O menino dos fantoches de Varsóvia

O menino dos fantoches de Varsóvia Eva Weaver

Resenhas - O Menino dos Fantoches de Varsóvia

bellaslivros 16/04/2024

Impactante
Achei esse livro aleatoriamente no sebo, e o título me chamou a atenção justente pelos fantoches.

E uma história linda, mas viceral que narra a dor vivida pelos judeus na segunda guerra mundial. A autora se propõe a nos sensibilizar através de uma narrativa que te prende a cada palavra.

Este livro deveria ser leitura obrigatória a todos!

Jung Angel 26/02/2024

"Quero lhe contar o que aconteceu no gueto. Quero lhe contar antes de morrer. Quero contar a verdade, para você e para o meu próprio coração, para a sua mãe e talvez para o mundo."

“Em 1938 nós ainda podíamos caminhar livremente pela cidade, um lugar onde a cultura judaica florescia. Era uma bela cidade, nossa cidade. E tudo aquilo logo terminaria de maneira Brutal.”

A guerra deixa muitas marcas, principalmente uma guerra tão terrível quando a Segunda guerra foi. Nós conhecemos mais de outras histórias que são contada a respeito das atrocidades que foram feita, mas há muitas histórias como essas que não tinha conhecimento digo isso, pois assisti a séries, filmes e li livros, mas quando conheço mais lugares como aqui Varsóvia ou em "A Vida em tons de cinza" em Lituânia fico mais tocada ainda, pois a uma imensidão de histórias a serem contadas e que merecem serem contadas.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com

@nattan2l_ 26/01/2024

É uma narrativa poderosa e emocionante que mergulha nas complexidades do Holocausto. Os pontos altos do livro residem na habilidade da autora em pintar um retrato visceral da luta pela sobrevivência de Mika, enquanto ele utiliza fantoches para escapar temporariamente da brutal realidade. A conexão entre ele e seu avô é tocante, nos proporcionando momentos de ternura em meio à adversidade que ele está enfrentando.

Contudo, alguns pontos baixos que me incomodaram um pouco é que, a história, por vezes, se desvia para subtramas que, embora enriqueçam a narrativa, pareceram um pouco desconectadas, no geral, é uma obra impactante que captura a essência da resistência humana diante da crueldade, ressaltando a importância da esperança e da resiliência mesmo nos momentos mais sombrios da história.

AngAlica.Balsi 10/11/2023

Daqueles livros que doem o coração e ao mesmo tempo sempre te dao uma esperança. Que texto envolvente, ver que mesmo ao meio do caos e da dor do holocausto surge uma esperança de sorrir.
Pra quem ama livros sobre o tema esse com toda certeza vai entrar para os favoritos.

Carol 01/10/2023

Príncipe
"O casaco não pede muito; apenas não quer ser jogado fora, e nunca mais quer ser guardado numa caixa outra vez. Tudo que ele quer agora é um gancho numa parede, um belo cabide para casacos num guarda-roupa espaçoso, um encosto de cadeira onde possa ser deixado, um canto de seu coração. A melhor coisa de todas seria ter um lugar com vista para uma bela paisagem. Um lugar onde ele possa descansar e sentir que está em casa. Assim, sempre que você vir um casaco comum, pense no que pode existir em suas dobras, quais memórias podem estar escondidas em seus bolsos. Talvez ele lhe sussurre coisas durante a noite. Há muito mais histórias costuradas em suas mangas, e muitos tesouros guardados em seu forro."

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Até onde você iria em nome da sobrevivência?
Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de fantoches ? um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo...
O avô de Mika morreu no Gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um
teatro de fantoches seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que mora no quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do menino dos fantoches ? até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura.
Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança...

Priscila700 05/09/2023

Que livro perfeito!
Que história incrível de dor, sofrimento e esperança. Este livro deveria virar filme!
Há tempos um enredo não me emocionava tanto...
Recomendo muito essa leitura.

Marcos 25/07/2023

Um casaco pode guardar dentro de si muitas memórias que o tempo não pode apagar.

Ao herdar o casaco de seu falecido avó, o jovem Mika guarda dentro dos bolsos de seu casaco, fantoches que mascaram a dor e o sofrimento vivenciado pela opressão imposta pelo governo alemão.

Determinado a levar uma vida normal sem sofrer os impactos do império de Hitler, o jovem procura a todo custo levar esperança para pessoas através de seus teatros, mesmo que amadores, para os que perderam a fé e a vontade de viver.

Mas com o apoio de um soldado que se encontra dentro do domínio do Fuhrer, chamado Max Meicrhauser, o jovem Mika escapará das garras da maldade que marcou a vida de muitos judeus, poloneses e até os alemães.

Esta é uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, levando história e memórias de pessoas a todas as classes e culturas diferentes. Para esse livro ganha suas ????

k.mazzi 18/07/2023

Enrolei anos pra ler e fico feliz por isso. Talvez antes, mais jovem, não tivesse a maturidade necessária pra vivenciar essa leitura como deve ser feita, tanto em respeito as personagens quanto às milhares de pessoas cujas vidas e mortes com certeza inspiraram a criação desse lindo e pesado drama.

Romulo Vieira 19/06/2023

O Menino dos Fantoches de Varsóvia
Que livro é que história emocionante você vai precisar de uma caixa de lenço para lê-lo.
A história de um menino de 12 anos quando o casaco foi confeccionado.

Nathan, nosso alfaiate e bom amigo, o cortou para o Vovô na primeira semana de março de 1938. Foi o último ano de liberdade para Varsóvia e para nós... Sempre que você vir um casaco comum, pense no que pode existir em suas dobras, quais memórias podem estar escondidas em seus bolsos. “Até onde você iria em nome da sobrevivência? Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança.

E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de fantoches – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no Gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos.

Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de fantoches seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que mora no quartinho apertado.

Logo o gueto inteiro só fala do menino dos fantoches – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência.

Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança... "Uma história intensa sobre a amizade entre um menino judeu e um soldado alemão e sobre o papel desempenhado na vida de ambos por um simples fantoche."
Desejo a todos uma ótima leitura, e não esquece de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/BwwwQ6sgYhO/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

@_leandropaixao 11/03/2023

Uma vivência muito triste.
Sem saber com iniciar essa resenha, digo inicialmente que será um soco no estômago de todas as pessoas que tiveram um infância incrível e cheia de boas recordações.

Mika perdeu o avô precocemente tentando salvar a vida de um mulher que seria assassinada brutalmente por soldados nazistas, a partir daí a vida de Mika vira de cabeça para baixo. Seu avô que usava um casaco o tempo todo, era enorme e cheio de bolsos e entrega a ele em seu leito de morte, só assim que ele passa a descobrir todos os segredos e maravilhas que seu avô escondia. Com o tempo ele passa a descobrir que pode levar essa alegria para muitas pessoas e principalmente crianças impossibilitadas sequer de saírem da cama.

Quando ele descobre a chave de um cômodo isolado da sua casa onde até então somente seu avô entrava, Mika se vê em outro mundo através da existência de um fantoche, a curiosidade é tamanha que le passa a construir outros fantoches para se distrair e passa cada vez mais tempo nesse quarto, onde sua imaginação não tem limites para que possa fugir da sua realidade que o asola do lado de fora em meio a guerra pelo simples fato de ser judeu.

Apesar de ser um livros que tem a maior parte do ponto de vista de crianças, ele chega a ser bem pesado e triste, fugir da realidade de pessoas que só causam dor e sofrimento é um regimente que deveria ser abolido da humanidade. Se tratando da escrita da autora, acredito que quando ele sai da narrativa do Mika, a autora se perde um pouco no quesito de perder a atenção do leitor, mas ainda assim tratar assunto importante do pós guerra e em destaque a soldados que passam a ver o mundo com outros olhos.

Renata @paraquemgostadelivros 03/03/2023

Mika é um menino judeu que vive em Varsóvia com sua mãe e seu avô. Após este ser morto por soldados alemães durante a Segunda Guerra, Mika descobre que seu avô guardava vários fantoches, com os quais ele começa a criar histórias e pequenas apresentações, para levar um pouco de alegria para sua família e para crianças de um hospital no gueto. Esses fantoches acabam sendo o ponto de ligação entre Mika e vários pessoas, como seu primeiro amor, as crianças e também um soldado alemão.