Pó de parede

1 | 2 | 3 | 4

Edméia 16/04/2024

Vidas Comuns .
*Minhas impressões :

Nesse livro Carol Bensimon conta-nos três histórias : A Caixa, Falta céu e Capitão Capivara !
Na primeira história, "A Caixa " , temos a história de uma menina , Alice, que morava numa casa estranha, diferente , (A Caixa ) , e tinha uma família assim também ! A mãe dela era uma hippona que lecionava Literatura Francesa e o pai, um cientista que amava as plantas !!! Alice sempre ficava quieta num canto da escola porque era vista pelos colegas como a menina que morava na casa "estranha " . Nessa história, além de uma narrativa sobre uma vida familiar , temos um bom texto sobre a arte da arquitetura !!! Alice faz amizade com João e Laura ! João sofria bullying na escola por ser ruivo e possuir muitas sardas no rosto e Laura era considerada normal. Temos aqui também , como a sociedade mascara suas imperfeições, seus problemas, suas fraquezas !!!
Na segunda história, "Falta Céu " , temos o acontecimento de uma construção de um condomínio com casas residenciais numa cidadezinha, num vilarejo e como isso acaba com a graça, a formosura, a docilidade do lugar ! Árvores são cortadas em nome de uma ganância financeira ! Triste realidade.
Na terceira e última história temos a vida de um escritor que morava sozinho num hotel cuja a despesa é paga através do livro que ele está escrevendo ! Carlo Bueno , esse era o nome do escritor ! Ele fazia propaganda do hotel dentro da narrativa do livro dele ! E, temos também, a história de Clara que se fantasia como "O Capitão Capivara " e trabalha na parte recreativa desse mesmo hotel ! Clara aspira ser uma escritora e , por isso, saiu da cidade dela e foi trabalhar e estudar em outra cidade !!! Ambos, pessoas em busca de si mesmos, de um sonho !!!
Não gostei do término da terceira e última história ! Achei esquisito ! Excêntrico !
Carol Bensimon é para mim uma escritora estranha , irreverente, diferente, excêntrica e é por isso mesmo que eu insisto na leitura de alguns livros da autoria dela !!! Sinto-me desafiada !!! (Gosto de desafios !!! Aprecio as novidades !!! ).
Este foi o segundo livro da Carol Bensimon que eu li ! O primeiro foi "O Clube dos Jardineiros de Fumaça " e o próximo, acredito que será "Todos nós adorávamos caubóis " porque eu já o tenho aqui no Kindle !
Esse livro da Carol Bensimon " , Pó de parede , tem apenas 122 páginas no formato de livro eletrônico ! Contudo, demorei na leitura mais do que eu esperava porque eu estava com dificuldade para me envolver nas histórias !!! Essa é a verdade.
De 01 a 05 , dou nota 03 para esse livro. Não pretendo relê-lo e, mesmo tendo dificuldades para lê-lo , recomendo a leitura do mesmo por se tratar de uma literatura nacional contemporânea , por ser a Carol Bensimon uma escritora jovem na idade e no panorama literário e, como já mencionei aqui , por ser ela , na minha humilde opinião , uma escritora "diferente", irreverente, estranha !!!

Guaratinguetá, Abril de 2024.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Lucas 29/01/2024

Três contas muito tops
O primeiro foi muito interessante porque me fez pensar a minha pesquisa de mesteado. O segundo é estranho e último é um deleito de bom hahahha

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Amo Carol Bensimon... Gostei muito de todos os três contos, leitura rápida.

Cyntia44 24/11/2023

Escrita leve
Minha primeira leitura de Carol Bensimon foi uma boa experiência. O título "Pó de parede" foi um atrativo à parte, pois logo me despertou curiosidade.

O livro possui três contos e, de formas diferentes, uma tênue relação dos personagens com a arquitetura.

O primeiro conto, "A caixa", relata a forma como a protagonista se sente diferente dos outros adolescentes porque mora em uma casa com um design diferente de uma arquitetura mais convencional e previsível. O desenrolar da história é a forma como ela convive com os amigos, negativamente influenciada pela vergonha que sente da própria casa.

O segundo conto, intitulado "Falta céu", explora um cenário menos urbano e o impacto de uma construção de um sofisticado condomínio de casas em três crianças que vivem na região.

O terceiro e último, "Capitão Capivara", é narrado em primeira pessoa, mas variando de narrador. A história se passa em um hotel meio decadente e destaca três personagens, sendo duas funcionárias, Clara e Pati, e um escritor, Carlo Bueno, hospedado pela editora para exaltar o luxo do local em seu romance e, com isso, aquecer as vendas de pacotes do estabelecimento.

Adorei a forma livre e despretensiosa como Bensimon contou essas histórias. Um texto menos formal, mas, ao mesmo tempo, com um vigor que nos leva para junto dos personagens.

É uma ótima opção para passar o tempo.
Recomendo.

vick 17/11/2023

Bem bom, as três histórias falam sobre pessoas lidando com a arquitetura dos lugares onde residem. Carol Bensimon conta muito bem as três histórias.

Andressa Klemberg 12/08/2023

Contos incríveis
Os três contos são ótimos, com um tom crítico, melancólico e poético! Meus favoritos são o primeiro e o último, A caixa e Capitão Capivara.

Diego Piu 19/07/2023

Gostei mais do que imaginava
O livro é dividido em 3 Contos

A Caixa: primeiro e maior dos 3! Me identifiquei com as personagens, e foi o que mais gostei. Uma história de amizade em um cenário que gira em torno de uma casa um tanto quanto excêntrica, que ora é cenário, ora é tbm personagem.

Falta Céu: foi a que menos me envolveu, mas isso não trouxe nenhum demérito pra experiência de leitura.

Capitão Capivara: conto que fecha com chave de ouro, tanto pelo humor (cheguei a gargalhar) quanto pela construção narrativa!

Maria 12/04/2023

Pó de parede
Gostei muito dessa leitura, dentre os contos o meu favorito foi o terceiro, me prendeu bastante. os outros dois são bons mas não me prenderam, eu indico pra quem gosta de leituras rápidas, a escrita da autora é bem fluída.

Marília 11/04/2023

Gostei das histórias. No fundo todas elas falam da transformação pela qual os protagonistas precisam passar para chegar aa vida adulta.

drago 10/11/2022

Legalzinho
Pó de parede é uma coletânea de 3 contos.

No geral eu gostei dos três contos. Acho que gostei mais do terceiro do que dos dois primeiros, mas a leitura no geral foi legalzinha. Uma coisa que atrapalhou minha leitura foi a falta de profundidade nos personagens, mas isso é uma característica da minha preferência nos livros, mas de fato atrapalhou meu envolvimento com as histórias.

Não é um livro que eu vou levar pra vida nem nada do tipo, mas acho que é uma boa leitura pra passar o tempo. Eu tive que ler pra um debate da escola e tipo, li tudo na escola mesmo antes do tempo da aula de português, então considero sim uma leitura fluida e rápida, mas poderia ser bem melhor.

No geral recomendo pra quem gosta de contos e histórias mais curtas e sem muita profundidade. É legalzinho pra passar o tempo.

icynight. 06/11/2022

Interessante
É um livro ótimo. Achei incrível a forma que a autora conseguiu desenvolver os sentimentos dos personagens nos três contos

Pamela 26/08/2022

Se você gosta de escrever
Se você gosta de escrever, leia esse livro. As histórias são muito boas, mas é a escrita que te envolve, que faz você continuar lendo. Simplesmente adorei!

Carlinha 25/07/2022

Poético
Gostei na escrita da autora.
São três histórias cativantes, emocionantes e interessantes. Bem isso que está na sinopse do livro. Se a gente falar um pouquinho mais, já estraga a experiência.
Achei que poderiam ter mais profundidade, mas creio que essa seria mesmo a intenção da autora. Meio que deixar algumas coisas no ar, para que o leitor faça parte da história de uma forma mais intensa e individual.
Uma leitura rápida, ótimo para sair da ressaca!

profa_ana_paula 15/07/2022

Muito gaúcha ela
Já tinha este pequeno livrinho guardado a um tempo, e agora resolvi aproveitar uma folga para lê-lo. Eu sou gaúcha mas moro fora do estado à anos. A leitura me traz varias referências de lugares e costumes. Gostei do livro mas aprecio mais a autora em prosa mesmo.

1 | 2 | 3 | 4