Reflexões do Gato Murr

Reflexões do Gato Murr E. T. A. Hoffmann

Resenhas - Reflexões do Gato Murr

EduardoCDias 04/09/2023

Um gato erudito
Algumas vezes hilário, outras confuso, Hoffman nos presenteia com a autobiografia de um gato autodidata. Ele conta como aprendeu a ler, o carinho com seu dono, sua amizade com um poodle e o romance com uma gata. O mais engraçado é que houve um erro ( fictício) na edição de seu livro. Ele escreveu-o em folhas que já haviam sido usadas para uma outra biografia, então as duas são intercaladas por todo o livro.

Claire Scorzi 17/02/2015

Pena que ficou inacabado
É triste, mas Hoffmann faleceu antes de terminar de escrever a última parte deste livro. E é só por isso que ele leva 4 estrelas :(
O romance é inventivo, engraçado, irônico, autorreferente, pleno de criatividade e do mais característico Romantismo dessa escola literária: um de seus heróis (o livro tem 2!) é um compositor, Kreisler, figura enigmática e contraditória: gentil e irônico, sentimental e controlado, negando com suas atitudes desdenhosas a honradez de caráter - e sendo honrado! Claro, Júlia é a grande responsável em parte...
O outro herói é o anti-herói - o Gato Murr, gato que se ensinou a ler e a escrever, e que conta a própria vida nestas páginas. Com bem pouca modéstia, aliás.
O livro é um brilhante exercício de intertextualidade, invenção e referências culturais - a alta cultura de sua época - Música, Pintura, Literatura - especialmente a alemã.
Que pena que Hoffmann não pôde termina-lo...
Maurício Coelho 19/08/2017minha estante
Não sabia dessa. E olha que a edição da Estação Liberdade nem cita isso.

Felipe 22/11/2013

Eis um livro surpreendente por múltiplos aspectos. O primeiro deles, e o mais evidente, é a originalidade narrativa. Temos, no começo do século 19 um século aparentemente tímido no setor de inovações narrativas um engenhoso jogo de narradores. Reflexões do Gato Murr parece ainda desafiar as modernas conquistas dos prosadores. Hoffman intercalou as digressões e aventuras do petulante-pedante-genial gatinho com a biografia de um compositor igualmente genial e perturbado. O livro oferece essas duas histórias em frangalhos, pois não temos em mãos um texto inteiro, mas apenas pedaços de ambas as histórias que foram editadas por um editor igualmente petulante, pois invade a narrativa em diversos momentos para fazer críticas e esclarecimentos sobre aquilo que nos é oferecido para a leitura. Temos, então, quatro figurares principais: O gato Murr, o compositor Kreisler, o editor de ambas as biografias e o leitor que é chamado diversas vezes a participar da farsa narrativa e com ela compactuar como um verdadeiro cúmplice. O livro é em si um laboratório de experimentações que iriam culminar nas criações geniais de um Gógol e um Machado de Assis.