Uma Breve História do Século XX

Uma Breve História do Século XX Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

Lucas 21/02/2011

Breve porém eficiente
Creio que o ensino de história, pelo menos aqui no Brasil sempre foi mal aplicado. Sempre exigindo recordações de datas, leituras maçantes, mal conduzido por talvez professores despreparados e não aplicando o ensino de uma forma abrangente. Nunca tentando mostrar o quão importante é o conhecimento da história para poder conhecer o que nos cerca e principalmente a nós mesmos. A história tem o poder fascinante de mostrar o porque somos da maneira que somos, e de uma forma mais ampla o porque o mundo e a socidade é do jeito que é.

Uma Breve História do Século XX é exatamente como o título do livro diz, breve, porém é muito eficiente e divertido de se ler, foge muito do método de aprendizado de história no qual somos acostumados. O livro é dividido em várias etapas, começa pela descrição das monarquias do começo do século XX e logo em seguida já vai para a primeira guerra mundial, que definitivamente é um dos pontos altos do livro, pra quem é fascinado, ou apenas um curioso das duas grandes guerras mundiais o livro é um prato cheio, o autor descreve muito bem os dois conflitos e consegue fazer uma escrita dinâmica e empolgante, é a parte do livro mais rica em detalhes, as alianças, as estratégias, o enfoque nos ditadores são muito bem feitos, esse último fato por sinal é muito interessante, a história e consequentemente o livro confirma aquela velha máxima " A história é sempre contada pelos vencedores". Reparamos nisso lendo sobre as ditaduras e vendo que não só unicamente Adolf Hitler era o ditador opressor que governava à punho de ferro, Stalin e Mussolini não fugiam muito do estilo.

Depois das duas guerras, o que mais se destaca no livro é outra guerra, que é a guerra fria travada pelos Estados Unidos e pela extinta União Soviética. Essa parte não trás nenhuma grande novidade pra quem tem um certo conhecimento de história, à não ser o fato de que por diversas vezes o mundo esteve por um triz de começar uma guerra nuclear entre as duas potências, e se realmente tivesse acontecido é de se duvidar da existência minha e de você que está lendo a resenha agora. Seria de um estrago de uma proporção inimaginável, e que Geoffrey Blainey frisa com bastante convicção no livro. A ascenção da China e da India juntamente com a decadência dos países europeus são tópicos de destaque na leitura, os países do oriente médio fecham de uma maneira triste o livro, com a Al Qaeda realizando o atentado terrorista as torres gêmeas que ocorreu em 2001.

Leitura essencial para qualquer bom entendedor de história, ou para quem apenas quer conhecer um pouco mais da fascinante história século XX.
Lucas 03/09/2012minha estante
Bom, respeito a opinião, mas com certeza não considero o conteúdo ridículo e muito menos vejo algum tipo de "picaretagem" nele. O que eu não gostei muito é o fato dele ser muito curto e não se aprofundar em diversos assuntos interessantes. Mas eu como sou entendedor de história, e não "futuro entendedor" gostei bastante, já conhecia todas aquelas histórias, são todas verídicas e foi uma experiência bacana reve-las de uma forma mais dinâmica.

Daniel 27/05/2013minha estante
Eu gostei mais das informações de como era o cotidiano, por exemplo, numa cidade do interior da Itália no começo do século XX - ou seja, como viviam meus bisavós...

Achei que poderia haver mais fotos e tlvez um glossário com definições para "socialismo", "fascismo", "comunismo", etc. Ou ainda quais países faziam parte do "Império Otomano", por exemplo. Faria com que a gente não precisasse recorrer ao google ou à wikipedia para relembrar. Dentro do que o livro se propõe, achei satisfatório - o que mais esperar de um livro sobre o século XX com apenas 300 páginas?

XANDINHO 25/07/2010

PÉSSIMO AUTOR
Cometeu um erro gravíssimo na minha opinião... simplesmente não mencionou o cientista que descobriu a cura da Poliomelite, no caso SABIN, e simplesmente mencionou outro que teria testado paliativos para a cura da doença....

Outro erro gravíssivo... Comentou os protestos e o massacre da Praça da Paz Celestial em Pequim na China, como "Pequeno" .

Não citou o Nome do Papa Joao Paulo Segundo, citanto apenas como o PAPA DA ÉPOCA..

Resumindo.... Detestei o livro. Com certeza nunca mais irei perder meu tempo com esse autor....

Tarcísio 19/01/2011

Talvez nunca tenha havido um outro momento em que os livros de História vendessem tanto quanto agora. Isso é fruto, sem dúvida alguma, da abordagem diferente que alguns autores passaram a dar ao assunto. Nada daquela decoreba chata de datas e nomes. Tornou-se possível ler sobre História como se estivéssemos lendo um romance.

"Uma Breve História do Século XX" segue esta linha. Os principais acontecimentos e personagens do século passado são abordados de maneira leve e interessante, dando um panorama muito rico sobre como os fatos aconteceram e de que forma eles ainda influenciam o mundo atual.

Apesar dessa leveza toda, creio que seja um livro para quem gosta de História. O fato de tratar os assuntos de forma resumida, exige do leitor um certo conhecimento prévio dos acontecimentos históricos, sob pena de parecerem fatos isolados e sem a devida importância.

A leitura é fácil e bastante rápida. Tenho convicção de que se as escolas passassem a adotar material didático nessa linha, teríamos muito mais crianças interessadas pela História, o que os tornariam adultos mais conscientes e engajados.

Fhanton 23/08/2009

O título do livro já diz seu propósito. Ser breve. Não se aprofunda mas dá uma boa idéia do que aconteceu de importante neste século. vale a pena ler.

Egídio Pizarro 14/08/2012

Tem interesse por História? Quer adquirir mais conhecimento sobre o Século XX?

Então procure um livro didático, talvez de oitava série. É menos tendencioso e eurocentrista. E não comete absurdos como dizer que Mussolini foi deposto pelo exército alemão.

Miro 09/11/2010

Leve e interessante. Superficial, porém instigador.
Este livro não aprofunda nenhum assunto, mas é uma leitura agradável, que aborda com leveza temas fortes, como guerras e conflitos. E não se restringe a eles. Também apresenta detalhes das conquistas e progressos obtidos no século XX. Vale a leitura, pois no mínimo provoca nossa curiosidade, estimulando um desejo de conhecer mais sobre este ou aquele tema.

Yuri 31/01/2014

Uma Breve História Eurocentrista do Século XX
O livro não tem "BREVE" no titulo por motivo algum, obviamente, com isso o autor se descompromete a fazer análises ricas e detalhadas e, como sabemos que a neutralidade é uma bela falácia, exprime também seu ponto de vista (que eu, pessoalmente, arriscaria dizer que tende para um direitismo político). Sem problemas. Sei que os historiadores piram com esses livros que visam comprimir uma conjuntura política-social-econômica em apenas poucas páginas, e piram ainda mais quando esse livro se torna popular, mas vejo "Uma Breve História do Século XX" como um excelente material didático e de consulta rápida. "Poxa vida, como foi a Guerra da Coréia mesmo??" pronto, ta lá, duas páginas com o suficiente para sanar sua curiosidade (ou amnésia!)

Excelente texto, excelente tradução, considerando a extrema dificuldade de escrever algo que abarque quase tudo (pense nisso: como escrever ao mesmo tempo de mortes na guerra, desenvolvimento tecnológico, saúde, política, economia, cultura, etc, etc, sem o texto ficar uma merda? e ele consegue!). Seus mapas ajudam consideravelmente, uma vez que se tornam um fator de constante consulta.

É isso, aprendi muitas coisas relevantes, sobretudo ali do início do século, das guerras, do desenvolvimento científico vertiginoso, dos processos de independência, das mudanças culturais. Mas também das (já cansativas) Guerras Mundiais - não sabia que o Japão tinha dominado uma fatia tão grande da ásia no segundo conflito mundial! A única crítica que eu faço é o ponto de vista a partir do qual o autor escreve: pra variar, Europa (apesar de ser australiano). É o século XX visto a partir da Europa, como se essa história fosse a original, a única que deve ser contada...quando o autor aborda temas como independência dos países africanos, ou da Índia, o faz em decorrência de seus impactos na Europa...mas enfim, quem não faz isso?? O importante é perceber que ele faz...

Agora é partir para os Hobsbawn, Huberman da vida...(calma historiadores!).

lucas.pinheiro.5815 21/08/2015

Uma breve e bem escrita história
Um excelente panorama sobre o século que talvez tenha trazidos mais significativas mudanças para a história da humanidade. O livro aborda desde a troca da prevalência da monarquia pela democracia até os avanços da medicina e das novas tecnologias, passando pela alteração do estilo de vida da população global como um todo. O enfoque especial nas duas grandes guerras demonstra a importância desses conflitos para o que somos hoje. Superficial, como o próprio título sugere, mas com um escrita dinâmica e leve.

Lucy Nazaro 16/07/2011

Breve História do Século XX
Gostei da leitura. O livro trata de forma abrangente e rápida os principais acontecimentos que ocorreram durante o século passado. Descobertas científicas, evolução da tecnologia, aspectos políticos e econômicos, além das principais guerras que mudaram a visão de mundo do homem no referido século. Acontecimentos que influenciaram e ainda influenciam o passado, mas também o nosso presente.
É interessante para quem quer ter uma ideia geral sobre o século XX.
Recomendo porque é uma leitura que levará á outras leituras, pois aguça a curiosidade para se buscar mais e descobrir mais a respeito do que foi relatado.

matheus-s 08/01/2011

O título do livro já diz tudo
Um livro de leitura fácil e rápida, bem escrito. Porém, como já li em algumas resenhas anteriores, o autor foca na história da europa. Ou melhor, foca nas nações super potências. Não posso reclamar da falta de aprofundamento de alguns fatos, pois como o título mostra, é uma breve história. Sendo breve, não sejam devotos da história contada nesse livro, pois muito tem que ser visto para saber o que foi o século XX.

Ramos 21/11/2013

Uma boa leitura...
Um livro muito bem escrito, mas em algumas partes ficamos com a sensação de "queremos mais informações". Talvez por que seja impossível colocar a história do século XX em 309 páginas.

JuRodrigues 05/07/2014

Uma Breve História do Século XX
Este livro dá uma visão geral dos principais acontecimentos do século XX, mas não se atem somente a eles ou aos mais famosos, trazendo também particularidades, eventos e sentimentos que ajudaram a definir e a moldar esse século tão revolucionário.
O texto tem uma linguagem simples e clara, não sendo extensivo sobre nenhum assunto em particular, mas dando a eles o trecho necessário para mostrar sua importância e/ou razões e consequências.
Gostei bastante de tê-lo lido e o sugiro para qualquer pessoa. É uma leitura tranquila que nos ajuda a ter uma visão melhor do recente passado da humanidade. O legal desse livro também é que ele pode instiga a nossa curiosidade sobre determinado trecho da história e nos levar a pesquisar mais sobre isso.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Daniel.Simoes 25/04/2016

Conta a história do século XX de forma resumida, conectando todos os fatos políticos, sociais e culturais. O perfeito encadeamento dos fatos e os relatos precisos compensam a leitura do livro, apesar de grande parte das informações contidas nele estarem acessíveis no Wikipédia.

Lex 02/01/2016

História século XX
Bom. Passa de maneira resumida pelos acontecimentos ao longo do século XX.

Luciano Luíz 21/11/2017

Não é tão simples resumir um século (ainda mais o 20, e o que dizer no futuro, do 21 ou ainda daqueles que ficam a cada dia mais longínquos) em poucas páginas. GEOFFREY BLAINEY tem alguns livros assim no currículo. UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX tem muitos acontecimentos importantes que foram deixados de lado. E o que esse livro mais tem é guerra. Mais da metade é dedicado as duas guerras mundiais, e o restante é mais conflitos armados, políticos e econômicos. A leitura flui bem a maior parte do tempo, mas assim mesmo há muitos parágrafos que pra mim são muita encheção de linguiça. Pois apenas consomem espaço e nada acrescentam de fato.
Apesar disso, esse livro é muito melhor que UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS onde o autor na verdade mais parece ter feito uma obra sobre a paz... Enfim, não é o melhor livro de história disponível, mas sem dúvida é muito bom para os leitores e leitoras que através deste podem ir atrás de outros que são mais centrados (ainda que não abordem uma quantidade tão grande de tempo).
O grande problema aqui é que alguns acontecimentos tem muitas informações e outros contém poucas, o que faz um certo desequilíbrio. Sobre as guerras mundias deveria ter sido em menor dosagem. Aliás, o conflito no início dos anos 1990 entre EUA e Iraque sequer é mencionado, um evento que até mesmo era televisionado (lembra do nome?! Tempestade no Deserto. Quando criança - ou eu já era adolescente, disso não lembro - eu via os plantões na Globo com um barril de petróleo que estava com um pavil como se fosse uma bomba...).
Sem contar que a internet ou mesmo computadores pessoais também tiveram grande impacto econômico e cultural. E sim, os telefones celulares. Além de outras coisas mais... Só que pelo visto o historiador é fascinado por guerras... então deixa pra lá...
Mas é um livro que compensa dar uma espiada.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc