Uma Breve História Do Século XX

Uma Breve História Do Século XX Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Século XX

1 | 2 | 3 | 4 | 5

yukicomelivro 24/07/2023

CUIDADO! SPOILERS A FRENTE!

Os comunistas dominam a Rússia ?
A Alemanha perde no final ?
A Guerra Fria não foi lutada pelos pinguins ?

Nayla Nascimento 03/06/2023

Necessário
Acho que todas as pessoas ao menos uma vez na vida deveriam ler algo que ao menos resumisse os grandes acontecimentos históricos. Amo ler sobre história e este é um livro fantástico sobre os principais acontecimentos do século XX necessário não apenas para os que nasceram nesse séculos, mas pra todos. Inclusive os mais jovens. Mas acredito que poderia ter falado mais um pouco sobre o surgimento das tecnologias.

lucas.pinheiro.5815 21/08/2015

Uma breve e bem escrita história
Um excelente panorama sobre o século que talvez tenha trazidos mais significativas mudanças para a história da humanidade. O livro aborda desde a troca da prevalência da monarquia pela democracia até os avanços da medicina e das novas tecnologias, passando pela alteração do estilo de vida da população global como um todo. O enfoque especial nas duas grandes guerras demonstra a importância desses conflitos para o que somos hoje. Superficial, como o próprio título sugere, mas com um escrita dinâmica e leve.

Ramos 21/11/2013

Uma boa leitura...
Um livro muito bem escrito, mas em algumas partes ficamos com a sensação de "queremos mais informações". Talvez por que seja impossível colocar a história do século XX em 309 páginas.

LidosdaCris 20/01/2023

Gostei do livro, a leitura foi rápida e fluída. O livro é uma versão resumida da história mundial do século XX.

matheus-s 08/01/2011

O título do livro já diz tudo
Um livro de leitura fácil e rápida, bem escrito. Porém, como já li em algumas resenhas anteriores, o autor foca na história da europa. Ou melhor, foca nas nações super potências. Não posso reclamar da falta de aprofundamento de alguns fatos, pois como o título mostra, é uma breve história. Sendo breve, não sejam devotos da história contada nesse livro, pois muito tem que ser visto para saber o que foi o século XX.

Luciano Luíz 21/11/2017

Não é tão simples resumir um século (ainda mais o 20, e o que dizer no futuro, do 21 ou ainda daqueles que ficam a cada dia mais longínquos) em poucas páginas. GEOFFREY BLAINEY tem alguns livros assim no currículo. UMA BREVE HISTÓRIA DO SÉCULO XX tem muitos acontecimentos importantes que foram deixados de lado. E o que esse livro mais tem é guerra. Mais da metade é dedicado as duas guerras mundiais, e o restante é mais conflitos armados, políticos e econômicos. A leitura flui bem a maior parte do tempo, mas assim mesmo há muitos parágrafos que pra mim são muita encheção de linguiça. Pois apenas consomem espaço e nada acrescentam de fato.
Apesar disso, esse livro é muito melhor que UMA BREVE HISTÓRIA DAS GUERRAS onde o autor na verdade mais parece ter feito uma obra sobre a paz... Enfim, não é o melhor livro de história disponível, mas sem dúvida é muito bom para os leitores e leitoras que através deste podem ir atrás de outros que são mais centrados (ainda que não abordem uma quantidade tão grande de tempo).
O grande problema aqui é que alguns acontecimentos tem muitas informações e outros contém poucas, o que faz um certo desequilíbrio. Sobre as guerras mundias deveria ter sido em menor dosagem. Aliás, o conflito no início dos anos 1990 entre EUA e Iraque sequer é mencionado, um evento que até mesmo era televisionado (lembra do nome?! Tempestade no Deserto. Quando criança - ou eu já era adolescente, disso não lembro - eu via os plantões na Globo com um barril de petróleo que estava com um pavil como se fosse uma bomba...).
Sem contar que a internet ou mesmo computadores pessoais também tiveram grande impacto econômico e cultural. E sim, os telefones celulares. Além de outras coisas mais... Só que pelo visto o historiador é fascinado por guerras... então deixa pra lá...
Mas é um livro que compensa dar uma espiada.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/?pnref=lhc

Lucy Nazaro 16/07/2011

Breve História do Século XX
Gostei da leitura. O livro trata de forma abrangente e rápida os principais acontecimentos que ocorreram durante o século passado. Descobertas científicas, evolução da tecnologia, aspectos políticos e econômicos, além das principais guerras que mudaram a visão de mundo do homem no referido século. Acontecimentos que influenciaram e ainda influenciam o passado, mas também o nosso presente.
É interessante para quem quer ter uma ideia geral sobre o século XX.
Recomendo porque é uma leitura que levará á outras leituras, pois aguça a curiosidade para se buscar mais e descobrir mais a respeito do que foi relatado.

Samuel.Alves 23/02/2021

O Século das transições
O Século XX talvez não tenha sido o mais fabuloso da história, mas certamente foi o mais transformador. Nenhum século viu tantas transformações como este.

Geoffrey Blainey descreve esse tempo como poucos. Lendo seu livro, podemos notar, que em sua pena existem algas visões sobre o séc XX que precisam ser observadas.

Primeiro, o século das transformações. Em nenhum outro tempo na história, nós tivemos tantas mudanças ocorrendo com tanta rapidez. Em setenta anos nos vimos duas guerras, a invenção da bomba atômica, países deixarem de ser e outros se tornaram.

Segundo, a mudança de paradigmas. Se por um lado o séc XIX foi marcado pelos absolutos, o séc XX foi marcado pela pluralidade. Isso influenciou da filosofia ao comércio. Do lar as empresas. O pensamento do homem mudou mais do que somente roupas calçados e carros.

Terceiro, desenvolvimento tecnológico. Nós primeiros vinte anos do século, vimos uma guerra em escala industrial acabar com alguns países e deixarem marcas indeléveis em seu tempo. Depois de alguns anos, outra guerra ocorreu, e o resultado foi muito pior. Mas se criamos duas guerras e uma bomba atômica, ao mesmo tempo criamos meios de irmos a lua.

Quarto, desenvolvimento educacional. Se em 1900 a alfabetização era uma excessão, uma vez que o trabalho era marjoritariamente rural, nós anos 2000 isso era uma regra. A declaração dos Direitos Humanos deixa isso bem claro, assim como aumentou o número de estudantes universitário.

Por último, a grande lição do século XX é que a liderança de homens com discurso forte e caráter fraco, pode destruir uma nação e deixar marcas irreversíveis na história. No entanto, para cada tirano que aparecer sempre haverá um verdadeiro líder para combater sua loucura.

Lifey4R 28/05/2021

Um livro essencial
Uma Breve História do Século XX é um livro que considero essencial para entender esse período. O autor escreve de forma clara e lhe prende enquanto lhe ensina sobre aquele que talvez seja o período mais importante da História Contemporânea.

Oswaldo 08/04/2019

Perdi meu tempo
Conta a história do século XX a partir de um ponto de vista, lógico. E que ponto de vista? Conservador, cristão ocidental. Fundamentalismo, agressões, terrorismo, só existem de um lado. Perdi meu tempo.

Anthoni.Brunetto 27/12/2023

Uma breve História do Século XX
Uma breve história do século XX é um livro escrito pelo historiador britânico Geoffrey Blainey, que busca traçar um panorama dos principais acontecimentos e transformações ocorridos ao longo do século XX.

Blainey utiliza uma linguagem clara e acessível, tornando a leitura do livro bastante fluída e compreensível para qualquer leitor interessado em história.

Honestamente não sei se o autor apresenta uma visão imparcial dos eventos, pois sendo professor de Harvard dificilmente criticaria duramente os EUA, mas tenho a impressão de que se preocupou em fornecer informações precisas e contextualizadas, permitindo ao leitor compreender as causas e consequências dos acontecimentos históricos.

Érica 16/09/2009

Batutinha
Tô no final do livro. Pulando um errinho de tradução aqui, uma falta de coerência nos fatos acolá, o livro é até bom. Mas, como o livro anterior, não é um bom "livro de História". É só um livro de histórinha, raso, que fala de fatos que aconteceram de forma, obviamente, breve. Isto é, nem tente utilizá-lo como referência para alguma referência histórica mais séria. Se não tiver outra coisa mais interessante para ler, leia, que é mamão com açúcar e você não precisa nem pensar...

Moacir11 18/11/2012

Já tinha lido uma Breve história do mundo.

É idêntico, porém retrata apenas o século XX.

Leia. Releia. Dê de presente. Indique. Recomende. São livros assim que nos fazem gostar de história.

Indicado para quem gosta de história, costumes dos povos, e curiosidades históricas e também banais sobre a raça humana.

Cássio 29/01/2013

Meu professor da faculdade indicou esse livro pra turma. Ele até que é bom pra quem precisa saber o básico da história sem muitos rodeios. Mas a edição que eu li tem muitos erros de português.
Fabianny 08/04/2014minha estante
Uma leitura extremamente interessante acessível a todos que desejam ampliar seus conhecimentos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5