que Capitu não traiu!)

carol 19/04/2022

escola mandou, eu li, bem ruinzinho,
é uma releitura de Dom Casmurro, mas tem mais citação do próprio Dom Casmurro do que a própria história Dona Casmurra e seu trigrão.