Uma Breve História do Século XX

Uma Breve História do Século XX Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

Oswaldo 08/04/2019

Perdi meu tempo
Conta a história do século XX a partir de um ponto de vista, lógico. E que ponto de vista? Conservador, cristão ocidental. Fundamentalismo, agressões, terrorismo, só existem de um lado. Perdi meu tempo.

Riomar.Barros 05/01/2019

O livro descreve de forma dinâmica e leve os fatos que marcaram o Século XX, tais como os avanços da medicina, as duas grandes guerras, a substituição da monarquia pela democracia na maior parte do globo terrestre e diversos outros temas relevantes para história do planeta.

Flaubert.Echnaton 21/12/2018

Fácil leitura
Bom pra relembrar fatos importantes do século XX, mas é impossível abraçar tudo em 300 páginas!

Inlectus 30/06/2018

Bom.
História de uma linguagem sedutora.

Luciano Luíz 21/11/2017

Não é tão simples resumir um século (ainda mais o 20, e o que dizer no futuro, do 21 ou ainda daqueles que ficam a cada dia mais longínquos) em poucas páginas. GEOFFREY BLAINEY tem alguns livros assim no currículo. UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX tem muitos acontecimentos importantes que foram deixados de lado. E o que esse livro mais tem é guerra. Mais da metade é dedicado as duas guerras mundiais, e o restante é mais conflitos armados, políticos e econômicos. A leitura flui bem a maior parte do tempo, mas assim mesmo há muitos parágrafos que pra mim são muita encheção de linguiça. Pois apenas consomem espaço e nada acrescentam de fato.
Apesar disso, esse livro é muito melhor que UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS onde o autor na verdade mais parece ter feito uma obra sobre a paz... Enfim, não é o melhor livro de história disponível, mas sem dúvida é muito bom para os leitores e leitoras que através deste podem ir atrás de outros que são mais centrados (ainda que não abordem uma quantidade tão grande de tempo).
O grande problema aqui é que alguns acontecimentos tem muitas informações e outros contém poucas, o que faz um certo desequilíbrio. Sobre as guerras mundias deveria ter sido em menor dosagem. Aliás, o conflito no início dos anos 1990 entre EUA e Iraque sequer é mencionado, um evento que até mesmo era televisionado (lembra do nome?! Tempestade no Deserto. Quando criança - ou eu já era adolescente, disso não lembro - eu via os plantões na Globo com um barril de petróleo que estava com um pavil como se fosse uma bomba...).
Sem contar que a internet ou mesmo computadores pessoais também tiveram grande impacto econômico e cultural. E sim, os telefones celulares. Além de outras coisas mais... Só que pelo visto o historiador é fascinado por guerras... então deixa pra lá...
Mas é um livro que compensa dar uma espiada.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc

Adriana 18/09/2017

Resumo do resumo
Bom para uma rápida consulta.
Bem linhas gerais, nada de mais aprofundado.

Júnior 09/08/2017

Topíssimo!!
Livro com excelente conteúdo, perfeito para os amantes de história e ideal pra quem quer saber um pouco de tudo que aconteceu de importante no século XX. Recomendo a leitura ?!!

Daniel.Simoes 25/04/2016

Conta a história do século XX de forma resumida, conectando todos os fatos políticos, sociais e culturais. O perfeito encadeamento dos fatos e os relatos precisos compensam a leitura do livro, apesar de grande parte das informações contidas nele estarem acessíveis no Wikipédia.

Lex 02/01/2016

História século XX
Bom. Passa de maneira resumida pelos acontecimentos ao longo do século XX.

Marcelo.Garcia 28/12/2015

Sinopse
Superficial, mas apresenta uma importante cronologia de acontecimentos desde o início do Séc. que orientam o aprofundamento ao tema.

lucas.pinheiro.5815 21/08/2015

Uma breve e bem escrita história
Um excelente panorama sobre o século que talvez tenha trazidos mais significativas mudanças para a história da humanidade. O livro aborda desde a troca da prevalência da monarquia pela democracia até os avanços da medicina e das novas tecnologias, passando pela alteração do estilo de vida da população global como um todo. O enfoque especial nas duas grandes guerras demonstra a importância desses conflitos para o que somos hoje. Superficial, como o próprio título sugere, mas com um escrita dinâmica e leve.

Volnei 01/06/2015

Uma breve história do século XX
Neste livro o autor se detêm mais no século XX dando-nos mais detalhes a respeito dos conflitos ocorridos neste ultimo dando enfase maior a alguns como as ultimas guerras e suas consequencial para os países e seus habitantes, alem de definir as novas fronteiras.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Gabriela Matos 02/11/2014

Como o próprio nome diz, relata os acontecimentos do século XX. Diferentemente dos livros didáticos a linguagem é simples e contada como se fosse uma história fictícia, fazendo a leitura fluir com mais entendimento. Ótima forma de compreender as transformações que levaram ao mundo de hoje.

PHSG 16/10/2014

Facil!
Um resumo rápido, fácil e gostoso de ler.

JuRodrigues 05/07/2014

Uma Breve História do Século XX
Este livro dá uma visão geral dos principais acontecimentos do século XX, mas não se atem somente a eles ou aos mais famosos, trazendo também particularidades, eventos e sentimentos que ajudaram a definir e a moldar esse século tão revolucionário.
O texto tem uma linguagem simples e clara, não sendo extensivo sobre nenhum assunto em particular, mas dando a eles o trecho necessário para mostrar sua importância e/ou razões e consequências.
Gostei bastante de tê-lo lido e o sugiro para qualquer pessoa. É uma leitura tranquila que nos ajuda a ter uma visão melhor do recente passado da humanidade. O legal desse livro também é que ele pode instiga a nossa curiosidade sobre determinado trecho da história e nos levar a pesquisar mais sobre isso.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/