Uma aventura parisiense e outros contos de amor

Uma aventura parisiense e outros contos de amor Guy de Maupassant

Resenhas - Uma Aventura Parisiense e Outros Contos de Amor

rumohra 12/04/2024

Um clássico divertido !
Foi só simplesmente uma experiência maravilhosa ler esse contista que estudei na faculdade e que minha professora de francês recomendou. É divertido, as vezes angustiante por que Maupassant escrevia sem ter um final exatamente. O mais bacana é que dá pra se surpreender com o NADA. Quando tudo se espera, nada acontece kkkkkkkk Gostei muito

nflucaa 24/02/2024

Amor na crueza das mazelas humanas
Tinha ouvido dizer que Guy de Maupassant era um contista de primeira qualidade. E não é que é verdade? Nessa coletânea, todos os contos tem alguma relação com a ideia de ?amor?, mas em variadas formas. Não, não haverá aqui o amor romântico ideal, aquele que tudo funciona, tudo dá certo, tudo é mágico. Não, não. Maupassant retratou o amor existindo e permeando nossas mazelas como humanidade. Amores mesquinhos, egoístas, traições, vazios, fúteis. Amores doentes. Mas amores, em algum sentido.

Os contos são muitíssimo bem escritos, todos com início, meio e fim. Alguns são divertidos, outros pendem pro lado do terror (sim!). Esta é, com toda a certeza, a melhor coletânea de contos que já li. Vou atrás da coleção com todos os contos dele, porque é bom demais!!!

Destaque para os contos:

- Sobre a Água: uma história fascinante de terror, envolvendo três elementos simples: o amor de um pescador, um rio e a noite.

- A morta: o amor por aquela que se foi. Mas aquela que se foi era mesmo aquela que se havia conhecido? O final desse conto é surpreendente.

- A desconhecida: aquele amor que surge ao acaso. Quando tu vê alguém na rua e essa pessoa te arrebata. Tu não conhece, mas sabe que as almas dão ?match?. E então? Nada. Meses se passam e tu vê ela outra vez ao acaso e, novamente, a mesma sensação. Assim se dá várias vezes. Até que você toma iniciativa e consegue um encontro. E então? Frustração.

- Uma aventura parisiense: conto que dá título à coletânea. O amor como idealização de um padrão de vida. A frustração decorrente da efemeridade.

- A cabeleira: Um tufo de cabelo, uma paixão tresloucada, um manicômio. O amor como obsessão e até como fuga. A história do homem morto por um devaneio, possuído por um sonho ?medonho e mortal?.

Destaques:

- ?Sentia a vontade bem determinada de não ter medo, mas havia em mim outra coisa além da vontade, e essa outra coisa sentia medo. Me perguntei sobre o que poderia temer; meu eu corajoso debochou do meu eu covarde, e jamais percebi tão clara quanto naquela noite a oposição dos dois seres que existem em nós, um querendo, o outro resistindo, e os dois triunfando alternadamente.?

- ?Eu a amara perdidamente! Por que amamos? É estranho enxergar só uma pessoa no mundo, ter um só pensamento na cabeça, um só desejo no coração, e na boca um só nome: um nome que vem incessantemente, que sobe das profundezas da alma como a água de uma fonte, que sobe aos lábios e que dizemos, redizemos, murmuramos sem parar, por todos os lugares, como uma prece.?

- ?Existem ideias que nos penetram, nos corroem, nos aniquilam, nos deixam loucos, quando não sabemos combatê-las. É uma espécie de praga que assola a alma. Se temos a infelicidade de deixar um desses pensamentos se insinuar em nós, se não nos apercebemos desde o início que se trata de um invasor, um patrão, um tirano, que é um pensamento que se infiltra a cada dia, a cada instante, que retorna sem parar, se instala, afasta todas as nossas preocupações ordinárias e altera o ponto de vista do nosso julgamento, estamos perdidos.?

- ?Quando se deseja uma coisa, meu senhor, a gente a pinta tal como se espera.?

- ?o verdadeiro amor, o grande amor, não podia cair mais do que uma vez sobre o mesmo mortal, que era como o raio, este amor, e que um coração tocado por ele permanecia em seguida tão vazio, devastado, incendiado, que nenhum outro sentimento vigoroso, nem mesmo um sonho, podia germinar ali outra vez.?

- ?é preciso, para poder empregar sua vida ao lado de outro ser, não um brutal apetite físico, bem rapidamente extinto, mas uma concordância de alma, de temperamento e de humor. É preciso saber desvendar, na sedução que se padece, se esta vem do estado corporal, de certa embriaguez sensual ou de um encanto profundo do espírito.?

- ?Tinham parado de conversar havia um minuto mais ou menos, e os dois contemplavam o fogo, sonhando não se sabe com o quê, num desses silêncios amigos de pessoas que não têm necessidade de estar sempre falando para sentirem prazer na companhia uma da outra.?

- ?Quando me senti esvaziado de ideias banais, calei-me. É incrível como às vezes é difícil achar algo para dizer. E, além disso, sentia alguma coisa nova no ar, sentia o invisível, um não sei quê impossível de exprimir, aquele aviso misterioso que nos previne das intenções secretas, boas ou más, de outra pessoa em relação a nós.?

Michel 17/12/2023

Resenha uma aventura parisiense e outros contos de amor
Vários contos, todos relacionado a um dos sentimentos mais intensos q podemos ter, cada conto fala sobre esse sentimento de uma forma diferente, uns mais intensos, outros mais leves, outros mais confusos mas um bom livro de contos

Joyce Evelyn 26/11/2023

Contos
Eu não sabia que ler contos poderia ser tão instigante e tão divertido. Eu amei a experiência e amei a escrita de Guy. Já estou com mais contos dele na minha wishlist. Leiam, vcs vão adorar!!!

Alice1720 24/11/2023

Meu primeiro livro de contos
Contos de narrativa excelente, curtíssimos, e ricos em descrições belíssimas. O que mais me empolgou durante a leitura foi o desenvolvimento do conto, o desfecho sempre foi secundário. O desfecho no amor, inclusive, não tende a ser o mais feliz em Guy, mas tão real quanto possível.
Eis um exemplo:
"O passado me atrai, o presente me apavora porque o futuro é a morte. Lamento tudo o que se fez, choro todos aqueles que viveram; gostaria de parar o tempo, parar a hora. Mas ela vai, ela vai, ela passa, ela toma de segundo em segundo um pouco de mim para o nada de amanhã. E não reviverei jamais."
- trecho tirado de A cabeleira, o conto que eu mais gostei de ler.

Lukas 19/11/2023

Amor
Curtas histórias, que falam sobre o amor de diversos ângulos e muitos tipo de amor. O amor de um homem por um rio, o amor de um homem em luto pela sua falecida esposa
Leitura muito boa e estilo muito fácil de ler, super recomendo!

Vinícius Tyrone 20/10/2023

Leve e gostoso de ler
Um livro bem levinho com vários contos. Um bem bonzinhos e outros menos, mas que é gostosinho de ler. Não tem um conto muito bom mas são bons no geral.

Perdida_nas_Estrelas 11/09/2023

De fato apaixonante.
Aos poucos estou aprendendo a amar os livros de contos, e Guy de Maupassant teve parte nisso, essa pequena coletânea me fez querer saborear cada conto e me fez querer que o livro tivesse o triplo das páginas.
E digo que nem todos os contos eu gostei do fim, mas para mim, nessa obra os meios foram tão instigantes que tais finais não me aborreceram, pois o modo de escrita de Maupassant é maravilhoso.
Para quem tem receio de ser um livro muito romântico, não o tenha! São suspenses na maioria dos casos, sim, todos falam de amor, mas o amor nem sempre é belo e pode ser até mesmo mórbido!
Vejo uma visão muito negativa do autor em relação às mulheres, talvez uma ou várias desilusões amorosas na vida dele o tenham ajudado a ser tão pessimista e enxergar apenas comportamentos ruins no sexo feminino.
Pretendo ler um dia o livro da cia das lestras com 125 contos do autor. Amei a leitura, recomendo fortemente.

Emily674 20/08/2023

O título já me cativava...
Incrível como um livro de contos conseguiu me agradar em todos os sentidos! Nunca tinha lido um livro de contos e esse me mostrou que preciso imediatamente de mais livros como esse.

nyx 30/07/2023

Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos, eu amei a escrita do autor, eu amei as histórias, eu realmente senti que estava sentada com os personagens ouvindo suas histórias, várias formas de amor sendo descritas, fico imaginando como seria esse livro se ele fosse escrito hoje em dia, eu realmente amei ele.

Lucas1429 05/07/2023

As variações de um substantivo
Abstrato, a definição de amor costuma ser polarizada quanto à afeição, dado nome como uma idealização comum. Guy de Maupassant, francês dito processual, desmantelou essa prerrogativa na sua prolífica carreira narrativa. Nesta coletânea de 15 contos, ele desvirtua o sentido da palavra abrangendo-a às suas muitas variáveis.

Maupassant, enquanto explorador das vicissitudes que convinham aos franceses e à França de antes, deixa às vistas neste compilado os tipos de amantes, românticos, obcecados, iludidos, golpistas, infelizes, poligâmicos, uma grande turba. Sua temática cara ao amor é relevante ao encontro do fantástico literário, recurso em que ele embrenhou a alma humana.

Em “Um ardil”, um médico oferece seus serviços de confessor a uma paciente para lhe apoiar em caso de desvirtuamento conjugal, que ele alega ser inato ao homem; “A morta” também resvala a desromantização do amor romântico entre um casal, seu esposo e a mulher, recém falecida, numa climática revelação. “A empalhadora” rechaça o desgaste da distinção classista num triste relato platônico, já em “Divórcio”, os interesses financeiros podem assumir as rédeas do casamento como um contrato social. O conto homônimo é uma concentração de Maupassant em descrever as desventuras de uma mulher do subúrbio que se descontrói ao universo cosmopolita parisiense, reunindo o mítico do romanceiro da cidade Luz e sua desilusão panfletária. “As sepulcrais” e “A cabeleira” tem a engenhosidade singular e seu oposto, a loucura, respectivamente. Objetivas, as histórias são encontros lúcidos, e polêmicos, de realismos postos à prova.

Maupassant se emparelhava aos colegas francófonos (foi pupilo de Flaubert), os mais destemidos trabalhadores das letras de toda Europa, e enredava-se à diversão de expor a cognição do ser durante/após a paixão, preterindo aos mais desgraçados. Para ele, como um estudo coletivo, tudo é o que parece – bom enquanto durar.

Ezequiel.Cesar 11/04/2023

Envolvente!
Histórias curtíssimas porém prendem o leitor de forma espetacular.
Todos os contos me agradaram muito!
Um clássico para ser lido de uma sentada.

JuKirchhof 30/07/2022

Contista tiktoker
Se Maupassant tivesse nascido em outros tempos, seria a estrela de roteiros de 30 segundos. Nessa seleção de contos ele pincela pequenas histórias de dureza cotidiana com início e fim... ágil, apaixonado pelos amigos e temente às mulheres, Maupassant ri de seu tempo.

Ju 04/02/2022

Muito interessante
Vários contos. Histórias curtas. Nunca tinha lido conto.
Gostei de Vários, alguns engraçados, outros comovente.
Meu favorito " bertha " uma garota com problemas psicológicos
E tem as sepulcrais.
Uma leitura rápida para quem gosta de clássicos.

Vicky 31/12/2021

Incrível como Maupassant consegue envolver o leitor em tão poucas páginas. Cada conto dessa coletânea tem sua particularidade, quase sempre tendo uma Paris idealizada para a boêmia como pano de fundo.