A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu




Resenhas - A Arte da Guerra


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 12/09/2023

Adaptação em mangá na L&PM
Certamente foi desafiador aos idealizadores a transposição de tratado militar para um mangá pois a obra em si é sobretudo metodológica. O resultado desperta curiosidade, configurando-se em 198 páginas de leitura relativamente rápida, favorecida pelo formato pocket de livro e dinamismo na construção.

Em termos gerais, a história se desenrola na China da Antiguidade, onde sete reinos lutam pela hegemonia governamental. Sun Tzu é o estrategista do exército de Chu, com diferentes vitórias alcançadas exemplificando suas táticas.

Destaca-se o pensamento de fortalecimento pessoal, independente da condição do adversário, que não deve ser subestimado; também aproveitar vantagens reconhecidas ou momento de fraqueza do oponente (como o desconhecimento da região e abalos na infraestrutura); e identificar suas próprias carências para se fortalecer (essencial).

Interessante, mas o mangá deixou um pouco a desejar... É que fiquei com sensação de direcionamento ao público juvenil (tudo bem, mas li com expectativa inicial diferente) o que tirou muito da visceralidade do original. Veja o caso da disciplina, é fundamental para o fortalecimento... O mangá não deu esse destaque, e quem leu o tratado vai lembrar de famosa passagem em que Sun Tzu ensinou de maneira impactante às mulheres do rei a tal da disciplina...
Poderiam até cortar, mas não olvidar o tema em evidência.

Por isso acredito que a obra deixou a desejar... Apesar do dinamismo, ponto positivo, sem a visceralidade e certas ideias importantes, o desenrolar ficou muito na "conversa de bastidores" de Sun Tzu, o rei e outra figura do exército (que também não entendi a razão existencial).

Falando no original, penso em ler de novo... Vale muito!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR