Metamorfose? Gail Carriger

Resenhas - Metamorfose?

LidosdaCris 12/01/2023

Essa livro é uma mistura de vampiros, lobisomens e diversas criaturas. A história se passa na era vitoriana e a autora soube utilizar bem os elementos de uma obra de época.

Karini.Couto 30/03/2018

Este é o segundo volume da Série O Protetorado da Sombrinha.

Bom, quem leu a resenha anterior sabe o quanto amei Alexia com suas tiradas sarcástica e seu humor obscuro! Ela simplesmente encanta com seu jeito peculiar de ser em uma época digamos que mais recatada para as mulheres. Então de comum, Alexia não tem absolutamente nada! Ela é ousada e com seu casamento com Lorde Maccon obteve um pouco mais de status na sociedade Londrina; apesar de a relação deles ser novidade já que ela é preternatural e ele Lobisomem. Quem pensa que eles viveriam uma calmaria por um bom tempo se enganou completamente, pois em Metamorfose? Uma onda de boatos sobre algo capaz de fazer com que vampiros e lobisomens tornem-se comuns, ou seja, humanos; está deixando todos em polvorosa e em completa loucura!

Apesar disso Lorde Maccon precisa se ausentar, rumando à Escócia, deixando seus "lobos" espalhados por todo o terreno do castelo o que incomoda Alexia, que queria que eles fossem mais discretos e educados! Ele encomendou uma nova sombrinha para Alexia com Madame Lefoux, uma inventora também nada comum, que prometeu que a encomenda iria surpreender sua amada!

Além disso sua amiga Ivy está noiva. Uhhh isso será um milagre? Apesar de que Alexia ter conseguido um casamento e dirá um bom partido também espantou até ela mesma! Ela aparece no meio do caos que está à vida de Alexia no momento com seus chapéus ridículos! rs

Alexia resolve fuçar sobre os boatos o que a leva exatamente para onde Lorde Maccon está na Escócia acompanhada de sua amiga, duas criadas e sua irmã Felicity que foi simplesmente lhe imposta por sua mãe. Todos rumam de Dirigível em uma missão que mais parece um passeio e acabam encontrando a tal Madame inventora entre elas. E como se não fosse para menos muitas coisas vão acontecer durante essa viagem e mais uma vez a veia investigativa de Lady Maccon irá colocá-la em perigo iminente e renderá belas discussões entre ela e Lorde Maccon!

A história continua interessante e o final foi de dar nos nervos, pois o leitor fica completamente alucinado para ler a continuação, que Graças a Deus, já foi lançada..

Eu simplesmente amo esse clima Steampunk da era vitoriana; nunca tinha lido nada parecido com Alma? e Metamorfose? e estou mega contente que a série esteja garantida pela Valentina; pois para aqueles que não sabem a mesma quase foi cancelada aqui no Brasil e graças a vários leitores apaixonados que se moveram em uma campanha a Editora ouviu e garantiu a satisfação de seus leitores!

Então minha gente, aproveite que essa série promete gargalhadas, aventuras e muita maluquice das boas! Para quem ama "mocinhas" fortes e destemidas, você irá amar Alexia e aquelas que adoram um "mocinho" sarado, gostoso e tudo de bom, ficará de cara com nosso Lorde Maccon que vive pelado por aí! rs (suspiros)

Beijos seus lindos e deixem comentários!

Núbia Esther 06/01/2014

Em Alma? Carriger nos apresentou Alexia Tarabotti, sua protagonista de língua bastante afiada, com um pendor por sombrinhas de bronze com ponteiras de prata, a única preternatural (uma pessoa sem alma capaz de anular o poder de qualquer um, seja ele vampiro, lobisomem ou fantasma) de que se tem notícia no reino da Rainha Vitória e que mais do que tudo almejava um cargo de investigadora no Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS) para assim ter carta branca para meter seu bedelho nos assuntos misteriosos que parecem rondar os sobrenaturais. Depois de aventuras envolvendo sociedades científicas e de ter se tornado alvo de atenções indesejadas, Alexia acabou não conseguindo um cargo no DAS e acabou casada com Lorde Conall Maccon, o lobisomem Alfa da alcateia de Londres e dirigente do DAS. E é em sua vida de casada que reencontramos a agora Lady Maccon, uma vida de casada que envolve muitos prazeres na companhia de marido, mas que também lhe rende muitas dores de cabeça por ter que lidar com os problemas da alcateia. Além disso, agora Alexia é muhjah da Rainha, um cargo que lhe obriga a conviver com líderes sobrenaturais egocêntricos, mas que também lhe permite saber em primeira mão sobre acontecimentos envolvendo o mundo sobrenatural e fazer suas próprias investigações para o desassossego de Lorde Maccon e felicidade geral das leitoras que aprovam protagonistas proativas.

Aliás, o que mais gosto em Alexia é que diferentemente da maioria das protagonistas de romances sobrenaturais, ela não fica se lamentando por estar casada com um sobrenatural que irá viver centenas de anos a mais do que ela. Ela não fica de chorumelas porque envelhecerá e seu marido não e está disposta a viver sua vida de casada enquanto isso lhe for permitido e é feliz assim. Isso a torna uma protagonista forte, pragmática e dona de suas próprias ideias, as quais ela defende com unhas e dentes, mesmo perante presas e pelagens.

“Ela não gostava nem um pouco do termo quebradora de maldição, pois parecia um palavreado rústico de jogadores de críquete, como se ela estivesse prestes a dar início a uma partida interminável. [...] Claro que ser tachada de quebradora de maldição era mais lisonjeiro que sugadora de almas. Nada como os vampiros para cunhar um termo que denotava um esporte ainda mais rudimentar que o críquete, se é que é possível.”

Se no primeiro livro da série já ficamos encantados pelas críticas mordazes da Alexia e pela profusão de elementos steampunk, vampiros conspiradores, lobisomens de pavio curto, fantasmas assustados e muitas teorias científicas. Agora em Metamorfose? uma nova aventura envolvendo um misterioso evento que provocou a anulação dos poderes sobrenaturais, é o ponto de partida para muitas investigações envolvendo sombrinhas high-tech, viagens de dirigíveis e artefatos egípcios. Os diálogos eloquentes, as críticas mordazes aos costumes e os personagens cativantes continuam sendo marcas da narrativa de Carriger, assim, ela não deixa para trás a srta. Hisselpenny e seus chapéus espalhafatosos, mas agora também lhe garante um relacionamento capaz de provocar rebuliço; Floote que aparece pouco, mas com a fleuma que lhe é característica; o professor Lyall que continua tendo que lidar com os ânimos exaltados de seus companheiros e até mesmo se aventurando em outras esferas; Lorde Akeldama que continua tão excêntrico ou mais, o nerd com vício por novos gadgets e que faz questão de incentivar os amigos a utilizá-los também mesmo que tenha que emprestar seus próprios brinquedinhos, sem dúvida um dos meus personagens favoritos; e além das figurinhas já conhecidas sobra espaço até para novos personagens como os membros da antiga alcateia de Lorde Maccon e Madame Lefoux, uma inventora francesa com pinta de espiã e conexões duvidosas, mas que promete ter papel fundamental nas próximas aventuras de Alexia.

Assim como o primeiro livro, a história desenvolvida em Metamorfose? tem conclusão, mas Carriger não se priva de nos deixar com várias perguntas a serem respondidas nos próximos livros, não é um Cliffhanger de parar o coração, mas é o suficiente para nos deixar ansiosos pelo terceiro volume da série, que infelizmente ainda não tem data definida para ser publicado no Brasil. Para os que reclamaram que sentiram falta de mais informações sobre a condição preternatural de Alexia no primeiro livro, “o caso da vez” vem para responder algumas perguntas e lançar outras tantas dúvidas, afinal, não somos somente nós que sabemos poucos sobre os preternaturais, a sociedade criada por Carriger também não sabe nada e isso deve ser proposital se formos levar em consideração que todo esse desconhecimento acabou deixando Alexia em apuros. Uma situação complicada e triste envolvendo Lorde Maccon (que tomou uma atitude exasperante e que me deixou com muita raiva) e que eu espero que seja sanada já no próximo livro, lógico que com Alexia saindo por cima e obrigando o lobisomem a rastejar e implorar pelo seu perdão (sim, assumo meu lado vingativo, mas é que ele merece). Mais do que encantada pela mistura de vampiros, lobisomens e fantasmas, assumo meu fascínio pelos preternaturais. A mistura do steampunk com o sobrenatural e uma pitada de romance mais do que nunca se mostrou acertada.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/12/18/metamorfose-gail-carriger/

Thaís de Souza 16/07/2022

Metamorfose?
Como o primeiro livro da saga a história é muito envolvente e a escrita fluída.
O romance do Conde e de Alexia me agradou muito e trouxe leveza ao livro. O mistério foi bem elaborado, desconfiei do culpado, mas não tive absoluta certeza até o final, o que me fez ler mais avidamente.
Gosto da força e determinação da Alexia.
Só não dei cinco estrelas porque o plot twist, apesar de eu já esperar, foi bem desagradável, espero que esse arco seja bem trabalhado nos próximos livros da saga.

Kaka 10/01/2023

Tem de tudo...
.... Tem vampiro deprimido, lobisomem gostosão e romântico, fantasma com corrente resmungão, uma heroína destemida, desastrada, inteligente e com boas intenções (coisa que no inferno tá cheio). E tem tbm romance mistério e doses de comédia tipo pastelão. Delícia. Só uma informação são 5 livros e tem que ler na ordem...
Um livro começa onde termina o outro.

Amanda.Moura-@vidadebookstan 27/03/2023

CHOCADA COM O FINAL!!
Resenha Vida de Bookstan

Em "Alma?", acompanhamos Alexia Tarabotti, uma jovem de 26 anos que não possui alma. Também conferimos a sociedade londrina dividindo espaço com vampiros, lobisomens, fantasmas e muita tecnologia movida a vapor.

Já em "Metamorfose?", Alexia, agora atendendo pelo sobrenome Maccon, deve lidar com as novas obrigações de ser casada com um conde, que é líder do DAS e Alfa de uma alcateia. Além disso, ainda precisa encarar a Rainha Vitória, para desempenhar o papel estabelecido após a superação do transtorno vivido em "Alma?".

Porém, para não sair do costume, a preternatural está envolvida em mais um mistério sobrenatural. Para solucionar essa questão, precisa viajar à Escócia e conhecer e enfrentar a antiga alcateia de seu marido, que é pouco receptiva.

Quando finalizei a leitura do primeiro volume dessa série, não via a hora de iniciar a leitura da sequência. E esse exemplar não decepcionou.

Aqui, temos um mistério bem interessante, que foi desvendado de uma maneira surpreendente. Também conhecemos novos personagens, como Madame Lefoux, todos fascinantes.

Esse livro contemplou tudo o que senti falta no volume anterior: detalhes sobre fantasmas e o lado SteamPunk da narrativa.

Alexia continua sendo a protagonista irônica e pragmática, como sempre. Adorei acompanhar as suas peripécias com a nova sombrinha, arquivada para enfrentar diversidades com os sobrenaturais.

Sabe aquele desfecho impactante, com um plot twist maluco que tem a força de revoltar o leitor? Foi isso que Gail Carriger construiu.

Confesso que já estava aguardando a revelação, mas não esperava o impacto que a notícia iria provocar. Precisei levantar da cama e despejar xingamentos para um personagem que eu amava.

Não vejo a hora de ler a sequência, "Inocência?", para saber como Alexia vai lidar com tantos problemas.

Pamela 28/08/2016

Alexia, que está se acostumando com a vida de casada com o lobisomem Lorde Maccon que ocorreu no primeiro livro e com a função de muhjah, se mete em outra confusão. Dessa vez um mistério ronda a cidade de Londres onde em uma determinada área os lobisomens e vampiros perdem seus poderes e voltam a ser humanos e os fantasmas são exorcisados. Por causa de sua função, sua curiosidade e sua atração por problemas começa a aventura para descobrir o que está causando isso e além do desaparecimento de seu marido. Nesse livro além dos personagens do primeiro livro que já conhecemos, como o Professor Lyall e Lorde Akeldama (que assumo ser meu personagem preferido), surgem novos como o major Channing Channing, dos Channings de Chesterfield e a cientista Madame Lefoux, onde o primeiro já aparece arrumando briga com a nossa querida principal e a segunda acrescenta uma visão diferente sobre as mulheres na época.
Fatos indicam o mistério para Escócia, então ela parte para tentar descobrir o que aconteceu acompanhada de sua sombrinha e por uma turma que vou deixar como surpresa quando forem ler.
Nesse livro, igualmente ao primeiro, a autora nos presenteia com vários momentos engraçados e agradáveis, principalmente por parte da Alexia, e nos fazem ficar mais fã ainda dessa série. E o que me encantou nesse livro foi a relação de Alexia com o seu marido, com momentos e tiradas que fazem nos apaixonar pelos dois. Com o mistério revolvido conhemos um pouco mais sobre a questão de ser sem alma.
O desfecho do livro é de partir o coração e me deixou totalmente desesperada pelo próximo.
O que eu acho incrível nessa série é o mundo steampunk, as invenções, as teorias científicas que prende total a minha atenção. E nesse livro isso não muda. É um livro que merece muito ser lido, mas infelizmente não vejo muitas pessoas falando dele. Por isso corram para ler, vale muito a pena.

Deyse M. 13/07/2015

O segundo livro da série "O Protetorado da Sombrinha" me desapontou. Os elementos que fazem de "Alma?" um livro tão prazeroso de se ler não estão presentes neste volume: ritmo acelerado, personagens cativantes e a interação entre Conall e Alexia. Senti muita falta disso tudo.

Agora metade da história é passada na Escócia, terra natal de Lord Maccon e de seus antepassados, local onde também está sua matilha. Ele desaparece misteriosamente para resolver assuntos pendentes e deixa Alexia em seu castelo, afastado de Londres. Mas é claro que ela vai atrás dele, pois há algo que está deixando os sobrenaturais sem seus poderes e ela precisa descobrir o que é para que não seja acusada injustamente. E este algo também está relacionado à terra natal de Conall.

Porém a narrativa parece não se desenvolver, seu ritmo é bem mais lento do que a anterior e por vezes me perguntei se os personagens iriam sair daquele cenário em algum momento. O cenário em si é um dirigível, que leva muito tempo para chegar ao seu destino e é tripulado por personagens que, confesso, estão longe de me entreterem.

Talvez a falha mais grave neste volume é o fato de a autora manter Conall e Alexia separados por pelo menos metade da história. Sem os dois juntos, pelo menos para mim, as coisas não funcionam, ficam sem graça. Aliado a isso, os personagens coadjuvantes de quem eu tanto gostei no primeiro livro – Professor Lyall e Lord Akeldama, também estão muito pouco presentes. A participação de Ivy no primeiro livro é na medida certa para que interaja com Alexia e eu até gostava dela por isso. Mas aqui ela ganha destaque e se torna muito chata. Confesso que até pulei algumas partes porque não me importei muito com o que iria acontecer a ela. A irmã de Alexia é igualmente enfadonha e não faria diferença nenhuma se, mais tarde, não descobríssemos que ela é uma vilãzinha muito da cretina.

Mas nenhuma personagem me incomodou tanto quanto Madame Leffoux. Imaginar a figura dela vestida de homem, usando cartola e bigode já é meio bizarro. Assisti-la dando em cima de Alexia – e vendo Alexia sentindo "calorzinhos" por causa disso, é demais para mim. Toda a temática envolvendo a personagem realmente não me interessou, o caso dela com a empregada da colmeia, seu caráter meio dúbio... Sinceramente, não me cativaram a ponto de ligar para ela. Apenas o fato de ela ser uma cientista se mostrou relevante, neste e nos volumes seguintes. Confesso, no entanto, que após ler os cinco livros, eu até lhe dê um crédito.

Achei relevante saber mais sobre Lord Maccon, gostei do novo personagem – Chester, e gostei da história envolvendo a múmia preternatural. Este mesmo tema vai ser retomado no 5º livro, de forma muito mais interessante.

E o final... Não consegui sequer ficar com raiva de Lord Maccon pelo simples fato de que aquele personagem do final do 2º livro não é Lord Maccon. Não o Lord Maccon que tanto me encantou no 1º volume. Este é outro. A autora que me perdoe, mas a impressão que eu tenho, e que já foi exposta abaixo por outras leitoras, é a de que não foi Gail Carriger que escreveu este livro (e muito menos o 3º!).

(SPOILER)Conall age de forma totalmente fora de seu personagem ao saber que Alexia está grávida. Xinga sua esposa, diz coisas terríveis a ela e não acredita que o filho que ela está esperando seja seu...tudo isso é totalmente desnecessário. Se imortais não geram crianças mas ele se torna mortal ao toque dela, então foi por isso que ela engravidou. Simples assim. É possível explicar isso em uma única linha. No entanto a autora necessitou de um livro e meio para chegar à mesma conclusão.(SPOILER)

Criar toda uma controvérsia a partir de um argumento tão frágil é uma desculpa pobre para dar sequência à série. Pareceu-me que a editora viu o sucesso de "Alma?" e encomendou os próximos volumes com pressa. Gosto muito de ler as críticas dos leitores no site da Amazon americana e vi que muitas outras pessoas compartilham da minha opinião.

Não se termina um livro com um cliffhanger desses. Também tenho duras críticas ao 3º livro, justamente por conta deste final.

Mas, novamente, considero que a série vale muito à pena, pois os livros 4 e 5, juntamente com o 1, são preciosos.
Bia Rodrigues - MG 25/08/2020minha estante
Nossa, concordei com tudo sobre o 1 e o 2. E vc me deu novo ânimo para continuar, pois já estava considerando abandonar

Deyse M. 25/08/2020minha estante
Oi, Bia! Realmente, os livros 2 e 3 não são bons. Não deve ter sido a autora que escreveu, devem ter sido os secretários dela, enquanto ela mesma trabalhava nos livros 4 e 5! Mas vale a pena ir em frente especialmente pq a série tem um desfecho, você terá a sensação de que leu um todo com os 5 volumes.

Tracinhas 10/07/2015

por Juliana Arruda
Confesso que depois que li o primeiro livro fiquei naquela vontade absurda de ler o segundo. Quero dizer, não é todo dia que a gente conhece uma série que te faz rir quase o tempo todo por causa do casal Aleccon (Alexia e Maccon), fora as fofurices e cachorradas do mesmo casal.

De qualquer maneira, quando eu comecei a ler o livro, percebi que o Lorde Maccon estava passando por sérios problemas. Primeiro porque ele não queria contar nada a Alexia e saía de madrugada para resolver as coisas do DAS. Segundo porque algo de muito perigoso estava solando pela capital londrina. Tipo, havia algo que estava fazendo com que os sobrenaturais perdessem sua essência e se transformassem em humanos. E terceiro, havia um grupo de soldados sob o seu comando tomando conta do jardim da sua casa.

Mas claro que não preciso mencionar que a Alexia resolve essa última questão, certo? Afinal, nenhum Channing Channing dos Channings de Chesterfield, o Gama da alcatéia de Maccon, poderia tirar a sua autoridade de alfa fêmea, né? E como vocês já devem ter noção do temperamento da protagonista, ela não leva o desaforo pra casa — especialmente quando já está um pouco chateada com tudo o que anda acontecendo com as saídas sem justificativas do marido.

Ao ser contata para uma reunião com a rainha, Alexia é acusada de fazer parte dos problemas que andam solando em Londres. Quero dizer, ela foi a única que não foi afetada pela falta dos seus dons de preternatural, uma sugadora de almas. De qualquer maneira, ela passa a explicar o que pode estar acontecendo. Hipóteses, claro. Afinal, essa notícia é recente e ela nunca ouviu falar nada a respeito.

Mesmo com todo o mistério solando em Londres, o seu marido, Lorde Maccon, decide viajar repentinamente para a Escócia a fim de tentar saber o que anda acontecendo com a sua antiga alcatéia. Segundo alguns informantes, a sua antiga alcatéia perdeu o alfa, e tudo está fora do controle.

O caso é que, ele viaja sem falar nada a respeito com a esposa e isso é algo imperdoável. Especialmente para Alexia, a Lady Maccon.

Claro que ela decide ir atrás dele. Claro que ela consegue se sair muito bem viajando de dirigível com algumas companhias e a sua nova sombrinha (que contém, agora, diversos dispositivos). E claro que ao mesmo tempo ela investiga de cabeça os problemas de Londres, sem se abalar.

O final é um pouco tocante, e cá pra nós: Maccon não tinha nenhum direito de fazer aquilo com ela. Especialmente porque ela é Alexia. E Alexia NUNCA leva desaforo pra casa. Mesmo que ela fique triste.

Eu realmente quero saber o que vai acontecer no próximo livro, e desejo de todo o meu coração que essa história seja resolvida. Porque afinal de contas, como vou poder rir sem o casal Aleccon? *chora*

Almi 23/06/2014

Cada dia mais apaixonada por essa série
Diversas sensações definem o que eu estou sentido ao terminar de ler Metamorfose!
Alegria, raiva, tristeza e principalmente saudades. Que final foi aquele meu Deus. Desculpem gente, mais precisa comentar do final. Ansiosa demais pela continuação da série, que ainda não tem previsão de lançamento para o terceiro livro. Só quem leu vai entender o porque do desespero.
Pois bem, nesta continuação da série o Protetorado da Sombrinha, somos mais uma vez brindados com a escrita da Gail Carringer e com as aventuras de Alexia, que tem sorte de se meter em confusões por onde passa. Contudo, conta com a ajuda da sua inseparável sombrinha (totalmente repaginada e muito mais tunada), sua inteligência e sua língua afiada.
Nessa nova aventura, os sobrenaturais estão sofrendo um problema de humanização, isto é, estão se tornando humanos sem causas ainda explicáveis. Por isso, inicialmente, as suspeitas caem sobre Alexia, por causa da sua preternaturalidade. Além do fato de Alexia ter que lidar com o sumiço do marido e com uma viagem inesperada para a Escócia.
As discussões entre Alexia e Lorde Maccon continuam a acontecer mesmo depois do casamento, agora com direito a camisolas caídas no chão, mordiscadas constantes, e um pestanejar de cílios digno de Lorde Maccon. O que me chama atenção na escrita de Garringer são as cenas intimas que ela descreve, não são vulgares e te dão uma sugestão do que tá acontecendo entre eles sem se tornar chata. Ah e finalmente a nossa heroína anda de dirigível, o que não se sabe se foi uma experiência boa ou não para ela por causa de uns imprevistos.

site: http://minhasprimeirasimpressoes.blogspot.com.br/

Sandra 09/12/2014

Será que foi a mesma escritora que escreveu Alma? O livro chega a ser cansativo, não consegui reconhecer a Alexia que se mostrou tão ousada para época dela no primeiro livro, somente do meio para o final que começa a desenrolar a história e aparecer um pouco das características da Alexia, as 3 estrelas são pelo final que mesmo com o enredo chato e cansativo dá curiosidade em ler o próximo livro. E odiei Lorde Conall chamando Alexia o tempo todo "esposa" , apesar de que muitos gostaram, achei que ficou superficial demais.

Maria 24/02/2020

Metamorfose?
O segundo livro da série é muito mais surpreendente que o primeiro. Cheio de aventuras e mistério e conspirações. Ansiosa pelo próximo livro é para saber como Alexia vai lidar com o Lorde Maccon e sua inexplicável situação.

Mayhara 27/05/2020

Bom, esse livro não decaiu em qualidade de escrita, mas gostei bem mais do enredo do primeiro livro

Alexia continua sem nos decepcionar, ainda é aquela mulher forte e que vai atrás de suas próprias aventuras tentando desvendar os mistérios, é quase uma Sherlock Holmes do sobrenatural haha

No finalzinho eu me decepcionei um pouco com o Conall, mas acho que sua reação faz sentido diante de todas as circunstâncias em que viveu. Faz sentido, mas não concordo.

Não curti muito a nova personagem que foi introduzida, talvez no próximo livro eu goste um pouquinho mais dela. Tenho dificuldade com personagens dúbios...

Ainda há um mistério não revelado desse livro, então vou ter que continuar a ler essa série, embora eu fosse ler mesmo sem o mistério.

Soph 12/03/2020

Meu Deus
Esse livro é com certeza melhor que o primeiro, com uma trama muito mais profunda e que pode acarretar sérios problemas para nossa querida Alexia.
A escrita continua fluida e divertida de e o melhor, mais personagens femininas tomando o foco!!
Esse livro é maravilhoso e super divertido(que final foi esse Meus Deus?!?!?).