O Começo de Tudo

O Começo de Tudo Robyn Schneider

Resenhas - O Começo de Tudo

Flavs Machado 10/03/2014

A vida é uma montanha-russa
Muito mais que um romance YA, O Começo de Tudo demonstra em suas quase 300 páginas os altos e baixos que a vida proporciona desde que somos jovens - inclusive, a capa com o desenho de uma montanha-russa se encaixou de maneira perfeita e não poderia ser melhor.
Ezra é um narrador cativante e de fácil identificação, um adolescente que vive em constante questionamento entre ser quem realmente é ou ser aquilo que os outros desejam. É fácil se apegar a ele, assim como aos personagens secundários, especialmente Cassidy e Toby. Ambos tem um papel fundamental na história e para o caminho que o narrador trilha e os novos desafios que ele deve enfrentar.
O livro retrata de maneira sincera o fato de que a vida é uma caixinha de surpresas e que muito das experiência que passamos sempre resultam em um aprendizado em um grande contexto, portanto todo o caminho que Ezra percorre durante a leitura é extremamente interessante e concluímos a leitura satisfeito por observar que os altos e baixos que o garoto passa foram muito bem elaborados e tiveram um desfecho satisfatório.

O Começo De Tudo possui uma história fácil de se gostar e sincera, não é à toa que entrou na lista dos melhores livros YA de 2013 (para mais informações, clique aqui). Uma leitura que recomendo para todos os fãs de histórias YA mais profundas e que discutem diversos aspectos da vida. Os fãs de autores como John Green com certeza vão se apaixonar por este livro, assim como eu me apaixonei.

site: http://psychoreader.wordpress.com

Luciana Pires 03/08/2020

Favorito
Um dos meus livros favoritos! Super me identiico com isso de sair da cidade pequeno onde cresceu pra descobrir quem é o que fazer da vida. Viver de verdade!

Queria Estar Lendo 03/03/2015

Resenha: O Começo de Tudo
Quando terminei esse livro eu não sabia ao certo como fazer uma resenha de O Começo de Tudo porque eu tinha muitas expectativas e ele foi bem diferente do que eu esperava ver. A primeira vez que vi o livro eu me apaixonei pela capa e depois eu li a resenha da Carol, na Caverna Literária, e decidi que era o tipo de livro leve que eu precisa.

Não tem muito mais para falar sobre a história do livro do que a sinopse conta. Ezra é filho único, com uma mãe obcecada com comidas saudáveis e um pai relativamente ausente, que se esforçam para ser bons pais. Ele era o capitão do time de tênis do colégio e tinha certeza de que seria recrutado por uma universidade do estado para jogar tênis. Ezra está vivendo a vida planejada para ele e depois do acidente que sofre, ele passa um tempo sem saber como deve viver.

Em partes, O Começo de Tudo me lembrou Cidades de Papel do John Green. Isso porque no livro do Green, a Margo questiona muito a forma como vivemos, como se tivéssemos um roteiro pronto no momento em que nascemos e sobre como estamos ansiosos para agradar a todos e viver o que é esperado de nós. No livro da Robyn, o Ezra está vivendo esse momento exato em que ele percebe que viveu a vida inteira sob as expectativas dos pais e dos amigos e não necessariamente o que ele queria.

"Ainda acho que a vida – independentemente do quão comum seja – de qualquer pessoa tem um ponto trágico e único, depois do qual tudo o que é realmente importante vai acontecer. Esse momento representa o catalisador, o primeiro passo da equação. Mas conhecê-lo não leva a nada, pois o resultado é determinado por aquilo que vem depois."

Eu amei muito o fato dele descobrir um amor por O Grande Gatsby e o relacionamento dele com a Cassidy. O Ezra teria sido um personagem ótimo, se não fosse a necessidade de se transformar em vítima. Ele sofreu o acidente depois de pegar a namorada traindo ele na festa e ele culpa ela por isso, mesmo que inconscientemente. Mas isso não é o meu problema com ele, o meu problema é como ele julga os amigos.

Ele faz parte do grupo popular e se afastou do Toby, o melhor amigo de infância dele, no instinto de sobreviver ao ensino médio. Mas a verdade é que ele tinha os amigos populares em uma estima tão baixa que ele não conseguia acreditar que eles eram seus amigos de verdade. Ele estava sempre esperando o momento em que eles iriam ridicularizá-lo e colocá-lo de lado. E por isso ignorava eles e os tratava muito mal, sendo que eles estavam agindo como sempre com ele, independente dele ser o capitão ou não.

"Eu descobri que existia uma grande diferença entra decidir ir embora e saber para onde ir."

Para o pessoal da mesa popular, Ezra continuava o mesmo e eu não consigo entender porque a futilidade e a crueldade deles com os alunos pouco populares o incomodava tanto agora, se não o incomodou nos anos anteriores. O Ezra foi hipócrita, muito hipócrita, e isso fez com que eu não aproveitasse ele tanto como eu esperava.

Queria que a Robyn tivesse explorado mais a amizade do grupo de debates, porque sempre que eles estavam juntos eu me divertia bastante. Phoebe, Toby, Austin e o pessoal tinham respostas afiadas e prontas na ponta da língua a cada diálogo, deixando o ritmo incrível e enriquecendo a história. Mas a autora foi bem superficial nessa parte, também.

A bem da verdade, eu acho que ela foi superficial em várias partes, preferindo se aprofundar somente na relação Cassidy e Ezra. Fiquei muito feliz porque ela criou o relacionamento deles sem qualquer ressalvas, os diálogos entre eles e os momentos que eles passavam juntos foram ótimos e eu adorei o final, ficou real e forte e me lembrou de um diálogo de Gilmore Girls que me marcou profundamente.

Mas, como tudo nessa resenha, eu tive problema com o mistério da Cassidy. É claro que em um YA a garota que vai agitar a vida parada e de cidade pequena do garoto TEM QUE TER UM SEGREDO. E eu não sei se é porque eu sai de um livro com um segredo BASICAMENTE IGUAL que me irritou muito. Como se todas as garotas legais tivesse que ter um mistério e TIVESSE que ser esse - que, aliás, tu descobre desde o começo já.

Então, vocês devem estar se perguntando, afinal de contas, é um livro bom ou não? É um livro bom. Tem bons diálogos, tem alguns personagens legais e o epílogo fez uma grande diferença para mim. Eu indico, mas peço para que você não chegue com "muita sede ao pote" e mantenha suas expectativas baixas, assim vai ter uma excelente surpresa e vai se sentir muito bem quando terminar de ler.

"Oscar Wilde disse uma vez que viver é a coisa mais rara que existe, porque a maioria das pessoas só existe e isso é tudo. Eu não sei se ele está certo, mas eu sei que eu passei muito tempo existindo, e agora, eu pretendo viver."

Link original da resenha: http://migre.me/oRp5p

Andy Santana 17/04/2021

Não dei uma segunda chance...
Ezra Faulkner tinha tudo para ser o rei do baile, popular entre os amigos, esportista, namorava a garota mais popular do colégio e bonito até que, sofreu um acidente que impossibilitou de continuar jogando tênis, afastou dos populares e o aproximou de uma garota nova e estranha, a Cassidy Thorpe.

Assim como seu melhor amigo da infância, que passou por uma tragédia e o deixou com um “azar” para a vida toda, Ezra acredita que todo mundo passa por este momento na vida, uma tragédia que muda sua sorte, e foi exatamente o que aconteceu com ele. Tendo que se enturmar com outra galera, as do nerds do colégio, Faulkner descobre prazeres, aventuras e novidades ao lado de Cassidy, uma garota destemida, que esconde algo de seu passado que dificulta e bloqueia em alguns momentos a boa convivência.

Tipicamente como um livro sobre escolas americanas “O Começo de Tudo” mostra como uma segunda chance é importante e de vital no crescimento dos jovens. O livro aborda temas como bullyng, preconceito, divergências e o mais importante, não desistir dos seus objetivos diante das dificuldades. Infelizmente o final deixa a desejar, mas o livro te leva a repensar alguns pontos, e te faz um convite a ficar com os olhos marejados em certos momentos. O livro em certos momentos se torna cansativo e a história parece que não vai engatar, com altos e baixos o livro não se torna indispensável item de leitura.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-o-comeco-de-tudo/

esther.crisrocha 29/03/2023

Surpendida
Quando comecei esse livro pensei que seria mais um romance bobo de adolescente, mas o livro me surpreendeu muito.
O livro conta a história de Ezra, conhecido como o menino de ouro que tinha tudo fácil por ser uma estrela do tênis na comunidade escolar. Porém, tudo começa mudar depois que ele sofre um acidente, tirando ele do time de tênis. Com isso ele agora anda com a turmar de debate, conhecido como os "perdedores" da escola.
Enquanto ele anda com o tima de debate, ele acaba conhecendo Cassidy, a aluna novata e misteriosa da escola. Os dois acabam se envolvendo em várias aventuras juntos e ela ajuda ele a mudar a sua perspectiva de vida e como ele vê o mundo.
No início eu estava achando o livro um pouco chato, porque o personagem principal passa a maioria do tempo reclamando da vida. O livro começa a engajar a partir do momento que ele entra no time de debates. E o que falar do time de debate, eles são simplesmente maravilhosos e divertido, eles conquistaram meu coração desde do início.
O é muito fofo e divertido, mas também faz a gente a questionar sobre como nos vemos no mundo.

Sabrina Mercier @turistandocomsabri 28/03/2021

Quem ler a sinopse até acha que é um livro fofinho, mas é um livro com acontecimentos/acidentes que marcam os personagens.
Adorei tudo no livro, tanto os personagens primários quanto os secundários.
Fala de como um acidente muda o nosso jeito de pensar, muda as amizades, muda tudo.

Naevyz 09/09/2022

Amei o livro, no início é bem clichê mas o final foi inesperado, a leitura é bem sadia, para quem procura um livro só para passar o tempo, ele é ótimo. Recomendo muito.

Mrs. Greenbriar 07/01/2023

É um livro e ele foi escrito
Achei genérico. Parece uma cópia das histórias melancólicas do john green (nada contra ele), achei a história rasa e confusa, além disso não gostei da forma como alguns assuntos delicados foram tratadas.
Quero meu tempo perdido de volta

Marcos 13/02/2023

Ezra Faulkner tinha tudo para ser o rei ? do baile naquele ano de colegial. Mas tudo foi por água abaixo após descobrir a traição de sua namorada ?, o acidente que quebrou sua perna ?? e é claro, antes de conhecer Cassidy Thorpe.

Perdendo o posto de ouro diante de todos os alunos da escola, Ezra foi rebaixado a almoçar na mesa de nerds onde tem a chance de conhecer melhor seus mundos além de se envolver e se perder dentro da órbita de Cassidy.

Mas o que ele não esperava, era que dentro mundo de Cassidy ele fosse poeticamente encontrar o sentido de tudo aquilo que lhe ocorreu.

Uma história poética e reflexiva, o começo de tudo retrata a vida de um jovem que tem sua carreira esportiva e seu ciclo social abalado, onde os personagens possuem suas próprias versões, sendo protagonistas de suas histórias, além de moldar de forma sutil, um laço motivacional de que a vida está muito além dos aplausos e reconhecimentos passageiros do colegial. Para esse livro, avalio com ????

Brunna 14/03/2014

Carta para aquela que decidiu partir meu coração
Querida Robyn,
Nunca pensei que diria isso para alguém, mas eu odeio você. Por que você decidiu me presentar com Ezra, um garoto de ouro, em tantos sentidos, para, depois que eu me apaixono, simplesmente me fazer lembrar que ele é apenas fruto de sua imaginação? Isso não se faz!
Ezra Faulkner tem 17 anos e, logo após ser traído pela namorada, sofre um acidente de carro que deixa seu joelho em frangalhos. Um motorista imprudente, que nem se deu ao trabalho de ver se Ezra ainda estava pelo menos vivo, acabou com o futuro de atleta do rapaz, com o lindo carro dele e com sua vida social. Sei que Ezra é forte, mas me doeu muito ler por tudo o que ele passou, então eu ainda odeio você.
Antes, praticamente o rei do baile, agora, praticamente um loser. Pelo menos, depois de todas as tragédias pelas quais passou, o garoto está vivo e consegue andar (com a ajuda de uma bengala, mas consegue). Mancando, Ezra passa a fazer parte do grupo de Toby (um amigo gordinho que tinha quando criança), entra para a turma de debates, e conhece Cassidy Thorpe, uma garota nova em sua escola, que é totalmente diferente das outras pessoas que Ezra conhece. Os dois começam a passar um tempo juntos e descobrem como o mundo pode ser uma enorme caixa cheia de surpresas. Mas quando virá o próximo infortúnio? Descobri que logo, não é, Robyn? E por isso eu ainda odeio você.
O Começo de Tudo, seu lindo livro, possui uma história mais que cativante, uma narrativa mais que cativante, com personagens mais que cativantes (Ezra, meu amor). Sinto-me completamente nostálgica quando lembro de tudo o que passei em sua obra, sim, porque me senti parte dela, você não me descreveu, mas eu estava lá, olhando tudo, sentindo tudo. E eu ainda a odeio por isso.
Provavelmente seja pretensão de minha parte achar que você, em um belo dia, simplesmente decidiu que iria partir meu coração, mas, mesmo assim, quero que saiba que eu a culpo por tudo! A culpo por eu ter recebido seu livro em minha casa, a culpo por eu ter decidido lê-lo, a culpo por não conseguir largá-lo um minuto sequer, a culpo por ter deixado Ezra Faulkner entrar em meu coração e ficar tão envolvida por ele. E eu a agradeço por tudo isso. Como colocar em palavras a minha gratidão por você ter me presenteado, não só meu querido Ezra, mas toda a história dele? Uma história que me prendeu, me encantou, me fascinou, me fez rir e me fez chorar. Obrigada, Robyn, muito obrigada. Descobri que amo você, mas meu despedaçado coração é do Ezra Lindo Faulkner.
Sinceramente,
Brunna Carolinne

site: http://myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-comeco-de-tudo.html
Érica 20/03/2014minha estante
Haha!!!Adorei sua resenha,menina!!! Estava vendo os lançamentos de março e este,me pareceu interessante...Vou arriscar a colocá-lo na minha listinha!!!rs

Gabi Bertollotto 04/11/2014minha estante
HAHAHA adorei sua resenha Brunna...estou lendo esse livro no momento...ainda nao cheguei ao final...mas tb estou apaixonada pelo Ezra...bjs

Gramatura Alta 08/12/2014

Ezra e Toby têm 14 anos e são melhores amigos desde sempre. Um dia qualquer, quando vão a uma montanha-russa, na Disney, um garoto, que estava sentado no banco da frente do carrinho, ignora as placas de alerta para não ficar de pé durante o percurso e, na entrada de um túnel, perde a cabeça, que vai parar no colo de Toby. Depois disso, Ezra e Toby se afastam. Ezra ganha evidência no colégio jogando tênis, e Toby ganha evidência pelas gozações em cima do que aconteceu na montanha-russa.

Três anos mais tarde, Ezra já é o garoto mais popular do colégio e namora Charlotte, tão popular quanto ele, principalmente por sua beleza. Em uma festa de fim de ano, na casa de um colega, e depois de ter tido uma discussão com Charlotte, por motivos fúteis, Ezra flagra a menina transando com um desconhecido. Ele sai da festa aos tropeços, entra em seu carro e, ao passar por uma cruzamento, uma SUV (Sport Utility Vehicle, ou veículo esportivo, ou um Range Rover, por exemplo), não para no sinal vermelho e bate com tudo na sua lateral. Embora tenha sobrevivido ao acidente, seu joelho foi esmagado e após duas semanas no hospital, várias cirurgias e a implantação de uma peça de metal no lugar do osso, Ezra não pode mais jogar tênis ou praticar qualquer outro esporte.

No ano seguinte, quando Ezra volta para a escola, caminhando com a ajuda de uma bengala, ele sente nos olhares dos colegas toda a dor pelo que perdeu e a vergonha de achar que o consideram um aleijado. Ele se sente excluído por não fazer mais parte do time de tênis, de Charlotte estar namorando Evan, seu ex-melhor amigo, de não se sentar mais na mesa da turma popular e por ter que frequentar sessões com um psicólogo e com um fisioterapeuta.

Quando ganhamos alguma falta evidente, seja física ou psicológica, algumas pessoas que nos tratavam bem, se afastam, porque não correspondemos mais às suas expectativas egoístas. É em momentos de dificuldade que as verdadeiras amizades ficam claras e se fortalecem. Assim, as duas únicas pessoas que tomam a iniciativa de se aproximar de Ezra, são justamente Toby, o amigo que ele abandonou três anos atrás, e uma aluna nova, de roupas estranhas e cabelos vermelhos, chamada Cassidy.

Ezra passa metade do livro lamentando o que perdeu com o acidente. Mas ao contrário do que eu esperava, as lamentações não são sobre ele não poder mais jogar tênis, mas sim pelo afastamento de seus pretensos amigos, dos convites para as festas, da mudança na forma como o técnico do time o tratava, da traição de uma namorada de quem não gostava de verdade e da inevitabilidade das dificuldades físicas, como subir uma escada ou correr. É Cassidy quem muda tudo isso.

Toby a conhece dos torneios de debates, onde ela chegou invicta às finais e ficou famosa. Mas ão por ganhar a última fase, e sim por abandonar tudo de uma hora para outra e sumir sem dar explicações. Quando ela reaparece transferida para o colégio onde estuda, Toby avisa Ezra para tomar cuidado para não se apaixonar e acabar machucado.

Só que é por causa dessa paixão que Ezra muda. A partir do momento que eles começam a namorar, depois de um trecho simples mas muito romântico, ele consegue deixar de lado toda a futilidade de sua antiga vida e aprende a ver o que realmente tem importância. Ele muda suas prioridades, suas amizades, sua forma de vestir, a relação submissa com sua mãe protetora e até o seu quarto, antes completamente sem personalidade, com livros que nunca leu escondidos debaixo da cama e quadros pendurados na parede que foram escolhidos pelo pai e não por ele.

Então, no fim do ano letivo, quando Ezra e Cassidy conversam ao telefone combinando o encontro daquela noite, quando os dois iriam juntos ao baile de formatura, Ezra faz um comentário corriqueiro, Cassidy fica muda, pede para desligar e desaparece. Quando Ezra a encontra, Cassidy termina com ele usando um motivo que o derruba, mas que ele se recusa a acreditar.

Cassidy é tão importante na vida de Ezra, que quando ela se afasta, ele retrocede em tudo que evoluiu como pessoa, afasta-se de Toby e volta para o antigo círculo de amizades. E é interessante que, nesse ponto, ele descobre que os medos de estar sendo motivo de pena era equivocado. Ele descobre que os antigos amigos, mesmo com toda a sua superficialidade e prioridades equivocadas, continuavam gostando dele. Que até Charlotte tinha seu motivo distorcido para tê-lo traído. Que a pena que ele via nos olhares dos colegas, eram, na verdade, sua própria dificuldade em aceitar a nova condição.

E quando, poucas páginas depois, Ezra consegue descobrir o verdadeiro motivo de Cassidy ter terminado com ele na noite da formatura, quando ele a confronta depois de um pequeno momento triste do livro, você, leitor, dá um pulo de susto. A autora não faz nenhum preparativo, não dá nenhuma pista, até que solta tudo em uma frase e você se dá conta de que a história dos dois estava ligada muito antes de se conhecerem.

E é nesse pequeno ponto em particular que O COMEÇO DE TUDO se torna frustrante. Não pela surpresa, mas pelo que vem depois dela.

Não tenho como comentar mais, nem dizer se eles se acertam ou não, claro, mas posso afirmar que as duas últimas páginas do penúltimo capítulo, simplesmente contradizem tudo o que aconteceu nas outras 386 páginas do livro. A sensação que tive é que a autora forçou um final incoerente com a história de amor que desenvolveu para fazer o leitor se emocionar, quando ele se emocionaria muito mais se ela se mantivesse na mesma linha que havia construído.

Sinto uma imensa frustração quando reconheço uma boa história, que poderia ser muito melhor, mas que a autora não teve experiência, ou visão, para deixá-la dessa forma.

De qualquer forma, O COMEÇO DE TUDO é uma ótima surpresa, com trechos fortes, emotivos, e com personagens secundários interessantes e complexos, dos quais não fiz nenhum comentário para não deixar esta resenha ainda maior. Mas o destaque fica mesmo com Toby, Cassidy e Ezra, de quem não gostei no início, principalmente por causa de sua futilidade, mas que me foi conquistando com seu amadurecimento, consequência do amor por Cassidy.

O livro é um frescor no meio de tantos lançamentos de modinha, cheios de personagens e histórias superficiais, que recebem mais destaque por causa de uma leitura fácil e rápida.

Recomendo, mas, quando for ler, ignore, por favor, as duas páginas que citei um pouco acima. 😉

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/01/23/resenha-o-comeco-de-tudo-robyn-scheneider/

Grazi 24/10/2020

Autoconhecimento
Me surpreendi com esse livro porque, apesar de ser um romance, ele não é necessariamente sobre isso.
Ele é sobre superação e autoconhecimento. Sobre saber lidar com as tragédias inevitáveis que passamos. Sobre levantar após as rasteiras da vida.

Os personagens são ótimos, bem construídos. A narrativa é bem fluida, então em nenhum momento me senti tentada a abandonar. O final me surpreendeu, já que eu não imaginava que tudo terminaria (ou começaria?) assim.

Resumindo: o livro é ótimo, entrou para os meus favoritos. Super recomendo.

Nivea 30/06/2021

Tenho certeza que ninguém que leu esse livro previu o desfecho dessa história.
A história é um YA muito levinho e fácil de ser lido, e como prova disso consegui ler 100 páginas em apenas duas horas. E esse YA vai contar a história de Ezra Faulkner que possui uma teoria um tanto quanto mórbida, a teoria dele é baseada em: todos nós tivemos, temos ou teremos alguma tragédia que assolará nossa vida, e a tragédia do Ezra aconteceu no ensino médio quando ele sofreu um acidente de carro que mudou muitos caminhos de sua vida o impossibilitando de jogar tênis, esporte da qual ele era referência em sua escola.
Confesso que a história foi muito entediante em 90% do livro, mas o final tem um plot twist que eu particularmente não esperava, não é feliz, mas mostra a realidade, a vida não é como esperamos. Acredito que a autora pecou muito ao fazer uma história que só há emoção no final, quando se lê 200 páginas de um livro que tem 300 e até então nada acontece, muitas pessoas largam o livro.
Dei 3 estrelas ao livro pois fiquei surpresa com o final, porém a maior parte do livro foi mediano.

LetAcia.LutiA 28/04/2020

Um dos poucos livros que realmente me tocou...
Eu me acostumei a ler o último capítulo antes de iniciar qualquer livro. Eu sempre sabia como acabava o livro, mas não sabia como tal desfecho acontecia e isso meio que me instigava mais ainda a ler. Não sei porque, mas com esse livro eu resolvi fazer diferente. Queria ser pega de surpresa em relação a tudo. Se isso fosse uma redação de Enem, sei que teria tirado 0 por fuga. Mas esse livro me deu tantas coisas em que pensar, me fez sorrir e questionar infinitos
fatos, principalmente com uma frase que é citada ?Oscar Wilde disse certa vez que viver é a coisa mais rara do mundo, porque a maioria das pessoas apenas existe, e isso é tudo?. Assim como Ezra eu não estava vivendo, apenas existindo. Esse livro me fez enxergar coisas e me tocou de tal maneira que eu acredito que todos deveriam ler. Eu simplesmente não sei explicar como esse livro é simplesmente incrível. É como tentar explicar porque você ama tanto a sua música favorita e o que ela tem de tão
especial. Essa não é uma história de romance como eu achei que seria, pelo
menos não é só isso. Não é só a
história de um cara que conhece uma garota que muda tudo, existe muito mais.
Geovana Rodrigues 28/04/2020minha estante
Meu Deus, criei expectativa! Vou ler (e que resenha hein?! Arrasou)

LetAcia.LutiA 28/04/2020minha estante
Obrigadaa Ge. Siiim, leia por favor. Depois me conte o que achou

Bia 06/05/2019

Não é ruim, mas...
Quando eu vi esse livro como favorito no meu skoob eu pensei "bom, o que pode dar errado nessa releitura?" e pra um livro que eu li a mais de um ano atrás ele não é tão ruim quanto eu esperaria, na verdade é até bom, mas nada além disso, pelo menos não pra mim.

Primeiro gostaria de começar dizendo que esse é exatamente um daqueles livros que consigo ver passando na sessão da tarde sem o menor problema, não só pelo enredo clichê, mas por todos os pequenos aspectos dele que são tão comuns em outros livros e filmes.

O Erza não é o pior personagem principal que já vi, mas está longe de ser o melhor, ele pensa demais em si mesmo pra se tornar interessante pra mim, são dezenas e dezenas de páginas do Erza pensando nele e depois dezenas e dezenas de páginas do Erza pensando na Cassidy, e sinceramente, chega um momento que você só quer que ele cale a boca e fale um pouco mais sobre os outros.

Eu juro que a descrição de todo mundo deu UMA PÁGINA do livro, e é basicamente no começo, tinha horas que eu até voltava pra essa página pra lembrar quem era quem, porque, com excessão do Austin, do Toby, e da Phoebe (que é a única garota do grupo além da Cassidy e que não tem como esquecer por esse único motivo) ninguém ali tinha muita personalidade.

A Cassidy me pareceu aqueles garotos de romance adolescente só que sendo uma garota, o Erza fala o tempo todo do modo como ela é linda, inteligente, diferente, e até mesmo misteriosa, imagino que seja assim que a Bella fala do Edward e isso não é um elogio.

O Toby, embora eu mal tenha o que falar dele, é o personagem que eu mais tive vontade de conhecer, porque ele parece interessante e não precisa de um romance pra se sustentar no livro e se esse livro fosse sobre ele eu provavelmente teria amado.

Eu entendo porque dei 5 estrelas pra esse livro na passado, é um livro sobre tragédias e na época eu devo ter achado que as tragédias dele eram grandiosas, mas, hoje, eu só acho tudo meio perca de tempo.

Não gosto do final desse livro, me faz ter a sensação de que li tanta coisa pra nada, como se na verdade o livro devesse começar do final e não do começo.

Mas a escrita da Robyn não é ruim, já que ela me fez ler quase 300 páginas de um romance clichê que eu já vi pelo menos umas cinco vezes só que com variações de enredo.

Por fim, teve uma coisa que me incomodou muito nesse livro e que eu provavelmente não notei da primeira vez, nenhuma garota foi bem retratada nele além da Cassidy, o Erza fala das outras como se elas fossem fúteis e maquiadas demais e usassem roupas curtas demais e isso tudo fosse um problema, mas não é, não é só porque ele se apaixonou pela garota nova diferentona que todas as outras garotas devem ser como ela.