Fragile Things

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Fragile Things

Radamila 04/09/2022

Gostei de todos os contos. O primeiro foi inesperado. A história de smith e sr Alice é um pouco chocante nos detalhes. O último conto me aqueceu por dentro (gosto de sequências).

Raquel 23/12/2020

Qual o limite de sua imaginação?
Comprei esse livro anos atrás, mas só comecei a leitura devido à pandemia. O livro é uma coletânea de histórias, inclusive poemas, reunidos durante a vida do escritor. Algumas já publicadas em outras coleções. Por se tratar de uma coletânea, há altos e baixos. Algumas histórias são de tirar o fôlego, mantendo o leitor cativo mesmo após o final. “Closing Time” e “October in a chair” são alguns exemplos. Já reli e sei que vou reler outras vezes, não só pela história em si, mas também pela beleza da linguagem. Gaiman sabe usar as palavras para construir cenários e personagens que surgem numa atmosfera envolvente, que pode ter o sinistro, a ciência ou o humor como catalizadores das histórias. “Feedes and eaters” é um bom exemplo de como criar uma atmosfera de mistério, cujo suspense cresce em direção a um final talvez não surpreendente, mas irônico. “Goliath” já faz uma referência ao mito, mas saindo da atmosfera do sobrenatural para a ficção científica e “Harlequin Valentine” é construído com toque de humor. Claro que há textos que não chegaram a me agradar, nem pela forma, nem pelo conteúdo, como “My life” e confesso que fiquei um pouco desapontada com “A study in Emerald”, mas foi uma grata surpresa descobrir que Gaiman conseguiu empreender seu estilo também no gênero poesia, como “The hidden chamber” e não nos decepcionar.
Se você gosta de histórias de mistério que te fazem refletir sobre a obviedade das coisas e as sandices cotidianas, você vai gostar desse livro, pois Gaiman sabe como poucos criar entretenimento sem perder a qualidade literária.

Tata 20/06/2010

Antes de mais nada, aviso que essa resenha é enorme. Como o livro é um conjunto de contos, acho uma PUTA FALTA DE SACANAGEM (hauhauhauhau) dar nota pelo arranjo geral. Eu, pessoalmente, nunca gostei muito de contos - eles me dão uma sensação de obra incompleta, de rascunho de uma história mais rica, melhorada. Por isso eu pensei: se tem alguém que pode me fazer gostar de contos, esse alguém é Neil Gaiman. Nenhum livro do cara me desapontou. Dei uma chance à Fragile Things...

A Study in Emerald
Ok. Admito que começamos muito bem. O que pode dar errado em uma história Sherlokiana?!

The Fairy Reel
Poemas. Eu tenho um sério problema com os poemas do Gaiman. Todos me parecem de uma falta de talento obscena. Eu acho que ele deveria se ater somente à narrativas, porque os versos dele são sempre muito frouxos e "The Fairy Reel" não é uma exceção.

October in the Chair
É falta de imaginação minha ou alguém conseguiu ver algum nexo nisso tudo? Por que raios os meses do ano estão sentados em volta de uma fogueira contando histórias chatas? De verdade, se alguém tiver uma teoria legal, eu sou toda ouvidos! Sinto que não entendi muito desse aqui e aprecio ajuda =D

The Hidden Chamber
De novo, mesmo problema com poemas. A minha reação ao terminar de ler foi "WHAT THE HELL?!". Não acho que a culpa seja minha, eu gosto bastante de poemas de diversos autores... mas o de Neil são, bom. Medíocres.

Forbidden Brides of the Faceless Slaves in the Secret House of the Night of Dread Desire
Legal. Um conto mediano, distorcido. Sinto que Neil Gaiman está só se aquecendo...

The Flints of Memory Lane
Concordo com o narrador. Tudo que é relatado aqui não tem formato de história - inicia bem, tem um meio esquisito e um final simplesmente ruim.

Closing Time
Ainda não sei o que pensar sobre "Closing Time". Há passagens realmente muito boas, mas o final não é satisfatório. É um exemplo de porque eu costumo achar contos muito corridos, incompletos e especialmente dispensáveis.

Going Wodwo
ARGH. Argh muitas e muitas vezes. De verdade, sérião???

Bitter Grounds
Ahá! Um que eu FINALMENTE gostei, e gostei muito! Neil deu espaço pra história crescer bem mais que as outras, a narrativa é envolvente e logo do começo o narrador impressiona e te faz querer terminar de ler o mais rápido possível. É uma mistura de desesperos ;D

Other People
Eu já conhecia essa história antes porque vi um vídeo em que o próprio Neil o lia em um evento. A escolha é muito apropriada porque esse conto é um dos melhores do livro, de longe. "Other People" tem o leitor na palma da mão desde a primeira frase, literalmente. E é de uma criatividade misturada com simplicidade que impressiona qualquer um.

Keepsakes and Treasures
O melhor do livro, sem concorrência. Alguns podem achá-lo obsceno, nojento, grotesco. Eu vejo "Keepsakes and Treasures" como um espelho retorcido, do tipo que mostra tudo aquilo que pode ser péssimo em uma pessoa, tipo doenças na alma. São poucos os autores que conseguem descrever tanta coisa ruim com imparcialidade, mas Neil Gaiman conseguiu do começo ao fim. Leitura obrigatória.

Good Boys Deserve Favors
Um conto relacionado à música, o que já não me chama muito a atenção (nunca consegui entender o apelo que a maioria das pessoas sente por canções. Pity, I know). Não apenas pelo tema, a história em si não me atraiu muito, acho que merecia um pouco mais de detalhamento.

The Facts in the Case of the Departure of Miss Finch
Esse é um dos esquisitos. Não sei o que pensar dele, parece uma coisa saída do nada com funcionalidade nula. Ler, não ler, não faz diferença.

Strange Little Girls
Gosto desse, mas acho sacanagem chamar “Strange Little Girls” de conto.

Harlequin Valentine
Muito, muito bom. Mistura divertimento, com sadismo, com fantasia. Acho que é um dos trabalhos de Gaiman que tem a cara dele – um punhado de coisas legais que não se correlacionam e que, num passe de mágica, conseguem interagir de maneira absurdamente clara.

Locks
O melhor poema até agora, mas isso não quer dizer muito.

The Problem of Susan
Oh, Deus. Vamos por parte. Um dos meus livros preferidos é “Crônicas de Nárnia” e eu sempre quis que alguém escrevesse uma continuação mostrando o futuro de Susan. Dá pra imaginar a minha felicidade quando eu vi que a Susan do título era a Susan de Nárnia - eu devorei o conto. E apesar de achar, uhn, interessante o direcionamento da história eu não consigo deixar de pensar que o CS Lewis deve chutar o caixão toda vez que alguém lê “The Problem of Susan”.

Instructions
Eu li em algum lugar que Neil realmente gosta muito desse poema. É bom mesmo que ele goste porque eu acho ele muito sem sal hauahuahuahua

How do you Think it Feels?
Eu tenho que ser honesta: esse aqui é especialmente nojento. E eu acho que é completamente sem propósito, porque não ajuda em nada a narrativa.

Fifteen Painted Cards from a Vampire Tower
Engraçado, irônico! Eu adorei =)

Feeders and Eaters
Gostei especialmente deste por causa da morbidez e das cenas assustadoras.

Diseasemaker's Croup
HELP. Não entendi NADA. Que coisa mais sem graça hauhauahuah

In the End
É uma página muito bem escrita. Gostaria que ele tivesse trabalhado mais em “In The End”... talvez seja melhor que não, no final das contas. Gaiman acabaria estragando o final se escrevesse mais que isso, tenho certeza.

Goliath
Meio esquisito. Deve ter sido pensado pra ser meio esquisito, acho. É como um easter egg pros fans de Matrix...

Pages From a Journal Found in a Showbox Left in a Greyhound Bus Somewhere Between Tulsa, Oklahoma, and Louisville, Kentucky
A primeira coisa que eu pensei foi “será que essa Scarlet é aquela Scarlet de Good Omens?” Naaah. Pensei que a história fosse girar em torno dela e não em torno de si mesma =P

How to Talk to Girls at Parties
Simplesmente ruim. Mistura tudo que eu não gosto.

The Day the Saucers Came
Patético. Eu tenho que fazer um Top 5 de piores poemas do cara, não é possível...

Sunbird
Esse é legal. Apesar do começo ser bizarro e não me despertar muito interesse, a narrativa é bem construída e o final vale a pena.

Inventing Aladdin
Huh. Mediano. Pelo menos faz sentido hauhauhauhua

The Monarch of Glen
Shadow \o/ infelizmente, não é Shadow em sua melhor forma. Não acho que tenha nem um décimo da diversão que foi “Deuses Americanos”, mas é legal só pra gente não ficar com saudade do grandalhão.