O Livro Roubado

O Livro Roubado Flávio Carneiro

Resenhas - O Livro Roubado

Mariano 16/07/2021

O campeonato
Mais um bom livro da saga dos covers de detetive André é Gordo na realidade nos três volumes que li como investigadores são excelentes boêmios
Este volume é surpreendente em especial no fim bastante inteligente apimentado pela Rio de Janeiro , mulheres bonitas e assassinos que não são punidos tal qual é vida real em suma uma leitura descontraída e agradável.

Samara 23/05/2022

Novas aventuras de André e Gordo
Assim como no livro anterior, O campeonato, aqui André e Gordo mergulham em uma investigação cheia de mistérios onde as pessoas não são o que parecem. Flávio Carneiro construiu uma história cercada de mistérios com muito humor e assim como a obra anterior com várias referências à autores consagrados do gênero romance policial.

Luiza.Thereza 06/10/2015

O Livro Roubado
André não é um detetive de verdade, ele é um apaixonado por livros. Mas, ao passar no escritório de um detetive que lhe devia uma grana, e receber um possível cliente poder de rico, ele se tornou um.

O cliente em questão quer que seja investigado o roubo de uma edição especial de Histoires extraordineires, de Edgar Allan Poe. Ele tem até o nome do ladrão... Porém, contudo, todavia, entretanto... Se as coisas fossem fáceis assim, não teria história para compor o livro.

Os personagens principais dessa trama são André, que assume a identidade do detetive Miranda, e o Gordo, um recém proprietário de um sebo para leitores compulsivos. A narração é feita toda pelo ponto de vista do André. As falas são, inclusive sinalizadas por aspas. Parece complicado, mas na verdade é bem simples de se acompanhar: você sabe quem é o interlocutor, sabe quando cada em fala e sabe as ações de cada um no momento da conversa.

Confesso que, inicialmente, não dava muita coisa por essa trama... Mas a medida em que foi lendo... CARAMBA! Nunca, mas NUNCA eu ia imaginar o rumo que a história tomou.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2015/02/o-livro-roubado-flavio-carneiro.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/07/2018

O Culpado É O Mordomo
Com mais de uma dezena de livros publicados entre romances, contos, crônicas e ensaios, Flávio Carneiro é um professor de literatura com longa carreira de estudos na área e uma indiscutível paixão por histórias policiais de quem é profundo conhecedor.

"O Livro Roubado" é seu segundo lançamento no gênero. Depois de "O Campeonato", ele ressurge com a mesma dupla de detetives, André e Gordo, investigando o roubo de um livro raro: uma primeira edição de "Histoires Extraordinaires", a tradução de Clarles Baudelaire dos contos de Edgar Allan Poe, roubada da casa de um bibliófilo. Um caso aparentemente de fácil de solução, já que o cliente sabe que o mordomo é o ladrão, porém, segredos inimagináveis acabam arrastando a investigação para uma trama intrigante, envolvendo uma bizarra confraria e um resgate milionário.

Apresentando o Rio de Janeiro como cenário, o leitor transita pelas suas ruas ensolaradas e desfruta da boêmia, visitando os bares tradicionais da cidade tal qual fosse seu legítimo morador. Em paralelo, também tem acesso a uma aula sobre a história da narrativa policial, a medida que o escritor menciona inúmeros livros e autores clássicos que vão desde Conan Doyle até Garcia-Roza, revelando curiosidades e fatos pouco divulgados sobre o assunto.

Num país com pouca tradição na matéria, nos últimos anos, nossa literatura tem exibido bons livros, novos nomes e histórias construídas de acordo com nossos costumes e tradições. André e Gordo não são exceção a regra, mas contrariando a lógica e o raciocínio dedutivo de renomados protagonistas importados, eles vão aos trancos e barrancos, esbarrando nas pistas, caindo em armadilhas e sobrevivendo a cada episódio. Uma delícia!

Felipe1503 02/12/2020

A princípio a história parece ser bem simples e bastante previsível. No entanto, o autor como um bom conhecedor do gênero, aplica as técnicas que todo romance policial precisa ter e a partir daí é bomba atrás de bomba. Os dois últimos plot twist no final me deixaram boquiaberto e eu fiquei me perguntando porque eu não tinha pensado naquilo antes.
A história é ágil, fluida, traz reverências ao Rio de Janeiro e aos romances policiais.
Recomendo super!!!!!