Utilitarismo

Utilitarismo John Stuart Mill

Resenhas - Utilitarismo

FabioMartineli 08/07/2023

O livro trata da corrente filosófica que dá nome ao título: Utilitarismo.
Há uma distinção e defesa aos principais ataques de outras correntes filosóficas.
Há também um contraponto à "moralidade absoluta", instigando o leitor a interpretar aplicação de princípios em situações adversas para provar seu ponto.
Ao fim, foca no discurso sobre sistema judicial e leis.
Tulio_Moreiraaa 09/07/2023minha estante
Se gostou do Stuart Mill, leia o " Sobre a Liberdade", apresenta características interessantes do pensamento dele.

Eduardo634 25/05/2023

Um liberal menos pior, mas ainda liberal
A princípio, tenta tratar o Utilitarismo como doutrina de ação racional e, como tal, autoevidente. Contudo, acaba se encontrando em diversas encruzilhadas que o obrigam a mudar de postura e assumir que tais ações, para que atinjam o seu ideal, precisam ter como pano de fundo uma moralidade específica.
Assim, dedica o resto do livro a tentativas de conciliação entre a Razão com a Moral, sob a meta suprema da Felicidade.

Apesar de fazer menção a influência (mas não determinação) das estruturas sociais sobre as possibilidades de vida humana, lança sobre os indivíduos a responsabilidade de, mediante seu esforço - com uma leve ajuda do Estado - melhorarem sua vida. As instituições são meros salvo-condutos para que não seja acusado de colocar nos indivíduos a culpa por sua miséria.

Apresenta boas ideias, algumas com viés bastante progressista: falência das diferenciações sexuais e de raça, necessidade de situações iguais de competição...

Mas elas são soterradas pelo seu liberal/conservadorismo.

rafa_._cardoso 16/10/2022

Não me agradou
A abordagem do utilitarismo até é simples, mas um pouco maçante conforme as páginas passam. Como o utilitarismo tem o foco nas ações humana para gerar o bem-estar e felicidade para o maior número de pessoas, achei que teriam exemplos práticos e/ou detalhados, mas é cheio de abordagens como moralidade e cumprimento de leis .

Li porque estava no combo com outros dois.

Jon 25/07/2022

Um tratado apologético do utilitarismo
Apresentam-se neste texto alguns pontos da filosofia de John Stuart Mill (1806-1873) acerca do utilitarismo. Esse texto se caracteriza por uma militância(?) do autor e sua combatividade com relação a algumas críticas que o pensamento utilitarista sofre. Ele busca elucidar uma parte dessas questões lançando mão de alguns argumentos em favor da sua filosofia. O texto segue a resposta de Mill a algumas questões críticas para a sua empresa e esses pontos são destacados aqui em tópicos que são apresentados e discutidos a luz do próprio texto do autor.

bhets 04/01/2022

Utilitarismo
Gostei bastante do livro pela abordagem simples e clara do utilitarismo. De acordo com esse princípio, a utilidade está ligada ao poder da ação humana de gerar o máximo bem estar para o maior número de pessoas possível.

No livro aborda os seguintes temas: moralidade, prazer, motivações; cumprimento de leis e a busca por uma vida feliz e realizada.

Vale a leitura!

AMANDA.OLIVEIRA 28/11/2021

Essa leitura já foi para o trabalho da faculdade, mas adorei os termos para felicidade, desejo, justiça. Incrível, agora a prof precisa pagar a minha terapia.

Noemy.Nayara 21/11/2021

Um "debate" sobre a felicidade e moral humana. Um livro filosófico e cheio de citações de antigos filósofos.
Não gostei por seu uma leitura lenta e nada objetiva. Um tanto confusa e não empolgante.

GabrielF 21/10/2021

Uma teoria muito interessante, me fez refletir sobre a forma como encaramos os prazeres e as vontades coletivas.

Brunov 03/03/2017

Lúcido
Genial! Stuart Mill explana amplamente sobre sua teoria, que é mais moral do que econômica e mesmo política. Sinto que, embora não seja contrário ao estoicismo, até por se referir a ele como educativo, o Utilitarismo parece embeber-se do Epicurismo sem caricaturas. É racional e moderado como pretende ser sua doutrina, ainda potencialmente efetivo para os dois sentidos de Felicidade.

Muito soa óbvio e, talvez até superficial para quem estuda filosofia política contemporânea. O que lhe é, porém, é meritório pela sua contribuição fundamental à formação do pensamento moderno e útil a qualquer doutrina política moderada, embora tenha sido radical na sua época.