A Velocidade da Confiança

A Velocidade da Confiança Stephen R. Covey

Resenhas - A Velocidade da Confiança

CleitonOliveira 11/09/2014

A velocidade da Confiança Stephen M. R. Covey
O livro A velocidade da confiança do autor Stephen M. R. Covey nos mostra um roteiro sobre a construção da confiança em você e ao seu redor, em relação as suas relações pessoais, familiares ou profissionais. Um livro que pode ser muito utilizado pela comunidade empresarial, pois aborda a derrocada da confiança e honestidade entre as organizações e apresenta como o custo entre as transações aumenta por falta de confiança.

Stephen Covey identifica e mostra que a confiança é a base necessária para qualquer organização e essa filosofia também é primordial à vida das famílias, onde muitas vezes essa confiança é quebrada gerando um alto custo nesses relacionamentos pessoais. Por isso o autor apresenta como se constrói e restaura a confiança em caso de perda.

O autor sugere que na raiz da auto-confiança é um sentimento de credibilidade pessoal que é formada pelas quatro dimensões da credibilidade.

Integridade a medida em que um é honesto com os próprios valores, abrangendo também:
Congruência: comportamento consistente com seus valores .

Humildade: Ser correto tem que ser mais importante do que estar certo.

Coragem: Quando a ação correta é difícil, a integridade exige coragem.

Intenção É definida pelo autor como plano ou propósito acrescentando os seguintes elementos:

Motivo: Este é o porquê por trás das intenções. É a razão por se fazer algo. É a atitude inspiradora de confiança expressa para com seus clientes e funcionários.

Agenda: É o que você pretende fazer com base no seu motivo. A agenda que inspira maior confiança é aquela que busca benefício mutuo. Significa que você se importa que as pessoas ganhem ou se saem vencedoras.

Comportamento: É a manifestação real que resulta da motivação e agenda. O comportamento que inspira maior confiança está agindo no melhor interesse dos outros.

Capacidade É fundamental ter capacidade para realizar as tarefas desejadas, e é necessário possuir cinco elementos como: talento, atitude, conhecimento, habilidade e estilo

Resultados O resultado mais significativo e poderoso para a confiança, pois os resultados importam para a credibilidade e para poder estabelecer e manter a confiança nos outros.

O autor também identificou os 13 principais comportamentos que são encontrados em líderes que inspiram alta confiança. São eles:

- Fale francamente
Pratique a responsabilidade
Escute Primeiro
Cumpra as promessas
Confie nos outros

Confiança é a base de tudo, tanto para organizações, quanto para famílias é necessário construir e manter a confiança para que todos possam ter uma relação de ganha-ganha como apresentado no livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen R. Covey pai do autor.

site: http://www.resenhavirtual.com.br/blog/velocidade-da-confianca/