As Gêmeas

As Gêmeas Saskia Sarginson

Resenhas - As Gêmeas

Priscilla 12/02/2017

Lindo
Uma história linda, delicada, mas que me causou emoções fortes. Apenas o final parece que foi feito às pressas. Mas amei a história e com certeza lerei novamente.

Rafael.Bertoleti 27/08/2016

As Gêmeas
Um livro que tinha tudo para dar certo mas decepcionou com o desenvolvimento de sua história narrada de uma maneira que não prende o leitor. Ao longo do conto você vai descobrindo como era a infância das gêmeas que tinham uma ligação incrível mas após um acontecimento inesperado se torna algo frágil.
Você espera o livro todo para algo animador e quase no final acontece uma situação que te da esperanças de te surpreender em uma reviravolta, mas nada do que você imagina acontece.
Se está pensando em ler, não recomendo, porém, tente tirar algo bom se insistir.

Sil 15/03/2016

QUANDO UM LIVRO REALMENTE TE SURPREENDE
Olá pessoas queridas, hoje trago uma das maiores surpresas do ano (de 2014): As gêmeas, da autora britânica Saskia Sarginson. O livro me chamou a atenção pela capa e, quando conferi a sinopse, não pude deixar de comprar, pois prometia uma história daquelas.

O livro começa contando sobre a vida atual das gêmeas idênticas: Isolte tem um emprego incrível em uma revista, namora um fotógrafo conhecido e mora em um bairro descolado de Londres; Viola vive tremendamente infeliz, sofre de um grave transtorno alimentar e está sempre só.

A história então nos leva para a infância dessas gêmeas: elas viviam grudadas, dividindo tudo, aprendendo juntas e formando uma parceria inseparável. A mãe delas, sempre as criou de forma simples e livre: andavam com roupas remendadas, comiam cogumelos e outros vegetais da floresta e não ligavam para o que a sociedade falava. Nunca conheceram o pai e sempre iam para a floresta em busca de aventuras. Em um desses dias, conheceram outro par de gêmeos idênticos e inseparáveis. O quarteto passa então a se aventurar juntos.

Com o tempo, as meninas notam certo comportamento agressivo nos meninos. E, um dia, quando visitam a casa destes, elas descobrem o motivo. Por volta dessa época, a mãe das meninas arruma um namorado. Quem diria! Mamãe, que nunca precisou de homem nenhum! E a presença desse homem, vai mudar completamente a vida dos quatro gêmeos e dessa mulher.

Novamente no presente, descobrimos que agora as irmãs raramente se falam, que sua mãe está morta, e que elas perderam totalmente o contato com os gêmeos. Nossa única pista para esse enigma é de que alguma coisa muito terrível aconteceu envolvendo aquele namorado, e que esse evento mudou totalmente a vida dessas pessoas. E com a narrativa intercalando entre passado e presente, a autora vai nos revelando lentamente o tamanho da encrenca e as suas terríveis consequências com relação ao futuro de cada um.

Os personagens foram bem desenvolvidos, e a narrativa traz algumas peculiaridades que só a vida entre gêmeos deve ter. Acredito que sendo gêmeo, deve ser difícil você descobrir quem é o seu verdadeiro eu, sendo que se é constantemente comparado á outra pessoa. O livro deixou bem claro, que mesmo gêmeos idênticos, e que tiveram a mesma criação, ainda assim tem reações e expectativas diferentes diante dos acontecimentos.

Tem uma parte do livro em que as coisas ficam meio paradas, e um pouco cansativas (acho que na verdade eu não aguentava de curiosidade pra saber o que de fato ocorreu), mas mesmo assim o livro foi uma das maiores e melhores descobertas do ano, pois acabei de queixo no chão com um segredo que me deixou um buraco no estômago. Acredito que agradará á todos que gostam de um livro que trata sobre família, comportamento humano e que traz um mistério devastador.

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/quando-um-livro-realmente-te-surpreende/
LER ETERNO PRAZER 15/04/2018minha estante
Adorei sua resenha!!??
Me deu mais empolgação para ler o livro! Vamos ver!!???

Sil 16/04/2018minha estante
Tomara que voce goste muitooo

Ingrid 14/10/2015

Linda história
A historia é bonita e surpreendente, a cada capítulo muda a data em que elas vivem isso deixa as coisas sempre misteriosas. Mas o final deixa a desejar, acaba precipitado e você quer ler mais... Talvez a autora tenha feito de propósito né.

Rose 24/08/2015

Isolte e Viola eram gêmeas idênticas e a relação entre elas era muito forte. Elas não tinham ideia de quem era o pai delas, e sua mãe não ligava para regras, dando uma liberdade para as garotas que para muitos seria impensável.
Elas cresceram em uma comunidade hippie no País de Gales. Um belo dia a mãe não queria mais saber da comuna, e as três foram morar em Suffolk em meio a floresta. Seria um recomeço, prometera a mãe.
Tirando os dias em que a mãe bebia, as crianças sentiam-se bem. Acabaram fazendo amizade com Michael e John, gêmeos como elas. Eles eram naturais de Suffolk, e tinham uma ligação com a floresta que a deixavam atônitas.
A comunidade local consideravam os gêmeos selvagens e arruaceiros, e pareciam não se importarem com as surras que eles levavam do pai.
Apesar de nunca terem dito nada, Isolte e Viola sabiam que os hematomas não eram só resultados das artes e lutas que eles mesmo travavam.
Michael, John, Isolte e Viola logo tornaram-se inseparáveis, e apesar de não gostarem da escola por conta dos xingamentos que sofriam, elas gostavam de Suffolk.
As coisas começaram a mudar quando a mãe começou a namorar. Frank era viúvo e vivia com sua filha Polly, uma garotinha meiga de 6 anos.
Isolte e Viola sentiram-se ameaçadas e não foram com a cara de Frank, e muito menos com a de Polly. Mas o relacionamento entre Frank e Rose foi ficando mais sério, sendo o casamento cogitado, para desespero das meninas.
Neste meio tempo, Viola e John começaram a descobrir sentimentos que vão além da amizade entre eles. Sentimentos que preferem manter como segredo deles.
Mas é quando uma série de acontecimentos acaba selando o destino de todos. Viola e Isolte acabam deixando Suffolk e nunca mais voltam ao local.
Michael, John e os dias vividos por lá são uma lembrança distante e amarga na vida das meninas. O problema foi que tudo isso gerou consequências que refletem diretamente na vida de ambas.
Enquanto Viola definha dia a dia por conta de uma anorexia, Isolte, apesar de um emprego glamouroso e de um namorado que a ama, ela não é verdadeiramente feliz. Os fantasmas dos passado não permitem que Isolte seja ela mesma, o que acaba mantendo as pessoas afastadas.
Quando Isolte é demitida, Viola a faz enxergar que é preciso que ela volte para Suffolk e reencontre os gêmeos e o passado de todos. Só assim elas poderão realmente seguir em frente. Mas será que Isolte será forte o suficiente para encarar seus fantasmas? E Viola, tão fraca física e psicologicamente, terá energia para dar a volta por cima? O que o passado destas duas esconde de tão horrível a ponto de atormentar o presente de ambas?
Com uma narração onde a autora intercala passado e presente, viajamos entre 192 e 1987, onde quatro crianças vivem seus medos e alegrias. e cuja a separação abrupta marcou para sempre a vida deles.
Uma leitura tensa onde imaginamos mil coisas e entramos no sofrimento e culpa que elas carregam. Viola e Isolte precisam perdoar a si mesmas se quiserem uma chance de serem felizes.

site: http://fabricadosconvitesblogspot.com
Clarice.Castanhola 24/08/2015minha estante
dorei a capa do livro, nunca tinha parado para perceber os detalhes da capa e achei bem linda, achei a temática bem legal, apesar de parecer uma história cansativa (pelo meu ponto de vista) eu acho que leria rs, Abraços

Rafael 27/05/2015

Elas eram idênticas em todos os sentidos, até que o impensável as separou.
As Gêmeas é um livro um pouco desconhecido no Brasil. Aqui no Skoob, por exemplo, o número de leitores é bastante pequeno e eu mesmo não o conhecia até ver um vídeo no YouTube e me apaixonar pela capa. Aí a Novo Conceito fez minha felicidade ao colocar vários títulos em uma promoção de 9,90, incluindo esse. Infelizmente, a capa e o preço foram umas das poucas coisas que eu gostei no romance de Saskia Sarginson.

Começando pelas gêmeas, não consegui me identificar com as duas durante boa parte da história. Isso só foi acontecer lá pelos últimos capítulos, quando Isolte começa a descobrir algumas coisas - que não posso revelar por conta de ser spoilers. Na verdade, foi bem mais que isso. A partir de um determinado ponto da história, odiei as irmãs pelas atitudes que elas tomavam no passado. Ok, elas não estavam gostando do que estava acontecendo, mas determinada personagem não merecia a forma que elas a tratavam.

Porém com o fim se aproximando, entendi que esse tratamento era necessário para o plot twist da história - que acaba sendo previsível logo do início. Um ponto positivo é que esse acontecimento consegue conectar todas as pontas soltas da história e entendemos porque Issy e Viola tiveram caminhos tão distantes. Inclusive foi quando ele começou a ser desenvolvido lá pela metade do livro que comecei a ler sem conseguir largar o livro - o que aconteceu duas vezes antes disso. Também não gostei dos personagens secundários, apesar de que após a virada do livro, foi possível começar a torcer pelas irmãs e por um final feliz.

Achei a narrativa de Saskia muito monótona em certos momentos e algumas cenas poderiam ter sido cortadas sem alterar o final ou desenvolvimento do livro. Acho que essa demora e "cenas desnecessárias" é que causaram uma sensação de confusão nos leitores, que em certos momentos não sabiam se aquilo era passado ou presente - pois em determinado momento, quando já estamos familiarizados com a narrativa em 1ª pessoa (por Viola) ser a do passado e a em 3ª (por Issy) ser do presente; a de Viola começa a se alternar entre passado e presente.

O final é um pouco vago em relação ao que ocorre depois que os segredos vêm a tona, mas confesso que curti ter sido enganado por ele, pois pensei que aconteceria uma coisa, mas a situação se resolveu de outra forma. E no fim do livro tem uma entrevista com a autora que diz porque ela optou por esse desfecho. Não acho que ele prejudicou a leitura, até porque é meio óbvio o que acontece depois do ponto que a história parou. E não achei que o livro se encaixa no gênero Thriller; ele é mais um Drama, e se você for ler pensando isso, deverá curtir mais a leitura.

No geral, eu não leria novamente, mas não foi a pior história que já li. Acho que a segunda parte do livro - que começa de sua metade, mais ou menos - realmente é muito boa e consegue deixar o leitor curioso, mas não anula os pontos negativos que tirei ao concluir o livro.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/

Nati 01/12/2014

O livro conta a história de Isolte e Viola, gêmeas idênticas, mas tão intimamente diferentes. Elas cresceram no litoral britânico, em um lugar digno de um conto de fadas, mas o passado que deveria ser igual ao sonho de criança esconde coisas sombrias e que deixou profundas cicatrizes.
O livro tem uma narrativa que se mescla entre o presente e o passado, alterando também a voz narrativa entre Viola e um narrador observador. Isso me incomodou um pouco no inicio da leitura, mas acabei me acostumando.
Isolte é colunista em uma revista de moda, bem sucedida, com um namorado bonito e rico, onde ela tenta a todo custo esquecer o passado.
Já Viola está sendo consumida pela anorexia enquanto evoca o passado que sua irmã tanto quer esquecer.
O grande problema é que algo no passado destas duas irmãs as unem e as separas ao mesmo tempo. E em um ritmo fluente, Saskia Sarginson, leva os leitores a querer descobrir o mistério que ronda essas vidas.
As gêmeas é uma excelente opção para passar aquele dia lendo com uma caneca de chocolate/chá quente enquanto a chuva caí lá fora. As descrições dos lugares nos transposta até eles, além de que a autora tem um jeito excelente de ir revelando aos poucos o mistério que permeia o passado das garotas e encaixar isso ao presente.
O livro tem algumas partes bastante monótonas e que me tentaram a pular sem ler, do mesmo jeito que a mudança constante de foco narrativo me incomodou um pouco. Mas mesmo isso não comprometeu ao todo a leitura. Sem falar que o final deixa margem para cada um dar o final que quiser para história.

Leila 13/11/2014

Suspense tenso
É o primeiro livro da autora. Ela tem uma narrativa bem descritiva, cada lugar e cada cena são descritos com uma riqueza de detalhes impressionante.

"As Gêmeas" é um suspense bem diferente dos que estou acostumada a ler. Não é policial, mas a leitura deixa o leitor tenso. Você sabe que aconteceu alguma coisa grave, mas não sabe o que. É perturbador, uma história nebulosa. À medida que você lê, algumas coisas começam a ficar mais claras, mas outras continuam obscuras.

Durante a leitura acompanhamos as gêmeas Viola e Isolte em sua vida presente e no passado. As narrativas das duas vão se alternando a cada capítulo.

Isolte é a irmã mais centrada. Trabalha, tem namorado e cuida da irmã Viola que está no hospital (no decorrer do livro descobrimos porque). Viola vive em um mundo de lembranças. Através delas, descobrimos como era a vida das gêmeas na infância e começamos a ter pistas do que pode ter acontecido.

É muito interessante como a autora descreve a conexão que existe entre gêmeos. A necessidade que eles tem de estarem juntos e, ao mesmo tempo, o ressentimento que sentem por ter que dividir tudo.

Muitas cenas não são descritas pela autora, cabe ao leitor imaginar como aconteceram. No final, gostaria que a autora tivesse continuado, para saber como as coisas vão acontecer. Ela deixa o leitor imaginar por conta própria. Nas últimas páginas, há uma entrevista bem interessante com a autora, onde ela explica algumas coisas sobre o livro.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Arca Literária 19/07/2014

As gêmeas
Por: Neuma Lee

O livro conta a história das gêmeas Viola e Isolta, que, por conta de um segredo do passado, ao crescerem acabaram por tomar caminhos distintos.
Atualmente Viola se vê atormentada pela culpa e sofre com transtornos alimentares; Isolta por sua vez, tem um magnífico emprego em uma revista de moda, e namora um fotógrafo.
O livro prende a atenção do leitor do início ao fim, com capítulos alternados entre Isolta em primeira pessoa e viola em terceira pessoa.
Qual será o segredo que fizeram as duas irmãs seguirem por caminhos tão diferentes?
Por que antes tão felizes, hoje levam o fardo da culpa nos ombros?
Você não vai conseguir parar de ler até descobrir os segredos que rondam o passado das gêmeas. Boa leitura.

site: www.arcaliteraria.com.br

Fabi Brandes 16/07/2014

As gêmeas
Viola e Isolte são, além de irmãs, gêmeas. Todos sabem e todos dizem que gêmeos tem uma ligação que vai muito além do nosso vão conhecimento. Mas, por algum motivo, as duas seguem separadas.
A história se passa em Londres, em uma parte mais sombria da região.
Isolte tem um talento incrível para editoriais de moda e está engatando um romance mais sério com Ben, também trabalhador da área. Mas isso, não é o que a preocupa. O que realmente assusta, é o estado de sua irmã Viola. Viola está internada em uma clínica para tratar de sua anorexia. A autora consegue deixar bem explícito o estado em que Viola se encontra.

O texto dança muito bem entre passado, presente e futuro. Também ouvimos as vozes das duas irmãs o tempo todo, já que a autora vai alternando entre uma e outra ao passar do tempo e do texto. A narradora principal é Isolte, claro, falando sobre todas as dificuldades da infância sem pai, e também, com uma mãe bastante fora dos eixos.

Nesse romance de estreia, Saskia Sarginson consegue sim envolver o leitor. Cabe lembrar que as passagens sobre o passado das duas meninas não estão aí simplesmente para enrolar o leitor ou pra preencher espaços. No passado, há segredos terríveis escondidos, segredos esses que são guardados até de uma irmã pra outra. O leitor descobrirá alguns segredos junto com as irmãs.

Minha opinião é que o livro é uma boa pedida pra quem está iniciando o hábito da leitura. Ele é um pouco morno, não há um grande romance. O foco é na beleza e nas dificuldades encontradas ao longo da difícil tarefa de ser irmão. Acho que a autora poderia ter enxugado um pouco mais o texto, já que em alguns trechos ele se torna um pouco repetitivo. Mas como um todo, o livro é bem estruturado e poderá, sem dúvidas, proporcionar ao leitor alguns sentimentos bastante contrastantes. Indico o livro. Uma leitura rápida e produtiva.

site: www.amoreselivros.blogspot.com

Sheila 26/06/2014

Resenha: "As Gêmeas" (Saskia Sargison)
Por Sheila: Oi todos e tod@s, como vocês estão? Trago a resenha de mais um autor – na verdade autora – estreante, Saskia Sarginson (nomezinho complicado, não é? Ela cresceu em Suffolk, na Inglaterra, talvez seus pais quisessem que os nomes combinassem ...) uma mãe de gêmeas, de onde parece ter advindo um pouco da sua inspiração para a criação desta história.

Nela conheceremos as gêmeas Isolte e Viola. A primeira, é uma editora de moda de uma grande revista, e esta em um relacionamento – apesar de não chamar assim – com o fotógrafo Bem. Viola está presa em uma cama de hospital, sendo alimentada por uma sonda, já que recusa-se a comer.
- Ela dormiu muito hoje – a enfermeira avisa Isolte. Ela balança a cabeça, apontando para a cama do canto, onde há um monte pequeno. Uma forma adormecida. A forma tão pequena que é mais como um montinho criado por um arado.
Quando Viola foi internada no hospital, Isolte pensou que seria curada. Nove anos depois, Viola teve vários terapeutas e passou um mês na ala psiquiátrica; ficou um pouco melhor e depois piorou novamente. Esta é terceira vez que foi hospitalizada. O ato de desaparecimento de Viola vem acontecendo faz muito tempo.
Acontece que há algo no passado das gêmeas. Algo do que sabemos, mas que não chegamos a tomar conhecimento. Viola irá nos contar que algo aconteceu quando eram pequenas, mas não o que, ou de eu forma, apenas como se sentiu.
Estou cansada agora. Quero voltar a dormir. Estou divagando. Sei que estou. Issy não ia gostar disso. Ela me disse para ficar quieta quando tivermos de sentar naquela salinha com um homem e uma mulher nos fazendo as mesmas perguntas de novo e de novo.
O que fizemos? O que vimos? A que horas? Quando? Onde?
Eles pensavam que éramos malvadas, entende? Eles pensaram que tínhamos feito alguma coisa imperdoável.
Aos poucos, vamos sendo apresentados ao passado das duas irmãs: sua mãe hippie que as criou em uma comunidade, sem regras e sem um pai, indo depois para uma casa isolada no litoral, perto de uma floresta. A idéia era que tivessem uma vida autossustentável, e tirassem da floresta o que precisavam para viver.

Perto das outras crianças, elas são estranhas, mas compensam as gozações e comportamentos excludentes aproximando-se mais. Também ajuda conhecerem dois meninos da cidade, também gêmeos, que passam a ser seus companheiros em suas explorações pela floresta.

No desenrolar da trama, acabaremos descobrindo que não foi só Viola que ficou com marcas profundas do que quer que tenha acontecido naquela floresta. Isolte, ou Issy, também carrega seus fantasmas – apesar de sua vida aparentemente “normal” fazer com que as pessoas sequer notem.

“Gêmeas” é escrito em primeira pessoa, e narrado ora por Isolte, ora por Viola; ora no presente, ora no passado. A princípio essas “idas e vindas” me deixaram um pouco confusa, levou um tempo até que eu conseguisse diferenciar entre os tons de narração das duas gêmeas.

Mas, assim que consegui acompanhar estas duas “vozes” a leitura seguiu rápida e fácil. Afinal, a história tem todos os elementos para ser uma grande obra. Há momentos dramáticos, romances juvenis, outros mais maduros, suspense – afinal o que houve com as gêmeas? – e momentos bastante tensos que beiram o terror.

O final também me surpreendeu, esperava algo diferente. Mas valeu a pena a leitura, acabou sendo uma historia que me prendeu do início ao fim. Ficarei esperando pelo próximo livro de Saskia (espero que ela continue escrevendo!) e, por enquanto, recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2014/06/resenha-as-gemeas-saskia-sargison.html

Vanessa Sueroz 26/06/2014

Neste livro iremos conhecer as gêmeas Isolte e Viola, gêmeas idênticas que quando crianças eram inseparáveis, pelo menos até que acontece um acidente. Isolte é extrovertida, mimada e a que nasceu um minuto primeiro rs, já Viole é um pouco mais cheinha e bem quieta. Sua mãe era hippie e elas moravam em Suffolk quando crianças, na Inglaterra.

A história conta a trajetória das irmãs que saem da cidade em 1987 e vão para Londres. Isolte escreve para uma revista de moda, tem um namorado, um apartamento e uma ótima vida, já Viola está com anorexia internada no hospital, não tem amigos e muitas coisas do seu passado (que vamos descobrindo aos poucos) afetam seu presente.

Temos a narração dividida entre as irmãs que quase não se conhecem mais e também temos um narrador na história para quando vamos conhecer algum fato do passado, mas acho que temos mais iteração da Viola no livro.

Achei o livro um pouco parado, a única coisa que me prendeu foi saber o que realmente fez as irmãs se afastarem, então fiquei na dúvida se o livro está como drama ou thriller.

Quem gosta de livros mais parados e com um quê emocional vai curtir bastante a leitura.

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/as-gemeas/