A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

marinayukie 31/03/2024

?Viver com ousadia (?) tem a ver com coragem.?
Ser vulnerável talvez seja a atitude mais corajosa e mais assustadora que existe. Principalmente quando passamos anos e anos e anos aprendendo e nos esforçando para fazer justamente o contrário: levantar barreiras e proteções e criar protocolos de defesa para qualquer ataque surpresa.

Esse livro foi uma montanha-russa de emoções.
Não é fácil remexer em sentimentos tão sensíveis e obscuros, escondidos por nós mesmos.

Talvez, essa leitura tenha sido uma viagem no tempo para mim.
Eu fui e voltei na minha infância, na minha adolescência, no início da minha fase adulta; e todas as fases que se sucederam após essas.

Encontrei lembranças que estavam escondidas em armários e gavetas com cadeado e sem, sob tapetes pesados e empoeirados.
Algumas eu enfrentei, entendi e as guardei novamente. Outras ainda permeiam minha consciência insistentemente.

Até pode ser que essa leitura não seja a cura em si, mas o movimento de iluminar essas feridas, com certeza faz parte do processo.

Eu amei cada palavra, chorei por cada pessoa que representou uma situação ou sentimento meu. Até a parte que doeu, eu apreciei.

?Viver com ousadia não tem nada a ver com ganhar ou perder. Tem a ver com coragem.?

Lidiany.Mendes 31/03/2024

Necessário
Um livro necessário, pois nos devolve a nossa condição humana que nos foi tirada com a exigência inalcançável de perfeição.
Aceitar nossa vulnerabilidade traz um conforto imenso.
Para uma perfeccionista como eu, esse livro é um começo de uma possibilidade de vida mais leve e, quem sabe, mais feliz.

Vinicius39 31/03/2024

Ser vulnerável
Acredito que ser vulnerável é um grande ato de amor próprio, ser uma pessoa que admite a si mesma que não é perfeita, mas capaz de entender que suas imperfeições e qualidades são coisas que fazem parte de nós mesmos.

Sem dúvidas esse é um excelente livro, cada capítulo faz você refletir em várias áreas da sua vida.

Porém, não podemos ler e não conseguir colocar em pratica tudo aquilo que foi lido.

Nota: 10/10

Yasmin.Cade 31/03/2024

Apenas leia!
Livro muuuito bom! Recomendo demais para TODO MUNDO, sem restrições. Concordo muito com as perspectivas que a autora apresentou e a metodologia usada em sua pesquisa é diferente e muito válida.

Acredito que poderia ser um livro mais enxuto, mas isso não desmerece toda a riqueza e força do conteúdo. Me sinto grata por ter lido. Realmente me fez repensar MUITO a forma como vejo muitas coisas na minha vida.

Não importa vencer ou perder, importa se é você quem está lutando na arena da vida. Ouse ser grande e já terá conquistado sua liberdade.

Danielle530 30/03/2024

Bem diferente do que achei que seria. Fala sobre vulnerabilidade, vergonha, ousadia, educação e relação entre pais e filhos e também entre professores e alunos.

samaramorim 30/03/2024

Muito bom!
Acho que todo mundo deveria ler, nos mostra uma outra perspectiva da vulnerabilidade e o quanto ela é importante. Muitas vezes deixamos de fazer o que queremos por vergonha e medo da exposição. Eu gostei bastante, a única ressalva foi com algumas partes onde o foco era mais no mundo corporativo, o qual não me identifico, mas pode ser útil pra outras pessoas.

Bel 30/03/2024

DOSES HOMEOPATICAS
Este é um livro denso, em que precisei quebrar a leitura em várias partes para absorver mais de cada capítulo.

Klara32 28/03/2024

Interessante e cheio de insights
Cada capítulo é recheado de conteúdos que te farão revisitar suas experiências, desde a infância, e compreender um pouco melhor seus comportamentos atualis e relacionamentos.
Para mim, o melhor capítulo, que rendeu muitos insigths, foi o último, sobre a criação dos filhos.

Binho 28/03/2024

Nunca demorei tanto num livro.
Tenho certeza que a autora domina bastante o tema, porém, fiz a escolha errada. Demorei muito na leitura justamente por ser, primeiro, um tipo de livro que não me prende e, segundo, o tema do livro é totalmente contrário ao meu modo de encarar a vida. Gostei e aprendi bastante, mas, à dura pena, mais de 1 mês tentando suportar o processo da leitura.

Estela118 27/03/2024

CHATO. CHATO. CHATO, se você conseguir superar a chatice que esse livro, você vai aprender sobre vulnerabilidade, mas é bem complicado chegar até o fim do livro

Izadora 25/03/2024

A coragem de ser vulnerável
O livro fala basicamente da vulnerabilidade e é um saco. Muito repetitivo, mas isso se explica no final, quando ela expõe seus métodos de pesquisa. Pois sim, o livro é muito do resultado da pesquisa da autora sobre a vulnerabilidade. Pesquisa acadêmica, mesmo, o que não faz dele um livro técnico. Não é ruim e tem bons insights. Foi recomendado a mim por uma antiga psicóloga e já vi psicólogas na internet indicando também. Não foi uma leitura desperdiçada porque nenhuma leitura é desperdício, não é mesmo? E estava na minha lista há muito tempo. Além disso, é capaz de proporcionar reflexões importantes em vários pontos. Mesmo assim é chato.

Ketryn.Vieira 24/03/2024

Bom e cansativo?
Esse livro me trouxe alguns insights em momentos que eu realmente precisei, fez sentido pra mim, porém a leitura é repetitiva, os 7 capítulos poderiam ser resumidos em 2.
Izadora 25/03/2024minha estante
EXATAMENTE a sensação que eu tive. Acabei ontem também.

Ketryn.Vieira 28/03/2024minha estante
No começo eu estava até gostando, depois não via a hora de terminar

Criis.Souza 24/03/2024

Maravilhoso!
Não há esforço sem erros e decepções. O humano tende a ver o copo meio vazio. Para uma vida plena é preciso viver com base no amor próprio. Para viver é preciso sentir e sentir é estar vulnerável. Pois é na vulnerabilidade que estão as emoções que buscamos como aceitação, alegria, coragem... gostamos de ver a vulnerabilidade nos outros mas temos medo que nossa verdade não seja o suficiente. Mas a incerteza é liberdade, não podemos controlar outra coisa que não seja nós mesmos. Esse medo vem de ligar a nossa autoestima como a maneira como os outros respondem. Estaremos mais dispostos a arriscar, quando nossa autoestima não está em jogo. " isso dói. Isso é decepcionante e até devastador. Mas o sucesso, o reconhecimento externo e a aprovação dos outros não são valores que me controlam. O meu valor é a coragem, e eu fui corajosa. Não me envergonho disso." O amor próprio é o que permite amar a outras pessoas, não é algo que damos ou recebemos, é algo que cultivamos conosco e com os outros. Mas o pulo da gato do livro é sobre a normalização do desconforto. Saber que quando se está crescendo e aprendendo não é confortável, é desconhecido, mas faz parte do processo. Pq a plenitude é uma estrela guia: nunca chegaremos mas sabemos que estamos a direção certa.

Igor.Bustamante 23/03/2024

Encaixar-se tem a ver com avaliar uma situação e tornar-se quem você precisa ser para ser aceito. A aceitação, ao contrário, não exige que você mude, ela exige que você seja quem realmente é. Ousadia, se não for você, não permaneça e bola pra frente!

Bianca.Carrilho 23/03/2024

Esse livro é simplesmente perfeito, sempre tive um pé atrás com livro com título clichê, mas quanto mais você vai lendo mais vai se identificando com os assuntos. Quando estiver passando por uma fase difícil, leia esse livro, ele vai te ajudar em tantos tópicos e te fazer refletir sobre vários assuntos, te ajudando a evoluir como pessoa.