Uma aventura parisiense e outros contos de amor

Uma aventura parisiense e outros contos de amor Guy de Maupassant

Resenhas - Uma Aventura Parisiense e Outros Contos de Amor

Lucas1429 05/07/2023

As variações de um substantivo
Abstrato, a definição de amor costuma ser polarizada quanto à afeição, dado nome como uma idealização comum. Guy de Maupassant, francês dito processual, desmantelou essa prerrogativa na sua prolífica carreira narrativa. Nesta coletânea de 15 contos, ele desvirtua o sentido da palavra abrangendo-a às suas muitas variáveis.

Maupassant, enquanto explorador das vicissitudes que convinham aos franceses e à França de antes, deixa às vistas neste compilado os tipos de amantes, românticos, obcecados, iludidos, golpistas, infelizes, poligâmicos, uma grande turba. Sua temática cara ao amor é relevante ao encontro do fantástico literário, recurso em que ele embrenhou a alma humana.

Em “Um ardil”, um médico oferece seus serviços de confessor a uma paciente para lhe apoiar em caso de desvirtuamento conjugal, que ele alega ser inato ao homem; “A morta” também resvala a desromantização do amor romântico entre um casal, seu esposo e a mulher, recém falecida, numa climática revelação. “A empalhadora” rechaça o desgaste da distinção classista num triste relato platônico, já em “Divórcio”, os interesses financeiros podem assumir as rédeas do casamento como um contrato social. O conto homônimo é uma concentração de Maupassant em descrever as desventuras de uma mulher do subúrbio que se descontrói ao universo cosmopolita parisiense, reunindo o mítico do romanceiro da cidade Luz e sua desilusão panfletária. “As sepulcrais” e “A cabeleira” tem a engenhosidade singular e seu oposto, a loucura, respectivamente. Objetivas, as histórias são encontros lúcidos, e polêmicos, de realismos postos à prova.

Maupassant se emparelhava aos colegas francófonos (foi pupilo de Flaubert), os mais destemidos trabalhadores das letras de toda Europa, e enredava-se à diversão de expor a cognição do ser durante/após a paixão, preterindo aos mais desgraçados. Para ele, como um estudo coletivo, tudo é o que parece – bom enquanto durar.

Alice1720 24/11/2023

Meu primeiro livro de contos
Contos de narrativa excelente, curtíssimos, e ricos em descrições belíssimas. O que mais me empolgou durante a leitura foi o desenvolvimento do conto, o desfecho sempre foi secundário. O desfecho no amor, inclusive, não tende a ser o mais feliz em Guy, mas tão real quanto possível.
Eis um exemplo:
"O passado me atrai, o presente me apavora porque o futuro é a morte. Lamento tudo o que se fez, choro todos aqueles que viveram; gostaria de parar o tempo, parar a hora. Mas ela vai, ela vai, ela passa, ela toma de segundo em segundo um pouco de mim para o nada de amanhã. E não reviverei jamais."
- trecho tirado de A cabeleira, o conto que eu mais gostei de ler.

Jé Cerqueira | @contudoeentretanto 14/04/2020

Se vc está esperando contos românticos não vai encontrar aqui nesta coletânea.
Guy de Maupassant vai nos contar sobre o cotidiano de franceses, em sua maioria mulheres e suas facetas no amor. Entre os temas constam adultério, desejo, paixão, amor, curiosidade e impulsividade, entre outros, com uma narrativa levemente cômica e fantástica.

Maupassant tenta mostrar o verdadeiro lado das pessoas, com o foco principal nas mulheres. Os contos são escritos de uma forma diferente do convencional, onde uma das personagens do conto vai contar a história de alguém para uma outra personagens, resumindo: são histórias dentro de histórias. Possuindo contos curtos (4 páginas mais ou menos) que sempre trazem uma conclusão no final que cabe ao leitor interpretar, bem no estilo: moral da história. Issas caracteristicas dão um ar descontraido para as temáticas carregadas (pelo menos para a epoca em que foi publicado).

Imagine só uma mulher que deixou casa, esposo, para ter o prazer de experimentar a noite parisiense? Uma mulher, independente que resolve se envolver com um homem por simples desejo? Pessoas que saem dos seus tumulos para escreverem seus verdadeiros epitáfios, contando sobre seus amores ilícitos? Uma mulher que amou um homem pela vida toda sem ele saber? Imagine só mulheres adulteras no século XIX? É sobre esses tipos de amor que Guy de Maupassant escreve neste livro. Ele vai mostrar o outro lado do amor, as loucuras que as pessoas chegam a fazer, nada àgua com açucar.

Guy tenta descrever a alma feminina, mas claro, na medida do possivel para o seculo XIX, rs. Ele escreve mesmo para chocar, mostrar que a mulher não é aquela "Bela, Recatada e do Lar", transfere no papel o "mostro cruel" que a mulher pode ser aos olhos machistas da época, que a mulher pode muito bem ser altiva, independente, sensual, curiosa, impulsiva, infiel, como qualquer outro homem, na sua maior naturalidade, pois ela também é humana e tem sentimentos. Ele faz uma ótima crítica social nesta reunião de contos, mostrando que as pessoas tem desejos, paixões, impulsos e fraquezas. E foi justamente por isso que gostei do livro e da escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/p/B94P45LDQj5/

Perdida_nas_Estrelas 11/09/2023

De fato apaixonante.
Aos poucos estou aprendendo a amar os livros de contos, e Guy de Maupassant teve parte nisso, essa pequena coletânea me fez querer saborear cada conto e me fez querer que o livro tivesse o triplo das páginas.
E digo que nem todos os contos eu gostei do fim, mas para mim, nessa obra os meios foram tão instigantes que tais finais não me aborreceram, pois o modo de escrita de Maupassant é maravilhoso.
Para quem tem receio de ser um livro muito romântico, não o tenha! São suspenses na maioria dos casos, sim, todos falam de amor, mas o amor nem sempre é belo e pode ser até mesmo mórbido!
Vejo uma visão muito negativa do autor em relação às mulheres, talvez uma ou várias desilusões amorosas na vida dele o tenham ajudado a ser tão pessimista e enxergar apenas comportamentos ruins no sexo feminino.
Pretendo ler um dia o livro da cia das lestras com 125 contos do autor. Amei a leitura, recomendo fortemente.

Ezequiel.Cesar 11/04/2023

Envolvente!
Histórias curtíssimas porém prendem o leitor de forma espetacular.
Todos os contos me agradaram muito!
Um clássico para ser lido de uma sentada.

Vinícius Tyrone 20/10/2023

Leve e gostoso de ler
Um livro bem levinho com vários contos. Um bem bonzinhos e outros menos, mas que é gostosinho de ler. Não tem um conto muito bom mas são bons no geral.

Ju 04/02/2022

Muito interessante
Vários contos. Histórias curtas. Nunca tinha lido conto.
Gostei de Vários, alguns engraçados, outros comovente.
Meu favorito " bertha " uma garota com problemas psicológicos
E tem as sepulcrais.
Uma leitura rápida para quem gosta de clássicos.

Lukas 19/11/2023

Amor
Curtas histórias, que falam sobre o amor de diversos ângulos e muitos tipo de amor. O amor de um homem por um rio, o amor de um homem em luto pela sua falecida esposa
Leitura muito boa e estilo muito fácil de ler, super recomendo!

Dalva Miris 09/05/2021

Muito bom! Indico.
Na infância não gostava dos livros de contos, pois para mim eram muito curtos, e as vezes não tinham um final feliz, fato esse que me tirava todo o prazer na leitura. Agora, resolvi me aventurar novamente nesse gênero e me surpreendi com as histórias relatadas por Guy, são histórias leves, algumas irônicas, outras tristes, mas que falam sobretudo de amor e traição, que me tocaram e levaram-me a refletir.
Em geral, foi uma leitura que muito me agradou, é a primeira vez que leio algo desse autor e com certeza vou procurar saber mais sobre ele.

Vicky 31/12/2021

Incrível como Maupassant consegue envolver o leitor em tão poucas páginas. Cada conto dessa coletânea tem sua particularidade, quase sempre tendo uma Paris idealizada para a boêmia como pano de fundo.

JuKirchhof 30/07/2022

Contista tiktoker
Se Maupassant tivesse nascido em outros tempos, seria a estrela de roteiros de 30 segundos. Nessa seleção de contos ele pincela pequenas histórias de dureza cotidiana com início e fim... ágil, apaixonado pelos amigos e temente às mulheres, Maupassant ri de seu tempo.

nyx 30/07/2023

Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos, eu amei a escrita do autor, eu amei as histórias, eu realmente senti que estava sentada com os personagens ouvindo suas histórias, várias formas de amor sendo descritas, fico imaginando como seria esse livro se ele fosse escrito hoje em dia, eu realmente amei ele.

Emily674 20/08/2023

O título já me cativava...
Incrível como um livro de contos conseguiu me agradar em todos os sentidos! Nunca tinha lido um livro de contos e esse me mostrou que preciso imediatamente de mais livros como esse.

Emme, o Fernando 15/08/2015

sutil!!!
Um passeio sutil pela natureza dos amantes...às vezes é difícil perceber todas as nuanças... 5 estrelas!!!

jota 30/11/2017

Henri René Albert Guy de Maupassant
Quinze histórias narradas pelo mais famoso contista francês de todos os tempos, Maupassant (1850-1893), que apesar do nome longo era especialista em histórias curtas. E que por ter amado muitas mulheres acabou morrendo enlouquecido pela sífilis, como se sabe.

O conto que dá título ao livro é o mais interessante da coletânea, que não trata exatamente ou tão somente de amor, caso de outra narrativa, a ótima e fantástica história intitulada A Morta, que tem um final surpreendente.

Ler essas histórias pela primeira vez ou numa releitura (caso de alguns contos presentes em outras coletâneas, que eu já conhecia) é um imenso prazer proporcionado pela talentosa e imaginativa mente desse autor que aprendeu a escrever bem sob a tutela de outro francês notável, Gustave Flaubert.

Os contos:

Um sábio
O modelo
A acha

Minha avaliação: 4,5.

Lido entre 16 e 29/11/2017.