Eve & Adam

K. A. Applegate
Adam Grant

Resenhas - Eve e Adam

Caverna 20/02/2015

Nunca me interessei por esse livro. Nunquinha mesmo. Achava que era algo muito bobo do estilo que a menina cria o cara perfeito para ela e então eles vivem felizes para sempre. Da onde eu tirei essa besteira? Depois de ler a resenha dele no blog This Adorable Thing eu percebi que tinha que ler esse livro de qualquer jeito. Ainda bem que mudei de opinião!

Eve sofre um acidente e, mesmo aos berros dos médicos que dizem que ela não vai sobreviver se for retirada do hospital, a mãe manda um rapaz buscá-la e levá-la pra Spiker, empresa na qual ela é dona. A Spiker é imensa, com andares resignados a uma área específica, e é completamente focada na pesquisa/experiências pra descobrir cura de doenças. Lá é onde se encontra grande parte dos cientistas, e com todo o aparato que recebe, a perna decepada de Eve parece nunca ter sido arrancada dela. Aliás, seu corpo inteiro estraçalhado parece se recuperar incrivelmente bem.

Mas Eve se sente sozinha naquele lugar. A única outra pessoa da sua idade é Solo, o rapaz que foi buscá-la e que vem acompanhando a evolução da situação dela. Mas ele é muito jovem pra trabalhar, como diabos ele tinha conseguido parar ali?

Na intenção de distraí-la, a mãe tem uma ideia brilhante. Ela deixa Eve mexer no mais novo projeto que construíram, onde através de um software, ela é capaz de criar um humano. Parece meio sem sentido? Bom, a genética explica. Pelas cadeias de DNA, é possível incluir ou retirar o gene que dá determinada característica à pessoa, como cor dos olhos, ou se será corajoso através de outras combinações de genes, e até mesmo retirar genes responsáveis por certas doenças. É assim que Eve cria Adam, o homem mais lindo que já vira na vida.

Mas lógico, ela não faz isso sozinha. Sua única amiga e profundamente odiada pela mãe, Aislinn, se empolga com o projeto e participa de todo o desenvolvimento. E é graças a Aislinn, aliás, que a história começa a pegar fogo quando ela manda uma mensagem pedindo socorro para Eve, e Solo logo topa ajudá-la a escapar daquela jaula.

E bom, assim ainda parece simples. Mas não é. Temos que convir que brincar de Deus sempre traz consequências e nem sempre são positivas, certo? E por trás da criação daquele projeto, há tanta crueldade que Eve se encontra perdida.

Gente, esse livro é demais! Nas primeiras páginas eu dei algumas travadas, a narração não estava me agradando muito (que é dividida entre a Eve e o Solo) e o enredo não mantinha minha atenção presa. Mas então Aislinn se mete em confusão, elas se aproximam de Solo, e os mistérios que rondam a Spiker acabam nos fisgando de vez.

Todo mundo odeia a Terra, mãe de Eve, por ela ser fria e rígida, mas não vi nada demais. Pelo contrário, ela ainda contribuiu pra ajudar Aislinn, que aliás essa sim me deu raiva várias vezes quando se tratava do namorado. Tem que ser muito amiga mesmo pra aturar sem perder a cabeça. E o Solo é bem fofo! Sempre disposto a ajudar e fazer o correto, mesmo que isso possa acabar ferrando com ele.

Quando me deparei com o livro, achei bem curto, mas creio que a história tenha sido elaborada o suficiente, sem muita enrolação, e até mesmo sem grandes detalhes científicos. Pensei que eles amplificariam o assunto da genética, que é tão comentado (e eu tanto gosto), mas eles se atem somente ao projeto em si. Eu fiquei meio frustrada, querendo saber mais afundo, mas é palpável que a intenção dos autores era exatamente não complicar e transmitir apenas o essencial, senão se tornaria algo pesado e sem necessidade, já que o foco deles era outro. E tudo o que ocorre nos faz pensar bastante na perfeição. Será que é algo bom? Será que talvez as pessoas sejam como são justamente pelos defeitos?

Falando em autores, eu adoro a série Gone do Michael Grant, e fiquei surpresa quando descobri que os autores são casados. A parceria que eles usaram pra escrever algo tão genial, e ainda é perceptível em determinadas cenas a diferença singela de narração. Foi realmente muito bem construído! Vale totalmente a pena a leitura (e perder o sono durante a madrugada também haha).

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/02/desafio-de-generos-ficcao-cientifica.html

Lily Freitas 02/03/2015

Eve e Adam
Eve é uma jovem que sofre um terrível acidente de carro e tem sua perna destruída, os médicos não acreditam que possam salvar sua perna, mas por ser filha da poderosa Terra Spiker ela é transferida para seu moderníssimo laboratório farmacêutico onde pesquisas super avançadas na área da genética são realizadas. Lá Eve irá receber tratamento com os mais modernos recursos para que consiga curar sua perna.

É ai que Eve conhece Solo, um órfão que vive sobre a tutela de Terra Spiker, já que ele é filho dos seus falecidos sócios. Solo acaba por se tornar não só um amigo de Eve, mas também ganha o seu coração.

O livro é narrado por três pessoas: Eve, Solo e um personagem surpresa que não posso falar. A partir deles podemos acompanhar como cada um vê e se sente com as aventuras que estão passando.
Durante sua recuperação Eve se sente entediada e para agradar a sua filha Terra vai incumbi-la a realizar um projeto. Criar o seu homem perfeito.

Quando ela começa a criar esse homem Eve não pode imaginar que irá mexer com o orgulho o ódio de determinadas pessoas e é aí que sua vida vai virar de ponta a cabeça, porque ela vai descobrir que nem tudo o que sempre pensou é verdade e que o perigo pode aparecer de qualquer parte.

O livro é muito dinâmico com diálogos que fluem naturalmente. Os capítulos são curtos e em momento nenhum a leitura é cansativa. É muito interessante a abordagem sobre genética, um tema que achei bem bacana e me agradou demais. Você nem percebe as páginas voarem, sem falar que do meio em diante o livro ganha muitos mistérios que só irão ser revelados completamente nas últimas páginas do livro.

Mas como nem tudo é perfeito, o final me deixou desesperada. Foi muito rápido, não deu nem pra assimilar todas as descobertas e surpresas que os personagens passaram. Deveria ter um pouco mais de páginas.

Porém mesmo assim o livro não perdeu seu charme, muito pelo contrário, deixou um gostinho de quero mais de tão agradável que é a narrativa dos autores.

Quem gostar de mistério, romance e genética vai adorar essa história.

site: http://www.fernandameireles.com/2015/01/coluna-da-lilian-freitas-eve-e-adam.html

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/02/tv-amados-livros-eve-e-adam.html

Elis 07/01/2015

Quando decidi ler esse livro por causa de um desafio que iniciei no começo do ano, minha amiga Greice do Blogando Livros, me perguntou porque o escolhi, se eu tinha tantos outros que ela achava melhores, já que nossos gostos são parecidos. O caso é que tinha me encantado com a capa e a sinopse. Quem diria...que eu fiquei curiosa com uma pessoa criada para ser perfeita, se para mim a perfeição está nos olhos de quem vê. Mas eu li e gostei.

Primeiro eu gosto de ler livros onde cada capítulo tenha a visão de um personagem, aqui temos capítulos pela visão de Eve, Solo e Adam. Creio que a leitura se torne rápida e menos cansativa desse modo. O casal de escritores vai direto ao ponto sem enrolar muito, o que também me conquista. E eles tiveram aquela jogada boa, onde achamos uma coisa e é outra.

Terra, mãe de Evening é dona da empresa Spiker Biopharmaceuticals, uma empresa que desenvolve tecnologias para aperfeiçoar a genética e produzir como por exemplo, vacinas contra a gripe. Ela é durona e fria, custe o que custar, a não ser é claro que ela queira ter algo em troca. E.V. como é chamada pelos amigos, já que Eve lembra Eva, que lembra Adão e ela não curti, achei a explicação sem motivo, mas cada um, cada um. Isso para mim, é frescura. Ela é bem filhinha de mamãe, apesar de ser rebelde e ter um grande coração. Sempre está na companhia de Aislin uma amiga problema, envolvida com um namorado barra pesada e por isso está sempre pedindo ajuda a Eve. Sinceramente, essa amiga dela me irritou um pouco, mas quem manda no coração, até achei que ela é meio limitada mesmo e não tão inteligente quanto a E.V.

Solo é órfão, filho dos antigos sócios de Terra Spiker, ela o acolheu e não o tratou muito bem, como ele tem uma história deduzida pelo que sabe na mente, tem um ódio mortal dela. E isso faz com que ele queira mostrar ao mundo do que ela é capaz. Mas até onde, tudo é verdade?

Adam é um protótipo criado pela Eve, enquanto ela está se recuperando do acidente que sofreu. Ele realmente é perfeito, para terem ideia, nem consegui imaginá-lo. Mas gostei do jeito dele. E creio que ele terá grande destaque no próximo volume.

O que posso dizer é que eu curti essa leitura, mesmo não sendo um preferido da minha estante, foi algo que fluiu, foi leve, divertido e acredito por conhecer pessoas no estilo de Terra e Eve, é que eu tenha aceitado melhor o modo como elas são. Achei que cada personagem é o que deveria ser. E bem, estou curiosa para saber como será o próximo volume.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/

Paraíso das Ideias 19/06/2016

Sci fi

Olá galerinha
Já venho namorando esse livro há mais de um ano, um certo dia vê ele na Saraiva e desde então ele permanece na lista de desejados, e enfim consegui ler.

Eve é a filha adolescente de uma milher muito poderosa, Terra Spiker é dona de uma empresa de Biomedicina, ela trabalha com experiências voltadas para vacinas e algumas coisas mais.
Desde que o pai de Eve faleceu elas se mantém afastadas, e os sentimentos de Eve por sua mãe autoritária e megera não são dos melhores, nem os dela e nem os dos funcionários.

Após sofrer um acidente e perder a perna Eve é levada para o hospital de sua mãe com a desculpa de que lá será mais bem tratada, mas os motivos são outros e ela só virá a descobrir mais para frente com a ajuda de Saolo.
Saolo é uma adolescente mega esperto e que entende muito de informática, seus pais eram sócios de Terra e após morrerem em um acidente de carro, é ela quem fica com sua tutela. Ele cresceu dentro da empresa e por isso conhece cada canto sombrio do lugar, inclusive seus segredos e suas experiências bizarras, por achar que a morte de seus pais foi causada por Terra ele planeja se vingar, e agora com Eve dentro da empresa seu plano esta bem perto de se concretizar.

"Em um local repleto de pessoas que pensam ser GÊNIOS, um cara entregando café é invisível".

Para manter Eve ocupada enquanto se encontra internada, Terra lhe passa uma tarefa, criar um homem perfeito no projeto 88715, mas o que Eve imaginava ser apenas um software em teste pode se tornar algo bem real, e até criminoso.

No decorrer da história vamos conhecer Eve e Saolo, ela a filha da megera, ele o órfão que anseia por vingança! Tudo poderia ficar bem, se Saolo não revelasse que Eve foi alterada geneticamente, e claro sua vinhança estaria pronta se ele não tivesse se apaixonado pela filha da megera.

O livro é bem bacana, e possui uma temática muito interessante, e apesar do romance parecer clichê, não é bem assim que vai acontecer.

Durante toda a história teremos vários pontos de vista, a narrativa é feita em terceira pessoa e os capítulos são revezados entre Eve e Saolo e posteriormente Adam, já que sim, o homem perfeito vem ao mundo.

À crítica é clara, qual o preço a se pagar para ser Deus? E depois de tudo isso, será que a perfeição é realmente o que buscamos? Depois de criar Adam e se deparar com ele, Eve percebe que ela anseia pelo comum e pelo basico, e talvez todos nós sejamos assim, quantas vezes não desejamos que nossos parceiros fossem perfeitos? Mas se eles realmente o fossem será que seria bom?

"Quero tocá-lo. ter certeza de que é de verdade e não um truque da minha mente cansadaVocê é meu, Adam".

Essa dúvida vai te acompanhar durante toda a leitura, e no final acredite, você vai olhar pra pessoa do lado e imaginar se não esta sendo um pouco exigente demais.

O final não foi surpreendente e acredito que os autores pecaram aí, por mais que o foco seja a crítica divina, ainda esperava que fosse melhor, ou mais bem elaborado, já que parece que eles simplesmente se perderam, ou já não tinham mais o qie falar sobre e finalizaram de qualquer forma.

Mas ainda sim gostei do enredo e dos questionamentos por ele apresentados. A leitura é leve, o livro é curto e pode ser finalizado em pouco tempo de leitura dependendo do seu ritmo e sua empolgação.

Ainda sim ele não vai para os favoritos, hoje encontro meu primeiro quatro estrelas do ano, e me sinto decepcionada já que pelo andar da carruagem as coisas poderiam ter acabado de uma forma muito melhor!

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Marianne 12/06/2016

"Eve & Adam" (Michael Grant & Katherine Applegate)

Por Marianne: “Quando nenhum namorado é perfeito, construa o seu.” Foi com essa premissa preguiça que eu comecei a leitura de Eve & Adam (cheia de “expectativas” como vocês podem perceber).

Eve é filha da trilionária geneticista Terra Spiker, dona de da Spiker Biopharmaceuticals, empresa que comanda a indústria de pesquisa genética. Sua relação com a mãe é distante desde que seu pai faleceu num acidente. Terra Spiker vive pro trabalho, e Eve vive no seu mundo.

A história começa depois que Eve é atropelada. Apesar da dor e de estar praticamente inconsciente Eve percebe que o acidente foi feio e que pode perder uma de suas pernas. Horas depois Eve acorda no hospital ouvindo uma discussão entre sua mãe e um médico. Terra Spiker exige que o médico libere sua filha pra leva-la pra a Spiker Biopharmaceuticals, o médico insiste que depois de uma cirurgia de quatorze horas costurando a perna da paciente de volta no lugar, Eve não está em condições de ir a lugar nenhum.

Mas Terra Spiker não é uma mulher que aceita não, e Eve vai pras instalações da Spiker Biopharmaceuticals.

Chegando lá Eve fica internada num mega master ultra moderno aposento da indústria da mãe, aos cuidados dos melhores médicos do mundo. Sabendo que sua perna foi arrancada e costurada de volta, Eve não consegue deixar de se preocupar sobre uma das suas maiores paixões: correr.

Mas além de todo o choque de ser transferida de hospital, de ter perdido e recuperado a perna, Eve não deixa de notar a presença de Solo, um rapaz que tem aproximadamente a sua idade e que a acompanha durante toda sua transferência pro hospital da Spiker
Biopharmaceuticals.

Por que um rapaz tão jovem como Solo trabalha na empresa da sua mãe? E, aparentemente, num cargo de confiança, já que o moço acompanha pessoalmente Eve durante todo o trajeto.

Mas esse é apenas um dos milhares de mistérios que Eve vai descobrir ao chegar à Spiker Biopharmaceuticals. Sua perna se cura numa velocidade assustadora e pra ajudá-la a passar o tempo, Terra Spiker coloca a filha pra “trabalhar” num programa experimental que consiste em criar um ser humano numa tela combinando códigos genéticos, como em um vídeo game.

O livro é beeeem fraco em todas as questões que se propõe a abordar. É fraco ao abordar conflitos familiares, questões éticas na manipulação de genes humanos e até questões envolvendo criminalidade na adolescência, que cai de paraquedas no livro e vai embora do mesmo jeito que apareceu, sem fazer sentido algum.

Mesmo o livro sendo voltado pra um público mais jovem a leitura superestima esse público. Os jovens retratados na história tem que lidar com questões sérias e tudo parece ser tão superficial pra eles que é quase um descaso com os personagens, numa fase da vida onde qualquer particularidade se transforma em um furacão, deixar de lado suas emoções.

Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

site: http://www.dear-book.net/2015/08/resenha-eve-adam-michael-grant.html

Delly 27/05/2016

Maravilhoso
Eve & Adam fez com que minha paixão pela leitura atingisse outro nível, tanto eu quanto minha irmã nos apaixonado pela história de Eve, Adam e Solo. Recomendo para um pouco de ânimo e fantasia em sua vida

heley 10/04/2016

maravilhoso
eu amei esse livro li super rápido mais é fantastico

Cris 06/04/2016

Eve e Solo
A primeira coisa que tenho a dizer é que esse livro daria um ótimo, maravilhoso, espetacular filme.

Mas falando do livro, adorei a historia, essa coisa de ficção cientifica me cativou, esse tema de brincar de Deus me surpreendeu, pensei que não ia gostar muito e que ia ser chato pq nao é muito meu estilo, mas é muito bom, tem uma escrita fácil sem aqueles termos científicos e te faz quere saber logo o final.
Tem ação o suficiente, o que eu tbm adoro e uma pitada de romance que eu achei que podia ter sido maior.
O que nao gostei muito foi o fato desse romance acontecer meio do nada, que dizer, o Solo achou ela bonita e tal mas eles não dão sinal de que gostam um do outro e do nada... Bam!
Não gosto muito da Eve, ela é meio chatinha, mas nada de mais, gostei do Solo, meio solitário, mas um fofo em relação a Eve.
Ah, amei a Aislin, ela é bem louca mais super legal.
Acho que não tenho mais o que dizer, achei um livro bom, ótimo alias, mas acho que faltou alguma coisa, mesmo assim recomendo muito e continuo achando que daria um excelente filme.

P.S.simplesmente amei essa capa, e acho que foi ela que me fez querer ler esse livro, não a sinopse, mas tanto faz... não me decepcionou.

Mayara.Marques 01/04/2016

Livro crítico onde a filha de uma poderosa cientista, sofre um acidente de carro e fica entre a vida e a morte. Porém devido a rapidez no processo de cura, Eve filha da cientista, desperta uma curiosidade e descobre misteriosos segredos da ciência, e é onde então a grande cientista propõe a ela o desafio de brincar de Deus, e criar um namorado perfeito através de um software de gens humanos, mas ela descobrirá que tudo tem as suas consequências.

Ana.Santos 08/03/2016

Eu esperava uma história envolvente, fui cheia de expectativa e encontrei uma história fraquinha, eu romance água com açúcar.

Natally.Pierri 21/01/2016

O livro escolhido pela capa
A história segue contada por duas narrativas: Evening e Solo. Quase no final do livro uma 3ª narrativa aparece.
Tudo começa com o acidente quase mortal de Evening. Ela é encaminhada para um hospital normal e de uma maneira bem intrigante sua mãe geneticista, Terra Spiker, faz de tudo para tirá-la de lá e levá-la para seu próprio centro renomado.
A 3ª narrativa é de Adam, que te transmite a ingenuidade de uma criança mas de um sentimento gigante.

O livro é escrito de uma maneira bem leve e despretensiosa.
História gostosa de ler e em alguns pontos te deixa com vontade de ler 50 vezes mais rápido pra saber o que vai acontecer em seguida.

Mistura de fantasia com ficção científica, e que para os amantes de genética (como eu) levanta muitas questões para reflexão como, por exemplo: o que esperar de um futuro onde o capitalismo domina? O que esperar de um futuro onde o ego dos cientistas pode destruir a humanidade?
Levanta, também, algumas questões do cotidiano sobre família, amor, amizade, futilidade.

Não foi apenas uma capa bonita.

Literatura 09/12/2015

Riscos da Perfeição
ma garota cheia de sonhos. Um acidente de carro. Evening Spiker fica entre a vida e a morte.Uma mãe poderosa. A cura vem do laboratório Spiker, e não através de um hospital particular. O laboratório é de sua mãe, a ambiciosa Terra Spiker. Ela se cura rápido demais para quem precisava passar por uma cirurgia de emergência.

Um garoto filho de ex-sócios de Terra Spiker. Vive isolado no laboratório. Conformado em servir cafés. Solo Plissken disfarça seu anseio por descobrir as verdades escondidas por entre as paredes do laboratório. Pretende vingar seus pais, mortos em um suspeito acidente de carro.

Além de ambos não gostarem de Terra por diversos motivos, eles não têm nada em comum, mas se unem quando vão descobrindo que nada é o que aparenta.

E como ideia principal do livro, temos a interessante abordagem da manipulação dos genes humanos a criação de seres perfeitos, a ideia central do laboratório em que tudo pode ser levado como fator considerável. Qualquer doença pode ser curada e qualquer mal pode ser previsto e aniquilado....

ACESSE O SITE E CONFIRA A RESENHA NA ÍNTEGRA.

site: http://goo.gl/6WC4zK

Gabrielle Roveda 16/10/2015

Esse foi o tipo de livro que li e me senti diferente do que costumo ler sempre, com um tema mais científico e um romance complicado Eve & Adam realmente me fez sentir o gostinho de "quero mais". A escrita do Michael e da Katherine tem uma leveza incrível, você começa a ler e quando vê já passou da metade do livro sem nem perceber. Uma leitura muito fácil, apesar de não parecer por conta de abordar um tema científico, como o da clonagem humana ou da criação de pessoas através de máquinas. Outra coisa que realmente eu gosto nos livros são capítulos curtos, no meu ver fazem com que a gente leia cada vez mais e como gosto de sempre terminar o que comecei não consigo parar na metade de um capítulo muito longo e o livro é extremamente bem dividido.
"Todo mundo devia ter defeitos. Não é isso que nos torna interessantes? Não é isso que nos impede de sermos cópias um dos outros?"
Para não fugir mais do que convém, Eve é a filha de Terra Spiker dona do maior centro de ciência biofarmacêutico de San Francisco, o Spiker Biopharm. Porém, ela não sabe muito bem o que a mãe faz em tantos andares do prédio, sabe que é quem ajuda milhares de pessoas que sofrem de doenças que poderiam ser incuráveis, mas não conhece o lado negro da profissão. Até que se machuca gravemente num acidente e vai parar no hospital, quando sua mãe lhe tira de lá imediatamente por um motivo que vai mudar toda a concepção de Eve em relação à mãe e sua profissão. Nessa reviravolta toda ela conhece Solo, um garoto quase da idade dela que não deveria estar trabalhando entre as paredes de algo grande e inteligente como aquilo, mas que por certos motivos viveu sua vida na Spiker Biopharm. E ele gosta dela, mas não tanto assim da Terra Spiker e quem sabe ache engraçada a melhor amiga Aislin que não demonstra ser tão "cérebro" como o resto do pessoal.
"Ele ri. E tem uma risada bacana. Droga. Queria que a risada dele não fosse tão legal. Ele é um desvio temporário na minha vida. Não é o meu tipo. Só pela risada. Talvez os olhos. Não o sorriso, nem os cabelos, que precisam ser cortados, e sinto vontade de pegar a faca e cortá-los eu mesma."
É aí que entra uma certa diversão para a Eve, que já há tempos se sente presa e sem nada para fazer naquele lugar onde a mãe vive trabalhando e quase morando. Já que a mãe não gosta muito de Aislin e parece não querer que Solo chegue perto dela, Terra Spiker resolve lhe dar algo para passar o tempo. Ou brincar, como Eve prefere dizer. Uma máquina onde ela pode desenvolver o ser humano que quiser, desde olhos à tendência para músculos e até o cérebro. O que Eve não sabe é que brincar de Deus não é assim tão divertido e sem responsabilidades. O livro é alternado em três personagem, embora Eve seja a principal, mas Solo e Adam (a criação de Eve) tenham um espaço garantido no livro. Não é o tipo de livro que me surpreendi no final, nem o tipo de que vou guardar para sempre na memória, mas é um tema sério com um bom pouco de diversão e algo que foge bastante do que costumamos ler. É criativo o suficiente para valer a pena.

site: http://www.florejar.com/2015/10/leio-ou-nao-eve-adam-m-grant-e-k.html

Fernanda 05/01/2015

Resenha: Eve & Adam
CONFIRA A RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/01/resenha-eve-adam-michael-grant.html