Uma Breve História Do Século XX

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

JuRodrigues 05/07/2014

Uma Breve História do Século XX
Este livro dá uma visão geral dos principais acontecimentos do século XX, mas não se atem somente a eles ou aos mais famosos, trazendo também particularidades, eventos e sentimentos que ajudaram a definir e a moldar esse século tão revolucionário.
O texto tem uma linguagem simples e clara, não sendo extensivo sobre nenhum assunto em particular, mas dando a eles o trecho necessário para mostrar sua importância e/ou razões e consequências.
Gostei bastante de tê-lo lido e o sugiro para qualquer pessoa. É uma leitura tranquila que nos ajuda a ter uma visão melhor do recente passado da humanidade. O legal desse livro também é que ele pode instiga a nossa curiosidade sobre determinado trecho da história e nos levar a pesquisar mais sobre isso.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Yuri 31/01/2014

Uma Breve História Eurocentrista do Século XX
O livro não tem "BREVE" no titulo por motivo algum, obviamente, com isso o autor se descompromete a fazer análises ricas e detalhadas e, como sabemos que a neutralidade é uma bela falácia, exprime também seu ponto de vista (que eu, pessoalmente, arriscaria dizer que tende para um direitismo político). Sem problemas. Sei que os historiadores piram com esses livros que visam comprimir uma conjuntura política-social-econômica em apenas poucas páginas, e piram ainda mais quando esse livro se torna popular, mas vejo "Uma Breve História do Século XX" como um excelente material didático e de consulta rápida. "Poxa vida, como foi a Guerra da Coréia mesmo??" pronto, ta lá, duas páginas com o suficiente para sanar sua curiosidade (ou amnésia!)

Excelente texto, excelente tradução, considerando a extrema dificuldade de escrever algo que abarque quase tudo (pense nisso: como escrever ao mesmo tempo de mortes na guerra, desenvolvimento tecnológico, saúde, política, economia, cultura, etc, etc, sem o texto ficar uma merda? e ele consegue!). Seus mapas ajudam consideravelmente, uma vez que se tornam um fator de constante consulta.

É isso, aprendi muitas coisas relevantes, sobretudo ali do início do século, das guerras, do desenvolvimento científico vertiginoso, dos processos de independência, das mudanças culturais. Mas também das (já cansativas) Guerras Mundiais - não sabia que o Japão tinha dominado uma fatia tão grande da ásia no segundo conflito mundial! A única crítica que eu faço é o ponto de vista a partir do qual o autor escreve: pra variar, Europa (apesar de ser australiano). É o século XX visto a partir da Europa, como se essa história fosse a original, a única que deve ser contada...quando o autor aborda temas como independência dos países africanos, ou da Índia, o faz em decorrência de seus impactos na Europa...mas enfim, quem não faz isso?? O importante é perceber que ele faz...

Agora é partir para os Hobsbawn, Huberman da vida...(calma historiadores!).

Ana 10/01/2014

Leitura absolutamente necessária!
Leia a resenha em nosso blog Meu Livro na Bolsa!

site: http://meulivronabolsa.blogspot.com.br/2013/12/uma-breve-historia-do-seculo-xx.html

Ramos 21/11/2013

Uma boa leitura...
Um livro muito bem escrito, mas em algumas partes ficamos com a sensação de "queremos mais informações". Talvez por que seja impossível colocar a história do século XX em 309 páginas.

Peterson Boll 05/02/2013

Deliciosa leitura, que dá um apanhado geral do século passado, e o mais importante, Blainey, como de costume em seus livros, tenta ser o mais imparcial possível, tornando a leitura narrativa e deixando para os leitores julgar os acontecimentos.

Cássio 29/01/2013

Meu professor da faculdade indicou esse livro pra turma. Ele até que é bom pra quem precisa saber o básico da história sem muitos rodeios. Mas a edição que eu li tem muitos erros de português.
Fabianny 08/04/2014minha estante
Uma leitura extremamente interessante acessível a todos que desejam ampliar seus conhecimentos.

Moacir11 18/11/2012

Já tinha lido uma Breve história do mundo.

É idêntico, porém retrata apenas o século XX.

Leia. Releia. Dê de presente. Indique. Recomende. São livros assim que nos fazem gostar de história.

Indicado para quem gosta de história, costumes dos povos, e curiosidades históricas e também banais sobre a raça humana.

Egídio Pizarro 14/08/2012

Tem interesse por História? Quer adquirir mais conhecimento sobre o Século XX?

Então procure um livro didático, talvez de oitava série. É menos tendencioso e eurocentrista. E não comete absurdos como dizer que Mussolini foi deposto pelo exército alemão.

mateus 19/04/2012

Breve história que eu adorei.
Este livro mostra todos os importantes eventos que aconteceram no século xx ,desde da invenção da esteira em 1901 ao descer do globo em Nova York em 2000.Recomendo para qualquer um que goste história do mundo.

ÃLINHO 28/07/2011

BOA CULTURA
Gostei de ler este livro, pois é um grande resumo do mundo no século XX. Excelente para aprender e relembrar os principais acontecimentos da humanidade neste século.

Lucy Nazaro 16/07/2011

Breve História do Século XX
Gostei da leitura. O livro trata de forma abrangente e rápida os principais acontecimentos que ocorreram durante o século passado. Descobertas científicas, evolução da tecnologia, aspectos políticos e econômicos, além das principais guerras que mudaram a visão de mundo do homem no referido século. Acontecimentos que influenciaram e ainda influenciam o passado, mas também o nosso presente.
É interessante para quem quer ter uma ideia geral sobre o século XX.
Recomendo porque é uma leitura que levará á outras leituras, pois aguça a curiosidade para se buscar mais e descobrir mais a respeito do que foi relatado.

Ary Félix 13/07/2011

Uma Breve BREVE História do Século XX
Na contra capa do livro está escrito: "Um livro essencial para compreender os acontecimentos que nos trouxeram aos dias de hoje."

Mas infelizmente a palavra BREVE do título é levada muito em conta. Embora o livro não não se limita a falar do ano 1901 para frente, ele até volta alguns anos, ele dá breves relatos de cada época, frisando mais os acontecimentos do que o calendário propriamente dito o que faz quem gostaria de ver um calendário com datas e acontecimentos pode se frustrar.

O quem já conhece um pouco de história, ou já assistiu filmes históricos consegue vislumbrar os momentos em que se passaram e assim aproveitar ainda mais.

Esse livro é recomendado, mas seria melhor se tivesse umas duas mil páginas ou mais.

Lucas 21/02/2011

Breve porém eficiente
Creio que o ensino de história, pelo menos aqui no Brasil sempre foi mal aplicado. Sempre exigindo recordações de datas, leituras maçantes, mal conduzido por talvez professores despreparados e não aplicando o ensino de uma forma abrangente. Nunca tentando mostrar o quão importante é o conhecimento da história para poder conhecer o que nos cerca e principalmente a nós mesmos. A história tem o poder fascinante de mostrar o porque somos da maneira que somos, e de uma forma mais ampla o porque o mundo e a socidade é do jeito que é.

Uma Breve História do Século XX é exatamente como o título do livro diz, breve, porém é muito eficiente e divertido de se ler, foge muito do método de aprendizado de história no qual somos acostumados. O livro é dividido em várias etapas, começa pela descrição das monarquias do começo do século XX e logo em seguida já vai para a primeira guerra mundial, que definitivamente é um dos pontos altos do livro, pra quem é fascinado, ou apenas um curioso das duas grandes guerras mundiais o livro é um prato cheio, o autor descreve muito bem os dois conflitos e consegue fazer uma escrita dinâmica e empolgante, é a parte do livro mais rica em detalhes, as alianças, as estratégias, o enfoque nos ditadores são muito bem feitos, esse último fato por sinal é muito interessante, a história e consequentemente o livro confirma aquela velha máxima " A história é sempre contada pelos vencedores". Reparamos nisso lendo sobre as ditaduras e vendo que não só unicamente Adolf Hitler era o ditador opressor que governava à punho de ferro, Stalin e Mussolini não fugiam muito do estilo.

Depois das duas guerras, o que mais se destaca no livro é outra guerra, que é a guerra fria travada pelos Estados Unidos e pela extinta União Soviética. Essa parte não trás nenhuma grande novidade pra quem tem um certo conhecimento de história, à não ser o fato de que por diversas vezes o mundo esteve por um triz de começar uma guerra nuclear entre as duas potências, e se realmente tivesse acontecido é de se duvidar da existência minha e de você que está lendo a resenha agora. Seria de um estrago de uma proporção inimaginável, e que Geoffrey Blainey frisa com bastante convicção no livro. A ascenção da China e da India juntamente com a decadência dos países europeus são tópicos de destaque na leitura, os países do oriente médio fecham de uma maneira triste o livro, com a Al Qaeda realizando o atentado terrorista as torres gêmeas que ocorreu em 2001.

Leitura essencial para qualquer bom entendedor de história, ou para quem apenas quer conhecer um pouco mais da fascinante história século XX.
Lucas 03/09/2012minha estante
Bom, respeito a opinião, mas com certeza não considero o conteúdo ridículo e muito menos vejo algum tipo de "picaretagem" nele. O que eu não gostei muito é o fato dele ser muito curto e não se aprofundar em diversos assuntos interessantes. Mas eu como sou entendedor de história, e não "futuro entendedor" gostei bastante, já conhecia todas aquelas histórias, são todas verídicas e foi uma experiência bacana reve-las de uma forma mais dinâmica.

Daniel 27/05/2013minha estante
Eu gostei mais das informações de como era o cotidiano, por exemplo, numa cidade do interior da Itália no começo do século XX - ou seja, como viviam meus bisavós...

Achei que poderia haver mais fotos e tlvez um glossário com definições para "socialismo", "fascismo", "comunismo", etc. Ou ainda quais países faziam parte do "Império Otomano", por exemplo. Faria com que a gente não precisasse recorrer ao google ou à wikipedia para relembrar. Dentro do que o livro se propõe, achei satisfatório - o que mais esperar de um livro sobre o século XX com apenas 300 páginas?

1 | 2 | 3 | 4 | 5