Os últimos quartetos de Beethoven

Os últimos quartetos de Beethoven Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Últimos Quartetos de Beethoven

Renata CCS 05/06/2014

Como contista, Verissimo é um excelente cronista.

“Contar histórias é uma das mais belas ocupações humanas.” (Eça de Queiroz)

Quem me conhece sabe que tenho adoração pelo Luis Fernando Verissimo, mas tenho que admitir que OS ÚLTIMOS QUARTETOS BEETHOVEN E OUTROS CONTOS não entrou para a minha lista de prediletos deste escritor. Talvez por ser esta a minha primeira experiência com o Verissimo contista e por estar muito acostumada ao Verissimo cronista, que escreve sobre os mais variados tipos, sempre cheio de bom humor. A verdade é que não encontramos o mesmo escritor nos contos. Os contos não são ruins, de forma alguma! É que não pareceram ter a marca registrada do autor. E não vou dizer que o livro me decepcionou, mas em momento algum me levaram a algum tipo de reflexão. Repito: talvez porque esteja acostumada demais a sagacidade, acidez e bizarrices de suas crônicas, não esperava uma leitura morna. Mas o Verissimo contista mantém sua fidelidade à ética que respeita – antes de tudo – as contradições do ser humano.

Se sua intenção é diversão, então busque as crônicas de Verissimo. Mesmo assim, quando se trata de Verissimo, mesmo sendo morno, é bom!
Kimmy 30/06/2014minha estante
Eu também esperava mais deste livro. Mas como você disse, Verissimo é sempre uma boa leitura.

Caio Cesar 04/06/2021minha estante
Estou concordando plenamente com você

Angelica75 29/04/2023

Nota dois com dó.
Com muita dó pois gosto muito de L.F.Veríssimo, dei nota 2 para esse livro, muito pelo último conto. Os outros, pra mim, foram sofríveis e muito datados.

MrLimaSan 29/08/2020

A mancha e outros contos
Talvez esse pudesse ser o título. O título do conto que intitula o livro talvez não seja o mais interessante e central (nossa, como você é pretensioso!).

Para aqueles que curtem leituras rápidas, divertidas e despretensiosas, o livro é muito recomendado. Gostei bastante de ter passado um tempo, mesmo que breve, com LFVerissimo.

Os contos que mais me divertiram/encantaram foram: "O pôster", "Lo" *****, "Obsessão", "Memórias", e "A mulher que caiu do céu".

rodrigueswlucas 06/03/2023

Confesso que não estava gostando tanto dessa leitura até os três últimos contos que compõe a obra: "A mancha", "O expert" e a "A mulher que caiu do céu".

Israel145 23/01/2020

Me arrisco a dizer que o conto A MANCHA é um dos melhores da literatura brasileira. Muito atual. Verissimo sempre manda bem!
Tiago 28/06/2020minha estante
Concordo. Fiquei fascinado com A MANCHA.

naniedias 31/10/2013

Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos, de Luis Fernando Verissimo
Objetiva - 162 páginas
Uma boa dose de loucura e bom humor só fazem bem a qualquer um.

Título: Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos
Autor: Luis Fernando Verissimo
Editora: Objetiva
ISBN: 978-85-390-0521-5
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 162

Muito bom!

Já leu alguma coisa do Luis Fernando Verissimo?! Se a resposta for não, eu sinto muito.
O autor brasileiro, filho de um mestre das letras, é um escritor muito bom! Então, quando recebi esse livro com contos dele, já esperava algo fenomenal. Ainda assim, fui surpreendida pelas deliciosas histórias que encontrei nesse livro.

Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos traz, além do conto que dá nome ao título, outras 9 histórias, todas recheadas de muito bom humor e situações pouco convencionais, para dizer o mínimo. Os contos são: O pôster, Os Últimos Quartetos de Beethoven, Bolero, Lo, Contículo, Obsessão, Memórias, A Mancha, O expert, A mulher que caiu do céu.

A escrita de Luis Fernando é bastante elegante, mas também simples e bem leve de ser lida. O autor usa situações quase cotidianas em suas narrativas, de forma que o leitor consegue se identificar com a história que está sendo contada. Ao menos um pouco... ou melhor, só um pouco. Porque Verissimo faz questão de colocar bizarrices em suas histórias - e é justamente essas bizarrices, completamente plausíveis em um nível abstrato de insanidade e criatividade, que tornam suas histórias deliciosas.

Essa edição da Objetiva ficou simplesmente muito elegante!
Cada conto é separado dos demais por uma folha de rosto com seu título - toda a diagramação do livro está muito maravilhosa.
A capa é lindíssima e a revisão está de parabéns (embora eu pense que corrigir Luis Fernando Verrismo é como corrigir o corretor... não há muito o que se encontrar, de fato).

Os Últimos Quartetos de Beethoven e Outros Contos é um presente para o leitor. Uma leitura super agradável (embora rápida demais... ah, eu queria 100 contos ao invés de apenas 10) e deliciosa!
E, na minha opinião, Verrismo (ou talvez tenha sido o editor que escolheu a ordem dos contos, isso já não sei dizer) escolheu muito bem como fechar o livro, o último conto (A mulher que caiu do céu) é simplesmente uma delícia - eu adorei!

Se ainda não leu nada desse maravilhoso autor brasileiro, já está na hora de correr atrás de alguma coisa escrita por ele - certamente está perdendo muito por não conhecê-lo. E garanto que esse livro é uma excelente pedida.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
Renata CCS 12/11/2013minha estante
Adoro a escrita de Verissimo: seu bom humor e sua crítica irônica sempre nos cativam!

Camelo's 14/12/2020

Veríssimo
Ler Luís Fernando Veríssimo é sempre um prazer. Os textos são sempre maravilhosos.

anita.brum 20/06/2023

Massa demais o jeito que ele coloca as coisas que acontece
relata situações de um jeito cômico
adorei
recomendo demais

Heider 09/02/2022

Um catado de contos do autor, nem todos bons, com muito humor, sexo e crítica social. Alguns são um pouco arrastados, como "Ló" e "A mancha". O que mais gostei foi "O pôster".

Que nunca faltem livros 17/01/2021

? Esse livro não tem uma classificação etária na contracapa, mas eu vou colocar aqui só pela minha consciência mesmo ?

Aqui iremos encontrar dez contos retratando a vida corriqueira e talvez um pouco inusitada de algumas pessoas. Veríssimo embala o seu leitor entre um conto e outro através de sua escrita cativante, diálogos vivos e próximos do nosso cotidiano. O autor faz a gente dar boas gargalhadas em alguns contos e depois nos leva a uma profunda quietude e reflexão quando viramos uma página e nos deparamos com temas mais complexos. Sim. Porque este é Veríssimo. Aqui você não vai encontrar o Veríssimo das crônicas, pois ele usa um estilo um pouco diferente, mas sua essência, de fato, é perceptível. Obsessão e pedofilia são uns dos temas que ele traz na leveza dos contos que ele escreve , acredite, a gente fica preso. Quando o choque acaba, outro conto começa, como que aliviando o conto anterior. E foi nesse embalo de sentimentos que Veríssimo me deixou apaixonada mais uma vez ao terminar mais uma obra escrita por ele.

? Esse é um livro curtinho e rapido; li em menos de duas horas.

Lia Gracy 18/02/2022

Contos
Luís Fernando Veríssimo nos transporta a uma viagem cheia de humor e curiosidades, que vai do cotidiano ao fantástico.

Patrick.Pereira 31/12/2022

Livro tem contos e crônicas muito bem escritas o autor tem um humor muito singular vale muito

a leitura

Iury 22/01/2022

No livro é mostrado um Veríssimo diferente do que estamos acostumados. A sagacidade marca de suas crônicas continua presente também nos contos, porém a abordagem em grande parte do livro é bem diferente.
Não recomendo que seja a porta de entrada para quem quer conhecer o autor, mas o livro é uma excelente pedida de leitura fácil, mas nem tão leve em certos contos.
Vale o destaque o conto ?pôster? que simboliza toda a facilidade e bom humor da escrita de Veríssimo.

Wacinom 04/01/2022

A irreverência, de Luís Fernando Verissimo, e o bom humor fazem dos Últimos quartetos de Beethoven um livro de contos um mergulhos mas mais diversas emoções.