A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Lari 21/09/2020

Sensacional
Um dos melhores livros que já li. Diagramação perfeita, escrita de forma simples e leve, mas com um conteúdo complexo.

pc9 20/09/2020

Jornada de autoconhecimento
Quando comecei a ler esse livro, confesso que tinha certo preconceito. No fim, só tenho a agradecer sobre os ensinamentos que Brené Brown conseguiu colocar ao longo das mais de 200 páginas desta obra, sempre amparados em estudos científicos criteriosos (como ela explica ao longo de todo o texto e detalha na metodologia descrita em um dos capítulos finais).

Vamos à resenha. Bem, o livro não é o mais fácil de se ler. Isso tem que ser dito. Ler sobre vulnerabilidade, resiliência, ousadia, vergonha, medo, etc. por si só já é bastante difícil por causa do choque que isso pode trazer nas experiências pessoais dos leitores. A grande verdade é que levar uma vida plena é tarefa das mais difíceis e, ao ler o livro, tive a sensação clara dessa dificuldade baseado nas minhas próprias experiências de vida.

Pode paracer meio óbvio, mas, neste ponto, ler o livro me faz vislumbrar que a vida é uma eterna jornada de autoconhecimento e que atingir o estado de plenitude requer muito esforço e dedicação, porque, como todos sabemos, a vida nem sempre é fácil.

Voltando ao livro, também tive certa dificuldade na leitura em virtude da organização textual que a autora construiu ao longo da obra. Eu não sabia exatamente como definir, até que uma pessoa com quem conversei sobre o livro conseguiu: falta didática. O texto contém inúmeras passagens sensacionais e profundas, mas, no fim, as ideias não são concatenadas didaticamente para tornar a assimilação do assunto mais simples e intuitiva. Confesso que isso tirou bastante o brilho.

Se você estiver com disposição para ler, já sabendo da densidade (e dificuldades) que ele possui, então esse livro é para você e recomendo a leitura pelos ensinamentos que traz. Caso contrário, acho que o seu tempo pode ser investido em algo mais produtivo.

Nota 3,5/5.

Maína 19/09/2020

Para um livro desse gênero, ele superou as minhas expectativas! Brené nos apresenta um material muito bem escrito, e ideias que realmente são valiosas sobre como agimos com nossas emoções.
Que nos faz pensar muito em nossas atitudes para com nós msm, para com a nossa família, nosso trabalho e na sociedade.
Impossível terminar esse livro e não absorver ao menos um aprendizado. Uma leitura que nos enriquece sendo obrigatório para quem segue a vida achando que precisa ser perfeito e forte sempre!
Vamos ousar, vamos resgatar nossa criança interior, amar e ser mais felizes.

Mariane 14/09/2020

Esse livro conversou muito comigo
Ele conta muito sobre os desafios que acontecem em nossas vidas e em muitos momentos me vi nessas situações mostrando que não estamos sozinhos e que estar vulnerável é ter coragem de se mostrar. Sentimos vergonha e as vezes ela acaba ditando o que fazemos ou não, sendo que as vezes o mais importante é tentar e não necessariamente ganhar ou perder. Eu gostei muito do livro, houve poucas partes repetitivas e me ajudou de muitas formas. Recomendo muito ?.

KesiaSeles 14/09/2020

Vulnerabilidade não é fraqueza
A autora aborda através de pesquisas e experiências pessoas, a importância de sermos vulneráveis, reconhecer nossas fraquezas, e ter empatia com os outros. Ela desvenda os mitos relacionados ao assunto, apresenta o arsenal de armaduras que fabricamos, e fala sobre se sentar do mesmo lado da mesa ao dar e receber feedback.
Foi uma leitura proveitosa que me fez refletir sobre alguns pontos, mas confesso que não foi um livro que me prendeu do começo ao fim e se não fosse leitura do clube que faço parte, talvez tivesse demorado mais para terminar de ler.

Fran 13/09/2020

Vulnerability
Being vulnerable is always presented to us as being weak, incapable. Brene Brown presents us with a new way of seeing vulnerability.

Raquel 13/09/2020

Um livro sobre coragem
Ser vulnerável é ser humano, e ninguém consegue fugir muito tempo daquilo que é nossa essência. Errantes e peculiares.

Igor 10/09/2020

Aceite a sua Vulnerabiildade
Obra perfeita para indivíduos em busca de autoconhecimento, se entender melhor e para quem tem dificuldades em expressar seus medos e limitações.

Alan.Nina 09/09/2020

Mediano
É o tipo de leitura agradável e fácil de se fazer, porém com muito pouco conteúdo a agregar. A autora, embora tenha uma base científica (e isso é um ponto positivo), praticaamente faz da sua obra um retalho de experiências pessoais, não conseguindo estar à altura de todo seu arsenal. Teoricamente também é bem frágil, soando superficial muitas vezes.
Mas não é ruim, longe disso. Há alguns insights simpáticos, como sobre os filhos por exemplo.
No entanto, no geral não é uma grande contribuição assim , e você fica com a sensação de que há muita enrolação , muito enchimento e pouco conteúdo. Faltou vigor.

Sarah 08/09/2020

Sorteio do livro
Oi pessoal!
O livro da Brene Brown é incrivel e nos traz ótimas ferramentas para praticar a autocompaixão, deixando a vergonha de lado e aprendendo a aceitar a vulnerabilidade.
Você pode concorrer a esse livro num sorteio no instagram!! Corre lá:

Raissa Carolina 06/09/2020

Uma mudança de perspectiva
O livro, resultado de 12 anos de pesquisa sobre nossa relação com a culpa, a vergonha, a coragem e a vulnerabilidade, oferece uma nova forma de enxergar as situações e nosso comportamento. Um convite a uma vida com ousadia e com mais compaixão com nós mesmo.

Claudia 05/09/2020

Assumindo a vulnerabilidade
O livro é bem autoajuda, mas traz um estudo bem detalhado da tese defendida e apresentada pela autora em uma palestra no TED com o titulo O poder da vulnerabilidade que está disponível no YouTube. É um chamado para assumirmos quem somos e vivermos intensamente e com ousadia.

Fernanda.Fernanda 02/09/2020

Desconfortável mas necessário
Leitura fluida, mas densa e cheia de verdade. Chorei bastante enquanto lia.

Li por indicação da psicóloga e gostei bastante. Foi muito útil.

Mari 31/08/2020

Viver com ousadia
Esse livro nos traz muitos ensinamentos, para lidarmos com nossas fraquezas, vergonhas, medos e a nossa vulnerabilidade e em cada ponto fraco podemos tirar algo de bom, seja no ambiente profissional, pessoal ou em família e sobre como aceitar a nossa fraquezas nos torna corajosos para uma vida plena.