10 Bilhões

10 Bilhões Stephen Emmott

Resenhas - 10 Bilhões

darlanevandro 14/01/2017

Livro curto e tocante!
Quando você começa a ler e refletir sobre o consumo excessivo de praticamente tudo que consumimos, começamos a enchergar o quão consumistas somos! É um livro excelente e leitura obrigatória para quem se preocupa com o futuro.

Caio.Maia 13/02/2021

Essencial
Precisamos repensar o nosso lugar no mundo, e as consequências de nossa existência para o planeta e para todas as outras espécies que dividem conosco a nossa "casa". Essa leitura dá uma ideia de como é urgente essa reflexão.

Jandyra Bolais 01/12/2013

A disposição do texto é muito boa pelo fato de existir possibilidade do leitor achar o tema repetitivo, chato, desinteressante. Mas, da forma como o mesmo foi apresentado gera uma sensação de texto breve, com muita informação, porém breve. Algo que não cansa. Informa como se fossem manchetes de jornais, mas com toda a riqueza de conteúdo necessária para prender o leitor.
Porém, na minha opinião o livro não deve ser lido por mentes suicidas, por exemplo. Ao finalizar a leitura, a probabilidade de haver menos um ser humano na Terra é gigantesca.

Claudia Cordeiro 12/06/2014

Livro pequeno, cuja leitura deveria ser obrigatória nas escolas, se o ser humano não fosse de forma geral, tão burro - inteligente individualmente, mas em se tratando "das massas", incrivelmente burro e egoísta.
Esse livro muda sua vida: deixa claro que vc pode parar de se preocupar porque tudo já está ferrado mesmo. Vc passa a viver de forma mais light, sem se preocupar com o degelo dos pólos, a falta de água, etc., etc.. Ponho na mesma categoria de importância do livro "Deus, um Delírio", cujo assunto é outro mas que deveria ser tb leitura obrigatória.

Fernanda 26/12/2016

"Como cientista, o que penso a respeito da nossa situação?

A ciência é essencialmente o ceticismo organizado. Passei a vida tentando comprovar que meu trabalho estava errado ou procurando explicações alternativas para meus resultados. Isso até tem um nome. Chama-se a teoria da falseabilidade de Popper.

Espero estar errado. Mas a ciência indica o contrário.

Como eu disse no início, podemos dizer que a situação em que nos encontramos é de uma emergência sem precedentes.

Precisamos, com urgência, fazer - e fazer de verdade - algo radical para evitar uma catástrofe global. Mas não acho que isso vá acontecer.

Acho que estamos ferrados.

Perguntei a um dos cientistas mais racionais e brilhantes que conheço, um jovem cientista do meu laboratório que trabalha nessa área: se houvesse apenas uma coisa que tivesse que fazer quanto à situação que enfrentamos, o que seria?

A resposta dele?

"Ensinar meu filho a usar uma arma." Pg. 194

Ana 02/02/2021

Um livro para ser lido todo ano
Um livro pra ler e reler em qualquer época, faz a gente refletir sobre nossas escolhas no consumo para nossas vidas e do planeta. Um ponto de vista às vezes nem imaginado por nós, cheio de reflexões para sabermos quais maneiras adotar para o mundo.
AcioliRC 02/04/2021minha estante
Esse eu quero!!!!

Ana Cristina 11/09/2021

Um desserviço a questão climática
O livro é um discurso sobre como o aumento da população mundial é um gatilho para as condições econômicas e sociais que levam as mudanças climáticas. Quanto mais pessoas há no planeta, explica o autor, maior é a pressão para a produção de alimentos e bens de consumo que por sua vez impulsionam maior consumo de água e combustíveis, exploração de terras e desmatamento.

De forma resumida, o autor alerta para como estamos exaurindo o planeta de recursos básicos para a manutenção climática e sobrevivência do próprio ser humano. A visão dele é pessimista, demonstrando como o funcionamento econômico mundial dificulta ações de prevenção e reversão dos danos causados ao ambiente.

Um trecho que chama a atenção é o alerta do autor sobre a ocorrência de uma pandemia mundial em decorrência do aumento populacional. Ele chega a dizer “não é uma questão de se, mas quando”. E é um trecho assustador, visto que foi escrito em 2013 e em 2019 vimos a explosão do COVID-19. É para deixar o leitor pensando quais outras previsões do autor se tornarão realidade muito mais cedo o que o previsto?

Outro aspecto preocupante do livro são os gráficos, que além de assustadores por si só são sempre pautados em perspectivas otimistas. Por exemplo, o gráfico de crescimento de veículos motorizados e sua previsão para as próximas décadas é calculada numa taxa de 2,5% quando o crescimento real nos últimos anos foi de 3,27%. Em outras palavras, se a perspectiva otimista do nosso futuro é absurdamente assustadora, quão terrível será a realidade concretizada pela humanidade nos próximos anos?

O livro é pequeno e objetivo e cumpriria um papel importante no alerta sobre a situação no planeta, não fosse a total falta de fé do autor. Ele finaliza seu discurso de modo a conclusão a que o leitor chega é: “o mundo está acabando e não há nada que possa ser feito”. Sendo assim, porque nos preocuparmos em tentar?

O autor assume uma opinião de extremo pessimismo, enfatiza sua falta de fé na ciência para oferecer soluções tecnológicas e na política para fazer escolhas sustentáveis ao invés de puramente econômicas. Seria inocente dizer que a ciência irá nos salvar e os políticas vão virar mocinhos, mas o tom do autor deixa claro que não é há solução. Em resumo, o livro apenas esclarece que estamos em uma ida sem volta para o apocalipse.

Esse posicionamento do autor é grande desserviço a sua própria pesquisa. Ele chega a falar como encontrar o Bóson de Hyggs é uma empreitada inútil frente ao futuro que nos aguarda, mas se esse futuro é inevitável a pesquisa climática é tão inútil quanto. Acabei a leitura com a sensação que devo apenas aproveitar a vida enquanto ela ainda existe, mas que qualquer tentativa de um comportamento sustentável é inútil, então não preciso mais me preocupar com isso.

DAN LIMA 11/01/2018

Literatura que nos leva a SAIR DA CAIXA
Uma literatura: impactante, no próprio sentido da palavra, mas, ao mesmo tempo,
faz a gente parar para pensar de fato.
Deveria ser leitura obrigatória nas escolas e faculdades.
Realmente abre nossa mente e nos convida para sair da caixa.
Em resumo, evidencia a importância de se cuidar do planeta Terra, dos alimentos
e, principalmente, a mudança de comportamento fará toda a
diferença em relação ao futuro.
Recomendo este livro plenamente.

;-)

Vicente Ferreira 26/12/2018

10 bilhoes
Um livro que nos mostra o futuro da terra com uma população cada vez maior e com recursos finitos.

Danilo Belo 19/01/2019

DEVASTADOR
É impossível ler este livro e não ficar em estado de CHOQUE. A existência da humanidade por um fio! A comunidade global sabe dos problemas, mais finge demência. A preocupação com os lucros, é maior do que o abismo de proporções CATASTRÓFICAS que estamo causando...Sua visão a cerca da VIDA não será a mesma depois desta leitura, acredite.

Quenani 15/04/2019

Qual será o nosso futuro no planeta?
Eu, sinceramente, espero que Stephen Emmott esteja errado (até mesmo ele espera isso).

O que será do nosso futuro no planeta?

Várias questões levantadas em 10 Bilhões.

Um livro que traz perguntas interessantes sobre os destinos e escolhas.

#livrodasemana 📚

Jaum 05/06/2019

O que acontecerá com a terra..
Esse é um livro que todos devem ler, mostra vários problemas em nosso planeta por causa do ser humano,e se continuar assim vamos ser extinto...