A coragem de ser imperfeito

A coragem de ser imperfeito Brené Brown

Resenhas - A coragem de ser imperfeito

Mara 04/12/2022

Excelente
Livro necessário que traz uma reflexão profunda sobre vulnerabilidade, medos, perfeccionismo, relações interpessoais!

Gabi Guerra 09/07/2021

Você sente vergonha do quê?
Você sente vergonha do quê?
De ser julgado? Criticado? De errar a pronúncia de uma palavra? De ser pior do que fulano? Não dar conta do trabalho? Pedir ajuda? Ser demitido? Falar em público?
Brené Brown passou 12 anos de sua vida estudando a vergonha e como esse sentimento tão humano interferia na vida das pessoas.
🙊 Em “A coragem de ser imperfeito”Brené desenvolve os conceitos de vulnerabilidade, vergonha e culpa e explica quais são os sintomas, os mitos e as ferramentas para se vencer o medo.
Já na primeira página, citando T. Roosevelt, ela inicia com o seguinte trecho “não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida (...) que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções”.
O perfeccionismo nada mais é que medo, insegurança, vergonha... e, ao invés de aprendermos com os erros, o perfeccionismo nos congela, mantendo-nos sempre na zona de conforto.
A vulnerabilidade é essencial para desenvolvermos a empatia, para fazermos amigos, e nos conectarmos com as pessoas. Por que, então, temos tantas armaduras contra ela? E, se já sabemos que a mentira da perfeição não se sustenta, como podemos trabalhar nosso perfeccionismo, com seus medos e inseguranças, de modo a alcançarmos maior honestidade e tranquilidade para nossa vida?
Com linguagem didática aliada à base científica da pesquisa acadêmica “A Coragem de ser Imperfeito” é um excelente começo para a coragem, a ousadia e, claro, fundadas no autoconhecimento.
AMEI! Mais uma vez, repito, não gosto de autoajuda pelo formato que geralmente tem. Este não é um livro autoajuda no sentido conhecido, sendo mais um trabalho científico com discurso simples e acessível e que pode vir a mudar a forma que você tem encarado suas inseguranças.

site: https://www.instagram.com/p/CO1Q6sJj1cB/

Thaís 22/04/2020

Top
Esse livro me ajudou a superar muito a dos meus medos, me mostrando que não sou só eu que tenho fragilidades e defeitos.
Tudo bem se não estiver tudo bem.

Nando 16/10/2021

É sobre isso. E tá tudo bem.
Quando eu era adolescente, gostava de autoajuda. Hoje em dia não curto mais. Esse livro foi indicação da terapeuta (sim, estou me tratando kkkk), e como tinha aqui em casa, resolvi ler. O problema de livro de autoajuda é que a gente sabe que é permeada de fanfic. Mas respeito, e até que considerei esse livro bom. É uma perspectiva diferente sobre a vergonha. A autora, ao invés de fazer a linha genérica de "encare seus medos e enfrente os obstáculos" sugere que só é possível conviver com as vulnerabilidades se a gente fizer exposição delas e deixar se levar. Realmente, em algumas situações, falar sobre algo que incomoda faz com que esse "algo que incomoda" perca força e domínio sobre a gente.

carolina 03/10/2023

| eu costumo correr de livros de autoajuda pela narrativa bem apelativa e generalizações pretensiosas mas esse livro, por mais que o título exale essa energia, me surpreendeu positivamente. eu venho falando que to nessa jornada da vulnerabilidade e sem dúvidas muitas coisas aqui faladas teve impacto em mim, pela leitura foi possível ousar rs. a incerteza, os riscos e a exposição emocional são inescapáveis, pare de correr e agarre-os
carolina 03/10/2023minha estante
esse fim soou apelativo também mas é isso!

Marly.AraAjo 31/12/2023

Perspectiva diferente
Um livro que precisa estar em momentos difíceis para fazer sentido. Muito bom e explicativo. Recomendo.

Sam 07/06/2022

Gostei muito mais da palestra dela: The Call to Courage do que do livro, achei o livro cansativo e pouco informativo, muito mais uma descrição do caminho que ela trilhou do que um livro sobre coragem em si.

Carlinha 04/04/2021

Melhores do gênero
Gostei bastante desse livro. Nada de tão espetacular. Mas aqui a autora nos mostra vários casos em que me identifiquei bastante.
Situações rotineiras que facilmente ocorrem na nossa vida comum e formas de tirar proveito da melhor maneira possível.
A narrativa é fluida. Achei a diagramação pouco confortável, mas foi uma leitura muito boa.
Ótima experiência!
Recomendo!

Rogerio.Fernandes 12/07/2020

A vida está na imperfeição das coisas
A principal ideia do livro é mostrar que como seres humanos somos únicos e temos nossas imperfeições, é que a busca pela vida plena se dá quando nós aceitamos e acreditamos que merecemos coisas boas na vida.

Felipe 10/10/2020

A perfeição é saber que é imperfeito
Esse livro é sensacional, realmente um dos melhores que já li no área que ele se propõe. A autora resume anos de pesquisa sobre timidez, insegurança e outros desses atributos que nos impedem de viver e nos joga na cara o quão óbvio a vida é!

Não existe a perfeição, todos somos imperfeitos a diferença entre as pessoas felizes de sucesso e as outras é que as primeiras aceiram o fato de serem imperfeitas, enquanto outros passam a vida inteira buscando uma perfeição inalcançável.

Paulyne 03/06/2021

Sabe aquele livro que parece que o autor está conversando com a gente?

Conheci a Brené por meio de outros livros, tanto que só depois de assistir às suas palestras no Youtube e na Netflix, comecei a procurar mais e este foi o meu primeiro livro lido dela.

Tudo que ela expõe e reflete são baseados em pesquisa (que vinha sendo feita há mais de 10 anos) e em vivências. Ela põe o dedo na ferida e oferece meios/reflexões para que tenhamos >coragem< de se desprender do que nos retém/retrai (= vergonha, medo, aceitar a nossa vulnerabilidade). A leitura é muito fluida e ainda consegue ser prazerosa também.
a gata 03/06/2021minha estante
nossa eu amei esse livro

@biasweetlullaby 03/06/2021minha estante
Qual o nome do documentário na Netflix?

Paulyne 03/06/2021minha estante
Também! Incrível e inspirador

Paulyne 03/06/2021minha estante
Netflix: Brené Brown: The Call to Courage

Lais Machado 01/06/2020

Algumas partes interessantes, mas no geral achei um livro ok.

Barbara Hellen 14/06/2022

Resenha postada no @cactosliterarios
Ser imperfeito requer coragem, por mais clichê que isso pareça. Quando vemos a dinâmica das redes sociais, fica muito claro o quanto querer ser perfeito deixou de ser uma ambição para ser uma exigência. Queremos ser perfeitos e exigimos isso de quem está ao nosso redor.

Vou admitir: tenho certa desconfiança com livros que bombam muito – especialmente livros de autoconhecimento/autoajuda. Por isso, demorei para ler “A coragem de ser imperfeito”, escrito por Brené Brown. Mas tive uma boa experiência, no final das contas, pois acho que li no momento certo. O tema central é a vulnerabilidade, mas também fala sobre coragem e empatia. E talvez seja um pequeno passo para a liberdade de ser quem somos.

site: www.instagram.com/cactosliterarios

darla 01/08/2020

Gostei dos conceitos, dos estudos apresentados pela autora, dos exemplos, dos incentivos. É difícil, porém, permitir-se a vulnerabilidade. Muito difícil. Mas acredito nela e acho que só tenho a ganhar.

Alice 14/01/2022

Além de "auto-ajuda"
Esse livro ensina muito, até mesmo pra quem já é familiarizado com a importância da vulnerabilidade e do amor próprio! Não é um livro coach do tipo "ei, é só se amar e pronto", é uma pesquisa científica, inclusive tem toda uma parte explicando a metodologia. É reflexão, olhar pra dentro e estar disposto a discutir o assunto e mudar atitudes. Vale muito a pena!