Eve & Adam

K. A. Applegate
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Ana 16/02/2021

Eu gostei desse livro, apesar da sinopse ter me iludido, e a trama ter tomado um rumo que eu não esperava.

É um romance leve, rápido e divertido com uma pitada de ficção científica.

@APassional 16/11/2014

Eve & Adam * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Que limites você quebraria por aqueles que ama? Que concessões faria? Que barreiras transporia? Essas são apenas algumas das questões morais e éticas que envolvem esse livro repleto de ação e descobertas, tanto científicas, quanto relacionadas ao amor...

Eve Spiker é filha de Terra Spiker, a proprietária da Spiker Biopharm, um avançado laboratório farmacêutico, localizado num complexo gigantesco, afastado de tudo e repleto de seguranças. Eve tem dezessete anos e raramente visita a empresa da mãe, mas ao sofrer um grave acidente, é levada por Terra para ser tratada no laboratório, pelos médicos de confiança dela. A princípio, Eve fica entediada, sem ter o que fazer durante sua "espetacular" recuperação, mas então a mãe lhe dá um "brinquedo" para passar o tempo, que nada mais é do que o Projeto 88715, um software que possibilita ao usuário projetar uma pessoa geneticamente perfeita no computador. Enquanto se entretém projetando "Adam", Eve estreita laços com Solo, um empregado da empresa que ela conheceu no dia do acidente, e a única pessoa da sua idade por ali.

" - Não seja ridícula. Claro que não é real. Isso seria ilegal. As multas seriam astronômicas. O governo provavelmente nos fecharia. Eu até poderia ser presa. Eu!"

Solo Plissken vive e trabalha nas instalações da Spiker Biopharm. Ele é filho dos ex-sócios da Spiker, e ficou sob a tutela de Terra após a morte dos pais. Apesar de todo o seu potencial, Solo realiza somente pequenos serviços na empresa, como servir cafezinho, levar recados ou ajudar na manutenção. Isso é conveniente para ele, que transita por todos os ambientes e age como um investigador, reunindo dados para que um dia possa denunciar as atividades ilícitas (?) de Terra às autoridades. Ele se tornou um especialista em parecer burro e inofensivo, quando na verdade é um cara mega inteligente e observador, apesar de solitário. Ele só não contava que conheceria Eve e que ela abalaria suas estruturas.

"Solo não é só um nome, é uma descrição. Não tenho amigos. Tenho alguns na internet, mas não é a mesma coisa. Nunca tive uma namorada."

Eve não consegue ficar muito tempo longe da sua amiga de colégio Aislin, e essa garota "toda errada" acaba se juntando à Eve no laboratório, muito à contra-gosto de Terra, que não aprova a amiga da filha. Em meio à questões éticas, genéticas e até estéticas, que permeiam os conflitos de Eva e Solo, Aislin carrega um drama mais mundano, causado pela relação conturbada com o namorado, que é ex-presidiário e traficante de drogas. Durante a missão de Eve, de projetar seu "homem perfeito", mesmo que virtualmente falando, são as imperfeições de Aislin e suas consequências que abrem uma brecha na história para que Solo possa revelar o que descobriu a Eve e se aproximar cada vez mais dela. Mas o que fazer com a verdade? Quanto de médico e quanto de monstro haverá em Terra Spiker?

Eve & Adam possui a narrativa em primeira pessoa alternada entre Eve, Solo e um terceiro personagem que eu choquei quando apareceu! O texto é super simples, divertido e gostoso de acompanhar. Solo é um cara muito doido, que se mete onde não é chamado e sempre nos coloca a par dos segredinhos podres da Spiker. Já Eve é a voz que reage surpresa com tudo o que acontece à sua volta, é a nossa "representante" dentro da história. E o terceiro narrador é uma graça, mas... é surpresa. Apesar do título do livro, curiosamente são as atitudes de Solo e Aislin que fazem a história girar. O total compromisso de Solo com sua missão de desmascarar Terra e o total descompromisso de Aislin consigo mesma e com a sua segurança, são contrapontos utilizados brilhantemente na construção desse enredo.

Como esse livro é relativamente curto, a história é enxuta e sem enrolação, os personagens são muito ativos e, quando a gente pensa que sabe o caminho pelo qual a autora está nos conduzindo, ela dá um salto no abismo e nos desafia a saltar com ela. E é claro que pulei sem exitar, eu não poderia comer essa maçã pela metade!! Mas não vou dizer a vocês o que tem do lado de lá, muitas emoções os aguardam na segunda parte do livro. E sim, eu amei o final!! Depois de uma sequência de ação de tirar o fôlego, quando pensei que a autora não iria resolver tudo antes do fim, ela conseguiu!! Portanto o final é fechado, mas cheio de possibilidades de continuação. Leiam e se surpreendam!

Beijos... Elis Culceag.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 16/11/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/11/resenha-eve-adam.html

LS0 29/05/2021

MUITOOO BOM.
Eu fui surpreendida. Não imaginei que o livro fosse tão bom, li em um dia.

É uma história de fácil entendimento, com um pouco de humor e romance. Os personagens são bem construídos e cativantes. Mesmo que alguns acontecimentos tenham sido um pouquinho óbvio, não deixou a leitura chata. Eu realmente gostei muito.

Bárbara 20/06/2015

Gastei meu tempo nisso??
Eve e Adam, na verdade, não é bem sobre Eve e Adam. É sobre Evening Spiker, sua mãe, Terra Spiker, uma geneticista maluca e calculista, e Solo Plissken, um carinha inútil qualquer. E o Adam? O Adam meio que não existe existindo e,, além disso, aparece só nas últimas sessenta páginas e não faz absolutamente nada na história. Confuso? É exatamente essa a sensação que o livro te dá. Se isso é explicado ou fica claro depois? Não. Por quê? Porque Eve e Adam é supérfluo, raso e mal-feito da primeira página à última.

"Ah, mas talvez você está sendo precipitada demais! Um livro com capa tão legal não pode ser assim!" Ah, pode. E bem, caso você possa se interessar (de alguma forma mágica) por um livrinho que é meio que uma paródia cômica desleixada de um filme de "ação", então não sei, aí é com você.

Eve e Adam é o que eu chamo de livro-fórmula: os autores sentaram e falaram "Vamos fazer um livro para adolescentes? Ouvi dizer que dá dinheiro!" "Claro! E, além disso é fácil. É só colocar morte, linguagem insinuativa, palavrão e uma paixonite súbita que brota do nada! Bing! Pronto!" E assim, basicamente, eu resumi o livro todo. Se você se sentiu chapinhando n o raso em minha resenha então é porque eu consegui passar direitinho a sensação de como é ler Eve e Adam.

Eu gastei o meu tempo. Você decide o que fazer com o seu.
Fêh 22/06/2015minha estante
QUE TAPA NA CARA, BARBARA HSUHSASHAUSHAUSHUAHAU

Bárbara 23/06/2015minha estante
Uai, sinceridade é a maior virtude do ser humano, segundo o Tyrion Lannister hahahaha disse o que tinha que ser dito ;)

Fêh 24/06/2015minha estante
Vc escreveu essa sinopse com muita rebeldia HAHAHA Parece eu qd terminei Convergente ?

Bárbara 25/06/2015minha estante
hahahaha nem tanto. Eu não estava revoltada na hora, estava me sentindo... engraçadinha hahahaha

Bárbara 25/06/2015minha estante
ousada ;)

Fêh 30/06/2015minha estante
Engraçadinha e descolada ASAHUAHSUHAUSHUAH ~essas palavras tem uma historia na minha vida :v ~

Bárbara 30/06/2015minha estante
aahh, eu quero saber qual história é essa, parece boa hahaha :) me conta no whats

Ali.S 24/07/2015minha estante
concordo plenamente, perdi meu tempo.

Luana Maltez 12/09/2015minha estante
Concordo plenameeente. Se arrependimento matasse... '-'

Helen Lima 17/05/2020

Chato, cansativo e sem nexo. Não indicaria nem pra quem está começando a vida de leitor... Decepcionada!

izzystorm 23/08/2020

Eve e Adam - Resenha #7
A história tem uma premissa que parecia se centralizar nesse debate de quais são esses limites éticos nas ciências, já que a protagonista Eve cria seu par perfeito em laboratório, o Adam. Mas, conforme a leitura vai evoluindo, notei que era só um pano de fundo bem raso e no final focava mais no romance.

Em geral, a forma como lidam com a maioria das questões interessantes na história é superficial e mal pensada... Quando digo isso, me refiro a comportamentos, falas e soluções de enredo que acabam sendo bem problemáticas, não tão propositalmente, mas sim por falta de cuidado com o modo como tratavam muitos assuntos.

No final, o que podia se aproveitar eram as personagens, mas são retratados de maneira tão caricata que não se consegue manter a história até o fim. É um romance interessante, talvez há seis anos atrás a leitura tivesse sido melhor, mas envelheceu muito mal.

Jamile.Lucato 02/04/2020

AI MEU DEUS
Primeiramente: eu preciso aprender a escrever resenhas. Se você veio aqui esperando ler um texto que te convença a ler (ou não) esse livro, talvez eu não seja a pessoa certa para isso. Estou escrevendo isso aqui às 3h da manhã, no momento em que acabei de ler. Estou emocionada, óbvio e minha emoção pode modificar meu senso crítico.
Segundamente: é uma livro rápido. Gosto disso. A gente já começa no ponto e gosto dessa agilidade.
Terceiro: surpresas e reviravoltas. Esse livro está cheio disso. Mas não deixa de ser um livro romântico fofinho.
Quarto: não brinquem de Deus, meus amigos.
Quinto: Solo... eu queria poder abraça-lo.

Paniiny 28/06/2022

?Razões de eu ter detestado esse livro já que não encontrei um único ponto positivo?

1-) Parece uma fanfic mal escrita por uma criança de 13 anos

É uma ofensa chamar de fanfic porque tem muitas que deixam esse livro no chinelo Kkkkk
Muito mal escrito, as coisas se contradizem toda hora, tem cenas nada haver que supostamente eram pra dar emoção mas fica forçado DEMAIS, não dá pra engolir.
Do nada o namorado da melhor amiga ser traficante, eles toda hora terem que ir salvar ele.. Ai, desnecessário demais. Além de ter o "plot twist" mais fraco e mal explicado da história e que finalzinho meia boca hein? Deus me livre

2-) Personagens burros e sem carisma

Eles supostamente eram para ter Q.I. alto e coisa e tal, mas sério, as ações que eles têm chega a dar raiva! Gente, que tipo de pessoa em fuga de um laboratório altamente protegido e tecnológico decide ir de ELEVADOR?
Você não consegue sentir empatia por nenhum deles, são chatos pra caramba. O único que você consegue se afeiçoar um pooooouco é o Adam, mas ainda assim é naquelas.
As meninas só sabem falar de macho, mesmo quando tentam trazer algum nível de profundidade pra elas é feito de mal jeito.

3-) Uma virada de página uma revirada de olho

O Adam entrar nos lugares e TODOS pararem o que estão fazendo para apreciar a beleza escultural de um menino de 18 anos, incluindo quase causar acidentes de trânsito e médicos pararem de socorrer pacientes para darem em cima dele. AAAAAA

4-) Problemático

Em vários pontos chega a ser desconfortável a leitura, em particular uma cena em que médicos de meia idade falam BEM SUGESTIVAMENTE sobre o corpo de uma garota de 17 anos. Nojo.

Fiz essa leitura na força do ódio, tinha uma premissa tão interessante mas foi muito mal desenvolvida. Se eu pudesse daria 0.

Mia Fernandes 03/05/2020

Mas, será que brincar de Deus não traz consequências sérias?
Não sei o que eu realmente esperava deste livro, tanto que enrolei horrores para fazer a resenha. A ideia do casal de autores não é lá muito original, já que existe um filme da Disney – “Como criar o namorado perfeito” – que aborda o mesmo tema, e que na minha humilde opinião, foi muito mais certeiro na sua proposta: conseguiu mesclar a parte científica com o romance.

Eve é uma garota normal de dezessete anos até que sofre um terrível acidente de carro, no qual tem a sua perna totalmente decepada e sua vida está por um triz. E esse fio só não foi cortado, porque a sua mãe, Terra Spiker, a leva diretamente para sua clínica, Spiker Biopharn, que nada mais é que um avançado laboratório farmacêutico, que cuida de várias doenças genéticas e sempre está conseguindo avanços no processo de cura. Lá na Spiker Biopharn, Eve leva um susto, pois sua perna ESTA PERFEITA, lisinha e sem nenhuma imperfeição, como assim produção? Com mais nada para fazer lá, Eve fica muito entediada e tal, então sua mãe propõe uma atividade “inocente”: criar o seu namorado ideal!

“- Não seja ridícula. Claro que não é real. Isso seria ilegal. As multas seriam astronômicas. O governo provavelmente nos fecharia. Eu até poderia ser presa. Eu!”

Esta atividade inocente nada mais é o projeto 88715, um software no qual o internauta começa a criar do zero todo um ser humano, desde como vai ser a cor do cabelo até a sua personalidade. Mas, será que brincar de Deus não traz consequências sérias?

"- Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sinta Deus.
- É só uma simulação - ele diz, estreitando os olhos de modo suspeito.
- Certo, e eu sou só uma simulação de Deus." (p. 105)

Enquanto Eve fica entretida com o seu projeto “Adam”, sim ela apelidou a sua criação, temos Solo, um empregado da empresa e quase um faz tudo da Terra, que acaba se aproximando de Eve, já que ambos têm quase a mesma faixa de idade.

Solo Plissken é o filho dos ex-sócios de Terra Spiker. E depois do falecimento do casal, ele passou a viver sob custódia de Terra e desde então passou a trabalhar na empresa fazendo o trabalhinho canastra de servir cafezinho, receber ligações e fazer algum trabalho de manutenção. Mas esta aparente inércia e sua cara de pastel é somente uma máscara para encobrir a sua verdadeira intenção: conseguir coletar dados sobre os mais sórdidos e imorais projetos de Terra. Então, quando Eve fica trancafiada no laboratório e responsável por um projeto – do qual está protegido de todos os seus ataques de Hacker – ele decide se aproximar da garota. Já dá para imaginar o que acontece depois, né?

Como falei no parágrafo atrás, Eve como uma “boa” adolescente, não tem nenhum contato com sua mãe – já que esta vive e respira 24h laboratório – ela tem uma melhor amiga, Aislin, que é exatamente a garota errada para se ter como bff. Pois vive as voltas com um namorado ex-presidiário e traficante de drogas. Mas, curiosamente ou não, foi esta personagem que me fez ir até o fim deste livro. Pois são as imperfeições de Aislin e o resultado final do “Projeto Adam” que fazem a história ganhar uma gama de identificação.

A história é narrada em três pontos de vista: Eve, Solo e uma surpresa. Apesar de o livro ser bem curto, o que dá para se salvar é o debate perfeição versus imperfeição. Pois são conceitos volúveis dependendo do ponto de vista. Será que realmente uma pessoa perfeita é mais interessante do que uma que tem algum defeito? Será que a perfeição é na realidade o problema e a imperfeição é uma qualidade positiva?

XOXO
Mia Fernandes.

Thai 08/01/2015

Era pra ser, mas não foi!
Terminei o livro com um único pensamento: era pra ser, mas não foi, nem será.
A história do livro poderia abrir espaço pra uma série de ficção científica maravilhosa, viciante, interessante, filosoficamente intrigante, passada num momento de conflito humanidade x tecnologia, com uns 6 volumes, que depois viraria uma grande sequência de filmes. Mas o que ocorre na realidade é que o livro em nenhum momento passa de mediano. É como uma pessoa que conta uma história que em realidade foi uma aventura maravilhosa, superficialmente, pulando diversas partes que deveriam ter muito mais contexto e poderiam ser muito mais exploradas, como se tivesse com preguiça de contar.
Deixa a desejar demais! E olhe que li com nenhuma expectativa.

ssup.ariel 22/10/2023

Uma Jornada de Descoberta Científica e Pessoal
Eve e Adam", escrito por Michael Grant e Katherine Applegate, é um romance jovem-adulto que combina elementos de ficção científica, romance e aventura para criar uma narrativa envolvente.

A história segue Evening "Eve" Spiker, uma adolescente que sofre um acidente de carro que a deixa seriamente ferida. Sua mãe, uma geneticista renomada, oferece a ela uma oportunidade única: criar um ser humano usando um programa de computador chamado "Project Adam". Eve vê isso como uma chance de criar o homem perfeito, mas ao longo da história, ela começa a perceber que a perfeição não é tão simples quanto parece.

O livro explora questões de ética e moralidade na engenharia genética, à medida que Eve navega por decisões difíceis ao criar Adam. À medida que o relacionamento entre Eve e Adam se desenvolve, a narrativa mergulha em questões profundas sobre a identidade, livre-arbítrio e o que significa ser humano.

Michael Grant e Katherine Applegate tecem uma história cativante que mantém o leitor envolvido à medida que Eve e Adam exploram as complexidades de suas existências. A escrita é ágil, com diálogos afiados e momentos de tensão que impulsionam a trama adiante.

Os personagens são bem desenvolvidos e têm suas próprias jornadas de crescimento e descoberta. Eve é uma protagonista corajosa e determinada, enquanto Adam é um ser em busca de compreensão e identidade.

A trama combina elementos de romance com elementos de ficção científica, criando uma história única e memorável. O livro desafia o leitor a refletir sobre as implicações éticas da engenharia genética e o significado da individualidade.

Em resumo, "Eve e Adam" é uma jornada emocionante que combina ciência e romance para criar uma narrativa instigante e cheia de questionamentos. Michael Grant e Katherine Applegate oferecem uma história que desafia as convenções e faz o leitor pensar sobre o que significa ser humano e a complexidade das escolhas éticas. Se você procura uma leitura que mistura ficção científica e romance com uma pitada de reflexão, este livro é uma escolha intrigante. Prepare-se para uma aventura emocional e intelectual com Eve e Adam.

Wispofsilk 10/12/2021

Quanto custa brincar de "deus"?
Me senti lendo uma fanfic mais elaborada. E isso não é algo exatamente ruim, é como um sopro de ar fresco enquanto lê outras coisas mais complicadas. Tem uns toques de uma comédia meio sarcástica, e tenta colocar uma trama de ficção científica/ética e moral, mas no meio disso, tudo fica meio embaralhado, e acaba sendo um livro muito raso. Eu gosto do casal, eles tem uma certa química, mas eles estavam o tempo todo em uma correria então não foi devidamente aprofundado também, senti falta disso.
No geral, se quer uma leitura rápida e levemente interessante eu recomendo, aquele tipo de livro que a gente não precisa pensar pra ler sabe? Mas é só isso mesmo.