Os Pichicegos

Os Pichicegos Rodolfo Enrique Fogwill

Resenhas - Os Pichicegos

Libris.Infinitum 05/06/2023

Tatu?
Os Pichicegos é um livro diferente destes que falam de guerras, mas meu espanto foi o cenário saturado de boa literatura. Foi escrito ainda no calor da Guerra das Malvinas e que, até hoje, representa uma das visões mais contundentes e esteticamente bem realizadas do conflito. Eu li fora do calor da guerra, o que seria impossível um quarto de século atrás, ainda lembro em como repercutiu dos anos 80. 1982 era o ano e o autor narra os últimos dias da guerra contra o Reino Unido pela posse das Ilhas Malvinas, mas em nenhum momento há questionamento direto da guerra ou dos militares. Os pichicegos são um grupo de desertores do exército argentino, que trocam a guerra contra os britânicos pela luta pela sobrevivência no inverno congelado das Malvinas. A exemplo do pichi, animal similar ao tatu, eles criam um abrigo secreto subterrâneo, para escapar do frio e das patrulhas argentinas, que não perdoariam os desertores.

Octa.Bapt. 12/02/2013

Um prefácio às avessas
O livro é ótimo, uma história que se passa na guerra das Malvinas e que pouco se fala sobre os motivos da mesma. Em nenhum momento a narração questiona com qual país as ilhas Malvinas deveriam pertencer, deixando de lado qualquer estilo panfletário na trama, mas sim sobre como um grupo de desertores argentinos tentavam sobreviver aquela guerra de "forças desproporcionais".

No entanto, o que mais chama a atenção, é o prefácio dessa edição, que entrega o final da história, retirando todo a tensão que o leitor pode ter ao imaginar como acabariam esses desertores, os Pichicegos, ao final da guerra.

Aos futuros leitores, fica a dica de pular a prefácio. À editora Casa da Palavra, a sugestão de transformar o prefácio em um posfácio.
Yuri 25/02/2013minha estante
Realmente, é um absurdo o que a Beatriz Sarlo (autora argentina até bastante interessante, escreveu o bom ensaio "A paixão e a exceção", sobre Borges, Evita e os Montoneros)faz no prefácio. Não leiam!! Ou melhor, leiam depois... E faço a mesma sugestão que o Otávio fez à Editora, transformem em posfácio (ou cortem o texto, melhor que entregar o final do livro).

Libris.Infinitum 02/04/2023minha estante
Ótima observação. Sinto o mesmo. E confesso que embora tenha gostado da narrativa sobre desertores, os Pichicegos, ao final da guerra, o que mais gostei, foi a descoberta da aparência de um pichicego ( o tatuzinho ) propriamente dito.

Jung Angel 01/07/2012

Minha Opinião sobre "Os Pichicegos "
A história é narrada pelos quatro Reis Magos conhecidos como Virtebo, Galo, Turco, Engenheiro, que eram os Comandantes, dos pichis eram eles que davam ordens e mandavam na picheira além dos quatro reis que ditavam as ordens tinha os segundos conhecidos como Pipo, Garcia e Rubione.

O livro se passa durante a Guerra das Malvinas, onde soldados argentinos desertores não concordando e não acham justificativa para com os motivos da guerra, acabam fugindo se refugiando onde constriam buracos (Tocas) um esconderijo, para se refugiar se esconder dos seus comandantes.

Por esse motivo de viver em tocas, estes soldados desertores ficaram conhecidos como Pichis que logo foi renomeado para Pichicegos, por causa dos Buracos em que viviam. Ali eles precisam sobreviver aos ingleses, à fome e ao frio cada vez mais intenso.

"Não Tenho pânico/dos britânicos/quero trepar/rangar/banho/tomar/ser pichi e ser dispensado!"(Pag 67)

O Medo: O medo não é igual. O medo muda. Há medos e medos. (...) Há dois medos: o medo de alguma coisa, e o medo do medo, esse que você sempre carrega e do qual nunca vai conseguir se livrar desde o momento em que começou. (Pag 84 e 85)

P.S: A história do livro é sobre a Guerra das Malvinas, uma guerra que aconteceu na Argentina! O livro é muito bom, Intenso, triste e angustiante. Os relatos dos acontecimentos são tão reais que nos deixa a pensar.

Recomendo o Livro para quem gosta de histórias de guerra e baseada em fatos reais. Os Pichicegos é um ótimo relato da Guerra das Malvinas.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/