O menino dos fantoches de Varsóvia

O menino dos fantoches de Varsóvia Eva Weaver

Resenhas - O Menino dos Fantoches de Varsóvia

Gabriel 06/08/2020

Leitura muito comovente. Narra alguns dos acontecimentos que ocorreram na 2 Guerra Mundial sobre a perspectiva de uma criança sobrevinde, Mika - o menino dos fantoches. Gostei das perspectivas adotadas pela autora para narrar os acontecimentos, tanto dos judeus, como de alguns soldados nazistas, aos mais críticos e analíticos é fácil perceber que em uma guerra, não desresponsabilizando os culpados, todos perdem de alguma forma. Possui um final comovente e acalentador depois de tantas atrocidades. Ainda é possível ter esperança!?...

Fernanda 14/05/2014

Resenha: O Menino dos Fantoches de Varsóvia
Resenha: “O Menino dos Fantoches de Varsóvia” apresenta uma história forte e profundamente tocante, com características bem decisivas e relevantes para o ambiente apresentado. Centrado na Segunda Guerra Mundial, existem muitos conflitos e momentos tristes onde as pessoas buscam incessantemente pela sobrevivência.

Mika é um garoto judeu, corajoso, determinado e decidido, apesar de todos os temores de quem vive ao seu redor. Os meios são escassos e é muito difícil aguentar a pressão da sociedade diante de tantas alterações bruscas. Ele vive com o avô em um apartamento pequeno, porém após a morte deste parente acaba herdando um sobretudo enorme e a partir disso descobre um mundo novo onde pode se apoiar e fugir um pouco de sua realidade cruel.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/05/resenha-o-menino-dos-fantoches-de.html

@_leandropaixao 11/03/2023

Uma vivência muito triste.
Sem saber com iniciar essa resenha, digo inicialmente que será um soco no estômago de todas as pessoas que tiveram um infância incrível e cheia de boas recordações.

Mika perdeu o avô precocemente tentando salvar a vida de um mulher que seria assassinada brutalmente por soldados nazistas, a partir daí a vida de Mika vira de cabeça para baixo. Seu avô que usava um casaco o tempo todo, era enorme e cheio de bolsos e entrega a ele em seu leito de morte, só assim que ele passa a descobrir todos os segredos e maravilhas que seu avô escondia. Com o tempo ele passa a descobrir que pode levar essa alegria para muitas pessoas e principalmente crianças impossibilitadas sequer de saírem da cama.

Quando ele descobre a chave de um cômodo isolado da sua casa onde até então somente seu avô entrava, Mika se vê em outro mundo através da existência de um fantoche, a curiosidade é tamanha que le passa a construir outros fantoches para se distrair e passa cada vez mais tempo nesse quarto, onde sua imaginação não tem limites para que possa fugir da sua realidade que o asola do lado de fora em meio a guerra pelo simples fato de ser judeu.

Apesar de ser um livros que tem a maior parte do ponto de vista de crianças, ele chega a ser bem pesado e triste, fugir da realidade de pessoas que só causam dor e sofrimento é um regimente que deveria ser abolido da humanidade. Se tratando da escrita da autora, acredito que quando ele sai da narrativa do Mika, a autora se perde um pouco no quesito de perder a atenção do leitor, mas ainda assim tratar assunto importante do pós guerra e em destaque a soldados que passam a ver o mundo com outros olhos.

Ananias 10/02/2015

Livro tocante
Achei o livro extremamente tocante. Não gosto de dar resumos quando escrevo essas resenhas, para deixar as pessoas com vontade de ler.
O que me chamou atenção nesse livro é o fato de a arte, a simples arte que emana de uma criança, salvar a vida de muitas pessoas através de tantas gerações.
Isso mostra o valor da arte, como dizia Antonio Candido, a arte é humanizadora, é o que nos distingue dos animais.
O garoto Mika, com seus fantoches, chegava a desconfiar da utilidade de seus fantoches em meio a tanto sofrimento causado pela guerra, mas era exatamente aqueles espetáculos simples de fantoches que faziam com que as pessoas aguentassem o sofrimento.
Isso é um bom exemplo para a nossa vida que só faz sentido quando pensamos nela como uma obra de arte. A vida, dura e seca faz com que as pessoas fiquem animalizadas, e é isso o que nosso sistema quer, pessoas que roboticamente saiam de casa, vão para seus trabalhos e voltem "felizes" para casa, mas esse livro nos ensina que nossa vida tem que ter algo a mais, e isso pode ser aprendido até mesmo nas brincadeiras de criança.
Podemos aprender a ser crianças como Mika, pois em meio ao turbilhão de coisas que temos a fazer, ainda há salvação para esse mundo, a arte.
liziane.herberts 10/02/2015minha estante
Eu tb gostei muito deste livro, e ele mostra o desconforto alemão , achei bem interessante ver como alguém do outro lado se sentia e não só o que aparentava.

Gabriel 10/02/2015minha estante
Choquei com esse resumo, me deu até vontade de ler o livro.

kari 09/04/2021

Emocionante
Durante o holocausto um menino chamado Mika usa os fantoches para conseguir levar felicidade as pessoas na cidade de Varsóvia, que estão sofrendo devido à guerra. judeus são transferidos para um lugar chamado de gueto, onde é feito um murro em volta para que os judeus não fugissem dali.
O livro retrata todo o sofrimento do povo judeu polonês, mas também mostra a vida de um soldado alemão, e como Mika e seus fantoches conseguem fazer a diferente na vida desse soldado é de muitas outras pessoas.

Alessandra.Adams 23/11/2022

Que livro maravilhoso. Apesar de tratar de um assunto extremamente pesado, a autora , com maestria, conseguiu expor uma história perfeita, mostrando, em muitos momentos, situações que deixam qualquer leitor emocionado, entremeando história e ficção.
Simplesmente perfeito e necessário!

Romulo Vieira 19/06/2023

O Menino dos Fantoches de Varsóvia
Que livro é que história emocionante você vai precisar de uma caixa de lenço para lê-lo.
A história de um menino de 12 anos quando o casaco foi confeccionado.

Nathan, nosso alfaiate e bom amigo, o cortou para o Vovô na primeira semana de março de 1938. Foi o último ano de liberdade para Varsóvia e para nós... Sempre que você vir um casaco comum, pense no que pode existir em suas dobras, quais memórias podem estar escondidas em seus bolsos. “Até onde você iria em nome da sobrevivência? Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança.

E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de fantoches – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no Gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos.

Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de fantoches seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que mora no quartinho apertado.

Logo o gueto inteiro só fala do menino dos fantoches – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência.

Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra.

Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança... "Uma história intensa sobre a amizade entre um menino judeu e um soldado alemão e sobre o papel desempenhado na vida de ambos por um simples fantoche."
Desejo a todos uma ótima leitura, e não esquece de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/BwwwQ6sgYhO/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Isis.Piasson 08/01/2021

Uma história surpreendente e que faz a gente refletir mais uma vez sobre o que aconteceu. Leiam essa incrível história, vocês não vão se arrepender

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O menino dos fantoches de Varsóvia, Eva Werner – Nota 8/10
Os horrores da Segunda Guerra Mundial a partir da visão de um menino judeu de 12 anos, ainda cheio de esperança e inocência. A partir de suas memórias e de uma viagem ao passado, Mika narra ao seu neto a vida de sofrimento e crueldade da qual fora vítima no Gueto de Varsóvia. É a história de um garoto que, por meio dos fantoches escondidos nos bolsos de seu casaco, fez de tudo para minimizar – em meio ao caos do gueto - o sofrimento de quem vivia ao seu redor. Mas como qualquer história ambientada na Segunda Guerra Mundial, o leitor também se depara com a luta do protagonista pela sobrevivência, principalmente após Mika cair nas mãos de um oficial alemão. Gostei muito da forma como a autora deixou a questão das atrocidades cometidas pelos nazistas em segundo plano, dando maior destaque ao próprio Mika e, por consequência, à sensibilidade de uma criança diante da guerra. Uma leitura muito fluida que, a despeito da tristeza e sofrimento nela contidos, é muito prazerosa!

site: https://www.instagram.com/book.ster

CPF1964 30/05/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Temática: Segunda Guerra Mundial.

Triste. Cruel. Solidão. Traumas. Recomeços.

Um livro escrito com muita sensibilidade.

Recomendo.

Sávio 29/03/2021

Um ótimo livro para quem gosta de ler obras que relatam a realidade daqueles que viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Foi muito bem escrita a temática da amizade entre um garoto judeu e um soldado alemão, e principalmente o que os unia... O príncipe (só lendo para entender ?)
Senti falta de alguns elementos importantes que completariam as características da vida dos personagens, mas é um livro que lhe prende e lhe ensina a não cometer os mesmo erros do passado. Boa leitura??

Stella 03/09/2022

Nossa, chorei muito no final
Adoro as duas perspectivas que a autora traz
Sofri muito lendo esse livro, vou esperar um pouco para ler livros assim mais para frente

Ana 18/08/2021

Fascinante!
Aquele livro que faz vc mergulhar no profundo da história.
Lindo texto, fiquei apaixonada por sua narativa

Rafa 20/04/2021

Que história meus amigos! Que história!
Chorei tanto... Quando tem esse cenário da segunda guerra mundial, não tem como você sentir revolta, indignação, raiva, ódio. Uma mistura de emoções. Mas também vem aquela força quando você vê, como as pessoas lutaram para sobreviver. Que mesmo em meio a tanta dor e sofrimento, ainda sim conseguiam resistir.

Olha a vida é linda demais, e a gente não valoriza o valor dela.

Vivi 12/12/2020

E termino esse livro emocionante que de um lado temos Mikhail Hernsteyn ( Mika - o menino dos fantoches ). Fantoches esses que junto a um enorme casaco cheio de bolsos escondidos herdado de seu amado avó junto ao dom de criar os mais fantoches e levar um pouco de esperança, sorrisos, remédios e até salvar vidas numa época tão cruel para o judeus e tantas monstruosidade cruza o seu caminho com o soldado Max Mierhauser. O que teria por algumas vezes sido a salvação para o menino. E vamos acompanhando toda a trajetória do garoto nesse universo tão cruel. Diferente de outros que li sobre Holocaustos dessa vez também acompanhamos o lado do soldado também. Que teve que seguir conforme ordens e participar das muitas monstruosidades. Nem todos tinham o prazer de ser tão monstruosos e em contra partida sua família também sofreram. Max pagou e muito com seus atos. Mas não foram as torturas na prisão junto aos russos que foram seus piores castigos e sim a consciência de seus atos sejam eles por ordem ou não ele teve sua parcela de culpa e levou isso até o fim de seus dias. O seu acalento era o fantoche que lhe fora dado por Mika e correu gerações até que por final graças ao neto de ambos o príncipe enfim volta para Mika a única lembrança além do casaco que lhe recorda de seu avô e todo o inferno vivido na época. Esses fantoches foram a poesia na vida de ambas as familia e tanto soldado quando Mika puderam se agarrar como a última esperança em toda uma vida.
Livro emocionante e maravilhoso.