Tao Te King

Tao Te King Lao-Tsé

Resenhas - Tao Te King

Gabriel 02/10/2014

A versão do Tao Te King que li foi o da tradução e com os comentários de Hubeto Rohden.

O livro se trata da tradução dos ensinamentos de uma suposta figura de 600 A.C. chamada Lao-Tsé, que teria se isolado e buscado um conhecimento que ele mesmo rotula como cósmico. Geralmente traduzido como "O Livro do Caminho e da Virtude" acabou servindo como obra inspiradora para diversas religiões e filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo. Serviu de inspiração para reis, políticos, filósofos e líderes de várias partes do mundo. Neste livro de Huberto Rohden, ao lado de cada trecho traduzido, o autor traçou comentários com sua interpretação dos ensinamentos.

Precursor do Espiritualismo Universalista, Rohden buscou traçar paralelos entre os ensinamentos da suposta figura de Lao-Tse com outros tantos ensinamentos ditos espirituais como os de Jesus ou Krishna. Ele chama estes grandes líderes espirituais da história da humanidade de "iniciados", como se tivessem acesso a um tipo de conhecimento para compartilhar que "pessoas comuns" não teriam.

As duas estrelas vão para o esforço de Rohden na tradução dos textos para o português, no que ficou parecendo uma tentativa honesta e fiel (no entanto, seus originais eram em alemão e não na língua em que foi escrito), possibilitando que tenhamos acesso a um conhecimento de um povo de uma China muito antiga (Na figura de Lao-Tsé) e nos surpreendendo com suas ideias de explicar o universo, as relações humanas, suas dicas de aperfeiçoamento individual e seus esforços para tornarem as relações humanas melhores e mais harmônicas. Apesar de toda a sua falta de instrução científica, falhas em raciocínio lógico e misticismo inerentes à época em que viviam, seus escritos são muito interessantes e tem um grau de sofisticação argumentavelmente maiores que muitos dos ensinamentos espirituais do ocidente vigentes na mesma época, como o Judaísmo, que se encontrava num período de barbárie muito maior antes do advento do Cristianismo e sua posterior domesticação. Diferente da Teologia Teísta do Judaísmo e do Cristianismo, a Teologia do Taoísmo tem um caráter Panteísta. Podemos perceber que, assim como acontece com o Judaísmo e o Cristianismo, muitas das ideias presentes no Taoísmo fazem parte do nosso dia-a-dia.

E minha crítica e o motivo de "subtrair" as outras 3, são pelas afirmações sem evidência de Rohden de que os grandes líderes espirituais pudessem realmente ter algum tipo de acesso à algo que outros não poderiam ter, chamando-os de "iniciados", até porque não existe evidência nem mesmo de que exista esse algo. Além de que, apesar de muitas das comparações de Rohden serem coerentes (algumas são forçadas), é evidente que os ensinamentos dos diferentes líderes espirituais, embora apresentem semelhanças, tem características completamente díspares e contraditórias entre si. Possibilitando que seus seguidores se considerem certos e aos outros errados e, até mesmo, guerreiem entre si.

E finalmente, é extremamente desmotivante ler algo fruto de uma mente tão obviamente iludida com a certeza sem evidência, ou seja, a fé, de que existe uma verdade única que simplesmente recebeu roupagens distintas em mitos diferentes. As características de localidade, de componentes culturais, climáticos, barbáricos e com panteões e teologias tão distintas, somados às atuais descobertas sobre a cognição humana que explica a criação dos mitos de uma forma tão obviamente psicológica, torna a ideia simplesmente iliterada cientificamente e um tanto infantil. Diferente do suposto Lao-Tsé, Rohden viveu no fim do século XX e deve ser criticado como tal.

Um adendo:

"X não é verdade apenas porque X é confortante". Lidemos com a realidade como ela realmente é. Vamos seguir em frente como uma espécie e deixar a era dos mitos no passado. Desfrutando apenas de sua riqueza literária e colhendo, em meio à muita religiosidade, barbarismo e afirmações sem evidência, seus bons exemplos e ensinamentos. Novamente, não há evidência de que exista qualquer ente sobrenatural ou mesmo uma verdade universal à qual descobrir. Nossos avanços, na prática, foram feitos à altos custos e com muito esforço.

Experiências ditas espirituais são reais, embora o nome "espirituais" seja usado na falta de um nome melhor. Não exite, no entanto, evidência alguma de que sua origem se dê em algo além de motivos meramente psicológicos e, como são possíveis de acontecer em religiões com ensinamentos tão distintos, está claro que toda a carga de dogma e doutrina são desnecessários para tais experiências. Além do que, é discutível até que ponto tais experiências podem ser saudáveis ou nocivas, mas eu não possuo conhecimento nem mesmo para especular sobre isso. O que posso afirmar é que, no tocante à meditação, existem cientistas divulgando vantagens quanto a sua realização.

Esforço, tentativa e erro, racionalismo e previsões cuidadosas foram as ferramentas que trouxeram as melhorias de que desfrutamos hoje. Nossa intuição, vontades e pesamentos desejosos usualmente nos traem e trazem infortúnio; por isso, devem passar pelo crivo do pensamento analítico antes de serem abertamente expressados ou vividos.
Diferente, aliás, do que Lao-Tsé parece afirmar e Rohden corroborar.

Candil 15/05/2022

Um livro profundo, de difícil interpretação porém contendo grandes reflexões. Um livro para reler várias vezes, mesmo que seja ao acaso abrindo uma página qualquer em busca de uma suposta resposta.

Lucas 06/03/2010

A experiência Tao
O Tao Te King é um livro incrível.
É profundo em sua simplicidade, e a cada leitura você descobre algo que não estava ali antes. Ele é aberto há várias interpretações, mas todas elas compartilham da mesma idéia essencial, idéia essa que eu não sei como descrever, vou apenas dizer que é algo em que vale a pena se espelhar, e tentar trazer para o dia-a-dia.
Ler o Tao Te King é uma experiência única e eu penso que seja diferente para cada pessoa que o faz. Não creio que consiga dizer muito além disso sobre esse livro, só lendo mesmo.
Ana 28/03/2012minha estante
Perfeita descrição. É um livro para se ter na cabeceira da cama.

Mari Pantano 22/06/2020

Fiz a leitura comentada com a professora Lucia Helena Galvão, os videos estão disponíveis no YouTube ?? recomendo

Luca.Hosken 01/06/2023

Tao
Um reencontro com o ?nada?, o sentido que se esconde na falta de sentido..

Esse livro me trouxe bastante reflexão sobre como geralmente tentamos racionalizar certas coisas que não temos capacidade para definir. Uma de suas influências na minha vida foi essa aceitação de uma falta de significado e a beleza que se esconde nisso.

Grande fonte de conhecimento!

Davi.Dallariva 10/12/2022

Não há o que dizer, não tem como avaliar esse livro da forma como avaliamos os outros. É o conhecimento universal. É essencial, vai além das palavras.

Gustavo 27/10/2023

O superpoder de "não-ser".
Um ótimo registro histórico, cultural e político. Com sua filosofia de passividade diante ao mundo material, Lao-Tzu tenta nos ensinar que é assim que realmente vamos viver em plenitude com o planeta e em sociedade, e que na verdade, não-agir é agir. Muitas partes se conectam com o contemporâneo "estado de gnose" e sua almejada "não-consciência".

Políticamente, é um retrato de seu tempo, uma China pobre, que vive da agricultura, que possui líderes que se intrometem demais na vida dos cidadãos, e um povo que deseja a revolução civil.

Este é um ótimo livro para um primeiro contato com a filosofia e religião Taoísta chinesa, que demonstra as bases para se criar a harmonia com o Tao.

Pelo Tao-Te King escrito pelo Lao-Tzu seria 5 estrelas, tiro uma delas por conta dos textos do Richard Wilhelm inclusos nesta edição, extremamente maçante em fazer relações com livros posteriormente lançados, quais fizeram uso dos ensinamentos do Lao-Tzu, para o bem ou para o mal.

Rosa319 04/04/2021

É impressionante o quanto um livro tão pequeno pode ser tão cheio de conteúdo e tão repleto de questões a se pensar. Como foi apresentado no próprio livro, é uma filosofia que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal de acordo com a interpretação, coisa que acredito que em momento nenhum era a intenção do Lao Tzu.

É ótimo livro pra quem quer conhecer mais sobre filosofia chinesa, o conteúdo colocado aqui é anterior ao surgimento do taoísmo. Também recomendo pra quem está numa jornada de autoconhecimento.

laurinha 28/02/2023

Conhecimento
É um livro repleto de textos que nos trazem profundas reflexões sobre a natureza da vida, sendo ele também uma das bases do Taoísmo. Basicamente o livro nos ensina o caminho a ser seguido para se alcançar uma evolução espiritual, alcançarmos, em verdade, o Tao, que tem como base o "não saber". Pode-se ter diversas interpretações quanto as suas passagens, haja vista que é repleto de subjetivismos e, acredito eu, teremos interpretações diverentes sobre as passagens do referente livro a depender de nossas próprias experiências com relação à vida!