Uma aventura parisiense e outros contos de amor

Uma aventura parisiense e outros contos de amor Guy de Maupassant

Resenhas - Uma Aventura Parisiense e Outros Contos de Amor

Jé Cerqueira | @contudoeentretanto 14/04/2020

Se vc está esperando contos românticos não vai encontrar aqui nesta coletânea.
Guy de Maupassant vai nos contar sobre o cotidiano de franceses, em sua maioria mulheres e suas facetas no amor. Entre os temas constam adultério, desejo, paixão, amor, curiosidade e impulsividade, entre outros, com uma narrativa levemente cômica e fantástica.

Maupassant tenta mostrar o verdadeiro lado das pessoas, com o foco principal nas mulheres. Os contos são escritos de uma forma diferente do convencional, onde uma das personagens do conto vai contar a história de alguém para uma outra personagens, resumindo: são histórias dentro de histórias. Possuindo contos curtos (4 páginas mais ou menos) que sempre trazem uma conclusão no final que cabe ao leitor interpretar, bem no estilo: moral da história. Issas caracteristicas dão um ar descontraido para as temáticas carregadas (pelo menos para a epoca em que foi publicado).

Imagine só uma mulher que deixou casa, esposo, para ter o prazer de experimentar a noite parisiense? Uma mulher, independente que resolve se envolver com um homem por simples desejo? Pessoas que saem dos seus tumulos para escreverem seus verdadeiros epitáfios, contando sobre seus amores ilícitos? Uma mulher que amou um homem pela vida toda sem ele saber? Imagine só mulheres adulteras no século XIX? É sobre esses tipos de amor que Guy de Maupassant escreve neste livro. Ele vai mostrar o outro lado do amor, as loucuras que as pessoas chegam a fazer, nada àgua com açucar.

Guy tenta descrever a alma feminina, mas claro, na medida do possivel para o seculo XIX, rs. Ele escreve mesmo para chocar, mostrar que a mulher não é aquela "Bela, Recatada e do Lar", transfere no papel o "mostro cruel" que a mulher pode ser aos olhos machistas da época, que a mulher pode muito bem ser altiva, independente, sensual, curiosa, impulsiva, infiel, como qualquer outro homem, na sua maior naturalidade, pois ela também é humana e tem sentimentos. Ele faz uma ótima crítica social nesta reunião de contos, mostrando que as pessoas tem desejos, paixões, impulsos e fraquezas. E foi justamente por isso que gostei do livro e da escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/p/B94P45LDQj5/

Tati 19/02/2020

Não conhecia o autor, encontrei o livro em uma estação de metrô. Contos um pouco densos para se ler.

Oswaldo 19/08/2019

Contos de Guy de Maupassant
Faz parte da série Grandes Amores e a edição é bem barata. Vários contos do francês Guy de Maupassant. Fiquei encantado com esse autor com contos dele que li ainda jovem. É provável que muitos dos contos incluídos neste livro eu já os tivesse lido, mas pelo tempo que se passou não me lembrava. Quem não conhece o autor vale conhecê-lo. Quem já o conhece, vale pela oportunidade de relê-lo.

jota 30/11/2017

Henri René Albert Guy de Maupassant
Quinze histórias narradas pelo mais famoso contista francês de todos os tempos, Maupassant (1850-1893), que apesar do nome longo era especialista em histórias curtas. E que por ter amado muitas mulheres acabou morrendo enlouquecido pela sífilis, como se sabe.

O conto que dá título ao livro é o mais interessante da coletânea, que não trata exatamente ou tão somente de amor, caso de outra narrativa, a ótima e fantástica história intitulada A Morta, que tem um final surpreendente.

Ler essas histórias pela primeira vez ou numa releitura (caso de alguns contos presentes em outras coletâneas, que eu já conhecia) é um imenso prazer proporcionado pela talentosa e imaginativa mente desse autor que aprendeu a escrever bem sob a tutela de outro francês notável, Gustave Flaubert.

Os contos:

Um sábio
O modelo
A acha

Minha avaliação: 4,5.

Lido entre 16 e 29/11/2017.

Emme, o Fernando 15/08/2015

sutil!!!
Um passeio sutil pela natureza dos amantes...às vezes é difícil perceber todas as nuanças... 5 estrelas!!!

Samantha @degraudeletras 16/06/2014

Contos franceses de amor
"Uma aventura parisiense e outros contos de amor" é uma reunião de contos de amor de Guy de Maupassant (escritor francês discípulo de Flaubert), publicado pela Penguin e Companhia das Letras na coleção Grandes Amores, que oferece clássicos em versões econômicas com o preço que é um verdadeiro amor, R$14,90 (preço de capa).

O livro tem 15 contos distribuídos ao longo de 223 páginas, com capa molinha e de papel (a minha está com as cores meio desbotando por causa do contato com as mãos). A diagramação é muito boa, pois mesmo o livro sendo versão econômica não ficou com as frases espremidas e a letra miudinha.

Os contos de amor deste livro não tem nada daquelas historinhas de amor platônico onde há o ‘felizes para sempre’ apesar das dificuldades, ao contrário disso o autor mescla o romantismo e o amor aos clássicos assuntos presentes nas tragédias românticas: a morte a loucura, por exemplo. Algo que chamou minha atenção é a ideia que Maupassant tem sobre a mente feminina, que é sempre descrita como malévola, curiosa e impetuosa.

Apesar de curtinho e com uma ótima diagramação, a leitura foi um pouco cansativa por causa do formato repetitivo dos contos, a estrutura narrativa sempre a mesma, assim como a pouca variação no desenrolar dos casos. Acho que apenas uns três contos me surpreenderam no final ou no conteúdo. Mas o escritor francês é uma ótima opção para quem tem aquele temor pelos clássicos, de achar que são chatos, pois sua escrita é sempre descontraída, divertida e envolvente.

site: http://www.wordinmybag.com.br/