À Sombra da Lua

À Sombra da Lua Marcos DeBrito

Resenhas - À Sombra da Lua

Adiel.Guimaraes 11/02/2022

!!!
Mas o monstro conseguiu fincar os caninos na saia da camisola de Clemenzia antes que a porta se fechasse por completo. A criatura tentou puxá-la para fora com violência. A força do monstro era brutal e, a cada investida, o corpo da mulher escorregava em direção à saída e era forçado contra a porta. Clemenzia tentava escapar, mas era arremessada de costas ao chão. Ela gritava e prendia as unhas no assoalho sem saber por quanto tempo iria aguentar.

RUDY 03/12/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Em 1249 Licáon no norte da Grécia, posteriormente Arcádia, desafiou os Deuses com sua crueldade. Zeus desce aà Terra para constatar in loco os desmandos de Licáon que matou seu próprio filho e fez guisado dele, oferecendo à Zeus como refeição. Zeus percebe o ardil de Licáon e como castigo o transforma em um lobo monstruoso, dando origem a Licantropia.
No Século XIX a Itália passava por um intenso processo de industrialização o que trouxe a imigração do povo italiano em busca de uma vida melhor no novo continente, Brasil. Nessa leva chega Bastiano Cesari com a esposa Clemenzia Giordani e suas seis filhas no Porto de Santos, em busca prosperidade.
Bastiano era um pai amoroso e um marido dedicado, vivia exclusivamente para sua família e com o tempo e muito esforço, consegue se estabelecer em Vila Socorro. Adquiriu um pedaço de terra e lá, com as próprias mãos, construiu uma casa humilde, porém carregada de afeto e amor.
Clemenzia engravida novamente e traz ainda mais alegria à familía com o nascimento de Álvaro, o filho homem que faltava.O que destoava nesse ambiente era a partida de Bastiano uma vez por mes que passava a noite fora de casa, um hábito que tornava Clemenzia pensativa, mesmo com todas as desculpas de Bastiano que dizia ir vender os produtos da horta em cidade vizinha.
Mortes trágicas acontecem na Vila Socorro, onde animais e pessoas aparecem destroçadas com as entranhas expostas, uma verdadeira barbaridade que assusta os moradores do vilarejo.
Bastiano sai uma vez mais para vender os produtos na cidade vizinha e ao chegar em casa, a tragédia havia se abatido sobre seus familiares, a mulher e as filhas estavam estraçalhadas e Bastiano é encontrado com o machado na mão, com ar de louco e tentando matar Álvaro. É julgado e condenado. O povo revoltado acaba por linchá-lo e ele morre; é enterrado em uma parte isolada do cemitério.
Se passaram 27 anos desde a chegada da família Cesari a Vila Socorro e já é início do Século XX, década de 20. Álvaro passa a viver sozinho, isolado na casa construída pelo pai e vai alguns dias na semana vender ou trocar seus produtos na cidade. Tem pouco contato com as pessoas, entretanto, se encanta por Alana, filha do médico da cidade e herdeira de uma das famílias mais conceituadas e abastadas. Sem que ninguém saiba, e correspondido por ela, mesmo que esteja prometida a outro em casamento, Vicente, seu amigo de infância, motivo da paixão de Flávia, melhor amiga de Alana.
O povo continua revoltado com as mortes bizarras e obrigam o alcaide Magalhães, pai de Vicente e a autoridade máxima da cidade, a buscar ajuda do Estado, que envia um especialista para tratar do assunto e tentar desvendar o mistério das mortes.
Michelle 22/10/2022minha estante
uma boa premissa

Flavio A. Costa 01/10/2013

À Sombra da Lua
A trama começa retratando o auge da imigração Italiana no Brasil no final do século XIX. Entre os estrangeiros que se aventuram deixando sua terra natal para se instalar na Vila Socorro, interior de São Paulo, está a família Cesari.

O que parecia ser o começo de uma nova vida onde a esperança de dias melhores pudesse compor um futuro minimamente promissor, logo se revelará como uma grande preocupação, pois uma série de assassinatos cometidos no vilarejo esconde um terrível segredo.

Enquanto as mortes, cada vez mais violentas, continuam a acontecer, as autoridades da cidade discutem estratégias para capturar o responsável por tal matança, seja ele um lobo faminto ou um psicopata assassino. Em meio a todo esse clima de insegurança no qual vive o vilarejo, o jovem Álvaro, cujos rumores dão conta de que o pai teria matado a mãe e as irmãs a machadadas, inicia um romance com a Alana, filha do Dr. Dário, médico e um dos homens mais influentes da cidade. Mas logo esse romance secreto vivido pelo casal será ameaçado pela paixão que Vicente, um rapaz da alta sociedade local, nutre pela moça.

A busca pelo assassino sanguinário que aterroriza os moradores da Vila Socorro vai conduzir o leitor a um clima sombrio e apavorante, onde as suspeitas apontam para várias hipóteses, mas a verdade, aos poucos vai se descortinando e revelando algo aterrador.

Com a sua experiência como roteirista e cineasta, Marcos DeBrito construiu uma trama instigante e cheia de reviravoltas, capaz de nos fazer prender a respiração a cada página virada. Munido de uma narrativa absolutamente madura e consistente, o autor nos garante uma história repleta de mistério, suspense, romance e horror.

Além de Álvaro e Alana, À Sombra da Lua conta com outras personalidades peculiares. Valêncio, por exemplo, é um desses personagens que, embora em alguns momentos pareça coadjuvante, vai se revelar um homem de grandes conhecimentos e portador de alguns segredos decisivos ao desenrolar da trama. Cada personagem foi muito bem construído, retratando as mais diversas características e as ambições de cada um.

À Sombra da Lua é sem dúvida um excelente livro para quem busca uma eletrizante história de mistério pautada numa surpreendente jornada ao sobrenatural. Recomendo!

Quotes do livro:

“ Uma resposta fria e verdadeira foi o que ela conseguiu. Álvaro respeitava os mortos e não via maldade ou qualquer agouro em falar da pós-vida com naturalidade.”

“Seu peso rangia o assoalho a cada passo que dava em direção à cama.”

“ — Não é desejo, Senhor Valêncio, é a vontade divina! Suma logo daqui e leve esse seu conhecimento nefasto com o senhor antes que os santos também percam a paciência.”

“Ulisses franziu as sobrancelhas numa expressão de estranhamento. Parecia estar num labirinto, onde os múltiplos caminhos o afastavam cada vez mais do seu centro racional.”

site: http://aoutrasombra.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-sombra-da-lua-marcos.html

Paula Juliana 16/01/2014

'' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.'' Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito

'' Não é imigrante! Não é escravo! - ele continuou. - É uma cria do diabo que vaga pelo breu da floresta, bebendo sangue dos desavisados que cortam caminho de noite pela mata.''

'' É uma sombra do inferno! Depois que o sol se esconde, as trevas caem sobre esta vila e as estrelas são testemunhas de que aqui caminha um servo do demo.''

Quem me conhece um pouco sabe que uma das minha muitas paixões na vida são os livros de literatura sobrenatural. Aqueles que te contam histórias que desafiam a realidade e a razão. Os que te trazem grandes mitos, lendas e crenças. Eu AMO ISSO. Então quando comecei a ler o livro À Sombra da Lua do Autor Marcos DeBrito eu já esperava gostar por já saber mais ou menos o que esperar. Só não esperava que o livro superasse todas as minhas expectativas e muito mais.

'' Mas todo o coração tem suas tendências masoquistas e acaba procurando o amor mais difícil.''

'' - Este jardim ainda é assombrado, mas é engraçado como o medo simplesmente desaparece quando a gente cresce e para de acreditar nas histórias que assustavam a gente quando criança.
(...)
- Eu não acho que o medo desapareça, Alana. Acredito que, quando somos pequenos, temos medo do desconhecido; arbustos se transformam em monstros no jardim,sombras se tornam fantasmas nos cômodos da casa, qualquer vento que passa por uma fresta aberta de janela vira um assobio de defunto. Já quando ficamos velhos, temos medo de morrer ou de ficarmos sozinhos. Acho que o medo nunca some, só é transferido das coisas imaginárias às coisas reais que precisamos enfrentar em cada etapa da vida.''

O Autor usa de várias abordagens diferentes para criar um único e original mito sobre a crença do lobisomem. Confesso a vocês que comecei minha vida literária tendo como queridinho os vampiros e por eles serem diretamente ''inimigos natuarais'' dos lobisomens tinham um certo pezinho atrás, mas depois que começamos a conhecer mais a fundo os diferentes mitos que envolvem os lobos é difícil não se envolver e se encantar. Com essa Obra não é diferente, pois ela é muito RICA! Rica em detalhes, história, descrições, personagens e sentimentos.

'' Orfeu não o abraçava como carinho e sim guiava pelo inferno das recordações que gostaria de esquecer.''

'' Aquele que procura a companhia dos mortos no meio de um dia ensolarado como este é porque não gosta de conversar ou porque perdeu todos com quem se importa.''

O livro giram em volta da história de vida de Álvaro, que morra isolado e sobreviveu a uma grande tragédia em seu passado. Álvaro que se apaixona por Alana, que fica prometida para Vicente, que ama Alana que ama Álvaro. Alana é a melhora amiga de Flávia que ama Vicente que ama Alana! Sentiram o drama? Mais o pior que isso é uma pequena vírgula da história.

O romance intercala a história que aconteceu em 1893, no século XIX e a história que esta acontecendo em 192o no século XX. Tudo em volta da família Cesari na nossa querida Vila Socorro - que desculpem o trocadilho, mas acabou pedindo socorro mesmo!

'' Seu quarto estava repleto de livros. Parecia uma biblioteca particular com acervos raros e invejáveis...''

'' Todas as noites, antes de dormir, eu converso com alguém que acho que é minha mãe - confessou ela, encarando o infinito. - Mas o rosto que aparece na minha cabeça não tem forma e nunca é o mesmo. Sinto a presença dela ao meu lado, mas não sei se ela me escuta.''

Os personagens são incrivelmente complexos. O Leitor fica de coração partido e dividido, não sabe se ama ou odeia o protagonista. Que é uma pessoa muito boa quando está humano, e em forma de lobo se transforma em um monstros sanguinário, capaz de cometer atos horríveis, chocantes e nojentos. Chegamos a um ponto que temos pena dele, é uma maldição, um desespero, a razão selvagem e irracional do animal que sobrepõem a capacidade de amar do homem. É incrível e triste.

'' No jardim desse casal apaixonado florescia a mais bela das flores. Um amor verdadeiro, uma confidência de segredos e sentimentos profundos. Desde as noites frias de outono, que precederam um inverno dos mais rigorosos, os dois jovens esquentavam seus corações com o fogo da paixão e seus corpos na alcova da luxúria.''

O autor mescla a mitologia, com a ciência que explica a licantropia e as crenças regionais do lobisomem. Sétimo filho homem de uma família de seis filhas mulheres. Eu vivo em uma cidade onde essas crenças dos lobos, como das bruxas é muito forte aqui no folclore e foi muito gostoso ver um pouquinho disso misturado ali na história.

Outras coisas que tenho que comentar sobre a história sem entrega-la é:

1 - Não é muito romântico levar a namorada para um primeiro encontro no cemitério! Mas a cena é incrível!

2 - Uma das mortes foi incrivelmente chocante! Digna de um dos livros de Anne Rice!

3 - Meu Lado racional amou o final, achou muito bom mesmo e incrivelmente fechado! Meu lado sensível e romantizado queria um final diferente!

4 - Tinha cenas dignas de filmes nessa obra. E não só as cenas em si, mais a narração, tem uma cena que Alana está tocando piano como se para expressar sua tristeza e ao mesmo tempo que ela toca, narra o que esta acontecendo com os outros personagens no mesmo momento. Eu podia praticamente escutar o piano! Muito maravilhoso!

5 - Além de sobrenatural é um romance histórico já que se passa no século XIX e XX. AMO! E acompanhar as faces da lua em cada data narrada foi uma ideia genial!

'' - Não há vergonha na vingança, meu jovem. E, no seu caso, matar ou morrer em nome do amor é louvável. Um romantismo raro nos dias de hoje.''

O mocinho pode ser vilão, o vilão se passa por mocinho. O herói não é bem herói. O padre não tem uma grande fé. Meu personagem preferido ficou sendo seu Valêncio! As surpresas são muitas. A história é de primeira e o ditado de que '' Melhor o covarde vivo que o herói morto'' não se aplica aqui!

'' ... O carrasco que deu fim à criatura também sucumbiu à vingança do demônio.''

'' - Sabe qual a maior diferença, senhor Valêncio? (...) - Para o senhor, uma simples leitura é suficiente, mas para mim... eu quero fazer parte dos livros.''

Eu amei essa Obra, um dos melhores livros nacionais que li! Indico para quem gosta de sobrenatural e para quem não conhece e que queira conhecer. Nada de romances leves e histórias bonitinhas, aqui temos histórias complexas, com personagens complexos em um cenário obscuro e intenso. Incrível, tocante, agoniante, muito bem escrito e maravilhoso.

'' Era uma discussão sem vencedores. A crença sempre esbarraria na prepotência da razão, enquanto a lógica seria suplantada pela fé ao tropeçar no desespero de uma fatalidade sem resposta.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

erosgmmj 26/11/2015

Uma maldição em seu sentido Literal...
O livro é bem escrito e de fácil leitura, os momentos de romance e ausência de ação, dão corpo a história e ao clima de mistério e sobrenatural, sob o qual somos alimentados.

Se você é fã de personagens lendários realmente atrozes, dos quais em sua forma clássica são portadores de maldicões, e não dons... (como Crepúsculo e outras do gênero), - ou mesmo busca uma leitura diferente sobre lobisomens, este livro é leitura obrigatória!

Embora tenha citado o romance, o clima de terror e suspense prevalece com certeza!

Parabéns ao autor e mais uma vez...

Viva a Literatura Nacional!

Tehil 28/02/2020

Primeiro livro do Marcos DeBritto que leio. Adorei a escrita dele. Adorei a estória. Adorei tudo. Pra quem gosta do gênero, é um ótimo livro.
JonasDomm 28/02/2020minha estante
Do que se trata?

Tehil 29/02/2020minha estante
Terror. Mistério.

Dani 11/10/2020

Marcos consegue dar vida à criaturas sobrenaturais de forma que te prende até a última linha.
Com a imigração italiana no Brasil vemos surgir um caso estranho em Vila Socorro. A população cansada das mortes ocorridas começa a se rebelar e exigir uma solução para o caso. O alcaide da Vila sem saber o que fazer chama alguém da cidade, com mais poder para isso.

Mas se você pensa que é só isso..... encontramos uma relação complicada que resulta em uma morte, um ex religioso que busca em livros antigos a comprovacao da existência de lendas e um poderoso homem da cidade que diante da sua soberba e arrogância achanso-se superior a todos da Vila decide dar fim à matança.

O final é ótimo e o autor soube amarrar todos os pontos para que essa estória fosse maravilhosa.

A Galega e seus Livros 25/12/2014

À Sombra da Lua é um livro que cumpre o que promete desde a capa até ultima frase do livro: impressionante!!! a história é narrada de forma espetacular, deixando o leitor a cada momento mais interessado e curioso com o decorrer da narrativa. Momentos de tensão, horror,medo se alternam com sensualidade e amor de uma forma tão intensa como há tempos não se via na literatura brasileira. super recomento

site: livro lido e divulgado na fan page www.facebook.com/AGalega.eseus.Livros

Faces EM Livros 07/04/2015

Antes de iniciar a estória, o autor traz a premissa sobre a Grécia antiga, o Rei grego é amaldiçoado por Zeus por tentar enganá-lo. Séculos depois conhecemos uma família de imigrantes da Itália que veio para o Brasil. O casal Clemenzia e Bastiano chegou ao país com suas seis filhas e um filho em busca de uma qualidade de vida.

O livro é dividido em três etapas, após as duas primeiras apresentadas acima, somos levados ao ano de 1920, para a pequena vila socorro. Todos os moradores estão eu um galpão, reunidos para discutir questões políticas, econômicas e acontecimentos bizarros que estão ocorrendo na cidade. Corpos de pessoas são encontrados mutilados e não se sabe ao certo o motivo das mortes.

O coveiro Sebastião, retrata que os acontecimentos não o surpreendem, pois sabe que a criatura é demoníaca e se transforma na lua cheia. Carlos George, inconformado com essa lenda tenta repreender o velho e passa a tratar sobre a libertação dos escravos, que em sua opinião não deveria ter ocorrido.

No mesmo galpão dois jovens trocam olhares. Álvaro e Alana, ela é uma moça rica e de boa índole, seu pai pretende casá-la em breve. Álvaro é tímido e observador, não tem um alto status social, vive do cultivo de hortaliças. Jovens apaixonados, não sabem ao certo se poderão viver esse amor.

"A criatura tentou puxá-la para fora com violência."

Em síntese a estória começa a se desenrolar e podemos conhecer personagens multifacetados. A construção de cada uma gera um enredo intrigante e apaixonante. Percebemos a fé de uns e a crença de outros em lendas tradicionais, mas que tem tudo a ver com a chegada da primeira família de imigrantes italianos. A complexidade de cada personagem contribui para que o enredo seja misterioso, sombrio e crie um ar obscuro.

A estória às vezes dá medo, a medida com que li os capítulos, chegava a sentir arrepios. A escrita do autor é bem dinâmica e propensa ao tema. Percebemos não só momentos sombrios, mas da para sentir tranqüilidade entre os cidadãos da vila ao raiar o dia.

A capa é super convincente e tem tudo haver com a estória, a diagramação e o layout do livro foram bem construídos para um ótimo trabalho. O que me agradou foi que a construção dos personagens está mais para o lado psicológico do que físico cada um tem seu papel e nenhum é mais importante do que o outro, apesar de ter os protagonistas à estória gira sempre em torno da lenda.

Recomendo o livro para os que apreciam livros de terror e suspenses. Não se conformando apenas com uma estória de amor, mas a narrativa tem um ponto fundamental que é a crença de um povo que viveu em meio a mitos e lendas na época de 1920.

site: http://www.vicioemlivros.com/2014/09/resenha-sombra-da-lua-marcos-de-brito.html

Viviane 11/07/2015

Surpreendeu.
Uma leitura despretensiosa. Que surpreende e cumpriu com maestria a sua proposta.
Fora que relatou muito bem o mito do lobisomem.
Mais do que recomendado.

ThatiS 07/08/2015

Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, "À Sombra da Lua" já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.

Clauclau/Eu leio sim e daí 17/09/2015

Ai que medo!
Á Sombra da Lua
Autor: Marcos DeBrito
Rocco
Pag. 286
Ano: 2013
Gênero: Leitura Terror Nacional
Tamanho da Fonte: Bom tamanho para leitura e espaçamento adequado.

Olá turminha boa de leitura, hoje vou comentar sobre o livro À Sombra da Lua do autor Marcos DeBrito, que nos mostra que a cada lua cheia algo pode ou não acontecer! Sinistro!

Gosto de expor minha opinião sobre o que li e retratar a impressão sobre o livro, sem pretensão em elaborar uma resenha.
A capa tudo a ver com a história, uma rua deserta, devido o adiantamento da hora (madrugada, ai que medo!) com a claridade da lua encantando o cenário, sendo testemunha dos acontecimentos e ao fundo uma figura sinistra, só de olhar a capa já sabemos do que se trata, o lendário lobisomem, adorei a capa!
Já no inicio tenho de parabenizar o autor e pedir para que ele escreva mais, muito mais, pois ele tem uma escrita envolvente e perturbadora, não consegui parar de ler! Parabéns!
Essa história me fez viajar no tempo! Quem nunca escutou uma história dessa? Meus avós contavam várias histórias de terror onde um dos astros principais era o lobisomem, uma das lendas urbanas mais conhecidas e temidas. Eu me lembro dos meus avós contando histórias para eu e meus irmãos em noites frias em volta de uma fogueira, no livro tem uma passagem assim. Que saudade gostosa, esses foram momentos mágicos que jamais sairão das minhas lembranças.
Agora vamos parar com nostalgia e falar do livro!
A história é dividida em 3 épocas, e posso afirmar que é um forte candidato para os clássicos de terror, maravilhoso, temeroso e melhor de tudo, brasileiríssimo e tem como protagonista o lobisomem, criatura que eu adoro! Ele explora com mínimos detalhes o universo do lobisomem, uma história bem adulta, cheia de mistério e muitas mortes. O autor nos brinda com uma história inebriante, onde o amor e a sina assassina se envolvem, o amor nasce entre dois jovens de classes sociais diferentes, que terão de conviver com a mais louca paixão e a metamorfose de um homem em um animal feroz sem nenhum tipo de piedade com sua presa.
O enredo dessa historia inicia-se no ano de 1249 A.C, com um breve relato da mitologia grega, onde um certo rei de nome Licáon ( diga-se de passagem um sádico) que era conhecido pela sua crueldade e foi transformado por Zeus em um lobo enorme. A partir desse relato inicia-se a lenda do lobisomem que é o gancho do inicio da história. Ele intercala a narrativa em duas épocas (uma época do Álvaro, o protagonista e a outra época do pai de Álvaro), a cada capítulo inicia-se com a data e a fase da lua.
Século XIX, a chegada de imigrantes italianos ao Brasil, entre vários imigrantes se destaca a família Cesari. Bastiano Cesari, sua esposa Clemenzi e as 6 filhas que foram morar na Vila Socorro, interior de SP. Depois de algum tempo, sua esposa engravida de um menino. Até ai tudo certo e bonitinho. Acontece que uma série de assassinatos macabros e misteriosos que ocorrem a cada lua cheia, acerca o vilarejo, fazendo com que as autoridades locais tentassem elaborar um plano para capturar o animal ou o louco sádico, pois, ninguém sabia, quem ou o que era!
No século XX, uma chacina local assombrava a Vila Socorro, uma história funesta que relatava que um imigrante italiano em estado de completa fúria e loucura havia matado com golpes de machado a esposa e as 6 filhas em seu rancho e apenas o filho mais novo, Álvaro, conseguira escapar com vida, salvo por um amigo da família.
Álvaro cresce e passa a ser um rapaz de poucas palavras, arredio e sem amigos (É de pirar mesmo, já pensou ser apontado pelos lugares, como sendo o filho do homem que matou a família! É punk!), acontece que Alana, filha do médico do vilarejo inicia um romance secreto em meio a assassinatos misterioso ocorridos na região.
Quais segredos horripilantes guardam esse lugar? Alana e Álvaro terão um final feliz? Será? Quem será o assassino que aterroriza tanto os moradores do local? Será humano?
Uma história muito bem amarrada, onde todos os personagens são bem desenvolvidos.
Esse é um livro excelente para quem gosta de uma história eletrizante, misteriosa e deliciosamente sanguinária.
Não se enganem esse não é um romance, é um livro de terror onde a natureza animalesca não tem piedade. Eu me senti em um filme, todas as passagens me levavam a cenas de filme eu consegui estar lá! Que louco, amei!

A linguagem é muito leve e de fácil compreensão ele é muito intenso, muito bem elaborado e desenvolvido é impossível parar de ler. Eu como uma fã de filmes e contos de terror, posso dizer que ele foi fundo em uma história macabra uma pesquisa muito rica com elementos ótimos principalmente na parte religiosa é um livro intenso.
Eu super-indico, é isso, tchau!

site: WWW.NERDREAM.COM.BR