Novembro

Novembro Vanessa S. Marine

Resenhas - Novembro

Lauraa Machado 06/06/2018

Me surpreendeu
Depois de me decepcionar tanto pelo mundo dos livros, já adquiri a mania de não confiar em livros que só tenham resenhas positivas e com mais de 4 estrelas. Super aconselho todo mundo a desconfiar quando não consegue encontrar uma única resenha negativa, mas garanto que podem confiar nessa resenha aqui!

É claro que eu esperava gostar do livro, já que quis tanto comprar, mas definitivamente não achava que ia me divertir tanto! Comecei rindo alto desde o primeiro capítulo (cheguei até a contar algumas cenas e explicar para outras pessoas rirem comigo - em vez de só ficarem me olhando como se eu fosse estranha) e não parei mais. A melhor parte do livro todo é a Amanda e os comentários que ela faz pela narrativa! Se ela fosse mais assim fora da sua cabeça, tenho certeza de que teria milhares de amigos e seria considerada a pessoa mais engraçada do colégio. Eu adoraria ser sua amiga!

Mas não me surpreendi só com o quanto ri, não. Me surpreendi mais ainda com o quanto chorei, em questão de quantidade e intensidade. Admito que a primeira vez foi perto do começo, mas ficou mais frequente conforme chegava ao final. Teve uma hora em que precisei parar de ler e me mandar engolir o choro, porque não estava conseguindo terminar o livro.

Só tenho duas pequenas críticas para o livro mesmo, críticas que não diminuíram o quanto eu me diverti e fiquei tocada com a história. Primeiro, a falta de personagens femininas essenciais na história. Deu para ver que a Vanessa estava tentando compensar isso com as novas amigas da Amanda, mas, se você pensar, não teria feito muita diferença na história se elas não existissem. Acho mega válido que elas estavam ali, mesmo como estavam, só queria mais cenas significativas entre elas. Mais - ou seja, teve pelo menos uma que contribuiu para um desenvolvimento da protagonista, mesmo que paralelo, mas eu queria mais.

A outra é algo que eu super perdoo - porque tenho quase certeza de que faço também. Esse é o primeiro livro da autora, que ela aparentemente começou a escrever quando tinha 15 anos de idade (sim, eu li tudo e não estou mentindo na cara larga - o que quer que isso signifique! Haha). O livro não parece ter sido escrito por alguém tão inexperiente e, na sua maioria, é muito bem escrito. Mas, de vez em quando, senti que a Amanda estava contando e explicando as coisas em vez de narrá-las e de descrevê-las. Essa é a única coisa na qual acho que o livro realmente poderia ter sido melhor.

Tá, também acho que o romance merecia muito mais destaque do que teve, mas, como esse livro não tem esse foco, foi na medida certa! O que posso fazer se sou romântica? Nada, infelizmente.

Super recomendo o livro, tenho certeza de que todo mundo vai rir e chorar como eu (ou talvez não, sou muito chorona para livro, é vergonhoso até) e vai se emocionar com a história da Amanda e do seu pai! Vou ficar mega atenta para futuros livros da autora, que espero não demorarem para serem publicados também!

luzuanon.appromances 27/10/2014

Amanda Horstmann é uma excelente jogadora de futebol, não é impedida de jogar com os garotos de sua escola, mas devido ao preconceito do treinador acabou sendo expulsa do time. Fernando Amargo é (filho do técnico de futebol), que por divergência de opiniões foi expulso da sua banda. Ele é o tipo de personagem que você antagoniza, mas logo acaba aceitando a sua personalidade forte.

Fernando é completamente o oposto, ele é rebelde e adora fazer suas próprias regras, a princípio não é amável, mas depois se mostra engraçado, bem humorado, corajoso e bastante inteligente um jovem perfeito, certo? Então à medida que eles vão se conhecendo e desenvolvendo uma amizade, ele consegue mudar um pouco suas atitudes e deixar transparecer um vislumbre do menino que ele realmente é. A vida pode nos surpreender quando menos esperamos, não é? Ela havia sido expulsa do time e ele da própria banda, precisavam um do outro, uma armadilha do destino, e em pouco tempo eles entra num acordo e cada dia mais próximos, Amanda acaba se apaixonando e não teve medo de se expor, não fugiu dos seus sentimentos e diz o que tem que dizer de forma clara, direta. O problema? Fernando não pensava da mesma forma.

Amanda não era o tipo de adolescente mimada, sempre obedeceu ao pai, mas partir do momento em que ela teve acesso a fita VHS, na qual a mãe aparece tocando violão e cantando, deseja fazer o mesmo para alegrar um homem que vivia preso ao passado. Se existia entre pai e filha uma forte ligação não compreendi os motivos de ele continuar com tantos segredos, a partir do momento que Amanda demonstrou interesse em saber o que tinha na fita, ele deveria ter tido outro comportamento, em minha opinião assumiu uma posição um pouco egoísta. Não havia dúvidas de que ele gostasse verdadeiramente da esposa, mas cheguei a ficar desconfiada acerca do que pensar de suas atitudes.

Eu sei que a descoberta mexeu com o seu psicológico, por isso é admirável a coragem e determinação dela quando saiu numa busca desenfreada, sem se preocupar com sua segurança. Por um momento, fiquei temerosa e preocupada com algumas das suas decisões e atitudes, mas Fernando estava ao seu lado.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Amanda. É através dela que conhecemos todos os personagens e suas personalidades. Além de Fernando, tem o apoio dos irmãos Pedro e Gabriel amigos que tem desde a infância, eu dei muitas risadas com esses meninos, até o final da história eles fazem o leitor dá boas gargalhadas. Eles são extremamente sinceros e demonstram que uma amizade não precisa ser feita apenas de momentos bons.

O livro tem um bom enredo, com uma linguagem bem acessível e clara, que mantém o leitor entretido do princípio ao fim nos fazendo ansiar por um final feliz, só senti falta de ver a história dos pais de Amanda mais desenvolvida. No final o ponto alto da história, é um momento muito emocionante arrancando lágrimas de pessoas mais emotivas, tenho que dizer que a forma de escrever da Vanessa é leve, divertida e fluída.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/10/novembro-281-dias-para-recuperar-um.html

Sâmella Raissa 30/08/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Amanda Horstmann é uma garota apaixonada por futebol, e, consequentemente, a única jogadora feminina do time de futebol do colégio onde estuda. Mas, inesperadamente, ela é expulsa do time e vê seu sonho futebolístico ruir repentinamente. Ao mesmo tempo, descobre uma VHS antiga de sua falecida mãe e a existência de uma música feita por esta para o seu pai, e de repente o foco de Amanda passa do futebol para a canção. A garota almeja poder recuperar o sorriso de antes de seu pai, e tem a música como a resposta para isso, só que... ela não sabe tocar violão. É quando Fernando Amargo, ex-guitarrista de uma banda de rock e filho do seu ex-treinador de futebol, cruza seu caminho. Ele precisa de aulas de futebol - ela precisa de aulas de violão. Os dois acabam por decidir-se por ajudarem-se, em um prazo de 281 dias que resultará em um Novembro agitado e tão aguardado por Amanda, quando ela poderá enfim ter a chance de conhecer a mãe que nunca teve.

“A vida tem essa mania estúpida de fingir gostar de você até que resolve te virar do avesso como se tudo não passasse de uma velha e boa pegadinha. Por quê? Eu nunca vou saber.”

Sabe as histórias clichês? Pois é, eu amo elas! Mas sabe da melhor? Novembro é um daqueles clichês inovadores que ganha o leitor aos poucos. Vanessa S. Marine, com uma narrativa fluida, leve e descontraída, nos apresenta um enredo por vezes clichê, mas dotado de personagens cheios de personalidade e muito carisma. Durante a leitura, vamos dos risos às lágrimas sem precisar de esforços, e tudo flui tão naturalmente como se fosse a história da nossa própria vida.

Quando vi a sinopse, me interessei um pouco pelo livro. Poxa, romance e música são duas coisas que eu particularmente adoro quando juntas em um livro, mas eu sinceramente não estava preparada para ser tão cativada pelo livro como eu realmente fiquei ao concluir a leitura. Simplesmente porque, como já disse, Novembro é uma leitura clichê recheada de ótimos e cativantes personagens, com uma narrativa que se segue, a todo momento, muitíssimo fluida e que não dá a mínima vontade de parar de ler. Até mesmo o adicional do futebol, que eu achei que fosse ser a única parte cansativa para mim na leitura já que não gosto de futebol, foi tão bem desenvolvido, na medida e maneiras certas, que a leitura ficou muito mais ágil e cativante como eu realmente não esperava que fosse ficar. Foi, sem dúvidas, uma grande e ótima surpresa literária!

“Minha memória me lembrava a todo instante de todos os momentos bons que tivemos, e, quando eu tentava me lembrar dos ruins, eu simplesmente não os encontrava. Era como se até os momentos ruins também tivessem sido bons, e essa conclusão me fazia chorar ainda mais.”

À respeito maior dos personagens principais, temos, então, a protagonista Amanda. Ela é uma garota comum de 17 anos que vive apenas com o pai, desde que perdera a mãe ainda recém-nascida. Ela adora futebol e sentia-se realizada por jogar no time do colégio, mas isso terminou tão cedo quanto começou, para sua tristeza. Foi muito bom poder acompanhar a narrativa em primeira pessoa com uma personagem que definitivamente tem humor e não carrega as típicas frescuras e lamentações adolescentes presentes em alguns livros YA. É fato que, claro, ela tem seus conflitos internos, principalmente quando relacionado aos seus pais, mas ela é uma protagonista cheia de personalidade. Além disso, é uma filha dedicada, e é lindo acompanhar todos os seus esforços para recuperar um novo grande sorriso de seu pai. Não bastasse isso, porém, também temos uma das minhas partes favoritas do enredo, que foi a amizade extremamente forte e sincera de Amanda com os irmãos Pedro e Gabriel. Eles cresceram juntos, e criaram um laço tão sincero, tão bonito, tão incrível, que é impossível terminar esse livro acreditando ainda na ideia de que meninos e meninas não podem ser amigos sem que haja segundas intenções por trás. Amanda, Pedro e Gabriel são a prova de que essa amizade existe, sim, e pode ser muito verdadeira se for bem cuidada!

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/08/Resenha-Novembro.html

Nina 26/04/2014

Para ler a resenha acesse o link http://www.romanceseleituras.com/2014/04/novembro-vanessa-s-marine-literata.html

@cheiade9h 19/04/2014

Novembro
Novembro nos apresenta com a narrativa em primeira pessoa - e super engraçada - da craque de futebol, Amanda que logo de cara é expulsa do time de futebol em que ela participa na sua escola por ser a única garota no time, se ela estiver no time não será possível participar do campeonato do fim do ano.

E pra acrescentar na lista pessoal da Amanda de "coisas ruins estão acontecendo", ela acaba achando um VHS de sua mãe, sem querer.
'Mas como isso pode ser ruim Nathália?'
A mãe de Amanda, a Eleonor - que faleceu no seu parto - e nesse VHS mostra seu pai Thomas muito mais feliz do que ele está demonstrando nesses últimos anos.

Nesse vídeo de Eleonor, ela toca violão e canta uma música (composição própria) chamada Orvalho para Thomas e nisso Amanda vê que é isso que ela deverá fazer em Novembro, no dia de seu aniversário e dia da morte de sua mãe, para o seu pai uma apresentação da música de sua mãe.

Agora acrescente mais esse ponto de "coisas ruins estão acontecendo": Amanda não sabe tocar violão e não tem dinheiro para pagar algum professor dessa "coisa de cordas".

Mas lembram que ela foi expulsa do time de futebol? Pois então, o técnico do time, o Sr. Amargo. Ele tem um filho, o Fernando de 18 anos que tentará ser o atacante do time de seu pai para conseguir finalmente seu carro próprio, mas ao contrário de Amanda, Fernando não sabe futebol coisa nenhuma. Mas sabe tocar violão!

De alguma forma Amanda consegue saber desse segredo de Fernando e propõe a ideia e trocar serviços, ela o ensina o futebol enquanto ele a ensina a tocar violão - ou melhor, aprende a tocar a música Orvalho. O prazo é até Novembro, onde acontecerá os dois eventos, o campeonato de futebol e apresentação da Amanda para seu pai. A relação entre eles no começo era só de "trocas de favores" mas chega num ponto em que ambos devem abrir seus corações em relação ao seu passado com o futebol e com a música.

Amanda como é nossa narradora nos deixa - assim como ela - muito curiosa para saber o porque dela só ter duas fotos de sua mãe, o do porque seu pai pouco fala de sua mãe. E devo falar que Thomas é um exemplo de pai, senti que a relação de Amanda com ele é uma das melhores mas quando você é a "culpada" da morte do amor da vida de seu pai, não há relação boa que dê a certeza que você não é a "culpada" como pensa.

Mas Amanda também não é aquela mocinha deprimente, longeeeeeee disso, sua narrativa é um tanto quanto engraçada e também é impossível ela viver de mal com a vida por conta de seus dois melhores amigos, os Fernandes - Gabriel e Pedro.

Já Fernando é um pouco misterioso de início mas chegou num certo momento - e no momento certo - em que somos sensibilizados com sua história e nos mostra sendo um cara decente e que prova ser O cara para Amanda, mesmo que ele possa ser um pouco apagado - em comparação ao Gabriel, que só causa - Fernando consegue me fazer se apaixonar por ele... Então imagine Amanda que praticamente o vê todo santo dia.

"Soltei uma risada e ele sorriu. Não ri por causa da piada, afinal não tinha graça alguma, mas ri do jeito que ele contou."
Página 161

Agora falemos da escrita de Novembro, a Vanessa me surpreendeu, ela conseguiu escrever da forma mais simples e informal mas conseguiu totalmente me passar sentimentos de cada cena, confesso que até ((quase)) u-u chorei. Não sou muito fã ou não sensibilizo com livros com a temática família - sou um pouco sem coração nesse sentido - mas em Novembro consegui compreender o que de fato é a família para nossa personagem principal, não só a família de sangue mas também aquela família em que podemos escolher caminhar juntos, os amigos.

Outros pontos bem abordado no livro foi o bullying e o machismo. A autora conseguiu fazer um livro abordando vários temas em poucas páginas e isso fluiu de uma forma muito bem desenvolvida, cada parte merecendo sua devida atenção até a conclusão do problema.

Sobre a edição do livro, acredito que faltou um pouco mais de atenção da revisora, coisas bem pequenas passaram batido mas para compensar temos o capricho da capa e o começo de capítulos, que são maravilindo.

Novembro é um duologia e portanto foi finalizado com um gancho super misterioso me deixando totalmente louca pra saber sobre Inverno!

Novembro também é um daqueles nacionais que você DEVE ler e que você VAI gostar. Mas também pode-se ler com um certo medinho, medo porque você vai ficar muito íntima dos personagens, como se fossem pessoas reais e você vai adorar todos eles ou odiar alguns chatinhos da trama.

site: http://www.livroterapias.com/2014/04/resenha-novembro.html

Flávia 17/04/2014

Cativante
Esse livro me prendeu quando li um pequeno trecho dele muito tempo atrás. Um livro excelente, leve e engraçado. Apesar de abordar um tema muito pesado. Amanda me conquistou, uma menina forte, de personalidade e caráter dignos. E os irmãos Fernandes? Nossa... Adorei o Gabriel e, tenho certeza de que todos que leram ou vão ler também se apaixonarão pelo Gabriel. As coisas pelas quais Amanda e seus amigos passam e o motivo que a leva a fazer tudo isso, é mais bela prova de amor. Super recomendo, li em pouquíssimo tempo e estou pensando seriamente em ler outra vez.