Desculpa Se Te Chamo de Amor

Desculpa Se Te Chamo de Amor Federico Moccia

Resenhas - Desculpa Se Te Chamo De Amor

Monique 04/01/2010

Decepção de 2009
Como diz a sinopse, o elemento central do enredo é a história de amor entre Niki de 17 anos, esperta e vivaz, e Alessandro, de 36 anos (e meio) o publicitário de sucesso na vida profissional mas que acaba de ser abandonado sem motivo aparente pela noiva Elena. Falar as idades nessa caso tem toda a importância, já que é justamente em torno desta pequena diferença de 20 anos é que Federico Moccia tenta mostrar que é possível contar uma história de amor fugindo dos clichês desse mercado literário que se reproduz a si mesmo. Quer dizer, ele tentou, mas o livro é uma decepção.

O livro tinha tudo para dar certo, afinal era para ser uma história de amor diferente. Foi o motivo pelo qual eu escolhi. Pareceu-me ter potencial. Entretanto, o livro simplesmente não acontece. Ele é longo (ou pelo menos mais longo do que a média do gênero), passa das 400 páginas e podia muito bem ter 200. Mas sabe qual foi o problema ao meu ver? A falta de um editor competente. O editor, ao ler a história que o autor quer contar, tem a função não apenas de revisar e cuidar da coerência interna do livro, mas de refinar o trabalho, aconselhando o escritor a cortar cenas desnecessárias e detalhar melhor outras. That's the way it is. O objetivo não é ser sucinto e economizar no número de páginas, mas contar a história da melhor forma possível, otimizar as coisas. Enxugar, polir, refinar.

Federico Moccia é tão prolixo, fala tanto e não diz nada, que desconfio nem editor ele teve. Além de, é claro, ter um estilo altamente maçante, o que seria inteiramente "mérito" próprio.

Para começar, Niki é tão chata, mas tão chata, que fica difícil entender como Alessandro consegue gostar dela. Em segundo lugar, ela é tão espevitada e "rebeldinha" que duvido existir alguém de 17 anos como ela. Ou seja, onde foi parar a verossimilhança, meu Brasil? Niki é simplesmente de mentira. O autor tentou fazer com que ela tivesse partes iguais de ingenuidade e maturidade, já que mesmo fazendo/falando as bobeiras, Niki estaria dando pequenas lições de vida a Alex. Isto é, estaria na opinião do autor, porque ao meu ver, ela não fala nada de especial. E nisso termina que a personagem simplesmente não dá conta do recado, ela é chata, desinteressante, irreal, quando deveria ser cheia de vida, com a alegria e inconsequência da juventude, temperada com alguma maturidade de quem vive a vida intensamente. Bullshit.

Já Alessandro ao menos não é tão falso. Ele tem jeito de homem bem sucedido de 36/7 anos, tem amigos que realmente parecem amigos beirando seus 40 anos, tentando ser modernos e descolados apesar da meia-idade, mulher, filhos e problemas da empresa. Só não entendo mesmo que graça Alex vê em Niki. Acho que o que o autor tentou mostrar é que Niki transforma Alessandro, devolvendo-lhe a juventude e alegria de viver. Novamente, Moccia só tentou, pois por causa da Niki (e mesmo por Alessandro que nunca me pareceu tão necessitado de ânimo assim), essa transformação não é digna de nenhum "uau".

Fora isso, há um excesso de cenas sem sentido. Niki e Alessandro são descritos em várias situações diferentes, ora frequentando o espaço dela, ora o espaço dele, mas a verdade é que pouquíssimas dessas cenas são imprescindíveis. A maioria delas é o famoso encher linguiça, um monte de baboseira mal escrita, porque aliás, para mim o estilo do escritor é chato e mal aproveitado mesmo. Isso para não citar as histórias paralelas que se amarram mal e porcamente no fim do livro: Erica e Stefano em torno do notebook encontrado no lixo e Mauro e Paola, que podiam muito bem NÃO EXISTIR at all. Ou mesmo a traição de Elena: eu podia super passar sem essa. Ou o fato de nunca sabermos se Camilla traiu mesmo Enrico e a opção de Alessandro por queimar a pasta. Sério mesmo, para que levantar essa história se no final ela não se conclui? E não venham me falar de Dom Casmurro, porque não tem nada a ver.

Posso contar mais um defeito? Só mais um? A tradução do italiano para o português é lamentável. O tradutor trouxe várias frases ao pé da letra, as quais simplesmente não são ditas daquela forma no português. É só conhecer remotamente-mente-mente o italiano para notar. Ou talvez nem isso, já que algumas frases ficaram mal formuladas por si só. Um bom tradutor não traduz ao pé da letra, mas o sentido da frase para que ela soe da melhor forma possível na língua de chegada. Não me pareceu o caso do tradutor que a Editora Planeta escolheu. Isso para não mencionar a quantidade inadmissível de erros de grafia ao longo do texto. Provavelmente a editora economizou em revisão....

Não percam seu tempo.
Gabi C. 08/01/2010minha estante
Mas olha, o Federico deu resposta sim quanto a traição da Camilla: ela traiu o marido com o Pietro! o_o

No mais, apesar d'eu ter gostado do livro, de fato a escrita do Federico é péssima - beira ao infantil - e ele adora encher página com personagens desnecessários.

Jéssica 11/12/2011minha estante
Ótima resenha, Monique!
Tanta gente me falou bem desse livro, que já ia achando que a chata era eu e não a 'Niki'!
Me arrastando para chegar ao final do livro, o que acho que realmente será perca de tempo.

Marcela 29/03/2012minha estante
Concordo com cada palavra sua e confesso que não aguentei chegar ao fim, desisti da leitura. Muito blá-blá-blá e pouca objetividade. O livro é cansativo.

Cami 15/01/2013minha estante
Ótima resenha! Acho que o livro foi uma boa ideia explorada pelo autor de forma precária, as histórias paralelas se perdiam em meio ao romance de Niki e Alex, fora as expressões italianas que não ficaram coerentes na tradução.

Pâm Moura 18/03/2023minha estante
Olá, em partes concordo com você. No entanto, Camilla realmente traiu Enrico, talvez tenha passado despercebido para você, e essa traição ocorreu com Pietro(o safado da turma).

Camilla 04/06/2023minha estante
Depois dessa vou excluir da estante

Victoria 22/05/2021

Desculpa se te achei péssimo
Alguém me indicou o livro dizendo que eu iria gostar, porém o livro foi péssimo. A trama é muito embaralhada, com situações desnecessárias e um plot ruim, francamente, um homem de 36 anos agindo como um garoto lunático e uma garota de 17 anos agindo como uma chata rebelde. Não recomendo a leitura em nada.

Marina 06/11/2022

Quando li lá pelos 15 anos eu achei uma gracinha. Hoje acho bizarra essa romantização de uma relação entre uma garota colegial e um homem de mais de 30 anos.

Nessa Gagliardi 23/06/2010

O livro começa chaaaato de dar dó. Fiquei a um passinho de desistir, porém insisti um pouquinho e acabei me surpreendendo com o livro. Ele engrena de verdade somente lá pela página 100.

O que se encontra depois é uma historinha leve, bem bonitinha, apesar de romantizada ao extremo, o que a torna quase que inverossímel. Apesar disso, me diverti bastante lendo as histórias de Niki, Alex e agregados.

Há pontos bem fracos no livro. Um, sem dúvida, é a mania irritante do autor de se achar filósofo, poeta ou uma mistura meio esquizofrênica de ambos. Todo capítulo tinha um parágrafo do tipo: "- Céu. Azul. Brilhante. A Lua. Ela. Uma lágrima". Totalmente patético.

Outro ponto extremamente irritante é o excesso de histórias paralelas e completamente dispensáveis. A questão do laptop perdido e a história de Mauro e Paola não fazem sentido algum estarem lá. A impressão que ficou é que ele precisava de mais páginas para conseguir um livro grande, e conseguiu.

Leva um três pelas ótimas tiradas.

PS: Vi o filme logo após acabar de ler o livro. E não é que ele é bem fiel? Recomendo a quem gostou de "Desculpa Se Te Chamo de Amor" ir até a locadora mais próxima e alugar "Lição de Amor".
Thaís Gualberto 14/10/2013minha estante
Eu ficava bem irritada com as cenas esquizofrênicas... Dava para se perder da história e isso é péssimo!

thaimendes10 16/08/2022

Nem sei o que falar
Minhas expectativas eram altíssimas, pq eu amo filme e sempre quis ler o livro? apresar de no filme eu já tivesse percebido a infantilidade de todas as personagens, no livro isso foi muito pior?
Fora que eu gosto de saber exatamente quem tá falando, achei o livro até mal escrito..

beka 17/08/2009

para mim, que sou romântica...
Achei o linvro muito lindo. Desses que dá um frio na boca do estômago.
E quem nunca se apaixonou por um homem mais velho, mesmo que platônicamente. Quando passa do platonismo é ainda mais emocionante.

E depois que a gente cresce, quem não olhou uma pessoa mais nova e pensou "se fosse 5 anos mais velho"...

O importante é que com todas as dificuldades da diferença da idade, eles querem mais é ficar juntos... (suspiro)

LissBella 25/10/2010

Leitura deliciosa!!!
É simplesmente delicioso... Adorei o livro... a linguagem é gostosa e leve.

Bem, se eu não tinha um autor predileto, acabo de escolher... Federico Moccia escreve com uma delicadeza e um carinho que ainda não havia encontrado em nenhum outro escritor.

Quase desisti do livro porque o romance não começava... mas valeu esperar... perto da página cem o livro se torna perfeito. A demora é completamente recompensada nas outras trezentas páginas. Moccia narra o amor com tanta leveza e felicidade que nos provê uma leitura muito prazerosa.

Sentimos vontade de viver novamente um amor desses... ah... quem nunca viveu e sentiu saudade??? Um amor cheio de risos, improvisos, prazeres... um amor bobo, como diz Alex "Quando vc se apaixona é bonito ser bobo".

E Moccia ainda vai além...

"Medo de amar? O que há de mais bonito? Que risco maior vale a pena correr? Como é lindo se dar completamente a uma outra pessoa, confiar nela e não ter outro desejo a não ser ve-la sorrir.
...
O amor mais bonito é uma conta errada, uma exceção que confirma a regra, aquela coisa pra qual você tinha utilizado a palavra nunca. O amor não é sabedoria... é loucura".

Ah, eu concordo Federico... e concordo também quando diz que não se pode contar o amor... contar sentimentos... e que na matemática do amor apenas sabemos que as "grandezas são diretamente proporcionais. Quanto maior foi a beleza do amor, maior é o sofrimento quando este termina". Que a "doença do coração não sara facilmente".

Quem ousa discordar de tamanha sabedoria???

E não há leitura ou conversa que nos faça sorrir... Quando Niki fica só e tenta de tudo percebe que só o tempo poderá ser a seu favor. E se cala... "Mas é tão difícil fugir do próprio silêncio. Tem até um dito japonês: você pode fugir do barulho do rio e das folhas ao vento, mas o verdadeiro barulho está dentro de você."

Que barulho? Um coração que grita... chora... clama de saudade.

Mas, não ficará assim, pois esse é um romance sobre o poder do amor.

Realmente imperdível.

Kelly SB 16/04/2010minha estante
é realmente um dos melhores livros que eu já li!

a princípio tambpem achei ele um pouco cansativo, mas

depois não consegui abandonar, maravilhoso!

Pandora 19/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Eu não costumo fazer resenhas de livros abandonados, mas, por mais que eu tenha insistido, o livro não me segurou. Li até a página 127 e falarei um pouco das minhas impressões e motivos para abandonar:
Personagens fúteis: Niki e suas amigas são crianças mimadas. Alessandro tem uma personalidade fantasiosa, sem profundidade.
Os diálogos são bobos, vagos, feitos para encher linguiça. Em determinados momentos não fica claro quem está falando pois as falas são jogadas.
Nos trechos em que Niki e Alessandro estão juntos as coisas ficam mais legais, mas não superam a chatice de quando Niki está com as “Ondas” (como seu grupo de amigas se auto-denomina).
Antes de desistir de vez do livro, dei uma folheada bem adiante para checar se as coisas melhoram e fiquei estupefata ao constatar que, além de não ficar mais interessante, ainda pioram. Mais fantasioso, mais sem graça.
A idéia era legal: esse choque entre o mundo dos adultos e dos adolescentes. Mas o autor pecou na construção dos personagens. Nem todo adolescente é imbecilizado, nem todo adulto é tão centrado.
Como é um livro extenso (tem mais de 400 páginas) e minha pilha de livros nunca diminui, achei mais proveitoso abandonar a leitura e pegar um outro livro mais interessante.
Pra finalizar, as poucas páginas que eu li ainda poderiam ser reduzidas pela metade, se cortarmos todas as partes tolas e diálogos bobos. Uma pena, eu estava confiante de que o livro seria interessante.
Márcia 22/06/2010minha estante
Eu tenho esse livro faz um tempinho e gosto muito da cara dele. Não vou mentir: comprei pela capa e pelo título que são umas fofuras. Espero discordar de você, senão vou chorar de decepção. /=

Pandora 02/07/2010minha estante
Espero que você curta, mas pra mim não desceu :)

Diana 12/11/2013

Desculpa se te chamo de amor
Li esse livro começo de 2011, por indicação de uma amiga. Esse foi o primeiro livro que li, nunca tinha gostado de ler, mas só li porque o tema me chamou atenção. Eu achei um livro emocionante, engraçadíssimo, Niki causa tantos problemas ao Alex que da é pena dele. Ela se apaixona logo de cara ao contrário dele que vai se apaixonando no decorrer do livro. Eu sorri, chorei, eu amei.
Li ele em três dias, não queria largar ele por nada. Depois desse livro virei uma leitora viciada. Recomendadíssimo.

— Alex...
— Sim.
— Promete.
— O quê?
— Aquilo que eu estou pensando.
Alessandro se inclina para a frente. Niki está de olhos fechados. Mas sorri. Sabe que ele a está observando.
Então Alessandro a abraça ainda mais forte. E também sorri.
— Sim, eu prometo... Amor.

Perfeito, leiam!!!

Livros da Duda 04/08/2023

Prometeu tudo, entregou nada
Totalmente decepcionada, livro completamente mal estruturado, sem contar com os erros ortográficos e falta de concordância. Personagens aleatórios que mal contribuem para o desenrolar da história. É como se o livro tivesse sido escrito e esses personagens fossem criados para encher linguiça. A personagem principal é uma adolescente, que quer ser adulta, e com isso tem umas frases de efeito para fazer a gente pensar "nossa, que madura".. chega a ser apelativo. Assim como o personagem principal, um adulto praticamente tendo uma crise de meia idade por conta do término de um relacionamento. Uns personagens extramente forçados e hipersexualizados, que dá nojo. Enfim... tinha tudo para ser uma boa história, mas foi uma decepção. Só terminei de ler, porque tenho um toc em deixar as coisas de forma inacabada.

Layane.Silva 16/07/2020

Gostei!

Rossana 01/03/2010

O livro até que tem bons momentos entre Niki e Alex, mas é tão prolixo que desmotiva!
O autor deveria ter se concentrado mais em desenvolver o romance central, e não perder tempo em tramas paralelas, chatas e enfadonhas.
Os personagens secundarios são desinteressantes demais, e ocupam muito espaço no livro. A proposta de mostrar 2 nucleos de "super amigos" (amigos do Alex e as ondas) não colou. Eu pergunto: Que tipo de amigo é esse que descobre que a mulher do amigo tem outro, e não conta nada??? Realmente o "verdadeiro amigo" foi o Andrea Soldini.
E mesmo o romance central, a meu ver, acaba decepcionando no fim.
Fiquei em duvida entre dar 2 ou 1 estrela, mas dei 2 pela Niki, pela sua vivacidade e espontaneidade.

[spoiller]

O autor consegue estragar o que livro poderia ter de melhor qdo depois de criar tantas cenas romanticas entre Niki e Alex, Alex desiste de tudo e volta com Elena, num piscar de olhos!!! E pior, Niki depois o aceita de volta na mesma facilidade, depois dele não ter dado o minimo valor a ela e a historia deles!! Não gostei!
Luciene 12/10/2011minha estante
Rossana, achei que eu eh era um ET na terra por não ter gostado deste livro, concordo em tudo que vc disse com um porém: eu ainda reluto em acabar de lê-lo.

Camila F 23/02/2014minha estante
ufa, tava procurando um spoiler e você foi uma das únicas que contou o que aconteceu! Obrigada, amei a resenha beijo

Betina.Ribeiro 15/03/2020

Desculpa se te chamo de amor
Lindo e apaixonante livro! Cheio de inverossimilhanças, mas assim também é o amor! O livro é grande e cheio de informações desnecessárias ao desenrolar da história de amor de Niki e Alessandro, mas são detalhes que fazem sentido para a história de amor. Muito bom!

Bia 03/08/2020

Depois de anos dizendo que iria ler...
Resumindo, eu adorei!!! No início achei que a Niki super irritante, típica adolescente! Achei enrolado o início mas depois percebi que um relacionamento entre uma adolescente de 17 anos e um adulto de 37 não seria tão fácil se desenrolar, por isso a extensão do início! Mas depois podemos perceber a paixão de Niki, a sinceridade, a alegria, o não comodismo por parte dela com amor!! Eu recomendo demais! Li o livro como louca, já quero o segundo! Virou a vida do Alex de cabeça pra baixo! Mas era o lado certo da vida dele