Eve & Adam

Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Kate Dias 04/12/2020

Romance juvenil
No geral é um bom livro.
Bem escrito, engraçado e o final certamente inesperado.

Porém, é um romance direcionado para um público juvenil, não me agradou tanto devido a isso.

Recomendo bastante para jovens leitores, principalmente para quem deseja histórias leves e divertidas.

Wispofsilk 10/12/2021

Quanto custa brincar de "deus"?
Me senti lendo uma fanfic mais elaborada. E isso não é algo exatamente ruim, é como um sopro de ar fresco enquanto lê outras coisas mais complicadas. Tem uns toques de uma comédia meio sarcástica, e tenta colocar uma trama de ficção científica/ética e moral, mas no meio disso, tudo fica meio embaralhado, e acaba sendo um livro muito raso. Eu gosto do casal, eles tem uma certa química, mas eles estavam o tempo todo em uma correria então não foi devidamente aprofundado também, senti falta disso.
No geral, se quer uma leitura rápida e levemente interessante eu recomendo, aquele tipo de livro que a gente não precisa pensar pra ler sabe? Mas é só isso mesmo.

Alice162 20/11/2022

não achei um livro ruim, mas é bem "adolescente" no sentido de ter várias cenas óbvias e escritas de um jeito que me lembra fanfics. mas achei a ideia do livro legal. li faz um tempo e esqueci de escrever o que achei, por isso não lembro muito das minhas opiniões, mas nenhum personagem me cativou muito, pra ser sincera, o que normalmente não acontece (sempre tem alguém que me pega)

maria maia 15/03/2021

Eve e Adam
?Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes??

Filha única de uma geneticista chamada Terra Spiker, Eve quase perde sua perna sendo atropelada. Sua mãe a leva para o complexo Spiker e a trata com uma rapidez impressionante, despertando a curiosidade da filha.

Para desviar a curiosidade da mesma, Terra da um desafio para Eve: testar um software desenvolvido para manipular genes humanos, em outras palavras, criar o humano perfeito, ou melhor, o garoto ideal.

Acontece que brincar de Deus trás grandes consequências e descobertas. Eve conhece Solo, um garoto que compartilha segredos com a corporação e revela uma grande acusação.

Achei a história em si muito boa, mas senti falta de um desenvolvimento melhor, algumas partes são um tanto quanto arrastadas

RUDY 16/04/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR(ES):
omo boa apreciadora de ficção, fiquei bem empolgada quando recebi esse livro para análise. Mexer com o genoma humano é algo delicado, porque é uma modificação perigosa e fiquei bem curiosa para ver como seria a abordagem dos autores.

Não vou dizer que me decepcionei, porque é um livro de ficção, entretanto esperava um pouco mais, um aprofundamento maior sobre a própria ficção. Ainda assim é um livro interessante e que nos faz questionar certos aspectos da tecnologia científica futurista.

Eve cria Adam perfeito, e coloca perfeito nisso, porém ele não tem experiência, embora aprenda com facilidade. É um ser lindo, embora um tanto apático no sentido de tomar atitudes, afinal, é como um bebê que acaba de nascer.

Ao descobrir as ‘atrocidades’ que acontecem no complexo, Eve fica encurralada: entrega ou não sua mãe por tudo que acontece atrás daquelas paredes? E aí acaba se metendo em uma aventura de fuga digna dos filmes hollywodianos e com ajuda de Solo e Adam, consegue tomar uma decisão.

O livro é bom como aventura e questionamentos sobre manipular a ciência, como ficção científica deixa um pouco a desejar, como fantasia... é uma ótima leitura.Bom de ler sem grandes expectativas.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/04/resenha-22-eve-adam-katherine-applegate.html
Michelle 28/06/2022minha estante
Eve e Adam .... Eva e Adão....

Angela Cunha 28/04/2023minha estante
Falar que eu me lembro da capa desse livro,mas não lembrava nadinha do enredo.
Que fascinante, mesmo não sendo aquela leitora voraz de ficção científica!
Beijo

Natasmi Cortez 03/10/2015

Uma boa história que foi mal contada
Esse é aquele tipo de livro com uma história brilhante que foi mal contada.

A ideia de criar alguém geneticamente perfeito é incrível, confesso que imaginei mil criações prováveis - meus personagens literários por exemplo ❤

Até a metade do livro, temos uma história parada, onde nada acontece além de uns diálogos pobres e pouca informação.

Senti falta daquele crescimento gradativo da história, que vai aumentando até chegar o ápice. Está mais pra calmaria e tsunami inesperado, que é o que ocorre da metade pro final.

A história pega um ritmo que seria bom se tivesse sido melhor trabalhado, com mais detalhes sobre as emoções dos personagens e os acontecimentos passados tão importantes para a trama.

O livro tem seu charme e devo ressaltar os personagens são divertidos e irônicos e também gostei da ideia de confusão inserida pelos autores, do tipo você pensa em uma coisa, mas é verdade final é bem diferente da apresentada no início. Onde o vilão pode ser o mocinho e a vítima não estava tão livre de culpa assim.

Mas o final, AH! O FINAL!

Eu curto muito um triângulo amoroso, mas gosto de prós e contras bem definidos, pra poder me posicionar de um lado ou de outro. Mas nesse livro temos um casal, e daqui a pouco já temos um triângulo TOTALMENTE SEM EMOÇÃO.

Em um momento sou apaixonada por um cara mas em outro estou totalmente atraída por outro - outro esse que só tem beleza e personalidade zero e que fala meia duzia de palavras a história toda.

E depois de pegar todo mundo, e do cara dizer que me ama e a ninguém mais, todo mundo decide com quem quer ficar e vivem felizes para sempre.

E os crimes genéticos? Ah só deixa assim, já que não sei como bolar um final bacana...

site: http://bibliotecadocoracao.blogspot.com.br/

nismuel 05/03/2020

Livro para iniciantes
Quem estiver começando sua vida de leitura, leia este, é rápido e simples.
Pra quem já lê a uns meses, vai ser sem sal, e esquecível.
É uma história interessante mas não muito explorada, e tem um desfecho não tão impressionante

Rascunho com Café 24/02/2015

Uma história com todo o potencial do mundo
Você, leitor do Rascunho, está um passo na minha frente, já que comecei a ler “Eve & Adam” sem procurar qualquer sinopse ou comentários de outras pessoas. Gosto dessa experiência que é ler um livro “no escuro”, deixando o próprio autor me mostrar onde ele quer chegar. Comecei minha leitura sem qualquer pretensão e me surpreendi sucessivamente com o quanto ele passara a me conquistar logo nas primeira páginas, com sua narrativa direta e capítulos alternados pela perspectiva dos personagens principais: Solo e Evening.

Evening não é muito diferente de muitas mocinhas que conhecemos por aí, ela tem 17 anos e é bonita, mas não se acha bonita; é inteligente, mas não o suficiente; desenha bem, mas não tanto gostaria. Para mim foi fácil me identificar com a personagem, principalmente por causa de suas inseguranças artísticas. Solo por outro lado tem 17 anos e nele vive a autoconfiança originada de seu senso de vingança contra a mãe de Eve, Terra Spiker, quem ele acredita ser responsável pela morte de seus pais cientistas e ex-sócios do grande reinado construído por Terra (o quanto esse nome é legal?!!)

È aí que começo a pensar qual é o grande ponto da história. Enquanto a sinopse e o book trailer dizem que a ideia é entender a perfeição, eu diria que o livro se divide entre: aprender a aceitar os próprios erros, muito além de buscar a perfeição em uma outra pessoa, e claro, primeiras impressões podem enganar. Se eu tivesse lido a sinopse de “Eve & Adam” além de “é romance”, talvez eu realmente não tivesse tido interesse na história, porque a própria maneira como o livro é divulgado subestima o aprendizado e experiências pelos quais os personagens passam durante seu trajeto. E o tal Adam, fruto do projeto de Evening, não é mais que um plano de fundo para algo muito mais interessante.

Ao mesmo tempo, tive impressão logo de começo que tampouco os autores tiveram o senso de aprofundar a jóia que eles tinham em mãos. Talvez seja a mesma frustação de muitos nerds all long the world sobre o novo Jurassic Park que invés de usar a ciência para melhorar a história, acrescenta elementos não existentes para sua justificativa. “Eve & Adam” quase me deixa com raiva pelo que ele poderia ser, pelo quanto poderia ir além.

Mas sabe de uma coisa? A Vanessa de 17 anos, a idade para o qual o livro foi desenvolvido, provavelmente não pensaria o mesmo, então eu volto na ideia de que é um livro muito bom.

site: www.rascunhocomcafe.com

Maria Martini 05/09/2022

Livro legal
Nada de mais, um livro legal, não aprofunda em nada. Plot twist meia boca, mas teve.
Leitura rápida e fácil.

Mary's 01/04/2022

Um romance com uma pitada de sci-fi e um pouco de drama familiar. Um tema interessante, mas achei bem raso, um romancinho clichê que já sabemos de cara que vai rolar, mas o desenvolvimento da trama não foi incrível.

Marcos 19/12/2014

Resenha feita por mim para o blog Psychobooks
Enredo

Eve é uma jovem que está cursando o colegial. Sua mãe é a temida e famosa geneticista Terra Spiker, conhecida por seus experimentos mirabolantes e por seu comportamento arrogante e totalitário. Após quase ser atropelada por um carro, Eve é socorrida às pressas para o hospital local. Lá ela recebe a notícia que terá que amputar a sua perna esquerda. Terra ao saber disso resolve tirar a filha à força e levá-la para o seu instituto de pesquisa, o Spiker Biopharmaceuticals.
Após dias internada, Eve conhecerá Solo, um jovem rapaz que mora lá há alguns anos e que traz consigo um segredo. Sua aparência atlética logo despertará seu interesse. Porém, depois de dias sem se locomover, seu tédio é crescente. Em virtude disso a Dra. Spiker resolve colocar a filha como chefe de um novo projeto: a criação de um ser humano de acordo com as escolhas de quem o criou. Ou seja, um software criará um humano baseado na escolha de genes feitas anteriormente.
É então que Eve idealiza Adam, o seu par ideal. Bonito, inteligente, musculoso e que a adore e proteja aonde ela for. Porém, tanta perfeição tem seu custo e ela se verá em uma encruzilhada entre o real e o virtual.

Personagens

A criação dos personagens foi feita de modo muito aleatório. Não se tem profundidade na maioria deles e não se trabalha a tridimensionalidade em nenhum momento. Por exemplo, na protagonista Eve não se em um trabalho envolvendo o seu passado e o que a leva a cometer tais escolhas. As motivações por trás de Terra também são negligenciadas, sem haver uma explicação concreta por trás de seu comportamento.
Solo é o personagem que chega a ter um pouco mais de desenvolvimento ao longo da narrativa. As coisas que aconteceram anteriormente, envolvendo seus pais e a criação do instituo, são utilizadas no enredo principal para explicar algumas situações.

Narrativa dupla

Acredito que o principal erro desse livro tenha sido o uso de dois autores para desenvolvê-lo. A premissa básica é boa, mas a maneira como as coisas foram acontecendo tornou a história muito aleatória na maior parte das cenas. A visão do livro é intercalada com os pontos de vista de Eve e Solo e posteriormente com o de Adam. Percebe-se que cada autor escreveu os capítulos de um dos personagens. Esse foi o maior problema. Na medida que o ponto de vista era mudado, percebia-se que o desenrolar das cenas era feito de modo a se adicionar informações sem seguir uma linha de raciocínio. Era como se os autores estivessem escrevendo à medida que as ideias fluíam, sem uma storyline definida.
A construção de um triângulo amoroso também soou forçada. Em determinada parte da história, um dos protagonistas simplesmente some, sem nenhuma explicação válida, por vários capítulos e, quando seu ponto de vista é retomado, não se tem uma justificativa para tal acontecimento.

Considerações

A premissa do livro e o nome que os autores tem na literatura infanto-juvenil atual me fizeram querer ler esse livro assim que ele chegou. Porém, quando comecei a leitura acabei me decepcionando com o que estava lendo. Da estruturação das frases até a ausência clara de uma storyline definida, a leitura acabou se tornando repetitiva e fantasiosa demais. Além disso a mudança de narrador e, por consequente, de escrita não foi feliz para a proposta inicial. O fato de colocar os protagonistas no meio de um triângulo amoroso fez com que o foco do livro ficasse perdido entre a ficção científica e o romance criado. Esse é o primeiro livro de uma série, mas não sei se continuarei a lê-la.

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-sorteio-eve-adam.html#more-17092

Anna Laitano 06/01/2015

Simples, ousado e permeado de questões importantes
Evening Spiker é filha da toda-poderosa Terra Spiker, criadora da Spiker Biopharm, uma gigantesca empresa farmacêutica que mais parece uma base militar secreta. Ao sofrer um acidente que quase custa sua vida, ela acaba sendo transferida do hospital para o complexo da empresa da mãe, onde é tratada e passa a se recuperar. Lá, ela passa a trabalhar em um projeto de criação do ser humano perfeito, uma espécie de maquete holográfica na qual ela se distrai na fria empresa. Lá, também, conhece Solo. Um jovem de sua idade, que trabalha para sua mãe, mas parece esconder muito por trás da fachada de bom-moço.

Em pouco tempo, Eve acaba atraída por Solo e ele lhe revela segredos que vão muito além da imaginação. Sem poder deixar de saber o que descobriu, ela se depara com questões que a deixam de mãos atadas. Antes que possa escolher em quem acreditar, mais coisas inesperadas e impossíveis acontecem para atordoá-la. Porém, não há tempo para indecisão, pois ela deve tomar uma decisão antes que seja tarde demais para reverter os danos.

A princípio, a narrativa é dividida entre Evening e Solo, mas, depois da metade um novo personagem aparece para mostrar sua perspectiva. Isso, é claro, possibilita que conheçamos mais de cada um deles individualmente e que entendamos como cada um enxerga as situações ao seu redor. Acredito que essa seja uma opção inteligente e, com a inserção de outro personagem tardio, a história se tornou ainda mais rica, pois, graças a os indagamentos e pensamentos cada um, questões importantes são lançadas. Mas já voltaremos a isso.

A narrativa é linear, contando os acontecimentos que se seguem ao acidente de Eve, sua estadia na Spiker e o rumo improvável que sua vida toma depois de conhecer Solo. Algo interessante é que, por co-escreverem o livro, o casal de autores conseguiu se passar muito bem tanto pela voz da moça quanto do rapaz, como poucos escritores conseguem – geralmente, um dos dois lados fica estereotipado ou idealizado demais.

Eve é interessante. Tento não usar essa palavra para abrir a descrição de um personagem, mas, no caso, é a verdade. Há algo de abstrato nela, porém, real. Por vezes eu não sabia se gostava ou não dela, mas acreditava em sua veracidade. Veja bem, ela não é fraca, mas tampouco é a líder de uma rebelião; ela simplesmente não segue nenhum padrão pronto das personagens femininas com as quais temos nos acostumado nos livros atuais. Ela é simplesmente uma adolescente. Ponto final. Quão arriscado e genial não é isso?

Solo não é tão diferente de sua parceira no quesito. Isto, porque ele tampouco é um romântico incurável, ou rebelde solitário e misterioso. Ele tem uma motivação e a segue, apesar de algumas dúvidas e inseguranças no caminho. Talvez ele seja levemente menos desenvolvido do que Eve, mas, ainda assim, é crível e consegue se destacar na mesmice.

Aislin, embora não protagonize, também fez por merecer seu parágrafo. Apresentada como sem-noção, ela mostra ser uma ótima e doce amiga, pronta para apoiar em qualquer situação. Juntando com o personagem que aparece depois, temos uma dupla que apesar de totalmente diferentes, são adições importantes à história e que podem, com certeza, continuar dando algo especial à trama nos próximos volumes.

O romance é ousado. Se inspirar na história da criação bíblica e usá-la como ponto de partida é nada menos do que muito ousado. Há riscos fortes quando se tenta fazer releituras, mas, nesse caso, as chances de fracasso eram grandes. Apesar disso, os autores conseguiram passar no teste e entregar uma obra sagaz e que não desrespeita as crenças alheias.

Todos os elementos principais da criação estão lá. A maçã, que é o ponto de início da história, o que é totalmente coerente, pois, assim como na história bíblica, ela representa o conhecimento proibido – afinal, é por causa da maçã que Eve sofre o acidente, é por causa do acidente que vai parar na Spiker, e é por estar lá que descobre muito mais do que jamais imaginara. Há também Eva, que, obviamente, é Eve. Adão, no caso, Adam. E a serpente, que me fez pensar bastante, mas, concluí, é Solo. Afinal, ele é quem tenta Eve e oferece o que seria o "conhecimento proibido". O que, portanto, encaixa bem, pois Terra, a toda-poderosa seria uma figura de Deus (e, por ser a mãe, poderia muito bem ser chamada de a criadora de Eve), e que negou o conhecimento à filha. Portanto, repito: quão ousado e genial não é isso?

Além de toda as referências maravilhosas e bem-colocadas, a história também aborda pontos éticos, morais e existenciais, sempre lançando questionamento, mas sem nunca respondê-los, o que entra na mente do leitor e fomenta o pensamento e a auto-indagação, algo, aliás, que todo livro deveria fazer.

Mas o que mais me agradou, talvez, foi o fato de que esta foi uma daquelas raras vezes em que posso dizer que o romance não foi forçado, nem exagerado, nem desproporcional. Os dois são solitários a sua própria maneira e se atraem. Simples assim. Portanto, é claro, eu temi que fossem adicionar um elemento e transformar o que estava simples e bom em algo desnecessariamente dramático. E embora eu não vá contar se isso acontece ou não, eu posso dizer que os autores souberam concluir o quesito romance de forma que não desapontou.

Mas, já que estamos falando de uma trilogia, vocês talvez queiram saber sobre o processo de serialização (a divisão da história para os outros volumes, a conclusão neste, etc.). Por ser um livro curto, considero que ele cumpre o que se propõe. Para o meu gosto pessoal, talvez tenha faltado um pouco de ação, mas, honestamente, há tanto outros pontos positivos que a balança se inverte em poucos segundos. Contudo, o melhor é que embora a história ainda possa dar pano para os outros livros, o final foi bastante redondo, o que quase sempre é um ponto positivo gigantesco. Ou seja, o leitor não sofrerá de insônia esperando o próximo volume e nem se sentirá compelido a continuar. Provavelmente, porém, é exatamente isso que o fará continuar, querendo descobrir qual das muitas possibilidades corresponderá à realidade.

Fiquei um pouco surpresa com a edição bastante simples, mas, nesse caso menos é mais. Agradável e limpa, ela cumpre seu propósito de proporcionar uma leitura gostosa e que flui facilmente sem qualquer tipo de incômodo ou distração – inclusive, nem nota de rodapé do tradutor tem.

Por falar em tradução, fiquei bastante satisfeita com esse ponto também. Talvez tenha achado alguma construção esquisita, mas nada que fosse, de fato, errado e perturbasse a mente. Se vi algum erro de digitação ou tradução, passou despercebido ou foi insignificante ao ponto de já tê-lo esquecido.

Uma história que tem romance, conspiração, ficção-científica, perseguição e aborda pontos super válidos e relevantes. Honestamente, não sei como não recomendá-lo. Uma leitura leve, rápida e despretensiosa que acaba por se revelar ousada e inteligente.

site: www.tecendopalavras.com.br

Livros e Pops 25/08/2015

Resenha
O livro é perfeito...! Tem um pouco de ciência envolvida, tem um pouco de aventura, suspense, mistério, e muito romance! Não tem como não sentir emoções junto com os personagens do livro .
Resumidamente, o livro conta a história de Eve Spiker que é filha de uma das mais renomeadas geneticistas dos Eua,Terra Spiler, e que possui uma equipe de cientistas um pouco( ou exageradamente...hehehehe) loucos. No começo da história, Eve sofre um acidente sério de trânsito e sua perna se rompe do restante do corpo. Quando sua mãe chega ao hospital em que Eve se encontra, faz o possível para levar sua filha até sua clínica misteriosa para poder cuidar da filha com os devidos tratamentos. Mas o médico no começo não permite,pois acha que Eve não teria grandes chances de se recuperar fora do hospital. Mas mal sabe o médico, que Eve se recuperaria muito bem...
Na clínica de Terra Spiker, Eve se torna mais íntima de Solo. Solo teve uma vida difícil pois perdeu os pais quando ainda era pré adolescente. A amiga de Eve é aquela amiga que muitos tem e que com certeza vão se identificar com Eve a medida que a história for se desenrolando. No processo rápido de recuperação de Eve após o acidente, a sua mãe a ''proibiu'' de sair da clínica, e para entreter a filha, lhe deu um dos projetos que um dos cientistas estavam trabalhando, o chamado: Projeto Adam.
Nesse projeto, Eve teria de trabalhar com genética para poder usar um software para criar um humano não real. Mas se Eve soubesse que sua mãe havia trabalhado com projetos ilegais, talvez ela não aceitasse essa oferta. Mas ela aceita..e aí tudo fica muito mais divertido!

Sorry, não vou contar o que acontece em seguida, pois só lendo o livro para saber e se enlouquecer com o final que também é perfeito!
hahahahah

site: http://gabookeveryday.blogspot.com.br/