Eve & Adam

K. A. Applegate
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Luke.Szeivier 17/11/2022

A eterna busca pela perfeição e suas consequências.
O q vc faria se tivesse a chance de criar ou se tornar um humano perfeito?

[A HISTÓRIA]
Em "EV? & A?AM" acompanhamos a história de Evening (Eve para uns, E.V. para outros), uma adolescente de 17 anos q após sofrer um grave acidente q por pouco não ceifa sua vida, é retirada as pressas de um hospital e levada para o complexo farmacêutico comandado por sua mãe geneticista, a terrível, temida e poderosa Terra Spiker.
Lá, enquanto cura sob os cuidados de uma excelente equipe de médicos, Eve (ou E.V. como prefere ser chamada), se envolve a pedido da mãe em um projeto onde ela poderá brincar de Deus e construir o ser humano perfeito, construindo cada célula, cada habilidade, sentimentos e partes do corpo, apenas mexendo com os genes.
Entediada, Eve começa a construir o ser perfeito e o nomeia Adam, mas com o passar do tempo, ela percebe q tem coisas estranhas acontecendo ali. começando com a velocidade em q seus machucados, incluindo uma perna amputada é 100% curada a ponto parecer q nada aconteceu, seguido de Solo, um charmoso rapaz q trabalha na corporação e está sobre os cuidados de Terra, mas q parece estar buscando a ruína da companhia e da própria tutora.
Junto com Solo, por quem começa a sentir algo a mais e as trapalhadas de sua amiga Aislin, Eve aos poucos vai descobrindo os mistérios e segredos por trás da poderosa da unidade de pesquisa comandada por sua mãe, q ao mesmo tempo trás a cura de diversas doenças, influênciando na vida milhões de pessoas, incluindo a da própria filha, está bastante interessada na manipulação de genes humanos, adaptando-os, melhorando-os, e inclusive criando seres humanos modificados em pele e osso.

[SOBRE O LIVRO]
"EV? & A?AM" é um YA (Young Adult) cheio de ação, mistério, ciências, romance, tecnología q pode até ser considerada uma ficção científica bíblica, já q foi realmente inspirada na história de Adão e Eva, só que trazida para uma realidade mais possível, real e atual. A história se passa numa pseudo-futuristica São Francisco, nos EUA, com lugares reais q podem até serem consultadas pelo Google Maps.
O Livro é contado em primeira pessoa, com capítulos curtos protagonizados por Eve, Solo e no final por Adam. Ao mesmo tempo q a leitura é rápida, bem escrita e fluída, ela peca MUITO no quesito profundidade e desenvolvimento dos personagens, já q a gente só tem o ponto de vista narrado pelos próprios personagens, q também deixam muito a desejar. Solo é de longe o melhor, seguido de Eve q embora inteligente é mais levada pelo coração, e sua mãe q é totalmente o inverso beirando a vilã. Enquanto os piores são Aislin, a amiga q tem um namorado problemático e é bem manipuladora, e Adam, a criação de ego inflado e cheia de si q beira um ser primata.
Outro ponto desnecessário é o subplot envolvendo Aislin e o namorado traficante q não agrega nada a história. Além de Eve e Aislin estarem mais focadas em romance, corpos perfeitos e beijos do q se preocuparem com a situação q vivem.

A tema principal e a premissa são muito boas e muito criativa, embora pra quem ñ gosta de ciência possa parecer maçante e confuso. Aqui vemos a construção e a busca da perfeição e do ser humano perfeito, em inteligência, atitudes e beleza. A apresentação da genética mostra como "brincar de Deus" e mexer com coisas complexas ñ é fácil como na bíblia. Um gene modifica tudo, constrói algo e destrói outro, cria uma personalidade dócil e gentil, ou forte e psicótica, tudo modificável com um simples toque e arrasta, q pode levar a consequências inimagináveis.

Enfim, "EV? & A?AM" é até interessante, mas pra realmente funcionar deveria ter mais páginas ou um segundo volume, além de uma bela reedição para melhorar diversos pontos, inclusive os plot twists (reviravoltas) e final corridos e bem mal feitos e sem emoção surpreendente - embora fechado.

Quanto a edição da editora Novo Conceito, ela tem páginas amarelas, ótima fonte e 267 páginas de história + agradecimento + folha em branco.

Ps. Esse livro tem uma prequela chamada "Love Sucks and Then You Die" q adiciona quase nada ao livro (minha resenha tá lá também).
Nota final: 3 de 5 (ou 4,5 de 10)

"? Bem, talvez tanta perfeição não é para mim..." ("EV? & A?AM")

lanisv 01/11/2022

BOM!
É uma leitura rápida e leve, demorei um bom tempo para ler porque a história estava ficando bem chata, parecia que não iria acabar nunca. O final foi algo bem diferente do começo da história, não fez muito sentindo, mas apesar de tudo isso foi uma história boa para me tirar da ressaca

ninie 21/10/2022

sem dúvida um dos livros mais criativos que li até agora, cheio de reviravoltas e acontecimentos marcantes. impossível parar de ler.

Luh 20/09/2022

A ideia de "brincar" de Deus é boa, a história envolve você rapidamente, mas tão rapidamente que quando acaba você se pergunta porque a autora não fez um livro dois, e acabou do nada a história..srr

Maria Martini 05/09/2022

Livro legal
Nada de mais, um livro legal, não aprofunda em nada. Plot twist meia boca, mas teve.
Leitura rápida e fácil.

Yuka 23/07/2022

" Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu." Ah sim, muito fácil construir um hahaha e Eve nunca namorou, como saberia o que é perfeito ou não? Só pela aparência? Muito fútil essa história. Acho que o único fato interessante foi a reviravolta sobre a história real dos pais de Solo e a mãe da Eve. Ok, por essa eu não esperava, mas... ainda assim, por mais que o livro seja curto, a escrita boa, a história não vale muito a pena para perder umas horinhas lendo. A não ser que não tenha mais nada para ler e esteja extremamente entediada perdida em uma ilha deserta só com esse livro na mão hahaha

Resenha completa no meu blog Divagando Sempre. Todo dia, após as 19 hrs uma dica de filme, livro ou séries saindo, se este título não estiver lá ainda, logo estará saindo.
Divagandohojeesempre.blogspot.com

Leitora.de.Sonhos 20/07/2022

Ciência, moral, ética.....achei que faltou um final adequado? Sim. Mas é aquele livro pra te tirar da ressaca literária: leve, gostosinho de ler e interessante, nada muito profundo, mas te deixando entender sobre a genética, e sobre '"brincar de Deus", além de ter adolescentes envolvidos em flerte, romance e maus elementos.

Paniiny 28/06/2022

?Razões de eu ter detestado esse livro já que não encontrei um único ponto positivo?

1-) Parece uma fanfic mal escrita por uma criança de 13 anos

É uma ofensa chamar de fanfic porque tem muitas que deixam esse livro no chinelo Kkkkk
Muito mal escrito, as coisas se contradizem toda hora, tem cenas nada haver que supostamente eram pra dar emoção mas fica forçado DEMAIS, não dá pra engolir.
Do nada o namorado da melhor amiga ser traficante, eles toda hora terem que ir salvar ele.. Ai, desnecessário demais. Além de ter o "plot twist" mais fraco e mal explicado da história e que finalzinho meia boca hein? Deus me livre

2-) Personagens burros e sem carisma

Eles supostamente eram para ter Q.I. alto e coisa e tal, mas sério, as ações que eles têm chega a dar raiva! Gente, que tipo de pessoa em fuga de um laboratório altamente protegido e tecnológico decide ir de ELEVADOR?
Você não consegue sentir empatia por nenhum deles, são chatos pra caramba. O único que você consegue se afeiçoar um pooooouco é o Adam, mas ainda assim é naquelas.
As meninas só sabem falar de macho, mesmo quando tentam trazer algum nível de profundidade pra elas é feito de mal jeito.

3-) Uma virada de página uma revirada de olho

O Adam entrar nos lugares e TODOS pararem o que estão fazendo para apreciar a beleza escultural de um menino de 18 anos, incluindo quase causar acidentes de trânsito e médicos pararem de socorrer pacientes para darem em cima dele. AAAAAA

4-) Problemático

Em vários pontos chega a ser desconfortável a leitura, em particular uma cena em que médicos de meia idade falam BEM SUGESTIVAMENTE sobre o corpo de uma garota de 17 anos. Nojo.

Fiz essa leitura na força do ódio, tinha uma premissa tão interessante mas foi muito mal desenvolvida. Se eu pudesse daria 0.

Isabella 13/06/2022

Gostei do livro, é uma leitura bem gostosa.
Ao ler a síntese imaginei que o livro seguiria de uma forma, mas fui surpreendida.
Acho que o autor (a) deixou a desejar no final, mas super indicaria o livro, pois ele tem uma pegada bem leve.

Vitória 13/04/2022

Simples e maravilhoso
Li metade do livro em apenas um dia, os capitulos pequenos e rabitos tem uma historia muito interessante e cheia de surpresas. Eve e Solo sao adolecentes que com um historico familiar muito confulso e ate ate mesmo assustador, em meio a tantas aventuras eles conseguem resolver todos os problemas ( ou quase todos ) em meio as suas confulsas mentes de jovens que ainda nao sabem nada do mundo. O nome do livro é projeto Adam que faz muito sentido, contudo o livro nao é sobre um romance entre a Eve e o Adam que por acaso, a unica coisa que rola entre eles é um beijo, mas eu recomendo esse livro por diversos motivos que ate mesmo toda a ciencia e o misterio que ele nos envolve.

Mary's 01/04/2022

Um romance com uma pitada de sci-fi e um pouco de drama familiar. Um tema interessante, mas achei bem raso, um romancinho clichê que já sabemos de cara que vai rolar, mas o desenvolvimento da trama não foi incrível.

Ci 14/02/2022

Falhas
Esse é um livro que falhou. Ele não conseguiu ser um livro de romance, também não de fantasia e tão pouco distopia.
O livro tem uma idéia interessante sobre evolução guiada, mas isso é muito mal executado e a idéia acaba ficando distorcida.
O casal não convence e a protagonista da raiva. Chega em um ponto em que você só quer que ela morra e acabe com isso.
Solo e um bom personagem mas também não é um personagem que te cativa aponto de você sentir qualquer coisa, ele é só um personagem ok.
Adam é um bom personagem e que poderia ter rendido muito se tivesse utilizado ele da forma correta. Explorar essa idéia de Adam não saber como agir e/ou viver, seria interessante mas o personagem só aparece nas últimas 20 páginas para absolutamente nada.
O conflito e o plot são descartáveis e não geram interesse nenhum.
A escrita é boa e apesar de tudo é um livro rápido se ler (se isso é bom ou ruim com base na história, é outra coisa).

"-- Não existe sempre -- digo -- Nada persiste para sempre
-- O nada persiste
-- Não. Assim como as coisas existem, o nada é impossível.(...)"